10 Coisas para Fazer em Lanzarote com Crianças

Se vai viajar para Lanzarote com crianças, deve saber que a ilha tem muitas coisas para oferecer aos mais pequenos em casa. Aqui, deixo-vos as actividades que podem ser as mais interessantes.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

10 Coisas para Fazer em Lanzarote com Crianças

Lanzarote | ©wiseguy71

Durante a sua viagem a Lanzarote com crianças, pode perguntar-se quais são as melhores coisas a fazer na ilha para que elas não se aborreçam. Neste sentido, ficará satisfeito por saber que existem muitas actividades que serão interessantes tanto para os mais pequenos como para si. Assim, divertir-se em família não será um problema.

As crianças podem aprender sobre as falhas vulcânicas enquanto se divertem a explorar um verdadeiro campo lunar. Podem também aprender sobre a fauna marinha no aquário da ilha e mergulhar nas águas cristalinas das praias localizadas na região sul ou norte para um mergulho seguro. As crianças mais velhas podem aprender a fazer surf, snorkel e mergulho para uma verdadeira aventura marinha.

1. Proporcione às crianças uma experiência divertida e educativa no Parque Nacional de Timanfaya.

Parque Nacional de Timanfaya| ©Son of Groucho
Parque Nacional de Timanfaya| ©Son of Groucho

Se quiser tirar o máximo partido da sua estadia de 3 dias em Lanzarote com crianças, então vai querer passar pelo menos meio dia a visitar Timanfaya.

Este é um parque nacional protegido, onde os mais pequenos podem aprender e divertir-se. Por esta razão, uma excursão a Timanfaya em Lanzarote não deve faltar na sua lista.

Além disso, tenha em conta que aqui as crianças beneficiam de um preço de entrada reduzido, podendo mesmo entrar de graça.

Por exemplo, se o seu pequeno tiver menos de 7 anos, entrará de graça, mas se tiver entre 7 e 11 anos, terá de pagar metade do preço geral, ou seja, 6 euros.

Existe também um Centro de Visitantes dentro do parque, que é gratuito para crianças e adultos.

Passeio de autocarro

Depois de passar pela bilheteira e pagar a taxa de entrada (reduzida ou integral), poderá ir até onde estão os autocarros, prontos para o levar numa visita guiada ao parque.

Certamente, esta é outra razão pela qual não terá de se preocupar em levar os mais pequenos, pois o passeio não será difícil para eles.

Durante 45 minutos, você e as crianças percorrerão o parque num assento confortável, ao abrigo do sol e apreciando a paisagem vulcânica.

É claro que, de vez em quando, sairá do autocarro nas paragens estabelecidas para estar em contacto com a natureza, explorar um pouco, apreciar o ambiente em pormenor e tirar fotografias.

Centro de visitas

No centro de visitantes, as crianças poderão assistir a algumas projecções (Timanfaya, Parque Nacional, Montanhas de Fogo, Diaporama: Timanfaya e Lanzarote).

Terão também acesso à sala de simulação, onde aprenderão sobre o processo de erupção e a experiência vivida pelas pessoas de Lanzarote durante estes eventos naturais.

Poderão ainda comprar lembranças na loja e contemplar a paisagem a partir dos miradouros e do passadiço.

Informações práticas

  • Preço: preço médio de 12 euros (adultos), 6 euros (crianças dos 7 aos 11 anos) e crianças com menos de 7 anos não pagam. Centro de Visitantes (gratuito para adultos e crianças).
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira (9:00 às 16:30h).
  • Onde: Parque Nacional de Timanfaya.

Reservar uma excursão para visitar Timanfaya

2. Divertir-se com as crianças com um passeio de camelo

Passeio de Camelo| ©Valerie Beegan
Passeio de Camelo| ©Valerie Beegan

Andar de camelo é uma das coisas que não pode deixar de fora do seu roteiro de 4 dias em Lanzarote, especialmente se estiver a visitar a ilha com crianças.

Sem dúvida, esta vai ser uma experiência única e divertida para eles. Poderão fazer parte de uma caravana, como as que costumam ver em filmes ou histórias infantis.

O passeio dura aproximadamente 30 minutos e pode ser alugado na conhecida barraca de camelos, mesmo à saída da bilheteira do Parque Nacional de Timanfaya.

Aí, terá de pagar um preço médio de 12 euros por pessoa e se o seu filho mais pequeno tiver menos de 4 anos, ele participará gratuitamente na atividade. No entanto, terá de o levar sentado ao colo.

Durante este passeio, percorrerá diferentes rotas: Timanfaya, Laguna Verde, Hervideros, Geria, entre outros. Seja qual for o caso, desfrutarão de uma paisagem desértica e vulcânica que, na perspetiva das crianças, as transportará certamente para um cenário lunar, devido às crateras e ao contraste de cores do ambiente.

Informações práticas

  • Preço: preço médio de 12 euros e gratuito para crianças com menos de 4 anos.
  • Horário: diariamente das 10:00 às 15:00 horas.
  • Onde: Ponto de entrega de camelos (fora do Parque Nacional de Timanfaya).

3. Visite as principais praias de Lanzarote para que as crianças possam desfrutar de algumas actividades aquáticas

Praia Blanca| ©Jeremy T
Praia Blanca| ©Jeremy T

A praia é sempre uma boa opção para as crianças. Aí, poderão deitar-se na areia para brincar com ela e correr livremente enquanto exploram o ambiente e as particularidades destas praias vulcânicas.

Terão também a oportunidade de desfrutar das melhores actividades aquáticas: caiaque, snorkel e mergulho com os outros membros da família.

Sem dúvida, uma experiência que os mais pequenos vão adorar e que lhes permitirá criar boas recordações da viagem.

Entre as praias mais recomendadas para as crianças encontram-se as seguintes:

  • Praia de Jablillo: ideal para nadar com crianças, pois não há ondas. Poderão fazer snorkeling e explorar entre as rochas com pouca água, para descobrir algumas espécies marinhas.
  • Playa Chica: é uma pequena praia familiar, não há ondas, as águas são calmas e a maré é geralmente baixa, permitindo que os mais pequenos explorem em segurança. Existem também vários quiosques com menus para crianças.
  • Playa Blanca: Aqui as crianças podem nadar sem medo, pois o fundo é pouco profundo. Além disso, as águas são calmas devido às duas línguas de lava que rodeiam a praia.

Por outro lado, se o seu filho gosta de surfar e sonha em deslizar sobre uma prancha, esta viagem será a oportunidade perfeita para realizar o seu sonho.

A melhor opção é fazer uma viagem a La Graciosa a partir de Lanzarote e, aí, dirigir-se a uma das escolas que oferecem aulas de surf.

A criança poderá aprender em segurança e sob a orientação de um profissional. No caminho para a ilha, o mais pequeno viverá uma verdadeira aventura a bordo do ferry utilizado para o transfer.

Reservar uma excursão a La Graciosa a partir de Lanzarote

4. Surpreenda as crianças com uma visita ao Aquário de Lanzarote para aprender sobre a vida marinha

Aquário de Lanzarote| ©Henry Burrows
Aquário de Lanzarote| ©Henry Burrows

Depois de visitarem as melhores praias de Lanzarote e observarem alguns peixes coloridos e outras espécies, as crianças vão certamente querer continuar a aprender mais sobre a vida marinha.

Se assim for, o Aquário de Lanzarote oferece túneis subaquáticos, piscinas tácteis onde podem alimentar alguns animais e centenas de espécies aquáticas, distribuídas por um total de 33 aquários.

O que ver no Aquário

As crianças vão ficar maravilhadas com a variedade de predadores (tubarões) no túnel subaquático. Também vão gostar do colorido peixe-palhaço, que certamente lhes fará lembrar o simpático protagonista do filme de animação "À Procura de Nemo".

Poderão também ver os famosos peixes-balão, tigres e peixinhos dourados, dragões de fogo, medusas e caranguejos eremitas cegos.

Outra das atracções do Aquário é a popular Lurdita. Trata-se de uma tartaruga recortada que dará uma grande lição às crianças e fará os adultos refletir sobre os danos causados ao ambiente.

Este réptil marinho perdeu as patas dianteiras por causa de um cipó de resíduos plásticos, foi resgatado e é agora protegido pelo aquário.

Finalmente, existem os aquários tácteis, onde pode viver uma experiência única com as crianças. Terão a oportunidade de tocar em pepinos-do-mar, ouriços-do-mar e outras espécies. Tudo isto sob a supervisão do pessoal do local.

Informações práticas

  • Preço: preço médio de 15 euros (adultos) e 10 euros (crianças).
  • Horário de funcionamento: das 10:00 às 18:00 horas.
  • Onde: Aquário de Lanzarote, na localidade de Teguise.

5. Junte-se à diversão no parque aquático Aqualava com jogos especiais para crianças

Parque Aquático Aqualava| ©Benedict
Parque Aquático Aqualava| ©Benedict

Uma opção divertida para crianças de todas as idades é o Aqualava, um parque aquático temático com escorregas, jogos especiais para os mais pequenos e outras actividades que garantirão a diversão de toda a família.

Aqui encontrará várias piscinas com diferentes níveis de profundidade e a atração Baía do Corsário, destinada à diversão dos mais pequenos da casa. Aqui podem deslizar por rampas que não os cobrem demasiado, garantindo assim a segurança.

O parque tem também atracções para crianças mais velhas, com uma altura mínima de 1,20 metros. Trata-se do Timanfire, um sistema de escorregas que oferece uma experiência emocionante e cheia de adrenalina.

Depois, há o rio Magma, onde toda a família pode fazer um passeio em conjunto. Claro que aqui as crianças têm de usar bóias.

Por outro lado, destaca-se a Aqualava Beach, onde a experiência marinha pode ser levada a outro nível. Esta piscina de água salgada tem ondas artificiais, para que todos possam pegar numa prancha de surf e andar como se estivessem na praia.

Informações práticas

  • Preço: a partir de 22 euros (adultos) e 15 euros (crianças).
  • Horário: das 10:00 às 18:00.
  • Onde: Parque aquático Aqualava em Playa Blanca.

6. Descubra todas as atracções do Parque Rancho Texas Lanzarote juntamente com as crianças

Parque Rancho Texas Lanzarote| ©Resort Hotel
Parque Rancho Texas Lanzarote| ©Resort Hotel

Passar 5 dias em Lanzarote com crianças permitir-lhe-á descobrir uma série de locais com atracções divertidas, onde tanto os mais pequenos como você viverão experiências únicas.

É o caso do Rancho Texas Lanzarote Park, onde encontrarão aves de rapina, aves domésticas e exóticas, mamíferos e répteis.

Neste parque temático, as crianças com menos de 3 anos entram gratuitamente e até aos 12 anos pagam uma entrada reduzida. De facto, as actividades oferecidas diariamente são em grande parte concebidas para que as crianças possam partilhá-las com os pais. Desta forma, nem os pais nem as crianças ficarão aborrecidos:

  • Passeios de pónei: as crianças poderão sentir-se como cowboys nestes simpáticos animais de quatro patas.
  • Ver golfinhos e interagir com eles: ideal se os seus filhos forem entusiastas destes animais. Sem dúvida, uma das melhores experiências para ver golfinhos em Lanzarote. Além disso, a experiência inclui o contacto com leões marinhos.
  • Sala de aula ambiental: graças à tecnologia 4k, as crianças aprenderão de forma interactiva tudo sobre a vida marinha, a botânica e o ambiente natural em geral.
  • Escorregas: perfeitos para se refrescarem e relaxarem numa bela piscina com as crianças. Podem também deslizar por alguns dos escorregas e divertir-se debaixo de algumas das fontes de água.
  • Espectáculos de aves: ao longo do dia, terá a oportunidade de assistir a alguns espectáculos de aves, oferecidos pelos treinadores do parque.

Informações práticas

  • Preço: a partir de 36 euros (adultos) e 24 euros (crianças).
  • Horário: das 9:30h às 17:30h.
  • Onde: Parque Rancho Texas Lanzarote, em Puerto del Carmen.

7. Mostre às crianças como a natureza e o engenho do homem se fundem nos Jameos de agua em Lanzarote

Jameos del Agua em Lanzarote| ©Roger -11-Narbonne
Jameos del Agua em Lanzarote| ©Roger -11-Narbonne

Ao visitar os Jameos del Agua em Lanzarote, as crianças terão a sensação de estar a participar numa busca de um tesouro escondido.

E, de facto, desde o primeiro momento, as crianças poderão descobrir um ambiente diferente de qualquer outro na ilha.

Durante uma visita aos Jameos del Agua, as crianças aprendem que é possível modificar uma falha natural para proporcionar um cenário artificial sem afetar a flora e a fauna existentes na área.

O que ver em Jameos de Agua

Neste local, as crianças poderão observar uma espécie de crustáceo única no mundo. Trata-se dos jameitos, que são caranguejos cegos albinos em vias de extinção.

Há também a lagoa de água filtrada do mar, que fica mesmo ao lado do auditório central, onde também se podem ver alguns fetos e vegetação característicos desta zona.

Depois, pode-se subir umas escadas e encontrar uma bela piscina natural, onde se podem tirar muitas fotografias com as crianças. Existe também um restaurante com um menu especial para os mais pequenos. Eles poderão comer com a família enquanto desfrutam do ambiente.

Informações práticas

  • Preço: a partir de 10 euros (adultos) e 6 euros (crianças dos 7 aos 12 anos).
  • Horário de funcionamento: das 10:00 às 18:00 horas.
  • Onde: Jameos de Agua, em Arrecife.

Reservar uma excursão a Jameos de Agua e Timanfaya em Lanzarote

8. Leve as crianças num submarino e explorem juntos o fundo do oceano

Submarino de Lanzarote| ©Marc
Submarino de Lanzarote| ©Marc

Lanzarote tem tantas actividades, passeios e viagens de um dia para partilhar com as crianças durante a sua estadia que os mais pequenos não terão, definitivamente, hipótese de se aborre cerem.

Um bom exemplo disso é a experiência submarina, para explorar o fundo do oceano e ver a vida marinha de perto. Tudo isto, sem se molhar, de uma forma segura, educativa e divertida para as crianças.

A atividade tem lugar em Puerto Calero e tem um preço reduzido para crianças entre os 2 e os 14 anos de idade.

Durante a experiência de cerca de 1 hora, você e os mais pequenos entrarão num submarino com 22 vigias, que mergulha até uma profundidade de 30 metros, de onde poderão desfrutar do ambiente marinho.

Durante o mergulho, poderão ver enguias, sargos, garoupas, raias e muito mais. Além disso, o guia especializado contar-vos-á a história das diferentes espécies.

Informações práticas

  • Preço: a partir de 59 euros (adultos) e 39 euros (crianças).
  • Horário: a partir das 11:00 horas.
  • Onde: Puerto Calero.

Reservar um passeio de barco em Lanzarote

9. Visite o Parque Natural Dunas de Corralejo: um espaço natural onde as crianças podem correr, brincar e divertir-se

Parque Natural Dunas de Corralejo| ©Andres Noriega
Parque Natural Dunas de Corralejo| ©Andres Noriega

Se planeia estar em Lanzarote durante 7 dias ou mais com crianças, pode considerar incluir uma excursão a Fuerteventura no seu itinerário.

Nesta ilha vizinha, encontra-se o Parque Natural Dunas de Corralejo, um pequeno deserto que se estende por pelo menos 8 quilómetros.

Aí, os mais pequenos podem correr livremente e dar cambalhotas neste mar de areia, enquanto desfruta deste ambiente peculiar, faz ioga, relaxa e tira fotografias. A diversão é garantida.

Para lá chegar, é preciso apanhar um ferry de Lanzarote para Fuerteventura, o que será certamente uma aventura aquática para as crianças. Quando chegarem à ilha, podem iniciar o percurso até ao Parque Natural Dunas de Corralejo por vossa conta.

No entanto, é melhor reservar um passeio de buggy ou de autocarro, para garantir o conforto das crianças e para descobrir outros destinos próximos com vulcões, falésias e vales.

Informações práticas

  • Preço: entrada gratuita.
  • Horário: a qualquer hora do dia.
  • Onde: Fuerteventura.

Reservar um passeio de buggy em Lanzarote

10. Venha ao Mercadillo em Marina Rubicón para as crianças desfrutarem de cinema ao ar livre e outras actividades

Cinema ao ar livre| ©Jura Hurra
Cinema ao ar livre| ©Jura Hurra

A feira da ladra de Marina Rubicón é outro destino para as crianças desfrutarem durante a sua visita a Lanzarote, pois todos os meses há actividades especiais para os mais pequenos: cinema ao ar livre com filmes de animação, aulas de mergulho, entre outras.

Quanto a si, pode comprar algumas recordações da sua viagem: artesanato, doces e comida tradicional, vinhos feitos de cinzas e tratamentos naturais à base da planta aloé vera, entre outros.

Basta dirigir-se à Marina Rubicón, na zona sul de Lanzarote, onde, todas as quartas-feiras e sábados do ano, se realiza este colorido mercado com dezenas de lojas, das 9:00 às 14:00 horas.

Além disso, se desejar, pode aproveitar o facto de estar no cais para fazer um passeio de barco por Lanzarote. Você e as crianças vão certamente gostar.

Informações práticas

  • Preço: entrada gratuita.
  • Horário de abertura: quartas-feiras e sábados (9h às 14h).
  • Onde: Marina Rubicón.