10 Coisas para Fazer em Valência com Crianças

Valência destaca-se pelas suas praias e pela sua costa mediterrânica, mas também como uma cidade ideal para explorar com a família. Aqui estão as melhores actividades para fazer se planeia viajar com crianças.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

10 Coisas para Fazer em Valência com Crianças

Crianças na praia | ©Federico Galarraga

Valência é uma cidade que se destaca pelas suas praias, pelos seus pores-do-sol durante o verão, por ser a Capital da Cultura e da Ciência de Espanha e pela gastronomia valenciana, mas também por ser um destino muito popular para viagens em família ou com crianças, especialmente pela grande variedade de atracções que oferece.

Entre as melhores coisas para ver e fazer em Valência, pode encontrar muitas opções para fazer com as crianças, como os parques aquáticos, o Aquário Oceanográfico, o Parque Gulliver e o pavilhão infantil do Museu de Artes e Ciências.

1. Descobrir Valência em família com Indiana Jones como guia

Passeio com Indiana Jones| ©Javier Alvero Casique
Passeio com Indiana Jones| ©Javier Alvero Casique

O centro histórico de Valência é ideal para um passeio a pé e, nesta divertida atividade, um guia local caracterizado como Indiana Jones mostrar-lhe-á a si e à sua família os lugares mais importantes da cidade, desvendando os seus mistérios e segredos numa aventura que o levará da Plaza de la Virgen à Plaza del Mercado.

Esta opção torna-se uma das melhores visitas guiadas de Valência se estiver a visitar a cidade com crianças, porque elas não se aborrecerão, uma vez que não se trata de uma visita guiada tradicional, mas ficarão entretidas com a teatralidade de Indiana Jones enquanto aprendem sobre a Catedral de Valência, a Torre de Santa Catalina, o Micalet e o Palácio de Castellfort.

A missão de Indiana Jones nesta visita dramatizada é encontrar o Santo Graal, um objetivo em que as crianças podem ajudar enquanto os adultos visitam o Mercado de Valência e a Lonja de la Seda (Bolsa da Seda).

Durante a visita, que dura pouco mais de duas horas, Indiana Jones cuspirá fogo, atacará facas, acenderá um cigarro com o seu revólver e fará actos de fuga num espetáculo para toda a família.

Detalhes de interesse

  • Preço... A visita custa cerca de 14 euros para adultos e 10 euros para crianças até aos 11 anos.
  • Duração... Cerca de 2 horas.
  • Como chegar... Pode chegar à Plaza de la Virgen através das linhas de autocarro 31 e 92.

Reservar uma visita guiada dramatizada com Indiana Jones

2. Conheça o pavilhão infantil do Museu de Artes e Ciências

Cidade das Artes e das Ciências| ©Pablo Simonetti
Cidade das Artes e das Ciências| ©Pablo Simonetti

Não se pode viajar a Valência e não visitar o edifício da Cidade das Artes e das Ciências, um dos emblemas da Comunidade Valenciana. Aí se encontram algumas das melhores atracções se planear visitar Valência com crianças, especialmente o pavilhão infantil do Museu da Ciência.

No pavilhão infantil, as crianças são os protagonistas e poderão participar em exposições interactivas, actividades de divulgação científica, palestras e conferências, bem como assistir ao L'Hemisferic, um cinema 3D de ecrã gigante, onde podem ver documentários sobre ciência e natureza.

O Museu da Ciência procura eliminar a lenda popular de que aprender ciência pode ser aborrecido e, por isso, promove campanhas para que os adultos vão ao museu com os seus filhos e os acompanhem às exposições.

Detalhes interessantes

  • Preço... A entrada geral custa cerca de 9 euros.
  • Localização... Edifício principal da Cidade das Artes e das Ciências, Valência.
  • Horário de abertura... Todos os dias das 10.00 às 19.00 horas.
  • Como chegar... Autocarros das linhas 10, 19 e 35.

Reservar bilhetes para o Museu da Ciência de Valência

3. Visitar o Aquário Oceanográfico

Oceanográfico| ©Javier Pereda
Oceanográfico| ©Javier Pereda

O Aquário Ocean ográfico é uma das maiores atracções da cidade e um local ideal para visitar com crianças. É conhecido por ser o maior aquário do mundo e tem mais de 600 espécies diferentes de animais marinhos, como golfinhos, tubarões, raias, baleias beluga, focas e pinguins.

Visitar as exposições do Aquário Oceanográfico é uma experiência ideal durante todo o ano, especialmente uma das melhores coisas para fazer em Valência no verão, porque pode fugir do calor da cidade. O aquário também tem restaurantes, esplanadas para almoçar e, a partir de julho de cada ano, uma visita guiada à noite.

Detalhes interessantes

  • Preço... A entrada geral custa cerca de 34 euros para os adultos. As crianças até aos 12 anos pagam uma tarifa reduzida de cerca de 25 euros.
  • Localização... Carrer d'Eduardo Primo Yúfera 1B, Valência.
  • Horário de funcionamento... Todos os dias das 10.00 às 18.00 horas, exceto aos sábados, em que está aberto das 10.00 às 20.00 horas.
  • Como chegar... Autocarros das linhas 10, 19, 24, 25 e 35.

Reservar bilhetes para oOceanogràfic de Valência

4. Dar um passeio de tuk tuk pela cidade

Tuk tuk em Valência| ©Ingrid T
Tuk tuk em Valência| ©Ingrid T

Uma opção eficaz e divertida é conhecer os principais locais de Valência com a sua família num tuk tuk elétrico. Nestas visitas guiadas pode escolher o percurso dentro de um determinado perímetro e incluir paragens nos locais escolhidos para que o condutor lhe dê informações sobre as atracções.

Os tuk tuks eléctricos são ideais para percorrer o centro histórico de Valência e visitar o Mercado Central, as Torres Quart e Serrano, a Praça da Câmara Municipal, a Plaza de la Reina e o Mercado Colón.

Este pequeno veículo é divertido para as crianças e é também uma opção rápida, o que será útil se estiver a planear uma estadia curta na cidade. Se for esse o caso, não precisa de se preocupar, há muito para descobrir em Valência em 3 dias ou menos.

5. Passeio pelo Parque Gulliver nos Jardins de Turia

Jardins de Turia| ©Andreas Wieser
Jardins de Turia| ©Andreas Wieser

Os Jardins de Turia são o lar de um dos pulmões verdes mais representativos de Valência e também do Parque de Gulliver, um parque infantil que representa numa escultura gigante o regresso de Gulliver do escritor Jonathan Swift a Lilliput, onde foi amarrado ao chão pelos liliputianos.

Neste parque, as crianças podem desempenhar o papel dos anões liliputianos e escalar Gulliver através de rampas, escorregas, tubos, cordas e escadas para uma atração familiar. Além disso, as áreas próximas também incluem campos de minigolfe, um tabuleiro de xadrez gigante e pistas de patinagem.

Se ficou interessado no Parque Gulliver, existem outros parques semelhantes em Valência, como o Parque da Branca de Neve, onde as crianças podem aprender sobre o conto de fadas através de uma variedade de actividades que decorrem entre os anões, a bruxa, o castelo e o príncipe.

Detalhes interessantes

  • Preço... A entrada é gratuita.
  • Localização... Jardim de Turia, Valência.
  • Horário de abertura... Todos os dias das 10.00 às 20.00 horas.
  • Como chegar... Através das linhas de autocarro C2, 6, 95 e 115.

6. Visite os parques aquáticos de Valência

Parque de Segobriga| ©Marisa Martinez
Parque de Segobriga| ©Marisa Martinez

Visitar um dos parques aquáticos perto da cidade é uma das melhores coisas para fazer a partir de Valência. Existem vários espalhados pela região de Valência e a maioria deles tem actividades para toda a família, uma área de serviço com restaurantes e lojas, e geralmente incluem tarifas diferenciadas para crianças e grupos familiares.

Um dos parques aquáticos mais eclécticos é o Parque Segobriga, situado em Castellón, que é um complexo de jogos aquáticos ambientado na Idade Média, com cavaleiros, pontes e muralhas em cada uma das entradas. Este parque está situado no interior da Serra Calderona, pelo que das suas piscinas se pode desfrutar de uma vista panorâmica mágica. Tem bilhetes muito acessíveis a partir de 8 euros.

Se quiser visitar os parques aquáticos de Benidorm, pode escolher entre o Aqualandia e o Aquapark. Ambos se destinam principalmente a crianças e caracterizam-se por escorregas e espectáculos infantis. Os bilhetes para estes parques custam cerca de 39 euros, com tarifas reduzidas para crianças.

Um dos mais visitados é o Aquópolis, em Cullera, e algumas das suas atracções são muito emocionantes. Este parque também tem restaurantes e os bilhetes custam cerca de 18 euros por pessoa.

7. Visitar o parque temático Bioparc

BIOPARC| ©Yaisa GS
BIOPARC| ©Yaisa GS

O Bioparc não é um jardim zoológico, nem um parque temático, nem uma reserva natural, mas todos eles ao mesmo tempo, pois recria os habitats naturais dos animais num ambiente sem barreiras, jaulas ou grades que permitirá às crianças aproximarem-se da natureza de uma forma alternativa.

Esta experiência está dividida em quatro exposições que se diferenciam por região. Pode visitar a Savana, Madagáscar, a Floresta Equatorial e as Zonas Húmidas, e em cada uma delas encontrará expoentes da fauna local: leões, elefantes, girafas, macacos e aves migratórias, suricatas e outras espécies da fauna africana. Em cerca de duas horas é possível percorrer todos os seus espaços .

Esta aventura pelo Bioparc também o levará a descobrir o Parque de la Cabecera, um jardim metropolitano onde pode fazer exercício, piqueniques, descansar, passear e até navegar num lago.

Detalhes de interesse

  • Preço... A entrada geral custa cerca de 27 euros.
  • Localização... Av. Pío Baroja 3, Valência.
  • Horário de funcionamento... Todos os dias das 10h00 às 18h00.
  • Como chegar... Autocarros das linhas 3, 5, 9, 72 e 73.

8. Visite o Museu Soldaditos de Plomo e as suas exposições interactivas

Museu dos Soldaditos de Plomo| ©Salvatore G
Museu dos Soldaditos de Plomo| ©Salvatore G

Se procura locais onde possa reunir diferentes gerações familiares numa mesma atividade, pode visitar o Museu Soldaditos de Plomo L'Iber, que possui uma das colecções mais singulares de Valência, composta por mais de cem mil miniaturas distribuídas por 15 salas do museu.

Este museu, que é a maior coleção de miniaturas do mundo, é gerido por Álvaro Noguera Giménez, um famoso colecionador espanhol que incentiva as gerações actuais a compreender os costumes das gerações anteriores. É por isso que visitar o museu com as crianças pode ser um abrir de olhos para elas aprenderem sobre os brinquedos do início do século XX.

A visita total a este museu demorará cerca de 2 horas e, estando localizado no centro histórico da cidade, permite combinar a visita com um almoço ou uma degustação gastronómica na zona da Plaza de la Vírgen ou no Mercado de Valencia.

Detalhes interessantes

  • Preço... A entrada geral custa cerca de 8 euros.
  • Localização... Calle Caballeros 20-22, Valência.
  • Horário de funcionamento... De terça a domingo, das 10h às 14h e das 16h às 19h.
  • Como chegar lá... Autocarros C1, 6, 11, 16, 26, 28, 73, 80, 94 e 95.

Reservar uma excursão com visita ao Mercado Central de Valência e degustação de alimentos

9. Visitar a Feira de Diversões no Jardim Turia

Feira de diversões do Jardim Turia| ©Europa Press
Feira de diversões do Jardim Turia| ©Europa Press

Se está a planear visitar Valência em julho, poderá visitar uma das atracções preferidas das crianças: a Feira de Diversões do Jardim Turia. Na verdade, é o parque de diversões da Grande Feira de julho, mas devido ao seu sucesso tem o seu próprio calendário nas suas edições mais recentes.

Nesta feira, pode descobrir atracções para toda a família, como a tômbola, as barracas de comida, a roda gigante, os carrinhos de choque, os jogos aquáticos e o túnel do terror. Poderá também desfrutar de espectáculos ao vivo e de visitas ao Jardim do Turia, o pulmão verde emblemático da cidade.

O Jardim está situado no antigo leito do rio Turia, entre a Puente de la Peineta e a Puente de Las Flores, pelo que a feira também se encontra numa das localizações privilegiadas de Valência, o que é ideal se quiser aproveitar ao máximo a sua visita e continuar depois para outras atracções próximas.

Detalhes de interesse

  • Preço... A entrada no festival é gratuita. As atracções têm um custo inicial de cerca de 3 euros.
  • Localização... Jardim de Turia, Valência.
  • Quando... Todos os anos, em julho.
  • Como chegar... Através das linhas de autocarro C2, 6, 95 e 115.

10. Visita ao Museu das Fallas

Museu das Fallas| ©Antonia
Museu das Fallas| ©Antonia

Se está a planear visitar Valência em março, poderá participar na celebração das Fallas, um festival que combina tradição, sátira e arte e que consiste em queimar estátuas gigantes feitas de diferentes materiais, como cartão e madeira. Durante as Fallas, a mais famosa festa valenciana, a cidade enche-se de monumentos artísticos prontos a arder no fogo.

Se não está a planear viajar em março, também pode viver este fenómeno através do Museu das Fallas, onde pode ver representações destas figuras em exposição e pode percorrer galerias encontrando paródias de personagens famosas entre as estátuas de cartão e madeira, numa atividade adequada a toda a família e que as crianças apreciam porque muitas das representações são de referências infantis.

Se viajar com crianças, pode desfrutar da visita ao Museo Fallero e tirar algumas das melhores fotografias com as estátuas que representam muitas pessoas famosas, desde desportistas a actores, cantores, empresários e, sobretudo, políticos de todo o mundo.

Detalhes interessantes

  • Preço... A entrada geral custa cerca de 2 euros.
  • Localização... Plaça de Montolivet 4, Valência.
  • Horário de funcionamento... De terça a domingo, das 10h00 às 19h00.
  • Como chegar... Autocarros das linhas 6, 14, 19 e 40.