Melhores Atividades em Marbella

Marbella é um destino turístico que pode manter ocupado desde o visitante mais calmo e moderado até ao mais adrenalino e divertido.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 11 minutos

Melhores Atividades em Marbella

Pôr do sol no mar | Chris Osmond

Quando se visita um lugar pela primeira, segunda ou terceira vez, é provável que esteja interessado em saber quais são as actividades distintivas desse lugar para que possa desfrutar ao máximo da sua viagem à região. Por sua vez, os melhores planos em Marbella são aqueles que sabem aproveitar a beleza distintiva da Costa del Sol e, ao mesmo tempo, oferecer entretenimento de qualidade a quem decide juntar-se a essa atividade turística.

Por isso, aconselho-o a continuar a ler esta compilação de planos e actividades que preparei para si, para que possa ter uma ideia mais concreta e precisa sobre o tipo de coisas que poderá fazer diariamente quando visitar Marbella. Independentemente da época do ano em que decidir visitar a Costa del Sol ou de quantos dias vai ficar, estas são actividades curtas e divertidas que não ocupam mais de 10 horas do seu dia, no caso das mais longas.

1. Alugar uma Vespa para um passeio pela cidade de Marbella

Aluguer de Vespas| ©Pasqualino Capobianco
Aluguer de Vespas| ©Pasqualino Capobianco

As elegantes e coloridas Vespas, um tipo de mota italiana, tornaram-se o veículo por excelência para quem procura explorar a maioria das cidades europeias sobre duas rodas, sendo este cenário muito mais frequente nas conhecidas comunidades costeiras dos países mediterrânicos. Para sua comodidade, em Marbella tem a alternativa de alugar uma por um dia inteiro para que possa desfrutar de um passeio à sua vontade pelo centro histórico e urbano de Marbella e pelas comunidades circundantes.

Tenha em conta que quase sempre inclui capacetes para duas pessoas, já que é habitual haver um condutor com um passageiro. Um veículo como este pode ajudá-lo a chegar onde quer ir em Marbella e arredores, como o famoso Puerto Banús ou nos arredores do Paseo Marítimo em San Pedro de Alcántara.

Detalhes de interesse:

  • Preço: normalmente ronda os 40 euros. Isto significa que o valor pode ser dividido entre duas pessoas, caso o seu companheiro viaje com um orçamento diferente do seu.
  • Duração: o aluguer da mota é de exatamente 24 horas e pode perfeitamente levantá-la na agência por volta das 8 horas da manhã para a devolver à mesma hora no dia seguinte.
  • Condições: Tem a possibilidade de pagar um seguro adicional para a Vespa e é obviamente necessário ter uma carta de condução de mota.

Alugar uma Vespa, Quad e scooter em Marbella e na Costa do Sol

2. Uma excursão privada a Ronda a partir de Marbella

Ronda| ©Tomáš Malík
Ronda| ©Tomáš Malík

Ronda é uma cidade localizada a norte de Marbella, nas montanhas perto do Parque Nacional da Sierra de las Nieves. Toda a extensão desta cidade está no topo de uma montanha, bem como um desfiladeiro profundo que oferece paisagens bastante cativantes para todos os visitantes que decidem ir até lá.

Foi fundada durante a ocupação islâmica da província e possui várias atracções, como uma famosa ponte de pedra que atravessa o desfiladeiro, uma bela catedral, uma histórica praça de touros e também uma cidade velha excelentemente preservada.

As excursões privadas que o levam de Marbella a este ponto da cordilheira andaluza incluem um transfer num minibus reservado exclusivamente para o seu grupo de companheiros. Isto, juntamente com a inclusão de um guia que o acompanhará em todos os momentos para que possa compreender o significado histórico de cada um dos recantos que verá durante a excursão.

Detalhes de interesse:

  • Preço: Cerca de 300 euros por transfer para um carro para duas pessoas. A tarifa sobe para cerca de 150 ou 170 por pessoa para qualquer outro grupo que se destine a uma viagem com mais de 3 participantes. As crianças entre os 10 e os 17 anos pagam cerca de 70 euros.
  • Duração: Uma visita guiada privada de Marbella a Ronda dura, em média, cerca de 8 horas. As partidas são normalmente por volta das 9 horas.
  • Condições: O serviço de recolha é geralmente oferecido diretamente no hotel. O almoço não está incluído, mas há um espaço para ele no itinerário turístico em Ronda. Na maioria das vezes, trata-se de mini-autocarros e carros acessíveis a cadeiras de rodas.

3. Um passeio de observação de golfinhos na costa de Estepona

Golfinhos| ©Ranae Smith
Golfinhos| ©Ranae Smith

A cerca de 33 km do centro histórico de Marbella, no oeste da Costa del Sol, encontra-se a localidade de Estepona. Este lugar merece uma visita durante a sua estadia na região, pois tem várias atracções, como um passeio marítimo ou um centro histórico tão interessante como Marbella. Agora, os passeios de observação de golfinhos que partem da marina desta cidade para navegar nas águas da baía com o mesmo nome é uma das melhores actividades para fazer em Marbella com crianças, bem como quando se viaja sozinho ou com acompanhantes adultos.

Tenha em mente que eles geralmente ocorrem em um veleiro que tem uma capacidade máxima de cerca de 15 pessoas, incluindo o capitão e os assistentes de vela. Note também que inclui algumas bebidas gratuitas, tais como refrigerantes, sumos naturais, tintos de verão, vinhos brancos ou águas engarrafadas. Tem a possibilidade de levar comida a bordo do barco e, por vezes, a mesma organização do passeio de barco para ver golfinhos inclui o transporte do seu hotel em Marbella para o porto de Estepona.

Detalhes de interesse:

  • Preços: normalmente custa cerca de 30 euros por adulto e cerca de 20 euros por criança, desde que tenham entre 3 e 10 anos de idade.
  • Duração: estes passeios de barco para observação de golfinhos costumam durar cerca de 2 horas e os horários de saída do porto costumam variar entre as 10h e as 16h.
  • Condições: o barco não é adequado para pessoas em cadeiras de rodas, são permitidos animais de assistência, são permitidos bebés e, embora tenha de haver um número mínimo de participantes, o número de passageiros é limitado a um máximo de 12 turistas.

4. Excursões de buggy até à aldeia de Istan por estrada

Aldeia de Istán| ©Nan Palmero
Aldeia de Istán| ©Nan Palmero

A adrenalina também é uma boa forma de viver o turismo em Marbella e, por isso, as excursões de buggy desde os arredores da cidade até à aldeia de Istán são uma excelente atividade para todo o tipo de turistas. Não esquecer que Istán é uma localidade da cordilheira que se situa na parte inferior da Costa del Sol. Por isso, a subida é feita por uma estrada asfaltada, mas a certa altura transforma-se num terreno completamente montanhoso que permite viver uma experiência totalmente campestre.

É claro que não é uma atividade disponível para pessoas com mobilidade reduzida a uma cadeira de rodas e está reservada exclusivamente a adultos devido às características de condução de um veículo todo-o-terreno como este. Além disso, estão incluídas bebidas, toalhetes para o pó, luvas para o guiador e óculos de proteção contra o pó.

Detalhes interessantes

  • Preço: pode custar cerca de 80 euros por pessoa e inclui o pagamento do veículo todo-o-terreno de 4 rodas, conhecido como buggy, entre duas pessoas, num total de 160 euros por buggy. A taxa inclui também um guia que acompanha os participantes em todos os momentos.
  • Duração: este tipo de excursão dura normalmente cerca de 2 horas em média, o que é tempo mais do que suficiente para ir até Istambul e regressar a Marbella e até para fazer uma pausa.
  • Condições: é importante que em algum momento tenha conduzido um veículo deste tipo por razões de segurança e também tem de ter em conta que haverá sempre duas pessoas por buggy e se não tiver um acompanhante, a tarifa será de 160 euros individualmente.

Os melhores passeios de buggy à aldeia de Istán

5. Uma visita guiada à cidade de Estepona

Estepona| ©Jakub Uzieblo
Estepona| ©Jakub Uzieblo

Estepona é um lugar que merece ser visitado por conta própria quando se visita Marbella e toda a região da Costa del Sol andaluza. Por isso, uma visita guiada pode ser a melhor alternativa para conhecer de forma divertida e planeada o centro histórico desta localidade, destacando as suas ruas repletas de vegetação nesta comunidade conhecida como o Jardim da Costa pelos habitantes locais.

El Castillo de San Luis, a rota dos murais urbanos, a famosa Plaza de las Flores, o passeio marítimo de Estepona e o Museu Arqueológico de Estepona são outros locais que costumam estar incluídos no itinerário de uma excursão como esta.

Além disso, é de referir que esta excursão está planeada com base num passeio de bicicleta eléctrica ou de scooter eléctrica, consoante o caso de cada participante. O capacete e o seguro estão incluídos no preço do serviço, bem como o pagamento do guia especializado na história de Estepona.

Detalhes de interesse

  • Preço: a visita custa normalmente cerca de 48 euros por pessoa e não há distinção entre adultos e menores.
  • Duração: este tipo de visita guiada tem normalmente uma duração aproximada de 2 horas e meia. Esta é a duração habitual, mas pode ser alargada até 3 horas, dependendo das condições da experiência.
  • Condições: trata-se normalmente de uma visita privada, pelo que é necessário um número mínimo de participantes para que a visita possa ser agendada. A maioria das vezes o itinerário começa em Estepona e, portanto, o transfer do seu hotel em Marbella terá de ser organizado por si.

Visita guiada ao centro histórico de Estepona

6. Visita às vinhas de Ronda

Vinhedo| ©Freepik
Vinhedo| ©Freepik

À beleza arquitetónica e à importância histórica de Ronda junta-se o facto de ter uma pequena indústria vin ícola no âmbito agrícola da Andaluzia. Por isso, as visitas guiadas que partem de Marbella e que o levam a uma bodega de Ronda para apreciar a beleza dos vinhedos e a qualidade de uma degustação de vinhos produzidos localmente são ideais.

Tenha em conta que a degustação não se limita a provar as colheitas conseguidas até à data nas bodegas da região. É que há também toda uma parte do itinerário dedicada a conhecer o processo de elaboração do vinho nos barris de maturação. Para além disso, há tempo livre para desfrutar de um passeio turístico pelo centro de Ronda, caso os participantes não tenham tido a oportunidade de visitar a cidade em ocasiões anteriores.

Detalhes de interesse:

  • Preço: O preço é de aproximadamente 180 euros e há um requisito mínimo de dois participantes com um máximo de 6 pessoas na excursão. O preço inclui o guia turístico, bem como o transporte de e para o hotel.
  • Duração: Este tipo de excursão dura geralmente cerca de 8 horas. O que é sensato se tivermos em conta que há duas horas de visita livre a Ronda, uma hora de viagem de ida e uma hora de viagem de regresso.
  • Condições: este passeio não é adequado para pessoas em cadeiras de rodas e está reservado exclusivamente a participantes maiores de idade.

Compre a sua excursão privada de vinho com tapas em Ronda

7. Assistir a um espetáculo de flamenco

Espetáculo de flamenco| ©Dolo Iglesias
Espetáculo de flamenco| ©Dolo Iglesias

O flamenco é uma das manifestações culturais mais importantes de toda a Espanha e é definitivamente uma das marcas da identidade da Andaluzia, a região onde Marbella está localizada. Por isso, assistir a um espetáculo noturno deste famoso género de dança e música quando se está na Costa del Sol é uma visita obrigatória.

A melhor maneira de o fazer é participar num desses espectáculos organizados por companhias de dança. Trata-se de eventos que contam com artistas profissionais formados em epicentros desta indústria musical, como Sevilha ou Málaga.

Detalhes de interesse:

  • Preço: é possível conseguir um espetáculo por 30 euros por pessoa para um espetáculo de 4 actos em que há diferentes músicos e vários intérpretes.
  • Duração: A duração de um espetáculo a este preço e com estas características é normalmente de uma hora em média e, dependendo do local, poderá ficar mais algumas horas a beber e a beber no estabelecimento.
  • Condições: é permitida a entrada de menores, desde que acompanhados pelos pais. Ao mesmo tempo, os teatros estão normalmente equipados para o acesso de cadeiras de rodas.

Desfrutar de um autêntico espetáculo de flamenco

8. Uma visita privada ao Caminito del Rey

Caminito del Rey| ©alfcermed
Caminito del Rey| ©alfcermed

O Caminito del Rey é uma rota de caminhada que atravessa o terreno irregular das montanhas perto de Marbella e consiste numa série de secções que atravessam penhascos com pontes suspensas e túneis em pedra natural através do Parque Nacional de Ardales. Uma visita guiada privada pode ser a melhor alternativa para aqueles que procuram desfrutar da experiência com um especialista no terreno e na história desta região natural.

Este tipo de excursão consiste num passeio que inclui a transferência de e para o seu alojamento, o uso de capacetes e equipamento de segurança para as secções onde são necessários e também o pagamento do guia que o acompanhará a si e aos seus companheiros em todos os momentos. As Gargantas dos Gaitanejos e o Vale do Hoyo são alguns dos pontos altos desta famosa rota de caminhadas de montanha.

Detalhes de interesse:

  • Preço: esta excursão custa normalmente cerca de 300 euros, que são divididos de acordo com o número de participantes. Tenha em conta que deve haver um número mínimo de participantes na reserva para que a excursão se realize.
  • Duração: dura normalmente cerca de 5 horas, mas a esse tempo acresce o transfer de Marbella para a zona de acesso ao Caminito del Rey no Parque Nacional de Ardales.
  • Condições: Não é adequado para menores e definitivamente não é permitido para crianças com menos de 8 anos de idade. As mulheres grávidas e os doentes cardíacos também devem evitar participar numa atividade como esta.

Excursão privada de meio dia ao Caminito del Rey a partir de Málaga ou Marbella

9. Aluguer de um jet ski para passear em Marbella

Jet ski| ©Bas van den Eijkhof
Jet ski| ©Bas van den Eijkhof

O jet ski é uma das actividades mais divertidas em qualquer praia que tenha as condições meteorológicas adequadas para a praticar e a Costa del Sol é o local ideal para desfrutar de uma sessão de jet ski nas águas do Mediterrâneo.

Tenha em mente que esta atividade é sugerida para adultos e é basicamente algo que vale a pena fazer se pretende continuar um dia na praia na costa de Marbella. Porque quando sair da água estará encharcado e, por isso, é preferível que tenha vontade de continuar nas praias próximas da Marina de Marbella, uma vez que estas motas de água estão aí localizadas para o usufruto de quem procura uma curta sessão de adrenalina aquática.

Detalhes de interesse:

  • Preço: normalmente custa cerca de 100 euros aproximadamente. Tenha em conta que numa única mota de água cabem duas pessoas.
  • Duração: o aluguer de jet ski tem normalmente a duração de meia hora, mas há ocasiões em que o serviço é concebido para um formato de 45 minutos.
  • Condições: é permitida a participação de crianças desde que acompanhadas por um adulto e são claramente fornecidos coletes salva-vidas de tamanhos adequados a todos os participantes na sessão de jet ski.

10. Apreciar o pôr do sol num passeio de barco

Passeio de barco ao pôr do sol| ©ELG21
Passeio de barco ao pôr do sol| ©ELG21

Uma das melhores coisas para fazer em Marbella no verão ou em qualquer altura do ano é dar um passeio de barco luxuoso para apreciar o pôr do sol enquanto desfruta de petiscos gourmet e de um bom copo de vinho. Lembre-se que a melhor forma de participar nesta atividade é reservando uma excursão privada, o que significa que os únicos passageiros no veleiro, catamarã ou iate serão você e os seus acompanhantes.

Algumas destas excursões partem do Porto de Marbella, mas também há outras que normalmente começam a navegar a partir de Puerto Banús. O que é lógico, sabendo que este é o bairro por excelência do luxo e da exclusividade na Costa del Sol.

Detalhes de interesse:

  • Preço: geralmente cerca de 150 euros por pessoa, mas as tarifas podem ser ajustadas para cima ou para baixo, dependendo do número de participantes.
  • Duração: um passeio de barco ao pôr do sol com champanhe e alguns acompanhantes para tapas dura normalmente cerca de 2 a 3 horas.
  • Condições: a experiência inclui um marinheiro, bem como alguns assistentes de navegação. Há um guia que pode estar presente no barco, caso deseje ser acompanhado para conhecer os pormenores históricos da Costa do Sol.