Semana Santa em Valencia: o que ver e o que fazer

Pensar em actividades e planos para fazer durante a Páscoa em Valência não é assim tão complicado, pois é uma cidade muito diversificada com entretenimento para todos. Convido-o a conhecer algumas das actividades que estão disponíveis para si durante estas datas.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

Semana Santa em Valencia: o que ver e o que fazer

Catedral de Valência | ©Jorge Franganillo

As melhores coisas para fazer em Valência mudam ao longo do ano, porque em certas alturas do ano há planos que têm a ver com as tradições culturais desta comunidade. Uma dessas alturas é a Páscoa, um acontecimento que é vivido de forma diferente na Comunidade Valenciana.

A minha recomendação é que continue a ler esta publicação, pois contém os planos que podem ser divertidos para todos os tipos de turistas. Graças a esta informação, terá uma grande variedade de actividades à sua escolha e poderá elaborar um itinerário que se adapte aos seus interesses, ao tempo que tem disponível e ao orçamento que preparou para a sua viagem à cidade de Valência.

1. Assistir aos eventos da Semana Santa Marinera (Semana Santa em Valência)

Semana Santa Marítima| ©Nelo Cerdà
Semana Santa Marítima| ©Nelo Cerdà

A forma como se desenrolam os actos representativos e as diferentes procissões da Semana Santa em Valência é bastante diferente do resto do país. Estes eventos são conhecidos como Semana Santa Marítima e, basicamente, todos os bairros marítimos da cidade de Valência e seus arredores se reúnem para celebrar três eventos principais desde o Domingo de Ramos até ao Domingo de Páscoa.

A bênção das palmas é o primeiro deles e é muito semelhante ao que acontece noutras cidades espanholas. As diferenças começam a aparecer nas procissões de Sexta-Feira Santa, pois o evento é cheio de silêncio e moderação. No Domingo de Páscoa também há um desfile digno de admiração.

Outra das grandes diferenças da Semana Santa Marinera é que muitos destes eventos têm lugar nas praias dos bairros costeiros de Valência. Entre eles, o Grau, o Cabanyal e o Canyamelar.

Dependendo da altura em que chegar à cidade, poderá ter de se deslocar rapidamente se não quiser perder estes eventos culturais. Por conseguinte, um transfer privado do aeroporto de Valência para o seu alojamento no bairro de Poblados Marítimos é uma boa forma de chegar ao epicentro da Semana Santa de Valência de uma forma confortável e segura.

2. O Oceanogràfic é um bom plano para o entretenimento familiar

O Oceanogràfic| ©MAVARAS
O Oceanogràfic| ©MAVARAS

O maior aquário da Europa está localizado em Valência e o seu nome é Oceanogràfic. Este local faz parte do complexo mais emblemático de Valência, conhecido como a Cidade das Artes e das Ciências. Entre as distinções deste aquário está o facto de ter um dos tanques com o maior número de tubarões do planeta, com 20 espécies e mais de 100 exemplares.

A estrutura deste lugar é tão impressionante como a dos outros edifícios que compõem a Cidade das Artes e das Ciências, porque em todo o Oceanogràfic procura-se representar os principais ecossistemas marinhos do planeta. Assim, num passeio por este lugar, poderá distinguir entre pavilhões dedicados ao Mar Mediterrâneo, outro criado especificamente para zonas húmidas e um que apresenta animais de mares temperados e tropicais. Além de pavilhões que se centram na vida dos oceanos, complementados pelo famoso delfinário.

Esta atividade costuma ser a preferida dos valencianos porque é uma das melhores coisas para fazer em Valência com crianças, pelo que é um plano recomendado se precisar de ideias para a Páscoa que ajudem a equilibrar a sua exploração turística da cidade e os eventos festivos com lugares adequados para pessoas de todas as idades.

3. Não perca o Encontro de Cristo com a sua Mãe no Domingo de Páscoa

Domingo de Páscoa em Valência| ©Pedro
Domingo de Páscoa em Valência| ©Pedro

A tradição seguida na Semana Santa Marinera de Valência no Domingo de Páscoa é tão peculiar que vale a pena apreciá-la, mesmo que não esteja interessado em costumes religiosos. O ato consiste basicamente em que todas as pessoas se reúnem no antigo leito do rio Turia com a intenção de comer produtos típicos da gastronomia local que faziam parte do menu quaresmal.

A parte seguinte desta celebração tem a ver com alguns cânticos e louvores que procuram celebrar a ressurreição de Cristo, uma vez que se realiza o encontro de Jesus com a sua mãe. O que torna este ato simbólico tão especial é o momento em que se soltam as pombas e o campo onde se encontram os participantes se enche de pétalas de flores.

Agora, tudo depende do local exato onde se encontra na cidade de Valência, pois também é possível que só tenha a oportunidade de ver a procissão que leva a Virgen de la Soledad com o rosto descoberto. Isso acontece depois que os paroquianos retiram o véu negro que cobre seu rosto desde o momento em que ela entrou em luto pela morte de Jesus Cristo na Sexta-feira Santa.

4. Aproveite a oportunidade para visitar a Catedral de Valência

Catedral de Valência| ©Jorge Franganillo
Catedral de Valência| ©Jorge Franganillo

A Catedral de Valência é uma das principais atracções arquitectónicas da cidade e, ao mesmo tempo, é um local que tem uma ligação direta com a história da Semana Santa valenciana e com a origem das tradições que os seus habitantes celebram hoje. Por esta razão, deve aproveitar a sua visita durante esta época do ano para desfrutar de uma visita guiada a este importante monumento histórico.

A estrutura da catedral é caracterizada pelo seu estilo gótico, bem como por uma torre que oferece vistas privilegiadas da parte mais antiga da cidade. O nome desta torre é El Micalet e, se a observarmos a partir da base, veremos que a sua forma octogonal faz com que se destaque na paisagem desta zona de Valência.

Não há dúvida de que visitar a catedral valenciana é uma das melhores coisas a fazer numa visita de três dias a Valência. Se tiver menos de 24 horas e estiver interessado em ver os edifícios mais importantes da cidade, este é um lugar que deve ser incluído no seu itinerário logístico.

5. Um passeio pelos tesouros históricos é um bom investimento do seu tempo

Bolsa da Seda| ©Marcela Escandell
Bolsa da Seda| ©Marcela Escandell

Por outro lado, há que ter em conta que a cidade de Valência é um dos destinos turísticos mais importantes de toda a Espanha e que nela se encontram maravilhas arquitectónicas do Ocidente, como a Lonja de la Seda, Património Mundial da UNESCO.

A Plaza de Toros, a Estación del Norte, a própria Cidade das Artes e das Ciências, os Jardins de Turia e os palácios e edifícios da Ciutat Vella são apenas alguns dos recantos mais representativos desta comunidade. Além disso, existem outras zonas urbanas como o bairro de El Carmen ou a luxuosa zona de El Ensanche.

Por isso, se tiver tempo, saiba que é uma excelente ideia participar num dos melhores tours de Valência que se centram em oferecer-lhe o acompanhamento de um guia por estes espaços urbanos do centro da cidade. Especialmente porque esta zona da cidade é a que mais tem a ver com a história do catolicismo em Valência, razão pela qual muitas das actividades do quadro cultural da Semana Santa têm lugar nesta zona.

Além disso, é uma excelente forma de ocupar o seu tempo e de poder explorar esta cidade de uma forma adequada para que, quando regressar a casa, possa dizer que a viu no seu melhor.

6. Ir a Albufera para comer uma boa paella

Paella em Valência| ©Hungry Dudes
Paella em Valência| ©Hungry Dudes

O parque natural de Albufera é um destino muito apreciado pelos valencianos, porque é um estuário situado a alguns quilómetros a sul da cidade que oferece a oportunidade ideal para quem quer dar um passeio de barco e desfrutar da tarde. A zona também é conhecida pela qualidade das paellas que se cozinham nos diferentes restaurantes que se encontram nas imediações do parque natural.

Por isso, optar por uma excursão ao parque natural de Albufera é uma das melhores coisas a fazer durante a Páscoa. Especialmente porque é uma oportunidade para provar uma excelente paella valenciana durante a época do ano em que o marisco e o peixe tendem a substituir o frango e a vitela para seguir as tradições da Quaresma.

De igual modo, não é necessário ser forçado a comer uma paella valenciana de marisco, uma vez que continuam a existir opções de carne e frango para aqueles que não têm intenção de cumprir as limitações dietéticas da Quaresma católica.

Também deve saber que durante a semana da Páscoa o tempo começa a ser favorável para voltar a desfrutar deste tipo de passeio. Isto faz com que seja ainda mais recomendável ir a este sítio, que é uma das melhores excursões de um dia a partir de Valência. Embora a verdade seja que está tão perto da área metropolitana da cidade que, com um par de horas, pode visitar toda a lagoa, desfrutar de uma paella e regressar à cidade sem qualquer inconveniente.

Excursão ao Parque Natural da Albufera

7. Também se pode comer um bolo de Páscoa valenciano

Mona de Páscoa Valenciana| ©Marcela Escandel
Mona de Páscoa Valenciana| ©Marcela Escandel

A mona de Pascua é uma receita específica da Páscoa que consiste numa sobremesa que se come no Domingo de Páscoa. No caso de Valência, esta receita é interessante, uma vez que se trata de um pão feito de farinha, ovos e açúcar, que recebe diferentes formas e é finalizado com um ovo cozido ou chocolate.

Deve saber que se passar a Páscoa nesta cidade, terá a oportunidade de obter este doce típico na maioria das pastelarias e padarias sem qualquer inconveniente.

Se participar em alguns dos melhores passeios gastronómicos de Valência durante esta época do ano, é provável que esta sobremesa esteja incluída no menu da experiência. Pelo menos se for um passeio que se concentra nos restaurantes mais tradicionais que estão comprometidos com os valores básicos e elementares do mundo culinário valenciano.

8. Sair de casa é um plano agradável para todos

Festas| ©Cesar Pics
Festas| ©Cesar Pics

A Semana Santa em Valência é também uma ocasião de diversão nocturna para adultos e jovens. Isto porque se trata de um destino turístico muito importante em Espanha e nem todos seguem os valores do catolicismo ou se interessam pelas suas tradições. Por esta razão, não deve perder a oportunidade de sair para jantar e continuar com uma saída nocturna em algumas das zonas de vida nocturna mais animadas do centro de Valência.

A Ciutat Vella está repleta de bares históricos, bem como de restaurantes que funcionam até altas horas da noite e podem ser o local ideal para começar a noite. O bairro de El Carmen, mesmo ao lado desta área, é o local a visitar se estiveres interessado numa noite alternativa com estilos musicais inovadores em estabelecimentos igualmente peculiares.

Além disso, Benimeclacet é a aposta mais segura se estiveres interessado numa noite de baixo orçamento, porque é a área de eleição quando se trata de festas universitárias em Valência.

De qualquer forma, independentemente do estilo de festa que lhe interessa, deve saber que os últimos dias da Páscoa são uma das melhores alturas do ano para desfrutar da vida nocturna que esta cidade tem para oferecer. Especialmente porque para muitas pessoas é o prelúdio do que é normalmente a época de verão.

9. Aproveitar a praia

Praias em Valência| ©kismihok
Praias em Valência| ©kismihok

A cidade de Valência é uma das cidades espanholas com maior extensão de costa ininterrupta dentro do território oficial da cidade. Por este motivo, é muito recomendável aproveitar a visita durante a Semana Santa para passar algumas horas nos are ais da capital valenciana.

A praia de Pinedo, a sul da zona de Grao, e a quilométrica praia de Malvarrosa são duas das alternativas que se oferecem sem ter de se afastar muito do centro da cidade. De facto, pode chegar à praia de Malvarrosa diretamente através do metro de Valência, uma vez que tem a sua própria estação.

Outra boa forma de desfrutar das praias da cidade durante a época turística é fazer um passeio de bicicleta desde o centro da cidade até às praias que mencionei. Sobretudo porque evita ter de lidar com os transportes públicos, muitas vezes interrompidos pelas várias procissões religiosas.

Por isso, uma tarde de praia em qualquer um dos dias da Semana Santa é algo que recomendo vivamente. Ainda mais sabendo que se pode desfrutar de uma das melhores coisas para fazer em Valência durante o verão, mas a preços turísticos de primavera.

Passeio de bicicleta em Valência, da cidade para a praia

10. Conhecer as diferentes manifestações culturais da Semana Santa

Museu de Belas Artes de Valência| ©(vincent desjardins)
Museu de Belas Artes de Valência| ©(vincent desjardins)

Como a Câmara Municipal sabe que a Páscoa é uma altura de grande afluência de turistas, vários museus de Valência têm horários especiais para que um maior número de pessoas possa visitar as suas instalações. Por esta razão, deve aproveitar a oportunidade para visitar alguns destes sítios. Especialmente se tivermos em conta que durante esta semana específica costumam realizar-se exposições culturais relacionadas com a história religiosa da cidade ou simplesmente com outros aspectos de importância.

O Museu de Belas Artes de Valência, o Instituto Valenciano de Arte Moderna e o Museu de História de Valência são três locais que se podem visitar perfeitamente num único dia de viagem a Valência. Para além disso, poderá complementar estas visitas com a exploração de algumas igrejas que lhe permitirão desfrutar de facetas muito importantes da Semana Santa valenciana.

De igual modo, se tiver toda a semana à sua disposição, torna-se mais aconselhável que explore pelo menos dois ou três destes museus nos seus tempos livres, pois a verdade é que regressar a casa sem ver estes museus seria uma verdadeira vergonha.