Marbella em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Marbella é o epicentro turístico mais importante e famoso da Costa del Sol, no sul de Espanha, localizado na Andaluzia, a sul da cidade de Málaga. Nesta publicação, descrevo em pormenor várias actividades de que pode desfrutar sem qualquer inconveniente quando visitar esta bela cidade por um único dia.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

Marbella em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Marbella ao pôr do sol | Claudiu Danaila

As melhores coisas para fazer ou ver em Marbella pertencem a uma lista inesgotável de planos e actividades que o poderiam manter ocupado durante um mês inteiro em toda a região da Costa del Sol, no sul da Andaluzia. Ao mesmo tempo, um único dia na cidade pode parecer insuficiente, quando há quem passe uma temporada inteira na zona para desfrutar ao máximo da beleza natural da região.

No entanto, seguindo o itinerário que preparei para si, ficará a conhecer a maioria das atracções emblemáticas da cidade. Por isso, sugiro que continue a ler esta compilação de planos para que possa regressar a casa ou partir para o seu próximo destino de viagem sabendo que conheceu algumas das grandes atracções da região.

Começar o dia com um pequeno-almoço na Plaza de los Naranjos

Praça das Laranjas| ©Roberto Pasini
Praça das Laranjas| ©Roberto Pasini

Para os nutricionistas, o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia e não há melhor lugar entre os locais mais emblemáticos de Marbella do que a Plaza de los Naranjos para começar um passeio turístico pela cidade depois de tomar o pequeno-almoço ao melhor estilo mediterrânico espanhol. Existem diferentes estabelecimentos na zona que merecem ser visitados, mas a Churrería Ramón é um dos mais recomendados por turistas e locais se estiver à procura de um bom lugar para comer nesta praça.

A rueda de churros é o seu prato por excelência e não hesite em acompanhá-los com chocolate e café, caso queira desfrutar de alguns sabores mais doces. Ou com um sumo de laranja fresco e abundante, caso queira algo mais cítrico no seu paladar. A Cafetaria Los Naranjos, com os seus grandes toldos vermelhos e as suas paredes brancas típicas do estilo andaluz, é outra alternativa se procura um menu mais diversificado e extenso.

Quanto à praça, deve saber que é um espaço que foi fundado após a reconquista cristã no final do século XV e está rodeado por edifícios andaluzes como a Casa Consistorial e a Casa del Corregidor. São jóias arquitectónicas que tem de apreciar durante a sua visita à cidade. A fonte renascentista no centro da praça está rodeada por laranjeiras centenárias que dão o nome a este canto muito famoso de Marbella.

Dependendo da sua logística, este pode ser um local ideal para chegar com um transfer privado do aeroporto de Málaga, no caso de não querer ir primeiro para o hotel na Costa del Sol onde está hospedado durante esta curta visita. A verdade é que chegar ao átrio e deixar os seus escassos pertences no local pode ser um atraso significativo para começar a sua visita turística a Marbella.

Continue com um passeio turístico pelo centro histórico de Marbella

Alcazaba de Marbella| ©Diputación de Málaga
Alcazaba de Marbella| ©Diputación de Málaga

Estando no centro do centro histórico de Marbella, depois de terminar o pequeno-almoço na Plaza de los Naranjos, torna-se prioritário continuar a percorrer o resto da zona para conhecer outros dos recintos mais importantes da geografia urbana desta cidade. Recorde-se que a maior parte deste bairro tem a sua origem em finais do século XV, após a reconquista cristã desta parte da península.

As ruas Caballeros, Estación, Álamo, Soledad e Remedios são algumas das mais bonitas devido ao grande número de casas andaluzas. Distinguem-se pela sua cor branca imaculada e pelas flores características que criam o cenário ideal para que toda a zona esteja repleta de lojas de luxo, tabernas, cafés e restaurantes, bem como lojas de artesanato local e galerias de arte.

O Castelo de Marbella, ou o que resta dele, é um local de visita obrigatória, juntamente com a Igreja de Nuestra Señora de la Encarnación, construída sobre o que foi outrora uma antiga mesquita. De facto, o resto da área é um local que vale a pena explorar nos seus próprios termos e sem ficar demasiado exausto. Não se pode ignorar que o resto da cidade tem actividades suficientes para o manter entretido durante o resto do dia.

Tenha em conta que as melhores visitas guiadas de Marbella são uma excelente forma de fazer um percurso guiado e planeado, no qual se aprende todos os detalhes da história deste local num período de 2 ou 3 horas. Isto é ideal para não ficar demasiado cansado e continuar com o resto do itinerário.

Reserve a sua visita guiada ao centro histórico de Estepona

Passear pelo Parque da Alameda e pela Avenida del Mar

Parque da Alameda| ©Martin_Vmorris
Parque da Alameda| ©Martin_Vmorris

Atravessando a Avenida Ramón y Cajal a partir da Calle Africa, no sul do centro histórico, chegará diretamente ao centro do Parque da Alameda. Este é um pequeno parque urbano com um grande número de árvores que criam um dos espaços públicos mais bonitos e especiais de Marbella. Na realidade, trata-se de um pequeno jardim botânico com uma diversidade de flora muito interessante, que vai desde as palmeiras das Canárias até às flores tropicais.

Os seus caminhos de azulejos amarelos e acinzentados são um excelente local para fazer uma sessão fotográfica como recordação do seu curto passeio pela cidade mais turística da Costa do Sol andaluza. Ao mesmo tempo, a bela e pitoresca fonte localizada bem no centro do parque é um tesouro histórico com quase 250 anos de idade.

A partir deste mesmo parque, terá acesso direto à famosa Avenida del Mar, uma elegante avenida construída sobre um caminho de mármore com várias lojas, restaurantes e cafés em ambas as extremidades do seu comprimento. Para algumas pessoas, este espaço pode ser considerado como uma longa praça retangular e uma das suas grandes atracções são as 10 esculturas de Salvador Dalí que estão dispostas no centro do passeio.

Isto cria uma espécie de museu ao ar livre, completamente gratuito, para admirar algumas das obras de um dos artistas mais importantes do século XX. Tenha em mente que esta parte do itinerário é uma das melhores coisas para ver ou fazer em Marbella com crianças, pois é apresentada como uma pausa entre outras actividades turísticas que podem não ser tão interessantes para um bebé. A secção do parque é ainda mais recomendada para as crianças, uma vez que podem brincar tranquilamente, desde que respeitem o ambiente que as rodeia.

Ir para a Marina de Marbella

Marina de Marbella| ©Tom Wheatley
Marina de Marbella| ©Tom Wheatley

Como a ideia é que a sua visita turística a Marbella seja coerente para que não perca tempo a ir de um local para o outro extremo da cidade e depois voltar ao mesmo ponto, então a próxima paragem no seu itinerário deve ser a marina de Marbella. Esta é a marina mais antiga da cidade e hoje em dia tornou-se um importante destino turístico na secção central da extensão quilométrica de Marbella.

A zona está repleta de restaurantes, tem alguns clubes para os fanáticos da náutica e da pesca desportiva e passear pela zona é uma continuação perfeita dos seus planos turísticos no que se tornou o centro de Marbella. Pode sentar-se para comer tapas em algumas das luxuosas tabernas da zona ou pode caminhar ao longo das praias vizinhas. Como a Playa de Venus ou a conhecida Playa del Porto.

Tenha em mente que a maioria dos passeios de barco ao longo da costa de Marbella partem deste porto devido à sua localização estratégica, que o torna totalmente acessível para aqueles que estão hospedados tanto no extremo leste como no oeste da cidade. Ao mesmo tempo, é importante notar que, ao percorrer esta marina, só encontrará barcos desportivos, como pequenos veleiros ou barcos de poucos metros. Mas não se preocupe, pois mais adiante no seu itinerário poderá conhecer outros locais interessantes com barcos de luxo dignos de um filme de espionagem.

Alugar uma bicicleta em Marbella

Pedalar pelo Paseo Marítimo até ao Parque de la Constitución.

O passeio marítimo| ©Luis Coronel
O passeio marítimo| ©Luis Coronel

A partir da marina de Marbella também pode começar um passeio ao início da tarde ao longo da Avenida Duque de Ahumada. Esta estende-se por 7 quilómetros desde Marbella até à famosa e luxuosa urbanização de Puerto Banús. No entanto, é totalmente insensato partir para um passeio depois de ter passado toda a manhã a passear pela cidade velha.

Por isso, chegar à esquina onde se encontra a escultura de Marino Amaya para começar o seu passeio pelo vizinho Parque de la Constitución é uma excelente ideia para continuar o seu passeio turístico pela cidade.

Lembre-se que este é um espaço que tem um auditório, um parque com atracções para crianças, um bosque ajardinado e um centro municipal de dança. Todos estes pormenores podem parecer-lhe irrelevantes, uma vez que só estará na cidade durante um dia, mas menciono-os para que compreenda que se trata de um dos espaços públicos mais importantes da Costa do Sol.

Por sua vez, o passeio pelo Paseo Marítimo é uma atividade turística típica desta cidade e, de facto, é uma das melhores coisas para fazer em Marbella no inverno. É uma forma de desfrutar da praia sem ter de entrar na areia e na água com as temperaturas ambiente mais frias do ano.

Regressar ao centro histórico para uma boa paella ao fim da tarde

Paella| ©Kaitlin Dowis
Paella| ©Kaitlin Dowis

Estando no Parque de la Constitución é provável que se abra o apetite a todo o grupo de acompanhantes, pois a essa altura do dia já terão passado algumas horas desde que tomaram o pequeno-almoço no coração gastronómico da zona, o centro histórico. Por isso, é aconselhável regressar a esta zona com um passeio a pé pela Avenida Ricardo Soriano ou pedir um táxi, que para a curta distância de menos de um quilómetro não custará mais do que 7 ou 8 euros.

E quando regressar ao centro histórico, terá a possibilidade de saborear algumas das melhores paellas da cidade, e até mesmo de toda a Costa del Sol. Não se esqueça que a oferta gastronómica da zona é diversificada e isso significa que as interpretações do que deve ser uma paella também mudam de restaurante para restaurante. Alguns optam por ser restaurantes de arroz de autor, com ingredientes inovadores, enquanto outros procuram prestar uma homenagem genuína às tradições da paella andaluza.

O bar El Estrecho e a taberna TierrAranda são dois locais bem conhecidos localizados na Calle San Lázaro, enquanto o restaurante El Cortijo na Calle Remedios e o Patio de Mariscal são outras alternativas altamente recomendadas. Aconselho-o a acompanhar a sua paella ao melhor estilo dos consumidores andaluzes, ou seja, com uma refrescante sangria como bebida principal.

Tenha em mente que a exploração gastronómica é uma das melhores coisas a fazer em Marbella, independentemente da época do ano e do orçamento dos turistas. Assim, na sua próxima visita à cidade, é uma excelente ideia fazer um passeio gastronómico pela cidade ou identificar um par de pratos que gostaria de comer durante um período mais longo e mais viável.

Termine o dia com um passeio noturno por Puerto Banús

Noite em Puerto Banús| ©The-Box-Factory
Noite em Puerto Banús| ©The-Box-Factory

Como a ideia é que no dia seguinte possa afirmar que conhece a maior parte de Marbella, torna-se necessário que ainda tenha planos para depois do seu almoço ao fim da tarde. Nesse contexto, não há melhor local para apanhar o pôr do sol do que a zona privilegiada e exclusiva de Puerto Banús. Trata-se de um empreendimento imobiliário que, desde os anos 70, se tornou o destino de eleição dos ricos e famosos da Costa del Sol e é hoje o epicentro da vida nocturna e do consumo de luxo na região.

Para chegar a esta comunidade terá de pagar um táxi, uma vez que está localizada a cerca de 6 ou 7 quilómetros a sudoeste do centro histórico de Marbella. Não deixa de fazer parte da cidade, mas quando lá se chega parece um universo paralelo devido ao nível de luxo e exclusividade que se percebe na marina com os seus grandes e modernos iates ou nas lojas de luxo como a Louis Vuitton ou a Hermés.

Pode desfrutar da zona tomando um café enquanto passeia pela marina ou mesmo sentado numa esplanada a apreciar o pôr do sol. Apesar de ter sido um destino para milionários, é agora uma atração turística para todos os tipos de consumidores com bolsos significativamente mais pequenos. Tanto é assim que passear por Puerto Banús é uma das melhores coisas para ver ou fazer em Marbella no verão. Independentemente do local de alojamento e do montante que pretende gastar na sua viagem.

Não hesite em entrar num dos bares da Calle Ribera se lhe apetecer

Bar irlandês| ©Amie Johnson
Bar irlandês| ©Amie Johnson

A Calle Ribera é o coração das compras de luxo em Puerto Banús, mas à noite torna-se também o epicentro da vida nocturna de Puerto Banús. Dependendo de quem o acompanha na sua viagem, é uma boa ideia aproveitar esta famosa rua para tomar umas bebidas em alguns dos bares ou discotecas ao longo do caminho. Que está entre os mais emblemáticos quando se trata de turismo de luxo no Mediterrâneo espanhol.

Tenha em mente que, em geral, a festa é sempre uma das melhores coisas para fazer em Marbella à noite e, portanto, você não pode perder a oportunidade de experimentar algo assim se você é alguém que gosta deste tipo de atividade. Isto é, desde que sinta que pode lidar com a ressaca no dia seguinte, uma vez que provavelmente tem uma viagem de um dia organizada a partir de Marbella que o levará ao seu novo destino de férias.

St. Patrick Pub, O'Grady's Irish Pub e Astral Bar são apenas alguns dos locais que pode visitar se estiver à procura de festa, enquanto o News Club, Gaucho de Banús e o restaurante A1 Aretusa são boas opções se estiver à procura de um jantar animado com alguma música de fundo.