10 Coisas para Fazer em Málaga em Dezembro

Quando o resto da Europa está frio e chuvoso, Málaga mantém-se luminosa e soalheira. Se quer saber tudo o que pode fazer em dezembro, hoje conto-lhe tudo em pormenor.

Andressa García

Andressa García

leitura de 9 minutos

10 Coisas para Fazer em Málaga em Dezembro

Málaga no Natal | ©lameato feliz

Visitar a cidade de Málaga durante o mês de dezembro e o Natal é uma das melhores decisões que se pode tomar. O seu clima, com cerca de 300 dias de sol durante todo o ano, oferece aos turistas e aos habitantes locais muitas alternativas de diversão durante todo o ano!

Outra grande vantagem de visitar a Costa del Sol durante esta época é a evidente diminuição do número de turistas que visitam o local, o que lhe deixará mais espaço para desfrutar das melhores coisas para fazer em Málaga com mais facilidade e conforto.

Aqui está uma lista de coisas específicas, divertidas e recomendadas para fazer em Málaga em dezembro. Organize a sua viagem com estas sugestões em mente e inclua o maior número possível delas no seu itinerário de viagem.

1. Fazer compras nos mercados de Natal de Málaga

Mercado de Natal de Benalmádena| ©AYTO
Mercado de Natal de Benalmádena| ©AYTO

dezembro é uma óptima altura para visitar Espanha, mas especialmente Málaga. Se tiver a oportunidade de organizar uma viagem durante a época festiva, deve saber que tanto na cidade como nos arredores existem alguns dos mais animados e pitorescos Mercados de Natal.

Fazer compras nos mercados é uma das melhores coisas para fazer em Málaga, enquanto passeia pelas ruas e aprende mais sobre a sua história e cultura. Aqui está uma pequena lista dos mercados mais tradicionais e populares de Málaga.

Mercado de Natal em Muelle Uno

O Muelle Uno, em Málaga, é um espaço frequentemente utilizado para a celebração de feiras e eventos locais. Durante a época natalícia não é diferente e este lugar, que oferece vistas maravilhosas sobre o Mar Mediterrâneo, acolhe o maior mercado de Natal da cidade.

Se decidir participar, encontrará uma variedade de bancas que vendem vestuário, artesanato, mas sobretudo gastronomia e enchidos e carnes frias produzidos localmente.

  • Data: O mercado é montado no final de novembro e prolonga-se para além da Epifania, em janeiro.
  • Horário de abertura: Aberto ao público de segunda a domingo, das 10 às 18 horas.

Mercado de Natal de Fuengirola

Considerado um dos mercados mais originais e bonitos da Costa do Sol, o evento tem lugar na Plaza de la Constitución, na pequena cidade de Fuengirola. Situa-se a 30 minutos de carro a sudoeste de Málaga.

  • Data: Desde o início de dezembro até aproximadamente 20 de dezembro.
  • Horário: Das 10:30 h às 18 h.

Reservar uma visita privada a Málaga

2. As Casas Corralones de Málaga celebram a sua festa em dezembro

Natal em Málaga| ©alienganímedes
Natal em Málaga| ©alienganímedes

Os Corralones são uma das surpresas escondidas de Málaga: casas tradicionais com pátios interiores de design andaluz, cheios de plantas e flores. São residências privadas que permanecem fechadas a maior parte do ano. No entanto, em meados de dezembro e durante uma semana, abrem as suas portas ao público.

Historicamente, estes espaços foram concebidos para o usufruto das actividades sociais das famílias que viviam no complexo. Durante a semana da festa de Corralones, é escolhido o pátio mais bem decorado e mais bonito.

Visite todos os Corralones de Málaga que tiver oportunidade e veja alguns dos mais belos pátios espanhóis que alguma vez viu. Mesmo que a sua estadia seja de curta duração, como 3 dias em Málaga ou menos, recomendo que dedique uma tarde a este passeio.

Informações úteis

  • Localização: Estes edifícios tradicionais estão localizados principalmente no bairro malaguenho de La Trinidad e também no bairro de Perchel.
  • Preço: O evento é gratuito para o público em geral.
  • Horário de abertura: O horário de abertura pode variar, geralmente aberto ao público de manhã até ao anoitecer.

3. Passear por Málaga à noite para ver a cidade iluminada

Luzes de Natal| ©Remy Frank
Luzes de Natal| ©Remy Frank

Se estiver na cidade durante a época festiva, uma das melhores coisas para fazer em Málaga à noite é apreciar as maravilhosas luzes de Natal que inundam as principais praças, ruas e edifícios históricos de Málaga.

As luzes de Natal em Málaga são inauguradas no final de novembro e permanecem instaladas até aos primeiros dias de janeiro; consequentemente, dezembro é o melhor mês para apreciar o espetáculo, durante estes dias um dos melhores planos é sempre dar um passeio pelas ruas para apreciar as luzes, saborear umas tapas ou um copo de vinho.

Informações úteis

  • Localização: O trecho de luzes mais famoso e mais elaborado é, possivelmente, o da Calle Larios, tomando o caminho em direção à Plaza Constitución. No entanto, recomendo vivamente que percorra as ruas laterais e os arredores para encontrar algumas criações realmente impressionantes.
  • Preço: Não é necessário, basta reservar uma das suas noites para passear pelas ruas de Málaga sozinho ou com amigos.

4. Patinagem no gelo na Aldeia de Natal de Málaga

Pista de gelo| ©Sergey Zayko
Pista de gelo| ©Sergey Zayko

Todos os anos, em dezembro, o famoso grupo de departamentos El Corte Inglés instala no coração de Málaga a sua atração chamada El Pueblo Navideño. Um lugar de diversão familiar onde se pode encontrar tudo, desde carrosséis, decorações de neve, trenós, escorregas, um comboio de Natal e uma pista de gelo.

Se for a Málaga com crianças no mês de dezembro, esta é uma atração que não pode perder. A pista de gelo de Málaga no Corte Inglés é normalmente instalada nos primeiros dias de dezembro e permanece aberta ao público até depois da Epifania.

Informações úteis

  • Localização: O El Corte Inglés de Málaga está localizado na Av. Andalucía, no distrito central de Málaga. Há várias linhas de autocarro que param a poucos minutos de distância, como por exemplo a Alameda Principal e a Plaza de Arriola.
  • Preço: Os bilhetes podem ser adquiridos diretamente na bilheteira a um preço de cerca de 6 euros por participante.
  • Horário de funcionamento: O horário oficial de funcionamento é de segunda-feira a domingo, aberto ao público das 11h00 às 14h00 e das 16h00 às 22h00, pelo que terá muito tempo para organizar uma visita.

5. Desfrutar dos concertos tradicionais de Natal em Málaga

Orquestra Filarmónica de Málaga.| ©E Press
Orquestra Filarmónica de Málaga.| ©E Press

Os concertos de Natal em Málaga costumam ter lugar em diferentes teatros e centros de arte da cidade, geralmente nos dias que antecedem o Natal.

Como se aperceberá em breve, a música e a dança constituem uma parte importante da cultura e das tradições de Málaga. Por esta razão, se for à cidade em dezembro, aproveite para desfrutar dos tradicionais concertos de Natal e também de alguns dos melhores espectáculos de flamenco de Málaga, em qualquer um dos seus maravilhosos tablaos locais.

Encontrará inúmeras opções por toda a cidade. A melhor maneira de comprar os bilhetes é diretamente na bilheteira no dia do espetáculo; alguns concertos, como o da Catedral de Málaga, são gratuitos.

Alguns dos espectáculos mais populares e aguardados são:

6. Aproveitar um dia de chuva para desfrutar dos museus de Málaga

Museu Picasso em Málaga| ©Fran Villena
Museu Picasso em Málaga| ©Fran Villena

De dezembro a janeiro é a época com mais dias de chuva em Málaga. Se por acaso apanhar um dia de chuva durante as suas férias, a cidade tem excelentes alternativas para estas ocasiões; uma das minhas preferidas é visitar os fantásticos museus de Málaga e passar uma tarde a explorar o lado mais artístico da cidade.

Como te deves lembrar, Málaga é famosa por ser o local de nascimento de Pablo Picasso, e é por isso que o Museu Picasso é um dos museus mais visitados da cidade. Aqui pode encontrar a coleção mais completa das obras do famoso artista, mas também exposições de outras figuras de arte famosas.

Informações úteis

Reserve o seu bilhete para o Museu Picasso

7. dezembro: a melhor altura para uma viagem a Gibraltar a partir de Málaga

Caminhada ao longo da Muralha de Gibralfaro.| ©Rafael Gómez
Caminhada ao longo da Muralha de Gibralfaro.| ©Rafael Gómez

O inverno é, sem dúvida, a melhor altura para fazer uma viagem de carro pelos belos vales, paisagens marítimas e aldeias da Costa del Sol de Málaga. Uma excursão a Gibraltar, por exemplo, é uma viagem de um dia ideal a partir de Málaga.

Gibraltar fica a menos de 2 horas de Málaga. Este pequeno território britânico ultramarino goza de temperaturas agradáveis durante todo o ano. dezembro é um excelente mês para o explorar, uma vez que o fluxo turístico é muito reduzido.

Não se esqueça de que o território é extremamente pequeno, pelo que uma viagem de um dia é normalmente suficiente para explorar todos os pontos de interesse.

É melhor planear e reservar os seus bilhetes com antecedência, antes da sua chegada a Málaga. Os preços das excursões rondam os 70 euros, que cobrem o transporte de ida e volta, o acompanhamento de um guia e as entradas em algumas atracções.

Reserve a sua excursão a Gibraltar

8. Desfrute das praias e de uma experiência de snorkelling em Málaga

Praia de Marbella| ©Damien Ramos
Praia de Marbella| ©Damien Ramos

Famosas em toda a Europa, as praias de Málaga são a imagem de marca única da cidade. Seja qual for a altura do ano em que visite Málaga, deve aproveitar a sua viagem para dar um mergulho rápido nas águas do Mediterrâneo.

Se tiveres a oportunidade de combinar um mergulho nas praias com uma experiência de snorkeling em águas cristalinas e até mesmo um passeio de barco por Málaga, terás a experiência completa da Costa del Sol.

dezembro é um excelente mês para realizar estas actividades e desfrutar de um dia de diversão no mar em Málaga, devido ao baixo número de visitantes a estas zonas e às temperaturas agradáveis que podem ser desfrutadas. Nos dias de sol, as temperaturas na costa oscilam entre os 20 e os 25 graus.

A cidade de Málaga oferece numerosos lugares de sonho para realizar esta aventura, um dos lugares preferidos dos habitantes locais é o Parque Natural do município de Nerja, conhecido comoas falésias de Maro-Cerro Gordo, a 50 minutos de carro de Málaga.

9. Fazer um tour gastronómico de vinhos e tapas em Málaga

Comida de rua em Málaga| ©TeaMeister
Comida de rua em Málaga| ©TeaMeister

Um mês perfeito para desfrutar de outro dos grandes prazeres de Málaga; para além das suas belas praias, há a deliciosa gastronomia do sul de Espanha.

Em dezembro, pode desfrutar dos tradicionais passeios gastronómicos de Málaga, mas também das iguarias e pratossazonais que só são preparados para as férias, como a sopa de picadillo, o lomo en manteca ou os borrachuelos.

Os passeios duram normalmente cerca de 2 ou 3 horas e são acompanhados por um guia especializado. Ao reservá-los, pode optar por fazê-lo em diferentes momentos do dia, pelo que pode ser realizado mesmo numa viagem de 1 dia a Málaga.

Para estas experiências, é melhor reservar com antecedência através dos canais digitais, desta forma garante a disponibilidade para o dia e hora que melhor se adequa ao seu itinerário. O preço médio da experiência ronda os 79€ por participante.

10. dezembro: a melhor altura para visitar os hammams em Málaga

Hammam Al Ándalus| ©OneTwoTrip Travel Expert
Hammam Al Ándalus| ©OneTwoTrip Travel Expert

Faça uma pausa nas actividades turísticas mais tradicionais para visitar o famoso Hammam de Málaga. Recomendo que aproveite as temperaturas um pouco mais frescas do inverno para desfrutar desta atividade.

Os banhos turcos são uma forma de se conectar com os remanescentes da cultura mourisca e, claro, relaxar no processo. A experiência de spa inclui banhos de vapor, massagens esfoliantes relaxantes, tempo para nadar em piscinas interiores e provar o tradicional chá de menta árabe.

Se quiser saber mais sobre a herança mourisca na cidade de Málaga, deve aproveitar a oportunidade para visitar o antigo Castelo de Alcazaba, um dos locais históricos mais impressionantes.

Informações úteis

  • Onde encontrar: um dos mais tradicionais e famosos hammams árabes, El Hammam Al Ándalus, está localizado no coração da cidade velha.
  • Preço: o custo da experiência é normalmente de cerca de 55 euros por participante.

Reserve o seu banho árabe em Málaga