Semana Santa em Malaga: o que ver e o que fazer

A cidade de Málaga é normalmente um destino popular durante a Semana Santa porque as suas praias são o refúgio perfeito para estas curtas férias. Convido-o a continuar a ler este post para descobrir mais planos de entretenimento.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

Semana Santa em Malaga: o que ver e o que fazer

Catedral de Málaga | ©F Delventhal

As melhores coisas para fazer em Málaga não são muito diferentes na primavera do que no verão e isto tem a ver com o facto de a Andaluzia ter um clima favorável durante a maior parte do ano. Pelo menos quando se trata de desfrutar da sua costa arenosa. Por outro lado, durante a Semana Santa há muitos planos que têm a ver com tradições religiosas.

Por isso, neste post compilei alguns dos sítios que pode visitar e algumas das coisas que pode fazer durante uma viagem a Málaga na Semana Santa. Estes factos permitir-lhe-ão desfrutar da sua viagem com um melhor planeamento do seu tempo e orçamento.

1. Tente estar na cidade na Quinta-feira Santa

Semana Santa em Málaga| ©Hernán Piñera
Semana Santa em Málaga| ©Hernán Piñera

A data mais importante da Semana Santa de Málaga é a Quinta-feira Santa, o que se deve ao facto de a maioria das procissões se realizar desde as primeiras horas da manhã até à noite desse dia. As irmandades de La Esperanza, Cristo de Mena, Santa Cruz e Los Viñedos são apenas algumas das congregações que costumam marchar com os seus nazarenos pelo centro histórico da cidade.

Para sua comodidade, deve saber que os horários destas procissões mudam todos os anos, assim como o trajeto que podem seguir. Isto não significa que o número de turistas seja menos significativo. Por isso, se não quiser perder este importante evento cultural, é aconselhável reservar um transfer direto do Aeroporto de Málaga para o seu alojamento na Costa del Sol.

Isto evitará o desafio de ter de lidar com os transportes públicos e permitir-lhe-á poupar tempo suficiente para que possa desfrutar da procissão mais perto do seu hotel. Poderá então dedicar o resto da sua Quinta-feira Santa a outras actividades turísticas.

2. Visitar a Basílica da Cofradía de la Esperanza

Semana Santa na Bacilica| ©Fabrizio Annibali
Semana Santa na Bacilica| ©Fabrizio Annibali

As diferentes irmandades e confrarias católicas encarregadas de levar a cabo as procissões da Semana Santa em Málaga dispõem de locais onde exibem as esculturas das suas respectivas virgens e Cristos, bem como outros elementos da longa história da maioria destas congregações religiosas.

A Basílica de la Cofradía de la Esperanza destaca-se nesta lista de lugares , principalmente pela grande coleção de arte católica e elementos religiosos que fazem parte desta instituição.

Por outro lado, não se deve deixar de visitar a catedral da cidade, especialmente durante a Semana Santa. Ainda mais sabendo que a sua localização estratégica no centro da cidade lhe permitirá percorrer o resto da zona histórica para se dedicar a outras actividades de animação turística.

O nome oficial da catedral é Santa Iglesia Catedral Basílica de la Encarnación e se é um amante da arquitetura, deve saber que é um dos maiores tesouros renascentistas da Andaluzia. Ao mesmo tempo, é um dos edifícios mais significativos de toda a cidade de Málaga. Por isso, optar por uma visita guiada ao centro histórico e a esta catedral é uma excelente forma de desfrutar da cidade no âmbito cultural da Semana Santa.

Reservar uma visita guiada ao centro histórico e à Catedral de Málaga

3. Desfrutar de limões com sal durante as procissões

Limões com sal em Málaga| ©Manuel Arcos
Limões com sal em Málaga| ©Manuel Arcos

Outra tradição que está diretamente relacionada com as procissões da Páscoa em Málaga é comer limões com sal para se hidratar durante estas longas caminhadas. A razão exacta do nascimento deste elemento culinário da Semana Santa em Málaga não é clara. Mas o que é certo é que hoje em dia tanto os turistas como os habitantes locais podem provar este ritual picante graças aos vendedores ambulantes que estão presentes na maioria dos locais onde as procissões se realizam desde o início da manhã até ao final da tarde.

O preço deste ritual não será demasiado para o seu bolso, uma vez que por menos de 1 € pode desfrutar de limões com sal em mais do que uma ocasião durante a procissão. De facto, se és um amante dos sabores azedos, este pode tornar-se um dos teus momentos preferidos durante uma viagem de 4 dias a Málaga, tempo suficiente para explorares a maior parte da cidade numa altura tão peculiar como a Semana Santa.

A forma mais fácil de identificar estas bancas de rua será pelo nome deste prato, já que é conhecido localmente como limones cascarudos. Também é preciso saber que comer pedaços de cana de açúcar também faz parte desta tradição culinária da Páscoa em Málaga. Pelo menos entre aqueles que procuram um contraste entre o doce e o azedo.

4. Ver a libertação do prisioneiro na quarta-feira de Páscoa

Semana Santa em Málaga| ©javier gomez
Semana Santa em Málaga| ©javier gomez

Todas as quartas-feiras santas na cidade de Málaga há uma tradição muito interessante que tem centenas de anos. Trata-se da libertação por indulto de um prisioneiro que não cometeu um crime de sangue. O ato cerimonial é organizado pela Irmandade de Nuestro Padre Jesús El Rico e María Santísima del Amor. Tudo graças a uma concessão histórica do Rei Carlos III em 1795.

A origem exacta da tradição tem a ver com o facto de, no passado, ter havido uma peste em Málaga que também afectou a população prisional. Em consequência desta crise, os presos saíram à rua sem tirar as correntes e levaram a imagem de Jesus El Rico, que estava a ser conservada na sua capela, para fazer uma procissão pelos locais mais afectados pela epidemia.

Quando a procissão terminou, devolveram a imagem à igreja e regressaram à prisão. O tema fantástico da lenda surgiu porque a epidemia que ameaçava Málaga desapareceu subitamente. Por esta razão, Carlos III promulgou um decreto que concedia a prerrogativa excecional de libertar um prisioneiro anualmente durante a Semana Santa.

Assistir a este ato é uma das 10 melhores coisas para fazer em Málaga durante a Semana Santa. Normalmente, este ato tem lugar na Plaza del Obispo, em frente à catedral da cidade, pois é um local que costuma fazer parte do percurso da procissão desta Irmandade de Jesus Rico.

5. Fazer um passeio gastronómico para provar os melhores pratos quaresmais

Tapas em Málaga| ©Creusaz
Tapas em Málaga| ©Creusaz

Uma das tradições mais interessantes do catolicismo é o facto de, durante a Quaresma, que vai de Quarta-feira de Cinzas a Quinta-feira Santa, não se comer carne às sextas-feiras. Isto significa que, em lugares como a Andaluzia, foi configurado um menu especial com receitas específicas que foram passadas de geração em geração para tornar a vida quotidiana mais favorável durante este período do ano.

A cidade de Málaga não escapa a esta realidade e, felizmente, hoje em dia tem uma grande variedade de receitas quaresmais típicas da Costa del Sol. Se quiser conhecer alguns destes pratos representativos, é aconselhável participar numa das melhores excursões gastronómicas de Málaga.

Isto deve-se principalmente ao facto de algumas delas o levarem a visitar restaurantes típicos conhecidos pelos seus pratos à base de peixe ou vegetais. Há também outros que oferecem vinhos e tapas baseados nesta tradição.

6. Aproveite a oportunidade para visitar os museus da cidade

Pátio do Museu Picasso em Málaga| ©Dr Bob Hall
Pátio do Museu Picasso em Málaga| ©Dr Bob Hall

Em toda a extensão de Málaga existem mais de 30 museus diferentes e, durante a Semana Santa, tem o privilégio de os visitar em horários especiais, pois é uma época com grande afluência de turistas. Alguns deles são dedicados à arte religiosa, como as sedes das irmandades que participam nas procissões, enquanto outros se dedicam à história da arte nesta cidade.

Um bom exemplo da importância que Málaga teve para a arte contemporânea é o facto de Picasso ter nascido nesta cidade. Por este motivo, o Museu Picasso de Málaga alberga uma das maiores colecções do mundo de obras do maior representante do cubismo e da abstração do século XX.

Visitar o Centro Pompidou de Málaga é também uma excelente oportunidade que não pode perder durante a sua visita na Páscoa. Este local é a primeira sede desta instituição de arte francesa fora de Paris, e a coleção de obras que encontrará no seu interior é toda dedicada à arte contemporânea. Além disso, as instalações do museu são um espetáculo arquitetónico por si só.

O Museo Carmen Thyssen Málaga é outra das importantes instituições de arte de Málaga e é a coleção privada que pertenceu a Carmen Cervera, que foi a terceira esposa do Barão Hans Heinrich Thyssen-Bornemisza.

Compre o seu bilhete para o Museo Carmen Thyssen Málaga

7. A época balnear abre na costa de Málaga

Praia de Málaga| ©Johannes Schwanbeck
Praia de Málaga| ©Johannes Schwanbeck

Muitas pessoas atrevem-se a dizer que as praias da costa de Málaga acompanham as procissões como as principais protagonistas da época da Semana Santa nesta cidade. Uma das grandes atracções de Málaga é a sua localização estratégica na Costa do Sol, o que lhe permite ter mais de 15 praias, incluindo a praia da Misericórdia, cujo nome coincide com o de uma das irmandades que todos os anos costumam participar nas procissões da Semana Santa.

Deve saber que esta decisão de tirar uma das suas tardes para ir à praia é uma das melhores coisas para fazer em Málaga com crianças, pois é uma atividade apropriada para toda a família que lhes permite estar num espaço natural que, neste caso, tem a oferta comercial necessária para ter todas as comodidades ao longo do dia.

As Praias de Palo, a famosa Praia da Malagueta e a vizinha comunidade de Torremolinos são alguns dos recantos da costa de Málaga que poderá desfrutar durante a sua viagem.

Em qualquer caso, também é altamente recomendável alugar um barco para explorar outras praias e comunidades da Costa del Sol um pouco mais distantes durante a Semana Santa. Especialmente se tivermos em conta que a procura deste tipo de serviço turístico é menos significativa na Páscoa do que na época alta do verão, o que significa que não será necessário reservar com tanta antecedência.

8. Festa em todo o centro histórico

Festas| ©Cesar Pics
Festas| ©Cesar Pics

Os jovens e as pessoas sem tradições religiosas também costumam visitar a cidade de Málaga durante a Semana Santa, seja para desfrutar das praias ou simplesmente para aproveitar o clima favorável. Isto significa que os abundantes bares e restaurantes do centro histórico terão uma das suas melhores épocas de vendas durante este período e se quiser desfrutar de uma noite fora, então não pode perder um passeio pelas ruas do centro da cidade.

As esplanadas são normalmente o tipo de ambiente preferido para uma noite fora no centro histórico de Málaga, pois são locais que permitem desfrutar do bom tempo e da noite estrelada enquanto se está com música e um par de bebidas entre amigos e pessoas em busca de diversão. El Batik, a Terraza del Málaga Palacio e a Terraza de San Juan são um pouco mais exclusivos, enquanto os bares de rua da Plaza Uncibay e La Malagueta são lugares essenciais para continuar a noite.

De qualquer forma, sair para jantar e depois continuar a noite com bebidas e música é uma das melhores coisas para fazer à noite em Málaga durante todo o ano. Especialmente durante a Semana Santa, pois são as datas preferidas dos habitantes locais e dos turistas para sair e divertir-se.

9. Ir a Riogordo para ver a sua representação da Paixão de Cristo

Semana Santa em Riogordo| ©inizaba
Semana Santa em Riogordo| ©inizaba

Na aldeia de Riogordo, situada na província de Málaga, a menos de 40 minutos da cidade, realiza-se uma encenação da Paixão de Cristo com décadas de existência, que converteu este lugar num local a não perder durante a Semana Santa em Málaga. O evento é conhecido como o Paso de Riogordo e é, sem dúvida, uma das manifestações religiosas mais interessantes de Espanha.

A encenação propriamente dita costuma durar várias horas e, basicamente, segue passo a passo os momentos que antecedem a morte de Jesus Cristo, bem como o seu processo de ressurreição. Tudo isto tem lugar num espaço que foi criado nesta localidade para receber até 10.000 turistas anualmente. As representações costumam ter lugar entre sexta-feira e sábado e o processo envolve mais de 500 actores.

De igual modo, deve saber que vir a esta localidade é algo a recomendar para além da representação da Paixão de Cristo, pois faz parte das melhores excursões de um dia a partir de Málaga durante a maior parte do ano. Tudo isto porque se trata de uma autêntica aldeia andaluza que pode ser muito divertida, dependendo da forma como se decide desfrutá-la.

10. Não hesite em fazer uma visita guiada à vila

As ruas de Málaga| ©Wolfgang Manousek
As ruas de Málaga| ©Wolfgang Manousek

Finalmente, há também o facto de a Semana Santa em Málaga oferecer muitos planos de entretenimento cultural e religioso, mas não se pode deixar a cidade sem a ter percorrido através da abordagem de um especialista na sua história. Por isso, optar por alguns dos melhores tours de Málaga é uma boa forma de se familiarizar com os bairros da cidade. Assim como com as próprias tradições que se desenvolvem entre os habitantes locais durante a Semana Santa.

Uma boa maneira de acelerar a exploração turística é participar num passeio de Segway. Especialmente porque os guias costumam tomar ruas estratégicas que o aproximarão dos monumentos, edifícios e igrejas que deseja ver, sem ter de lidar com o trânsito e as multidões de pessoas.

Reservar um passeio turístico de Segway em Málaga