San Sebastián em 4 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Numa viagem de 4 dias a San Sebastián, poderá ver todos os pontos turísticos da cidade e até algumas das cidades vizinhas.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

San Sebastián em 4 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

sunset en Donostia | ©Mark Holt

Se está a planear uma viagem a São Sebastião em 4 dias, terá tempo para descobrir as melhores coisas para fazer em São Sebastião. Seguindo o plano que proponho, poderá ver as áreas essenciais da cidade, como a Parte Velha ou a Cidade Velha.

Além disso, também terá a oportunidade de visitar algumas das mais belas aldeias nos arredores de San Sebastian, como Zarautz ou Getaria.

Dia 1: descobrir a parte antiga de São Sebastião

Monte Urgull| ©Peter Tjon
Monte Urgull| ©Peter Tjon

O Bairro Antigo é a principal atração turística de San Sebastián. É o segundo bairro mais antigo da cidade. Está localizado sob a sombra do famoso Monte Urgull. Durante este dia de turismo em San Sebastian, pode descobrir museus curiosos, fazer um passeio de barco pela praia de La Concha: ou almoçar num dos melhores bares de pintxo de San Sebastian.

Subir ao Monte Urgull

O primeiro dia da sua viagem de 4 dias a San Sebastian será em total contacto com a natureza. O itinerário começa no Monte Urgull, que se situa numa das extremidades da baía de La Concha, junto à parte antiga de San Sebastián. O horário de funcionamento do Monte Urgull é das 08:00 às 21:00 no verão e no inverno das 08:00 às 19:30.

Se vier do centro de San Sebastián, pode ir a pé até ao Monte Urgull em menos de 10 minutos. Também pode ir de carro, e nesse caso não demora nem 5 minutos. No Monte Urgull descobrirá pedaços da muralha que outrora protegia a cidade dos ataques. Para além disso, dada a sua localização, oferece belas vistas sobre o mar.

De facto, encontrará muitos miradouros no monte, todos eles rodeados de árvores e natureza. Quando chegares ao topo, encontrarás a estátua do Sagrado Coração e o Castelo de La Mota, uma das melhores coisas para fazer em San Sebastian. No interior do Castillo de la Mota, existe um museu chamado Casa de la Historia de Urgull onde, através de vários modelos, poderá compreender como era a cidade de San Sebastian há séculos atrás.

Descobrir o cemitério dos ingleses

Nas encostas do Monte Urgull encontra-se um dos lugares mais mágicos de San Sebastian: o cemitério dos ingleses, que foi inaugurado em 1924. São muitas as lendas que circulam à volta deste cemitério.

Diz-se que o seu nome provém do facto de ser aqui que se encontram os restos mortais dos ingleses que morreram no decurso da Primeira Guerra Carlista. Diz-se também que o cemitério foi construído sobre uma vala comum de soldados franceses. O passeio parecerá saído de um filme de fantasia. Verá lápides coloridas a surgir entre a vegetação. Verá túmulos que emergem do musgo, escadas que parecem levar a outro mundo e um belo miradouro com vista para o mar.

Se partir do Castillo de la Mota, demorará menos de 10 minutos a pé para chegar ao cemitério inglês. Além disso, o passeio é muito agradável e nunca faltam belas vistas da baía.

Ir ao Aquário de San Sebastián

Aquário - Donosti|©Nerea Ortigueira
Aquário - Donosti|©Nerea Ortigueira

Depois de começar a manhã a passear pelo Monte Urgull, recomendo uma visita ao Aquário de San Sebastián. Este aquário está localizado ao lado do cais de San Sebastian, muito perto da Parte Velha da cidade. O aquário está instalado num edifício datado de 1928, onde se encontra um museu com exposições permanentes e temporárias.

Há mais de 200 espécies que podem ser vistas no Aquário de San Sebastian. Também é conhecido pelo seu túnel de 360 graus, graças ao qual se sentirá completamente imerso no universo marinho.

O horário de funcionamento do aquário varia consoante os meses do ano, mas normalmente abre por volta das 11:00 da manhã e fecha por volta das 19:00. Os bilhetes custam cerca de 14 euros para adultos e cerca de 7 euros para crianças dos 4 aos 12 anos. Além disso, os reformados e os estudantes pagam um preço reduzido de cerca de 10 euros.

Visitar o Museu Marítimo Basco

Se quiser mergulhar na cultura marítima de San Sebastián e conhecer o estilo de vida dos marinheiros do País Basco, é altamente recomendável uma visita ao Museu Marítimo Basco. Está situado ao lado do Aquário de San Sebastián, de facto, a apenas um minuto de distância.

Nas exposições permanentes do museu, poderá compreender a importância que a ria teve e continua a ter para Bilbau, tanto a nível cultural como económico e social. Além disso, existem também diferentes exposições temporárias, bem como oficinas para crianças e actividades interactivas. Por esta razão, considero-o uma das melhores coisas para fazer com crianças em San Sebastian.

Passear pelo Paseo de los Curas

Depois de uma manhã agitada, recomendo um passeio pelo Paseo de los Curas, que fica a menos de cinco minutos a pé do Museu Marítimo Basco. Este local é pouco frequentado por turistas e serve maravilhosamente como miradouro, uma vez que está construído sobre o porto.

Tem este nome porque se diz que os padres de San Sebastian costumavam andar por aqui a pregar a palavra de Deus. O passeio tem vários bancos onde se pode sentar e observar o porto e o Monte Igueldo.

Almoço em Atari

O facto é que o ponto anterior era apenas uma forma de chegar ao ponto alto do seu primeiro dia em San Sebastian: o bar Atari. Este é um dos estabelecimentos mais famosos de San Sebastián. Tem um ótimo menu de pintxos, tanto quentes como frios. Fica a 5 minutos a pé do Paseo de los Curas, na Calle Mayor.

O pintxo estrela do bar Atari é o bacalhau gratinado com cebola e alho confitado. Os croquetes de presunto e a tapenade de tomate, queijo de cabra, presunto ibérico e cebola caramelizada também são espectaculares. O Atari também serve bebidas, e os seus Gin Tonics são muito famosos.

Se quiser conhecer a gastronomia basca, recomendo-lhe que faça um passeio gastronómico de pinchos (tapas) pelo bairro antigo.

Surpreender-se com a Basílica de Nuestra Señora del Coro

A Basílica de Nuestra Señora del Coro está localizada na parte antiga de San Sebastian. De estilo barroco, esta basílica data de 1174 e é uma das principais atracções turísticas da cidade.

A construção atual foi erguida sobre os restos de uma antiga igreja românica, o que faz da Basílica de Nuestra Señora del Coro a mais antiga de Donosti.

Embora predomine o estilo barroco, também se encontram vestígios dos estilos gótico e neoclássico. Se visitar a igreja em agosto, deve saber que no dia 14 desse mês se realiza a Salve, em que o Orfeón Donostiarra canta para os paroquianos.

A entrada na igreja é gratuita e a visita ocupará muito pouco tempo. O horário de abertura no inverno é das 10:00 às 12:00 e das 18:00 às 20:00. No verão, apenas o horário de abertura noturno muda, das 19:00 às 21:00.

Passeio pela Plaza de la Constitución

Outro dos pontos mais importantes da parte antiga de San Sebastian é a Plaza de la Constitución, uma das praças mais famosas de San Sebastian. Aqui se realizam muitas festas locais.

Funciona também como um centro nevrálgico, reunindo os habitantes da cidade. A Plaza de la Constitución fica apenas a 2 minutos a pé da Basílica de Nuestra Señora del Coro.

Desfrutar de um pôr do sol na praia de La Concha

Uma das melhores coisas para fazer em San Sebastian é visitar a bela praia de La Concha, de preferência no verão. No entanto, mesmo que vá no inverno ou que a sua viagem tenha coincidido com dias de chuva em San Sebastian, tem de visitar esta maravilhosa praia.

Se a maré estiver baixa, recomendo que tire os sapatos e dê um passeio ao longo da costa. Se a maré estiver alta, caminhe ao longo do passeio marítimo. A praia de La Concha é uma das melhores praias urbanas do mundo e está situada na baía de La Concha, junto ao monte Urgull, pelo que é a praia mais central de Donosti.

Se puderes, recomendo que fiques para ver o pôr do sol, pois é um dos melhores lugares em San Sebastian para ver o pôr do sol. Para lá chegar a partir da Plaza de la Constitución, terá de caminhar cerca de 10 minutos.

Também pode experimentar uma das coisas mais divertidas para fazer na praia de La Concha, que consiste num passeio num barco à vela à volta da baía.

Dia 2: O Bairro Antigo, de Ondarreta a Igueldo

Vista da ponte em San Sebastián| ©Joan
Vista da ponte em San Sebastián| ©Joan

O segundo dia da sua viagem a São Sebastião é passado no Antiguo, o bairro onde a cidade de São Sebastião teve origem. Poderá ver o palácio de verão da rainha Maria Cristina da Áustria, desfrutar da praia e apanhar um funicular para ver as melhores vistas de San Sebastián.

Visitar o Palácio Miramar

O Palácio Miramar data de 1893 e foi construído a pedido da Rainha Maria Cristina da Áustria, cuja estância de verão era San Sebastian.

O arquiteto responsável pela construção foi o inglês Selden Womun. Durante muito tempo, o Palácio Miramar foi a residência de verão da realeza espanhola. Atualmente, é propriedade da Câmara Municipal de San Sebastián e é utilizado para diferentes eventos.

Recomendo que se deite e respire ar fresco nos seus belos e extensos jardins. Também podes visitar a escultura "El Abrazo" do artista Eduardo Chillida. Depois de ter parado para a ver, é altura de descer à praia.

Passeio pela praia de Ondarreta

O Miramar Palace está situado no meio das praias de La Concha e Ondarreta. Se a maré estiver baixa, pode atravessar de uma praia para a outra ao longo da costa através do famoso Pico del Loro (Bico de Papagaio). No entanto, nos dias de maré alta, será necessário recorrer ao MiramArt, um túnel interativo que recria o universo marinho.

Agora, passeie pela praia de Ondarreta, um verdadeiro paraíso natural com vista para a baía. Durante o passeio, encontrarás a escultura Peine del Viento, também da autoria de Eduardo Chillida.

Almoçar num dos melhores restaurantes de San Sebastián

É altura de fazer uma pausa nos passeios turísticos e parar para almoçar. Um dos melhores restaurantes da zona e de toda a cidade de San Sebastián é o restaurante Tenis Ondarreta, um lugar elegante cuja cozinha tem toques modernos baseados em pratos elaborados.

Está situado no Paseo Eduardo Chillida número 9, a apenas 7 minutos a pé da praia de Ondarreta. O restaurante, de frente para a praia, oferece uma vista espetacular sobre o mar e a ilha de Santa Clara.

Subir ao Monte Igueldo

O Monte Igueldo e o Monte Urgull marcam os extremos da baía de La Concha. O Monte Igueldo é uma das principais atracções turísticas de San Sebastián. Do seu cume, é possível desfrutar de vistas únicas da cidade.

Para chegar ao topo do monte, existe um funicular de cremalheira que está em funcionamento há mais de um século. Com carruagens de madeira e vistas incríveis, sentir-se-á como se tivesse sido transportado para outra era.

O funicular termina no parque de diversões Monte Igueldo, onde se encontra uma montanha suíça e trampolins. Esta é uma atração típica de San Sebastián que os mais pequenos da família vão adorar. Como vai ocupar toda a tarde, termino aqui o itinerário do dia 2.

Dia 3: passar o dia na Ilha de Santa Clara

Vista da praia| ©Pdudleyvfx
Vista da praia| ©Pdudleyvfx

Depois de passear pelas principais zonas de San Sebastián, sugiro um dos melhores planos: uma visita à ilha de Santa Clara. Este plano ocupará o dia inteiro e é obrigatório para quem viaja para San Sebastian.

Conhecer a ilha de Santa Clara

No centro da baía de La Concha, encontra-se um pequeno ilhéu chamado Ilha de Santa Clara. É uma das mais belas ilhas do País Basco e é do domínio público desde 1968. Esta ilha, que é um Centro Histórico de Interesse Nacional, estava anteriormente ligada à própria cidade de San Sebastián.

Na Ilha de Santa Clara há muitas actividades para fazer, sendo as mais comuns nadar na sua piscina natural e fazer o percurso que leva ao farol da Ilha de Santa Clara. Também há passeios de barco. Como se isso não bastasse, a praia da ilha dispõe de todos os serviços, desde restaurante a nadadores-salvadores, duches e casas de banho.

Para chegar à ilha de Santa Clara, a opção mais comum é utilizar as lanchas, que prestam este serviço desde 1942. Pode escolher entre duas opções: podem levá-lo diretamente para a ilha ou pode fazer um passeio pela Concha antes. Se é a primeira vez que vem a San Sebastián, escolha a segunda opção.

Uma vez chegados à ilha e tendo feito o percurso do farol, recomendo que parem para almoçar na ilha. Pode levar a sua própria comida e utilizar as zonas de piquenique ou almoçar no bar da praia, embora tenha de chegar cedo para conseguir um lugar. Depois, passe a tarde na praia da ilha e desfrute de um belo pôr do sol.

Dia 4: Conhecer os arredores de San Sebastián

Praia de Zarautz| ©iñaki ahechu
Praia de Zarautz| ©iñaki ahechu

Aproveite a sua estadia em San Sebastián para conhecer os arredores da cidade. Nos arredores de San Sebastián, encontrará bonitas aldeias, embora as mais bonitas sejam Zarautz e Getaria. Neste último dia em San Sebastián, visitará as duas cidades.

Descobrir a cidade de Zarautz

Zarautz fica a menos de meia hora de carro de San Sebastian. Se não tiver o seu próprio veículo, pode também utilizar os transportes públicos. Existe um comboio com diferentes horários que demora menos de 10 minutos a chegar à cidade. Consulte o site oficial dos transportes públicos de San Sebastián para saber os horários.

Uma das grandes atracções de Zarautz é o Palácio dos Narros. Junto ao monumento, há um parque de estacionamento subterrâneo onde pode deixar o seu carro. Se tiver chegado à cidade de autocarro, terá de caminhar até ao palácio.

Este palácio foi outrora a residência de verão da Rainha Isabel II de Espanha. Foi construído no século XVI e está situado junto à praia, com grandes jardins de estilo inglês à sua volta.

Depois de visitar o palácio, recomendo que vá à praia ao lado, conhecida como "a rainha das praias". O seu nome faz-lhe justiça, pois é uma das melhores praias do País Basco. De seguida, dirija-se ao miradouro de Zarautz, situado no monte Talaimendi. Se for a pé, demorará cerca de 25 minutos.

Almoço no centro histórico de Zarautz

Depois de uma manhã de turismo em Zarautz, recomendo um passeio pelo bairro antigo da cidade. Ao longo do caminho, descobrirá jóias como a Igreja de Santa María la Real, o Museu de Arte e História e a Câmara Municipal, cujo edifício foi declarado Monumento Histórico-Artístico.

Mesmo no centro, a dois minutos a pé da Câmara Municipal, encontrará o restaurante Kirkilla Jatetxea, um dos mais recomendados da cidade. É especializado em cozinha tradicional basca com toques modernos. Tem um menu do dia muito económico que custa cerca de 20 euros e inclui sobremesa.

Fazer uma rota para Getaria

Uma vez digerido e descansado depois do almoço, é hora de começar o passeio que o levará a Getaria. Embora se possa ir de carro até à cidade vizinha, o percurso que sugiro tem vistas fantásticas e não é muito longo, apenas cerca de 4 quilómetros.

O passeio começa na Capela de Santa Bárbara, conhecida por ser um dos melhores miradouros de Zarautz. Em seguida, caminhará ao longo da costa, passando pelo Zumaia Flysch, até chegar ao farol de Getaria, situado na parte alta do município.

Em Getaria, recomendo que visite o porto, outrora conhecido pela pesca da baleia. Depois de passear por aqui, ir à praia de Malkorbe, uma das melhores praias do País Basco. Depois, suba até ao cimo da rua Portu para desfrutar de um pôr do sol cinematográfico.

Como vê, seguindo este itinerário de 4 dias em San Sebastián, poderá conhecer os principais pontos turísticos da cidade sem grandes pressas. Como se isso não bastasse, também terá a oportunidade e o tempo para conhecer as aldeias próximas da cidade.