Passeios em Fuerteventura saindo de Lanzarote

Viajar para Fuerteventura a partir de Lanzarote com uma excursão organizada é a forma mais recomendável, cómoda e completa de conhecer esta ilha durante as suas férias.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 8 minutos

Passeios em Fuerteventura saindo de Lanzarote

Fuerteventura | ©Anita van Gendt

Entre as ilhas do arquipélago, Fuerteventura é a mais próxima de África. É famosa pela sua paisagem desértica, ravinas e longas praias com um encanto selvagem. Se ficar pelo menos 5 dias em Lanzarote, vale a pena reservar uma excursão à ilha do sul.

Há muito para ver e fazer em Lanzarote, mas a viagem é muito curta (cerca de meia hora) e com uma visita guiada não perderá tempo a planear o seu itinerário.

1. Excursão a Fuerteventura a partir de Playa Blanca

Playa Blanca| ©Jeremy T
Playa Blanca| ©Jeremy T

Um percurso completo que, em pouco mais de meio dia, percorre as principais atracções da ilha.

Normalmente, um autocarro vai buscá-lo ao seu hotel em Lanzarote. Depois, atravessa-se a calha marítima de ferry e entra-se noutro autocarro para continuar a excursão, já em Fuerteventura. As principais paragens são:

  • Finca de Aloe Vera, onde é cultivada esta preciosa planta com milhares de efeitos benéficos. É muito resistente, pois consegue crescer num ambiente hostil à maioria da vegetação.

  • Fazenda de queijo de cabra. Embora as cabras da raça Majorero vivam em todas as ilhas do arquipélago, são nativas de Fuerteventura. O seu leite é utilizado para fabricar um queijo com Denominação de Origem que se destaca pelo seu sabor ácido e ligeiramente picante. Visitarão uma quinta tradicional e terão a oportunidade de provar alguns tipos (em alguns casos acompanhados por um copo de vinho branco).

  • Betancuria, a cidade fundada pelo francês Jean de Bethencourt. As suas origens remontam a 1404, quando uma primeira expedição da Normandia chegou a Fuerteventura. Um dos primeiros edifícios que ergueram foi a Igreja de Santa Maria. Atualmente, é uma das aldeias mais bonitas da ilha.

  • Mirador de los Reyes, um miradouro panorâmico com as estátuas de Ayose (rei de Jandía) e Guise (rei de Maxorata). Antes da chegada dos espanhóis, o poder estava dividido em Fuerteventura.

  • Pájara, uma pequena aldeia no sul de Fuerteventura. O seu ícone é a Igreja da Virgen de la Regla, um templo decorado com elementos iconográficos aparentemente inspirados na arte azteca. Um verdadeiro mistério...

  • Antigua, talvez a mais bela cidade da ilha. Para além da cidade velha perfeitamente preservada, é conhecida pelo Castillo de Fuste na costa.

  • Puerto del Rosario. Antes de regressar a Corralejo, os itinerários costumam passar por esta localidade, que é a maior da ilha. É também a capital e tem uma grande variedade de actividades de lazer.

Depois de sair de Puerto del Rosario, o autocarro leva-o até às Dunas de Corralejo. Como o nome indica, são dunas altas que caracterizam a paisagem. O local é muito apreciado pelos realizadores de cinema e também pelos surfistas. A ondulação e o vento são sempre intensos. No final da etapa, apanha-se o ferry de regresso a Playa Blanca.

Informações práticas

  • Duração: entre 9 e 10 horas
  • Preço: cerca de 60 euros.

Reservar um passeio de barco em Lanzarote

2. Um dia num veículo todo-o-terreno em Fuerteventura

Todo-o-terreno em Fuenteventura| ©Pierro61
Todo-o-terreno em Fuenteventura| ©Pierro61

Num ambiente tão extremo como Fuerteventura, um veículo todo-o-terreno é o meio de transporte ideal. Poderá sair dos trilhos habituais para ver de perto o lado selvagem da ilha.

Normalmente, estes percursos começam com um autocarro que o vai buscar ao seu hotel em Lanzarote (ou a um ponto próximo) e o acompanha até ao porto de Playa Blanca.

Os grupos costumam ser compostos por um máximo de 8 pessoas e os veículos todo-o-terreno deslocam-se aos seguintes pontos:

  • Vulcões. No norte de Fuerteventura encontram-se as crateras de Bayuyo e Calderón Hondo.
  • La Oliva, a antiga capital da ilha. Os seus edifícios mais emblemáticos são a Igreja de Nuestra Señora de la Candelaria e a Casa del Inglés, o que resta de uma antiga residência da burguesia agrícola.
  • Tindaya, a montanha sagrada. No passado, realizavam-se aqui rituais mágico-religiosos e gravuras rupestres conhecidas como podomorfos. A orientação da montanha permite o crescimento de espécies vegetais como a "cuernúa" ou "dente de cão". Os veículos todo-o-terreno sobem até ao cume a partir da aldeia com o mesmo nome, situada no sopé da montanha.
  • El Cotillo, uma aldeia piscatória que está a tornar-se um novo destino turístico em Fuerteventura. Os seus pontos de referência são o farol e o Castillo del Tostón, ambos situados na costa. Está prevista uma paragem perto de Los Charcos, uma piscina natural situada na parte norte da aldeia.

O preço inclui o almoço num restaurante tradicional. No final da experiência, o motorista levá-lo-á de volta a Corralejo, onde apanhará o ferry para Lanzarote.

Informações práticas

  • Duração: entre 3 e 4 horas
  • Preço: cerca de 30 euros.

Reserve a sua viagem a Timanfaya em Lanzarote

3. Ilha de Lobos e Corralejo a partir de Lanzarote

A Ilha de Lobos.| ©Alex Lopez
A Ilha de Lobos.| ©Alex Lopez

A Ilha de Lobos está situada entre Punta del Papagayo e a costa norte de Fuerteventura. Ocupa uma pequena superfície (menos de 5 quilómetros quadrados) e é um lugar simplesmente maravilhoso.

O seu ponto mais famoso é a praia de La Concha, em forma de meia-lua e caracterizada por águas pouco profundas e cristalinas.

É um local perfeito se viajar com os seus filhos, pois eles podem brincar em paz e sossego ou praticar snorkelling. A propósito, caso esteja à procura de actividades para os mais pequenos, recomendo que leia o post sobre as 10 coisas para fazer em Lanzarote com crianças.

Para chegar aqui, terá de apanhar um ferry de Playa Blanca para Corralejo e depois um táxi aquático para o ilhéu de Lobos.

Não se preocupe, todas estas viagens estão incluídas no custo total (também um autocarro do seu hotel para o porto de Playa Blanca).

Informações práticas

  • Duração: cerca de 6 horas
  • Preço: entre 50 euros e 60 euros.

4. Safari de Buggy em Fuerteventura a partir de Playa Blanca

De Buggy| ©ArcangelD
De Buggy| ©ArcangelD

O Parque Natural das Dunas de Corralejo é um típico cartão postal do deserto: altas colinas de areia fina que terminam no oceano.

A excursão começa em Playa Blanca, no sul de Lanzarote. Depois de desembarcar no porto de Corralejo, um veículo com ar condicionado leva-o até ao parque. Por ser uma zona protegida, não é permitido subir às dunas, mas terá tempo para tirar algumas fotografias panorâmicas.

Os passeios de buggy costumam começar alguns quilómetros mais à frente e passam por zonas rurais e pela zona vulcânica de Villaverde. Este é um veículo que dá o seu melhor em terrenos acidentados: o chassis leve e os pneus largos são sinónimo de diversão e adrenalina.

Antes de terminar a experiência, costuma haver uma última etapa na aldeia de Parque Holandés. Aqui, terás a oportunidade de saborear umas tapas.

Também é possível fazer este tipo de atividade sem ter de se deslocar a Fuerteventura. Neste caso, recomendo que leias o post sobre excursões de buggy em Lanzarote.

Informações práticas

  • Duração: 10 horas
  • Preço: pouco mais de 100 euros.

5. Passeio guiado de e-bike em Fuerteventura

E-bike em Fuerteventura| ©Marc
E-bike em Fuerteventura| ©Marc

Em 2009, a ilha de Fuerteventura foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO. Para além do surf, Fuerteventura é famosa pelas suas paisagens extremas, com grandes áreas de deserto, açoitadas pelos ventos vindos do Sahara. Uma bicicleta eléctrica ou e-bike é o meio de transporte perfeito para as ver.

Não é necessário ser um experiente ciclista de montanha para fazer este passeio - a pedalada assistida é uma grande aliada, mas deve estar habituado a andar em estradas de terra (e, em alguns casos, de areia).

Depois de apanhar um ferry na costa sul de Lanzarote, chegará a Corralejo, um destino turístico conhecido pela sua vida nocturna, desportos aquáticos e dunas, um verdadeiro deserto que termina no oceano.

A partir daí, pode fazer um percurso guiado de cerca de 45 quilómetros que o leva aos seguintes locais:

  • Vulcões de Bayuyo, um conjunto de cones vulcânicos que seguem uma linha reta.
  • Calderón Hondo, o vulcão mais famoso de Fuerteventura. O acesso à sua cratera é bastante fácil e, uma vez lá, pode desfrutar de um panorama que chega até Lanzarote e à ilha de Lobos. A propósito, se gostas de passeios na natureza e de vulcões, recomendo-te que leias o artigo sobre os melhores passeios em Timanfaya.
  • El Cotillo, uma típica aldeia piscatória. Aqui está prevista uma paragem para que possa desfrutar de um mergulho refrescante. Se tiverem um pouco de fome, podem comer algo no Chiringuito el Muellito (Calle Gran Canaria 86) ou noutros bares próximos.

Depois da pausa, o regresso a Corralejo faz-se pela costa norte. Passará por praias naturais como Majanicho e Bajo de la Burra. Uma vez no porto, só falta apanhar o ferry de regresso a Lanzarote.

Informações práticas

  • Duração: 10 horas ou um pouco mais
  • Preço: cerca de 90 euros (inclui a viagem de ida e volta no ferry)

Posso ir a Fuerteventura por conta própria?

Em Fuerteventura| ©Fabian Dreier
Em Fuerteventura| ©Fabian Dreier

Sim, um serviço regular de ferry liga as duas ilhas. Pode escolher entre três companhias:

  • Naviera Armas, uma empresa com mais de um século de história. Tem duas rotas para a ilha de Fuerteventura: Arrecife - Puerto del Rosario (2 horas e meia de navegação) e Playa Blanca - Corralejo (pouco mais de meia hora).
  • Fred Olsen, uma empresa que optou pela última geração de ferries rápidos. Faz a ligação entre Playa Blanca e Corralejo e a viagem dura cerca de meia hora.
  • Líneas Romero, também se concentra na rota entre Playa Blanca e Corralejo. Esta empresa também oferece viagens regulares de Lanzarote para a ilha vizinha de La Graciosa (Caleta del Sebo). Se estiveres interessado, recomendo-te que leias o post sobre viagens de um dia a La Graciosa a partir de Lanzarote.

Quanto às tarifas, elas dependem do teu meio de transporte. O preço aumenta se levar o seu carro, mota ou caravana a bordo. Em média, se você estiver viajando a pé, você terá que pagar entre 20 e 40 euros.

Reserve a sua excursão a La Graciosa a partir de Lanzarote

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada vs. visitar Fuerteventura por conta própria?

Lanzarote| ©wiseguy71
Lanzarote| ©wiseguy71

Lanzarote e Fuerteventura estão separadas por uma estreita faixa de mar. Se o seu hotel, B&B ou casa de aluguer estiver na parte sul da ilha, chegar ao outro lado é bastante fácil.

No entanto, se estiver alojado em Arrecife ou no norte de Lanzarote, é mais complicado e recomenda-se uma excursão organizada.

Normalmente, o autocarro vai buscá-lo ao seu alojamento e leva-o até ao porto de Playa Blanca. Aí apanha-se um ferry para Corralejo (o destino principal). Além disso, o fator económico é relevante. Os pacotes garantem preços baixos e, muitas vezes, também o almoço.

Posso ir de Lanzarote para Fuerteventura de carro?

Conhecer Fuerteventura| ©Bruno
Conhecer Fuerteventura| ©Bruno

Depende. Se o seu carro for alugado, na maioria dos casos não o poderá fazer. Normalmente, as agências não permitem transferências de ilha para ilha.

Pode haver excepções, mas recomendo que se informe no momento da reserva. No entanto, se viajar com o seu próprio carro, isso não é um problema.

O que é que se pode fazer em Corralejo?

Bar do Mercado do Peixe:| ©Roger -11-Narbonne
Bar do Mercado do Peixe:| ©Roger -11-Narbonne

Corralejo é o principal destino turístico de Fuerteventura e, em muitos casos, as excursões incluem um pouco de tempo para explorá-lo por conta própria. Por este motivo, aqui ficam algumas sugestões para desfrutar desta etapa:

  • Mercado de peixe: foi recentemente renovado e tem um bar que prepara receitas com peixe muito fresco. Reconhecê-lo-á pelos desenhos exteriores que representam tartarugas e outros animais marinhos (Avenida Marítima s/n).
  • Praias: como não se pode ir muito longe do centro, pode desfrutar das praias de Vista Lobos, del Medio e Las Clavelinas.
  • Tapeo: entre os melhores bares posso mencionar Land of Freedom (Avenida Nuestra Señora del Carmen - Centro Comercial Las Palmeras), Kactus Café (Calle La Iglesia 16), 13 Bistrot & Tapas (Calle La Iglesia 13) e Tuxedo (Avenida Nuestra Señora del Carmen - Centro Comercial Las Palmeras).
  • Aloé vera: é produzido no arquipélago e em Corralejo costuma haver algumas bancas perto das praias. É possível comprar géis, sabonetes, cremes e muito mais.