Marbella em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Se está a planear visitar Marbella e só tem 3 dias, não se preocupe, a cidade tem algo para todos!

Nicolas Reffray

Nicolas Reffray

leitura de 8 minutos

Marbella em 3 Dias: um guia para ter o melhor da sua visita

Marbella | Simon Hermans

Nascida como uma pequena aldeia de pescadores e mais tarde convertida num dos mais importantes centros de lazer, luxo e boa vida em Espanha, Marbella tem-se afirmado entre os destinos de férias de muitos espanhóis, europeus e turistas de todo o mundo. Com ruas encantadoras cheias de flores, praias de sonho e uma gastronomia incrível, encontrará inúmeras opções para se divertir.

Se está a pensar o que ver e fazer em Marbella num fim de semana prolongado, aqui seleccionei para si algumas das coisas e lugares que não pode perder, organizados, claro, num itinerário diário, para que possa aproveitar ao máximo estes três dias na capital da Costa del Sol. Está pronto? Aqui vamos nós!

Dia 1: Visita ao centro histórico, ao Parque da Alameda, à Plaza de los Naranjos e à Alcazaba

O centro histórico de Marbella| ©Lynn Vdbr
O centro histórico de Marbella| ©Lynn Vdbr

A melhor coisa a fazer quando se visita uma cidade que não se conhece é começar pelos seus locais mais emblemáticos. Embora Marbella seja um destino de praia, diversão e luxo por excelência, também tem um lado mais calmo, com uma riqueza cultural soberba que vale a pena conhecer. É uma cidade que, ao longo dos anos, recebeu a herança de múltiplas culturas, que deixaram a sua marca indelével na sua arquitetura, nos seus costumes e nas suas gentes.

Conhecer o centro histórico de Marbella

Dê um passeio pelo centro histórico, um dos recantos mais encantadores de Marbella. Verás toda a beleza das suas pequenas ruas, das suas casas brancas e dos seus milhares de vasos com gerânios. No seu traçado podemos reconhecer os vestígios de um passado árabe que, juntamente com a sua arquitetura andaluza, confere ao conjunto uma personalidade única.

Este é um passeio que, sem dúvida, vos fará apaixonar por Marbella. Aqui pode parar para tirar centenas de fotografias e talvez comprar alguns artesanatos para levar para casa. Embora qualquer época do ano seja propícia para um passeio pelo centro histórico, com temperaturas mais quentes irá desfrutar muito mais, de facto, um passeio pelo centro histórico é, sem dúvida, uma das 10 melhores coisas para fazer em Marbella no verão.

Se preferir, pode fazer este belo passeio pelo centro histórico de Marbella de bicicleta. Há muitas visitas guiadas que o levam pelos cantos mais notáveis da cidade enquanto pedala com o seu guia, em pequenos grupos. Uma óptima maneira de conhecer a cidade enquanto faz algum exercício. A bicicleta permite aceder a lugares que outros veículos não conseguem, pelo que é possível conhecer a cidade em profundidade.

Reserve o seu passeio de bicicleta em Marbella

Tomar uma bebida na Plaza de los Naranjos

Situada no centro do centro histórico, esta praça é uma das mais importantes da cidade. Tem uma pequena fonte de estilo renascentista e um grande número de terraços, onde se pode comer tapas ou tomar uma bebida à sombra das suas árvores frondosas. Verá que a Plaza de los Naranjos é o epicentro da vida social da cidade de Marbella, um lugar agradável para conviver.

À sua volta, também poderá apreciar três edifícios de grande valor histórico: a Casa del Corregidor, a Casa Consistorial e a Ermita de Santiago. Estes três edifícios encontram-se em perfeito estado de conservação e fazem parte do passado mais imponente da cidade.

Visitar o Parque da Alameda

Situado a cerca de dez minutos a pé da Plaza de los Naranjos, num dos extremos do centro histórico, encontra-se o Parque da Alameda, um dos locais mais característicos e bonitos da cidade.

Construído em 1792, é um autêntico pulmão verde de Marbella. Tem uma bela fonte, rodeada por bancos decorados com azulejos, um jardim botânico e um grande número de caminhos, que convidam a um passeio sem pressa. Por estar localizado no centro da cidade, tornou-se um local popular de recreação e relaxamento para os seus residentes.

Passeio pela Alcazaba e pelas muralhas da cidade velha de Marbella

Depois de apreciar a cidade velha, pode fazer uma visita guiada à Alcazaba. Trata-se dos restos de um antigo castelo e muralhas que protegiam a cidade na época da ocupação moura. Construídas nos séculos XI e XII, encontram-se atualmente em muito bom estado e podem ser visitadas na sua totalidade.

Um lugar perfeito para visitar com a família, pois é uma das 10 melhores coisas para fazer com crianças em Marbella. Os mais pequenos poderão dar largas à sua imaginação e pensar nas batalhas que tiveram lugar ali mesmo, há alguns séculos atrás.

Dia 2: Playa de la Venus, Avenida del Mar, Paseo Marítimo e uma prova da gastronomia local

Puerto Banús| ©Viktor Ritsvall
Puerto Banús| ©Viktor Ritsvall

Comece o seu segundo dia na capital da Costa do Sol com um pequeno-almoço à beira-mar, no café-bar Blù. Depois, convido-o a desfrutar de uma das maiores atracções de Marbella: o mar.

Dia de lazer na praia de Vénus

Situada muito perto do Parque da Alameda, a praia de Vénus é uma das praias mais populares de Marbella. Aqui pode passar um bom bocado, sozinho, com amigos ou com a família, pois tem actividades para adultos e crianças, desportos aquáticos, restaurantes e bares. Na época de verão costuma estar muito frequentada e pode desfrutar do Mar Mediterrâneo em todo o seu esplendor. Com uma média de mais de 300 dias de sol por ano, Marbella é o local ideal para desfrutar da vida de praia. Areia dourada, águas mornas e transparentes e uma atmosfera animada, verá porque é que tantas celebridades escolheram passar férias nesta bela cidade costeira.

Encontro com Dalí na Avenida del Mar

Com apenas 3 dias, o meu conselho é que passe uma manhã na praia e depois continue a visitar a cidade, caso contrário ficará muito por ver. Passear pela Avenida del Mar. Situada a apenas 5 minutos a pé da Playa de la Venus, é uma avenida pedonal relativamente curta onde, para além de ser um passeio muito agradável, pode apreciar 9 esculturas fantásticas do grande Salvador Dalí.

Tal como no Parque de la Constitución, as obras de arte do artista espanhol, figura central do movimento surrealista, estão localizadas ao longo deste belo passeio urbano. Vale a pena caminhar entre as fontes e as palmeiras que decoram o local para se deparar, por exemplo, com a imagem de bronze de Perseu segurando a cabeça da Medusa.

Fazer um tour de tapas em Marbella

Se é um amante da boa comida, uma das opções favoritas dos viajantes que visitam Marbella é fazer um tour de tapas pelos melhores bares da cidade costeira. Uma experiência incrível que lhe permitirá passar algum tempo a provar alguns dos sabores mais típicos da cozinha local, enquanto aprende parte da sua história com o seu guia especializado.

A gastronomia é sempre uma forma de entrar em contacto com o que é mais típico de cada cidade ou região. Saborear os sabores locais aproximá-lo-á das pessoas e dos seus costumes. Em Marbella, o peixe e o marisco estão sempre presentes, pelo que não podem faltar as especialidades de arroz e paella. É por isso que um passeio de tapas pela cidade velha é uma excelente ideia.

Reserve o seu passeio de tapas em Marbella

Desfrutar do ambiente local no Paseo Marítimo

Continue a desfrutar de um lugar com estilo, o Paseo Marítimo de Marbella. Ao longo dos seus 7 quilómetros, encontrará bares e restaurantes de tapas, lojas, ambiente e as melhores vistas da costa. Um sítio que não pode perder se estiver de passagem por Marbella.

E se for hora de jantar e for daqueles que apreciam um bom copo de vinho e um delicioso prato de marisco, não deixe de reservar o seu lugar num passeio de barco pela costa de Marbella, com degustação de vinhos e marisco. Para além disso, poderá assistir ao pôr do sol sobre o mar. Uma das melhores formas de terminar este segundo dia.

Um passeio de barco por Marbella deixá-lo-á fascinado pela beleza da sua costa, que, à medida que o sol se põe, começa a iluminar-se. Um postal inesquecível, para desfrutar sozinho, em casal, com amigos ou em família.

Dia 3: Puerto Banús e noite de flamenco

Puerto Banús| ©Viktor Ritsvall
Puerto Banús| ©Viktor Ritsvall

As coisas boas também acabam, por isso aproveite ao máximo o seu terceiro e último dia em Marbella. Para hoje, sugiro-lhe que visite Puerto Banús. Também localizado no distrito de Nueva Andalucia, desde a sua inauguração nos anos 70, este lugar tornou-se um destino turístico sem igual que não pode perder nesta viagem de 3 dias.

Visitar Puerto Banús

Do centro de Marbella, apanhe o autocarro da linha 1, que percorre a costa, e em menos de 15 minutos chegará a Puerto Banús. O bilhete de autocarro custa cerca de 4 ou 5 euros por passageiro. Durante o trajeto poderá desfrutar da vista privilegiada do Mediterrâneo.

Esta é uma das melhores viagens de um dia que pode fazer a partir de Marbella, aqui encontrará uma enorme quantidade de actividades para passar um dia mágico. Puerto Banús oferece a possibilidade de praticar vários desportos náuticos, ver iates e barcos de luxo.

Este lugar é, há mais de 50 anos, um dos destinos mais escolhidos por personalidades do mundo do cinema e da música, famílias reais europeias e do Golfo Pérsico, entre outros. Puerto Banús é o local ideal para passear por boutiques de luxo, jantar num dos seus restaurantes exclusivos ou desfrutar da sua incansável vida nocturna.

Desfrutar da melhor cozinha internacional em frente ao mar

Quando estiveres aqui, não podes perder as deliciosas caçarolas de marisco, paellas e pratos de peixe, que são absolutamente deliciosos. No entanto, devo dizer que, na zona portuária, há opções para todos os gostos. Puerto Banús é um lugar que recebe visitantes de todo o mundo, por isso aqui pode encontrar restaurantes asiáticos, gregos ou italianos, pizzas ou até hambúrgueres gourmet e batatas fritas. Procure um restaurante com vista para o mar para uma experiência única.

Terminar a noite com um espetáculo de flamenco na cidade velha

Depois de um dia de puro sol, praia e luxo, sugiro que apanhe o autocarro número 1 de volta ao centro de Marbella, para se preparar para uma noite de pura dança e canto cigano. Para terminar este último dia em Marbella, nada melhor do que assistir a um autêntico espetáculo de flamenco andaluz. Há muitos lugares com espectáculos de excelente nível. Esta é, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Marbella.

Declarado Património da Humanidade pela UNESCO, o flamenco é muito mais do que um estilo de música, é uma forma de sentir. Poderá experimentar a emoção de uma das expressões artísticas mais intimamente espanholas. Recomendado para toda a família.

O espetáculo não inclui jantar, pelo que recomendo que se dirijam ao Paseo Marítimo e se despeçam de Marbella com comida mediterrânica no Alabardero Beach Club. Um lugar onde absolutamente tudo é delicioso, e cada prato é preparado com a maior delicadeza. Siga o meu conselho, não se vai arrepender.

Reserve o seu autêntico espetáculo de flamenco em Marbella

É tudo por agora, espero que o artigo tenha sido útil e que desfrutes desta maravilhosa cidade costeira. Marbella em 3 dias pode não parecer muito, mas se ajustares um pouco o teu itinerário, verás que vais conseguir tirar o máximo partido da cidade. Até à próxima!