Melhores Passeios Turísticos em Timanfaya

Declarado Parque Nacional em 1825, visitar Timanfaya deve estar na lista de todos os viajantes que exploram Lanzarote. Felizmente, existem várias opções disponíveis para o fazer.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 8 minutos

Melhores Passeios Turísticos em Timanfaya

Timanfaya | ©Marie-Flore Blondelot

Como destino turístico, Lanzarote é uma ilha cheia de coisas para ver e fazer. Passar alguns dias a explorar as atracções desta pequena ilha deve estar na agenda de todos os que visitam as Ilhas Canárias pela primeira vez.

Uma das principais atracções, não só de Lanzarote mas de todo o arquipélago das Canárias, é sem dúvida o Parque Nacional de Timanfaya, devido à sua paisagem vulcânica de caldeiras.

Na sua visita, encontrará uma área protegida de 51,07 km2 e 25 vulcões activos. Uma visita a esta zona de Lanzarote é obrigatória se quiser ficar maravilhado com as espectaculares paisagens de campos de lava negros, vermelhos e ocres.

1. Excursão de meio dia a Timanfaya

Parque Nacional de Timanfaya| ©Son of Groucho
Parque Nacional de Timanfaya| ©Son of Groucho

Explorar Timanfaya numa excursão organizada é uma das decisões mais inteligentes que pode tomar. A experiência de Timanfaya é considerada por viajantes e locais como uma das melhores excursões em Lanzarote.

A opção mais popular é uma excursão de meio dia a Timanfaya. Organizada para grupos de pequena e média dimensão, a empresa leva os viajantes a bordo de um miniautocarro para visitar algumas das atracções mais populares da zona, incluindo a Rota dos Vulcões no Parque de Timanfaya.

Algumas variantes da excursão incluem também uma visita ao Vale de La Geria, famoso não só pelas suas paisagens vulcânicas, mas também pelas suas vinhas e pelo seu delicioso vinho.

A melhor parte deste passeio é o acompanhamento de guias locais certificados pelo Governo das Ilhas Canárias. Estes guias são conhecedores de todos os aspectos da história e das curiosidades científicas de Lanzarote, pelo que são capazes de fornecer factos e números impressionantes.

Informações úteis

  • Preço: Disponível a partir de 60€ por viajante.
  • Horário: Estas excursões partem normalmente de manhã, de modo a aproveitar as melhores horas de sol.
  • Duração da excursão: Dependendo da empresa que contratar, terá de reservar entre 5 a 6 horas para esta excursão.

Reserve a sua excursão a Timanfaya em Lanzarote

2. Passeio de bicicleta a Timanfaya

Puerto del Carmen| ©Roberto Villar
Puerto del Carmen| ©Roberto Villar

Uma alternativa invulgar e pouco explorada por muitos turistas é a possibilidade de fazer uma excursão de bicicleta a Timanfaya. Considerado por turistas e locais como o passeio de bicicleta mais espetacular de Lanzarote devido às incríveis paisagens que se podem apreciar ao longo do percurso.

Embora alguns aspectos possam variar em função da empresa contratada, o percurso habitual parte de Puerto del Carmen e inclui pontos-chave como La Asomada, Uga, Islote de los Camellos, Mancha BI, Tinguaton, Montaña Blanca e outros.

Se gosta de aventura e desportos ao ar livre, esta é uma experiência que deve considerar juntamente com aulas de surf em Lanzarote.

Recomendo especialmente o passeio de bicicleta para ciclistas com alguma experiência e que tenham desenvolvido uma resistência média, uma vez que o percurso tem uma distância entre 43 e 62 quilómetros e tem desníveis que variam entre 680 metros e 1110 metros.

Tenha em conta que, ao chegar a Timanfaya, o percurso dentro da reserva natural é feito de autocarro. Esta altura é ideal para descansar e recarregar baterias para continuar o percurso.

Informações úteis

  • Preço: Se o transfer até ao ponto de partida estiver incluído no orçamento, o preço a pagar ronda os 50€ por viajante.
  • Horário: Este tipo de aventura começa normalmente de manhã cedo para aproveitar o melhor tempo.
  • Duração da excursão: Dependendo da empresa que contratar, necessitará entre 3 a 5 horas para esta experiência.

Reserve a sua experiência de mergulho introdutório em Lanzarote

3. Excursão combinada: Timanfaya, Cueva de los Verdes e Jameos del Agua.

Gruta dos Verdes| ©Renzo Papini
Gruta dos Verdes| ©Renzo Papini

Os viajantes com tempo para explorar e conhecer o melhor de Timanfaya podem aproveitar ao máximo este tipo de aventura. Uma excursão combinada que o levará a conhecer algumas das atracções mais divertidas da ilha.

Encontrará várias empresas locais que oferecem este tipo de experiência, incluindo transporte desde a zona hoteleira até cada um dos pontos a visitar, um guia especializado, entradas nas atracções e outras facilidades.

Tenha em atenção que as excursões são efectuadas em grupos pequenos ou médios e normalmente requerem um dia inteiro do seu itinerário.

Se vier a Lanzarote por 5 dias ou mais, este tipo de excursão combinada pode poupar muito planeamento e esforço, permitindo-lhe visitar várias atracções de uma só vez.

A Gruta dos Verdes

Uma impressionante estrutura vulcânica localizada no município de Haría, no norte de Lanzarote.

A formação rochosa foi formada após milhares de anos de interação entre a água, a lava vulcânica e a rocha. Aqui foram criadas paisagens impossíveis de beleza inigualável.

Os Jameos del Agua

Muito perto da Cueva de los Verdes, uma visita a Los Jameos de Agua em Lanzarote é uma experiência a não perder no seu itinerário.

Por definição, os jameos são buracos formados após o colapso de antigas estruturas vulcânicas. Nesta zona de Lanzarote encontrarás 3 de beleza e valor geológico incalculáveis. Este lugar também é famoso por ser o habitat preferido do caranguejo branco das Canárias.

Timanfaya

Por último, esta excursão inclui uma visita ao Parque de Timanfaya para desfrutar das paisagens de lava e das montanhas no circuito de autocarro La Ruta de los Volcanes e outras atracções incluídas.

Informações úteis

  • Preço: Este tipo de aventura custa cerca de 70 euros para um bilhete de adulto, enquanto os bilhetes de criança custam cerca de 35 euros. Note-se que as opções mais económicas não incluem o almoço.
  • Horário: O passeio começa logo pela manhã, entre as 08:00 e as 09:00.
  • Duração da visita: Trata-se de uma visita completa com uma duração aproximada de 9 horas. Deve reservar um dia inteiro para esta experiência.

Reserve a sua excursão a Timanfaya em Lanzarote

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada vs. visitar Timanfaya por conta própria?

Conhecer Timanfaya| ©Jon Tribak
Conhecer Timanfaya| ©Jon Tribak

Ambas as opções são igualmente interessantes e têm os seus pontos positivos e negativos. Dependendo das condições específicas da sua viagem, pode preferir uma alternativa à outra.

Visitar Timanfaya por conta própria

A principal vantagem de empreender esta aventura por conta própria é a total independência em termos de horários e itinerário, embora essa independência seja diminuída pela necessidade de planear muitos mais pormenores.

Por esta razão, recomendo visitar Timanfaya por conta própria apenas se já tiver visitado Lanzarote e se a sua visita à ilha incluir um itinerário de vários dias, por exemplo 7 dias em Lanzarote ou mais.

Se escolher esta opção, o melhor a fazer é alugar um carro em Lanzarote e partir por conta própria. Pode utilizar os serviços de empresas locais em Lanzarote, como a Autoreisen S.L. ou a SIXT.

Se não quiser conduzir, outra alternativa é contratar um transfer privado, mas neste caso é mais conveniente reservar uma das muitas excursões a Timanfaya disponíveis.

Esta opção não só é mais barata, como também terá o bónus adicional de um guia especializado durante toda a viagem.

  • Horário de funcionamento: Aberto ao público de segunda a domingo, das 09:30h da manhã às 15:45h.
  • Preço: Os bilhetes para adultos estão disponíveis a partir de 12 euros por participante, enquanto os bilhetes para crianças começam a partir de 6 euros. Este é o preço para os não residentes nas Ilhas Canárias.
  • Como comprar os bilhetes: Pode comprar o seu bilhete diretamente na bilheteira situada à entrada do parque.

A visita a Timanfaya é uma excursão

Visitar Timanfaya como uma excursão organizada é a melhor alternativa disponível, pois oferece vantagens notáveis como a eliminação total da necessidade de planear e criar um itinerário.

Não precisa de se preocupar com o transporte nem com o combustível: basta estar no local combinado no momento da reserva, relaxar e desfrutar da experiência.

Além disso, a maioria das empresas locais oferece o serviço de recolha direta no hotel. Esta é uma óptima alternativa se vai de férias para Lanzarote com crianças e procura libertar-se das responsabilidades para se sentar e desfrutar com a família.

É possível fazer caminhadas em Timanfaya?

Caminhadas em Timanfaya| ©bl!kopener
Caminhadas em Timanfaya| ©bl!kopener

Como forma de proteger a vegetação escassa da paisagem vulcânica, os percursos pedestres em Timanfaya são proibidos. O parque só pode ser explorado seguindo o itinerário interno estruturado pelos guardas.

O Timanfaya é constituído por mais de 25 vulcões. A cadeia montanhosa do Parque Nacional de Timanfaya é, sem dúvida, a mais impressionante das Ilhas Canárias. Aqui encontrarás lugares emblemáticos como as Montañas del Fuego, a Montaña Rajada ou a Caldera del Corazoncillo.

Uma alternativa interessante é fazer alguns dos percursos pedestres de Lanzarote perto de Timanfaya.

Uma das preferidas é a Rota Tremesana, organizada em pequenos grupos e mediante reserva prévia, que se realiza 3 vezes por semana acompanhada por um guia do parque. Enquanto caminha por paisagens lávicas impossíveis, aprenderá sobre as forças da natureza que influenciaram a criação destes espaços.

O que não perder no Parque Nacional de Timanfaya.

Passeio de Camelo| ©Valerie Beegan
Passeio de Camelo| ©Valerie Beegan

Aqueles que têm tempo para planear uma excursão 100% personalizada a Timanfaya podem precisar de algumas orientações básicas sobre as actividades ou locais a que devem dar prioridade dentro das instalações.

Note-se que muitas excursões organizadas incluem no seu pacote várias das actividades aqui destacadas como prioritárias, cobrindo assim os elementos mais importantes da visita.

A Rota dos Vulcões.

A excursão básica de autocarro que não pode perder em Timanfaya é conhecida como a Rota dos Vulcões. Nesta excursão poderá desfrutar de vistas deslumbrantes da paisagem vulcânica do parque, incluindo os campos de lava e as montanhas cobertas de cinzas vulcânicas.

Inclui uma narração multilingue sobre a história do parque, bem como outros factos interessantes sobre a ciência e a geologia do local. É proibido sair do autocarro durante a visita, a fim de preservar a integridade da zona.

O percurso parte do Centro de Visitantes de Islote Hilario a cada 15 minutos, percorre cerca de 15 quilómetros e demora pouco mais de 30 minutos.

A estátua de El Diablo

No seu percurso não pode perder a famosa estátua de El Diablo, um símbolo muito caraterístico da Serra do Fogo de Lanzarote e, para muitos habitantes locais, um símbolo nacional.

Foi concebida pelo famoso artista local Cesar Manrique, que dedicou grande parte do seu trabalho à divulgação do valor ambiental das Ilhas Canárias através das suas obras de arte.

Ver os camelos em Timanfaya

Muitos visitantes não sabem que é possível ver e montar camelos em Timanfaya. No entanto, esta é uma das visitas guiadas mais divertidas e populares da ilha.

Para o fazer, terá de se dirigir à estação de camelos, onde poderá juntar-se a um pequeno grupo de passeio de aproximadamente 20 minutos a um preço de cerca de 10 euros por participante.

Poderá também tirar fotografias com os camelos, que são realmente criaturas muito gentis e muito habituadas aos humanos.

Almoço no restaurante El Diablo.

Muitos dos passeios e visitas guiadas a Lanzarote não incluem o almoço no planeamento. Se for esse o caso, recomendo aos meus amigos viajantes que façam uma paragem para desfrutar de um dos lugares mais singulares para comer na zona: o Restaurante El Diablo.

É o restaurante oficial do parque, pelo que poderá comer deliciosos pratos cozinhados com energia geotérmica.

Turistas de todos os cantos do mundo passam por lá para ver de perto este método de preparação de alimentos que é, no mínimo, impressionante.