Melhores Coisas Para Fazer em Valência

Conhecida como a Cidade das Artes e das Ciências, é o destino ideal para quem procura uma escapadela solarenga, confortável e divertida. Descubra tudo o que há para fazer em Valência.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 11 minutos

Melhores Coisas Para Fazer em Valência

Valência | ©Iván Rivero

Torne-se um especialista em paella valenciana, visite sua arquitetura antiga e futurista ou maravilhe-se com a arte de Valência, existem centenas de planos e lugares para visitar perto do rio Turia e neste post você encontrará um top com as melhores coisas para fazer em Valência. Junte-se a mim.

1. Fazer um city-tour

Autocarro turístico de Valência| ©Viator
Autocarro turístico de Valência| ©Viator

Valência tem uma história rica e a sua arquitetura, tão futurista como contemporânea, merece ser explorada, se possível acompanhada por um especialista. Pode fazer um passeio a pé pelo centro histórico. Apimente a sua aventura com uma visita guiada à Cidade das Artes e das Ciências com degustação de vinhos e tapas ou embarque num transporte motorizado. Escolha entre:

  • Saltar parao autocarro turístico. O autocarro Hop on Hop Off ofereceuma forma fácil de ver a cidade e pode fazê-lo ao seu próprio ritmo. Estes autocarros fazem 17 paragens das 9h30 às 22h00 e pode escolher entre bilhetes de 24 ou 48 horas com um guia áudio em inglês.
  • Divertir-se num tuk-tuk elétrico. Se quiser conhecer Valência com ar condicionado e sem ter de andar muito, considere um passeio de Tuk Tuk do centro até à orla marítima, uma das melhores opções para pequenos grupos.
  • Andar deSegway. Personalize a sua experiência andando nas melhores Segways de Valência, a forma mais cómoda, prática e divertida de percorrer os Jardins de Turia e o centro histórico.
  • Fazer um passeio de bicicleta. Quer opte por alugar uma bicicleta ou por participar num passeio guiado, esta é uma das actividades de topo em Valência, alinhada com a sua visão ecológica e sustentável.

Comprar o seu bilhete de autocarro turístico de Valência

2. Visitar a Cidade das Artes e das Ciências

Cidade das Artes e das Ciências| ©Pablo Simonetti
Cidade das Artes e das Ciências| ©Pablo Simonetti

Este é um majestoso complexo artístico onde pode escolher o que mais lhe apaixona. Em 1998, foi inaugurada a primeira parte desta obra futurista projectada por Santiago Calatrava e, atualmente, é possível visitar todos os seus edifícios:

  • O Museu da Ciência. Este é o edifício mais moderno pela sua popularização da ciência numa atmosfera divertida. As suas salas e exposições estão constantemente a ser renovadas nos seus três andares situados em 40.000 m2.
  • OUmbracle. Um caminho de 17.500 m2 que alberga fontes, esculturas e jardins com vegetação adaptada às estações do ano.
  • O Oceanográfico. Um dos maiores aquários oceanográficos da Europa graças aos seus 110.000 m2 onde existe um edifício para cada oceano e mar representativo. Anote a sua visita como uma das suas coisas a fazer em Valência com crianças, entre as simpáticas baleias beluga e as actividades no local, elas vão adorar. E os adultos? Uma boa refeição no restaurante subaquático, uma experiência de outro nível.
  • O Palácio das Artes Rainha Sofia. Um edifício onde as artes do espetáculo e a música clássica são exibidas em quatro salas de grande capacidade.
  • A Ágora. Uma praça contemporânea de inspiração grega que reúne valencianos e turistas para eventos desportivos e concertos.

O ambiente é, no mínimo, estimulante. Valência é considerada a capital mundial do design e este complexo é um testemunho desse reconhecimento. Recomendo-lhe que considere um Passeio Turístico de Sewgway em Valênciaalugar uma bicicleta ou scooter para conhecer todos os cantos do complexo com conforto.

Pormenores interessantes

  • Horário de funcionamento: de terça a quinta-feira entre as 10:00 e as 18:00 horas e de sexta-feira a segunda-feira entre as 10:00 e as 19:00 horas.
  • Endereço: Avenida del Professor López Piñero, 7, Valência.

Visitar a Cidade das Artes e das Ciências em Segway

3. Conhecer a Capela Sistina de Valência

A Capela Sistina de Valência| ©Gleen Fisher
A Capela Sistina de Valência| ©Gleen Fisher

Não deixe de passar pela Igreja de San Nicolás de Bari e San Pedro Mártir, um dos lugares mais antigos da cidade e um exemplo fundamental da requintada arquitetura barroca.

Durante os séculos XVII e XVIII, houve uma transformação do gótico para o barroco, especialmente na decoração. Neste templo, os arcos e as abóbadas foram suavizados e pintados com cenas da vida de São Nicolau e de São Pedro Mártir. A divisão em lunetas deste ciclo pictórico e a sua beleza tornam a abóbada de São Nicolau comparável à Capela Sistina do Vaticano. Os 2.000 metros quadrados de frescos foram restaurados por um dos alunos de Pablo Picasso e a obra cativa os visitantes.

A igreja foi doada pelo rei Jaime I de Aragão aos monges dominicanos, que a dedicaram a São Nicolau Bispo. Foi fundada há mais de 700 anos no local de um templo romano e é atualmente um testemunho da história, uma mistura de estrutura gótica e decoração barroca marcante.

Detalhes de interesse

  • Horário de abertura: de segunda a domingo, das 10:00 às 19:30. Sábados entre as 10:30 e as 18:30 horas. Domingos entre as 13:00 e as 20:00 horas.
  • Endereço: Calle de los Caballeros 35 Acesso ao passeio pela Calle Caballeros nº 35.

Entrada para a igreja de San Nicolás de Bari

4. Desfrutar de um passeio gastronómico

Paella| ©Joshua Miranda
Paella| ©Joshua Miranda

Esta cidade é conhecida pela sua excelente comida e bebida, e com um dos melhores tours gastronómicos da cidade pode provar alguns dos pratos requintados da cidade. Delicie-se com a degustação gastronómica preparada pelos anfitriões locais, que são especialistas em contar a sua herança cultural valenciana através de autênticas delícias culinárias.

Muitas vezes, este tipo de passeio centra-se em aprender a preparar a típica paella de marisco numa das cozinhas que o mercado Ruzafa alberga. Outra opção popular são as degustações de tapas e vinhos que levam os visitantes a alguns dos bares do centro histórico.

E se preferir combinar o seu tempo no mercado central, bodegas e bares de Valência com a degustação de todos os seus pratos emblemáticos, carnes curadas, cervejas e vinhos, os passeios gastronómicos com múltiplas degustações têm o seu nome. Presunto ibérico, queijo Manchego, sumos, cerveja local, vinhos e cava são apenas algumas das selecções frequentes, tudo para agradar a paladares exigentes.

Visita gastronómica a bares, adega e mercado com 10 degustações

5. Visita aos museus

Museu Fallas| ©Antonia
Museu Fallas| ©Antonia

Os visitantes de Valência são atraídos, entre outras coisas, pela variedade de ofertas culturais que a cidade tem para oferecer, e uma visita aos museus é uma das actividades essenciais. Desde galerias de arte a museus de renome internacional, convido-o a descobrir um Top 5 dos melhores exemplos (para não falar do complexo da Cidade das Artes e das Ciências):

  • Museu das Fallas. Um passeio pela folia cultural das Fallas que inclui a coleção dos "ninots indultados" desde 1934, seguindo a sociedade valenciana. Encontra-se na Plaça de Montolivet, 4.
  • OInstituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM), numa cidade vanguardista como esta província, o instituto de arte deve entrar entre as visitas fixas e o local está dividido em dois espaços localizados em: Carretera Guillemo de Castro, 118. e Carretera Rigobert Albors, 8.
  • OMuseu Valenciano do Iluminismo e da Modernidade (MuVIM) gira em torno do Século das Luzes, passando pelo pensamento iluminista até chegar à Modernidade. Um edifício para refletir sobre o pensamento crítico através de diferentes épocas. Pode ser encontrado em: Quevedo 10 e Guillem de Castro 8.
  • Museu Nacional de Cerâmica e Artes Sumptuárias González Martí Um museu que causa impacto desde o momento em que se entra. A arquitetura do palácio de duas águas serve de cenário para apresentar as peças da coleção e pode visitá-las na Calle Poeta Querol 2.
  • Museu dos sold adinhos de chumbo Quer ver mais de 100.000 soldadinhos de chumbo em perfeito estado? Neste museu pode fazê-lo, bem como participar no programa regular de actividades. Encontra-o em: Calle Caballeros 20-22.

6. Visitar as Grutas de San José

Cavernas de San José| ©Jorge Alberto
Cavernas de San José| ©Jorge Alberto

Se alguma vez sonhou em explorar um complexo de grutas de classe mundial, está com sorte! As Grutas de San José, situadas no Vall d'Uixó, são Património Mundial da UNESCO.

Trata-se de um complexo de cavernas naturais formadas em torno de um dos rios subterrâneos mais longos da Europa, com 2.500 metros de comprimento.

Este enclave geológico é um dos mais importantes de Espanha. E com a sua excursão às Cuevas de San José percorre as suas galerias internas, navega de barco no rio que o leva a passear por um espaço repleto de pinturas rupestres antigas, enquanto explora este incrível complexo de grutas formado há cerca de 250 milhões de anos.

Excursão às Grutas de San José

7. Passeio pelo Parque da Albufera

Parque da Albufera| ©Javier Alvero Casique
Parque da Albufera| ©Javier Alvero Casique

Esta é uma das melhores excursões em Valência devido à adrenalina que se sente durante o passeio de 4x4 pelo Parque da Albufera e que termina com a navegação num barco tradicional.

Na literatura árabe, este parque encontra o seu lugar como o Espelho do Sol e, à medida que se percorre os seus trilhos, a cerca de 30 quilómetros de Valência, a marca dos 100 quilómetros de floresta tropical conta a sua história, ampliada pelas visitas guiadas.

O passeio combinado de 4x4 + barco leva-o aos campos de arroz e ao lago onde pode admirar a migração das aves, especialmente se fizer do seu passeio uma das suas coisas para fazer em Valência no inverno, a melhor época para a observação de aves. No final da tarde, tem a oportunidade de dar um mergulho na praia El Saber depois do passeio de barco. Traga o seu fato de banho e prepare-se para desfrutar deste paraíso.

Excursão de 4x4 + passeio de barco no Parque da Albufera

8. Descubra o percurso da Cueva de la Mora e as nascentes de montanha

Fontes de montanha de Pou Clar.| ©Jordi Cis
Fontes de montanha de Pou Clar.| ©Jordi Cis

A aldeia medieval de Bocairent merece uma visita e com esta excursão descobrirá as suas ruas sinuosas, as grutas mouriscas e as nascentes da montanha de Pou Clar. Prepare-se para caminhar através das antigas grutas mouriscas para coroar o passeio nas suas piscinas.

As grutas mouriscas (Covetes dels Moros) foram descobertas pelas tribos berberes que viviam na aldeia, que criaram este percurso de grutas para abrigar os seus pertences e esconder-se dos seus inimigos. Atualmente, podemos explorar as suas salas de fuga naturais, escalando-as.

Graças à variedade de grutas que este sítio oferece, o guia escolhe em conjunto com o grupo entre caminhadas moderadas e fáceis, bem como define a cavidade natural a ser explorada. Além disso, o grupo dedica algum tempo a passear pelas ruas estreitas de Bocairent, enquanto as vistas os fazem recuar no tempo antes do almoço.

A metade seguinte do passeio costuma ser uma experiência de spa natural, quando param nas piscinas naturais de Pou Clar, onde a pressão e a profundidade da água apresentam combinações para todos os gostos. Os verdadeiros amantes da natureza ficarão encantados com este tipo de excursão a partir de Valência.

Excursão às grutas mouriscas e nascentes de montanha

9. Excursão de um dia às termas e ao Salto de la novia (cascata da noiva)

Cascata El Velo de Novia| ©Ramon Valles
Cascata El Velo de Novia| ©Ramon Valles

Com este tipo de excursão às termas e à cascata das noivas, pode visitar pelo menos 3 dos lugares mais bonitos de Valência, escolhidos entre eles:

  • El Velo de Novia. A paragem fixa deste tipo de excursão leva-o a banhar-se numa cascata natural que desce em cascata por um penhasco. A paisagem é fotográfica.
  • El Charco Azul. O lugar para relaxar nas águas termais da chamada Lagoa Azul, um remanso do rio Turia que corre ao pé das pontes suspensas de Chulilla. Este balneário geotérmico está repleto de minerais curativos e é utilizado pelos visitantes há séculos.
  • O desfiladeiro de Mijares, um lugar onde se pode escolher entre andar de caiaqueno rio Mijares, banhar-se numa das suas piscinas naturais ou simplesmente deitar-se ao sol a apreciar a paisagem.
  • A Estació del Nord, conhecida como Valência-Norte, é a principal estação ferroviária de Valência e tem captado a atenção dos visitantes desde 1917 com a sua arquitetura modernista.
  • Fonte das Termas de Montanejos. Depois de percorrer as zonas rurais da cidade, encontra-se esta estância termal com uma temperatura média de 25° durante quase todo o ano.

10. Fazer um passeio de barco pela costa valenciana

Praias de Valência| ©Pascual
Praias de Valência| ©Pascual

Está à procura de um dia relaxante com vistas imbatíveis? Se assim for, escolha entre passeios de catamarã ou de barco à vela e navegue ao longo da costa da cidade do Turia. Este rio atravessa a cidade e é o lar de uma das melhores praias de Valência: a praia de Malvarrosa.

Faça caiaque, paddle surf ou desfrute das boas vibrações a bordo dos barcos com vistas inigualáveis e deixe que a brisa do mar e as ondas o embalem com este passeio de barco.

11. Conheça o BIOPARC

BIOPARC| ©Yaisa GS
BIOPARC| ©Yaisa GS

Este é um parque de contacto com animais onde pode alimentar chimpanzés, gorilas e elefantes, descobrir grutas, ver lémures a saltar, percorrer o ciclo da vida entre girafas, rinocerontes, leopardos, antílopes, tigres, leões e muito mais.

O BIOPARC é um dos melhores jardins zoológicos de Espanha graças ao facto de aproximar os visitantes da natureza selvagem do continente africano num ambiente seguro, enquanto os animais vivem num ambiente próximo do seu habitat natural, incluindo a paisagem e a vegetação.

Outra das razões que coloca o BIOPARC num lugar tão digno é o facto de ter 100.000 m2 livres de barreiras visuais com os animais. O seu conceito é o de um zoo imersivo e de sensibilidade para com a fauna. Durante a sua visita, os zootécnicos e biólogos guiam-no através do recinto, que também apresenta ciclos de cinema, palestras e seminários para educar adultos e crianças com actividades lúdicas.

Detalhes de interesse

  • Horário de abertura: de segunda a domingo, entre as 10:00 e as 18:00.
  • Endereço: Avenida Pío Baroja, 3, Valência.

Reservar bilhetes para o Bioparc Valencia

12. Seguir a Rota da Seda

Torres de Serranos| ©Herman M
Torres de Serranos| ©Herman M

Valência é uma cidade que tem muitas histórias para contar. A Rota da Seda é uma delas e, com este tipo de excursão, seguimos os seus passos através das Torres de Serranos e da Praça de San Lorenzo para observar o Parlamento Valenciano.

A próxima paragem será em frente à sede da Generalitat Valenciana, onde se encontra a Praça de Manises. Continuando o percurso por este labirinto de ruas, avança-se até à Plaza de la Virgen, onde se encontra a Basílica da Virgen de los Desamparados.

A partir daí, continuamos a caminhar até ao coração desta rota, a Lonja de la Seda, um antigo edifício gótico declarado Património da Humanidade que foi utilizado de 1482 a 1835 como centro comercial para o comércio da seda. Quem quiser satisfazer a sua curiosidade sobre o esplendor comercial de Valência deve visitar este monumento.

Depois de conhecer as histórias, passeie pelas últimas paragens do percurso: a Plaza del Ayuntamiento, o Museu da Seda e a Plaza de Toros ou Estación del Norte.

Planear a sua viagem a Valência

Se está a pensar em fazer um city break em Valência, tanto o inverno como o verão podem ser épocas de pico turístico na cidade do Turia, uma vez que a sua bela costa é amena durante todo o ano e é um destino muito popular em Espanha.

Para planear melhor a sua viagem, recomendo que se informe com antecedência sobre os transfers entre o aeroporto e o centro de Valência. Apesar de estarem apenas a cerca de 10 quilómetros de distância, se os reservar com antecedência, ficará mais descansado quando chegar.

Finalmente, para que seja mais fácil planear tudo o que pode fazer na sua viagem a Valência, aqui estão os nossos guias de viagem mais completos para que só tenha de fazer a mala e desfrutar da sua viagem.