Excursões de autocarro hop on hop off em Benidorm

Benidorm é uma cidade cheia de vida. Percorrê-la de autocarro turístico é uma boa maneira de ter um primeiro contacto com o seu ambiente. Além disso, poderá chegar a algumas cidades vizinhas muito interessantes. Vamos começar!

Sonsoles Jimenez

Sonsoles Jimenez

leitura de 8 minutos

Excursões de autocarro hop on hop off em Benidorm

Bus rojo en vía |©jamiebusdriver

Acabou de chegar a Benidorm e está um pouco distraído? Apanhe um autocarro turístico e faça um pequeno passeio pela cidade. Descobrirá as suas melhores praias, as suas grandes zonas de lazer e alguns parques onde poderá passar algum tempo tranquilo com os mais pequenos. Assim, será muito mais fácil organizar a sua escapadela ou as suas férias.

Mas, para além de tudo o que pode fazer em Benidorm, se tiver tempo, recomendo-lhe que descubra lugares incríveis a poucos quilómetros de distância. E o melhor? Também se pode chegar a eles de autocarro turístico. Quer saber mais? Eu conto-lhe tudo o que precisa de saber.

Os melhores autocarros turísticos de Benidorm

Autocarro turístico de Benidorm|©stokie14
Autocarro turístico de Benidorm|©stokie14

Deslocar-se em Benidorm é muito fácil. Mais de vinte linhas de autocarros atravessam a cidade e levam-no a todos os seus cantos e recantos. Mas durante a sua estadia deve prestar especial atenção a alguns veículos únicos: são vermelhos e amarelos, têm dois pisos e são panorâmicos.

Fazem parte da rede de transportes urbanos da cidade, mas são verdadeiros autocarros turísticos. Permitem-lhe conhecer melhor Benidorm, e não apenas porque o levam de um sítio para outro. Além disso, dispõem de um sistema de áudio para que não perca um único pormenor de tudo o que vê.

E não acaba aqui. Para além destes autocarros panorâmicos que lhe permitirão descobrir Benidorm, existem outros dois autocarros turísticos que o levarão a localidades próximas e a lugares de grande interesse, como Guadalest, Altea ou as Fuentes del Algar.

Quer pretenda conhecer o melhor de Benidorm num só dia, quer a sua estadia seja mais longa e queira aproveitá-la ao máximo, estes autocarros panorâmicos e turísticos da rede municipal de transportes são uma atividade imprescindível. Além disso, são os únicos do seu género a operar em Benidorm.

Diferentes percursos dos autocarros panorâmicos de Benidorm

Autocarro azul perto da praia|©Northumberland Driver
Autocarro azul perto da praia|©Northumberland Driver

Existem quatro linhas de autocarros que deve conhecer. O mais popular é o número 30, mas tome nota destes outros números: 31, 16 e 18. Qualquer um deles permite-lhe conhecer Benidorm e os seus arredores de uma forma diferente e divertida. Além disso, entrar nos autocarros panorâmicos é uma das actividades mais divertidas para fazer com as crianças em Benidorm.

Linha 30

Como já referi, esta é a mais popular e a primeira opção para se deslocar por Benidorm num autocarro panorâmico. Tem a sua paragem no Rincón de Loix, a zona com maior número de arranha-céus da cidade. Caso não saiba, existem aqui mais de 60 edifícios com mais de 80 metros de altura.

A outra extremidade desta linha fica no outro extremo, no sul da cidade. Na viagem de um extremo ao outro da linha, que demora cerca de uma hora e quinze minutos, passará por algumas das maiores atracções de Benidorm. O que verá?

  • Praia do Levante: é uma das praias mais importantes de Benidorm, com mais de dois quilómetros de comprimento. O seu passeio marítimo está repleto de bares, esplanadas e discotecas. Por outras palavras: é o epicentro da diversão.
  • Parque de l' Aigüera: ocupa uma antiga ravina, reconvertida nos anos 90 num passeio ajardinado com pinheiros e palmeiras. Este parque marca a separação entre a velha e a nova Benidorm.
  • Parque de Elche: é um pequeno mas encantador parque urbano que serve de prelúdio à praia de Poniente.
  • Praia de Poniente: é a maior praia de Benidorm, a mais extensa, com mais de três quilómetros de comprimento. Mas também é um pouco mais tranquila do que a praia do Levante, perfeita para desfrutar de actividades aquáticas em Benidorm ou de um dia relaxante na praia com a família.
  • Também passará muito perto do famoso Balcón del Mediterráneo, que poderá visitar quando sair do autocarro.

Linha de autocarro 31

Os autocarros desta linha também são panorâmicos e partem do Rincón de Loix. Mas o seu trajeto é diferente, pois não se dirigem para sul, mas saem da cidade e dirigem-se para norte, para El Albir e Altea.

Se está a planear desfrutar de Benidorm em agosto, tenha isto em conta. Nos meses centrais do verão, as praias de Benidorm são muito frequentadas. As praias de El Albir e Altea são um pouco mais calmas, por isso são uma boa alternativa se quiser fugir da agitação de Benidorm por algumas horas.

Uma nota de interesse, especialmente se a sua estadia na cidade não for nesses meses centrais do ano: esta linha só funciona entre abril e novembro. E o que vai ver? Alguns dos locais mais bonitos da Costa Blanca. Se quiser fazer uma viagem de um dia, este é um plano perfeito.

  • No caminho, passará por uma área natural única: o Parque Natural da Serra Gelada, uma área natural protegida. Se gosta de caminhadas, o meu conselho é que passe uma manhã ou uma tarde a caminhar até ao seu miradouro, pois as vistas são espectaculares.
  • De seguida, chegarão a El Albir, uma aldeia da localidade vizinha de L'Alfàs del Pi. Não perca a sua praia nem o seu particular Paseo de las Estrellas (Passeio das Estrelas). Este último tem a sua própria explicação: há mais de três décadas que aqui se realiza um famoso festival de cinema.
  • Pode ficar em El Albir ou continuar até Altea. Esta aldeia é conhecida como a cúpula do Mediterrâneo. Porquê? Porque o seu encantador centro urbano, caiado de branco, é coroado por uma igreja com as suas cúpulas de azulejos azuis profundos que se destacam como um farol na paisagem.

Linhas 16 e 18

Estas são as duas linhas turísticas (não panorâmicas) que o levarão para fora de Benidorm para descobrir os arredores. Mais concretamente, a linha 16 leva-o até à encantadora aldeia de Guadalest. Esta vila tem vista para a paisagem a partir de um imponente rochedo. Tem também alguns museus muito curiosos, como o museu das miniaturas ou o museu dos saleiros e pimenteiros.

A linha 18 leva-o até às Fuentes del Algar, um dos locais mais idílicos e fotogénicos de Alicante. Porque é que são tão especiais? Porque se trata de uma sucessão de cascatas que formam piscinas de água cristalina num belo cenário natural.

No entanto, embora se possa chegar a estes locais nos autocarros turísticos, a minha recomendação é fazer uma excursão organizada a estes dois locais. Terá um guia que lhe explicará todos os pormenores que lhe interessam. É muito menos frio e mais divertido do que uma simples visita áudio num autocarro.

Reservar uma excursão a Guadalest

Quanto custa o bilhete para os autocarros turísticos?

pessoa a contar os bilhetes|©Omid Armin
pessoa a contar os bilhetes|©Omid Armin

O preço dos bilhetes varia consoante a linha. Uma viagem nos autocarros panorâmicos das linhas 30 e 31 custa cerca de 6 euros. No entanto, em certas alturas do ano, os preços podem ser ligeiramente reduzidos. Por outro lado, em ambas as linhas, o bilhete é adquirido diretamente no próprio autocarro.

O bilhete simples para viajar nos veículos das linhas 16 e 18 é um pouco mais barato. Custa cerca de 4 euros. Os motoristas também lho entregam e pode fazer-lhes todas as perguntas que tiver sobre o percurso ou sobre o que vai ver nele.

Se a sua estadia for longa e tencionar desfrutar de Benidorm durante três dias ou mais, aconselho-o a optar por um cartão turístico. Existem várias possibilidades:

  • Cartão de 24 horas
  • cartão de 72 horas
  • cartão de 7 dias

O preço dos cartões varia consoante a duração da sua estadia e oscila entre os 11 e os 40 euros. A grande vantagem é que, com eles, pode entrar nos autocarros turísticos das quatro linhas que mencionei, bem como nos de qualquer outra linha urbana de Benidorm.

Como funcionam os autocarros turísticos

Autocarros vermelhos e amarelos na estrada|©Northumberland Driver
Autocarros vermelhos e amarelos na estrada|©Northumberland Driver

Como já expliquei, os bilhetes são comprados no próprio autocarro. Com um único bilhete é possível efetuar uma única viagem. São uma boa alternativa se quiser apenas dar uma volta para ter uma ideia de como é a cidade, como um plano para ver Benidorm num dia. Também são bons para se deslocar sozinho a Altea, Guadalest ou Fuentes del Algar.

Se vai deslocar-se mais e optar por um dos cartões turísticos, deve ter em conta vários aspectos importantes:

  • Durante o seu período de validade, pode utilizá-lo quantas vezes quiser.
  • Não há limite para o número de viagens, linhas de autocarro ou destinos.
  • Os cartões só podem ser adquiridos nas carreiras turísticas: 16, 18, 30 e 31.
  • O prazo de validade dos cartões começa a contar a partir da primeira utilização.
  • Os cartões são exclusivamente para uso pessoal, ou seja, não são válidos para grupos.
  • São adquiridos no autocarro.

Talvez não seja necessário comprar estes cartões, mas tenha em conta que Benidorm é uma cidade grande. Se durante a sua estadia pretende dar um mergulho no Aqualandia, ir ao Terra Natura ou desfrutar de todas as praias, a forma mais rápida de se deslocar será de autocarro e com estes cartões poderá fazê-lo livremente.

E uma última coisa que gostaria de salientar. As quatro linhas turísticas têm um sistema de áudio que lhe permitirá conhecer aspectos importantes dos locais por onde passa. O áudio está disponível em 5 línguas: espanhol, inglês, francês, alemão e russo.

Horários dos autocarros turísticos

relógio com fundo prateado|© Agê Barros
relógio com fundo prateado|© Agê Barros

Os horários variam muito de linha para linha. É muito importante ter isto em conta para tirar o máximo partido deles, especialmente se decidir comprar um cartão turístico.

Não terá qualquer problema com os autocarros panorâmicos da linha 30. A sua frequência varia de acordo com a estação, mas em nenhum caso é superior a 60 minutos. Normalmente, funcionam das 9h30 até depois das 22h00.

Os horários das outras linhas são mais curtos e dependem muito mais da época turística. Por este motivo, o melhor conselho é consultar os horários no sítio Web quando estiver em Benidorm.

Vantagens de utilizar os autocarros turísticos

Autocarro Llorente 215|©nj47826
Autocarro Llorente 215|©nj47826

É verdade que Benidorm não tem monumentos antigos e talvez por isso não ache que valha a pena apanhar um autocarro turístico. Não cometa esse erro. É sempre uma boa ideia viajar neles. Porquê?

  • Terá uma visão global da cidade, o que lhe permitirá localizar as melhores praias ou os locais mais atmosféricos para passear ou festejar.
  • Permitem-lhe chegar a outros locais de grande interesse turístico, a praias menos concorridas do que as de Benidorm e a locais naturais de grande beleza.
  • Os autocarros turísticos de Benidorm pertencem, de facto, às linhas de transporte urbano, o que significa isto? Que o seu preço é muito acessível.

No caso de o percurso urbano não o convencer ou não o levar aos locais que lhe interessam, existem sempre alternativas divertidas. Pode percorrer a cidade de bicicleta, de facto, existem ciclovias para o fazer. Ou, se não quiser fazer o esforço, pode também optar por um passeio de Segway e escolher o seu próprio percurso.

Reservar um passeio de Segway em Benidorm

Dicas relacionadas com os autocarros turísticos

Pessoas no autocarro|©Matt Taylor
Pessoas no autocarro|©Matt Taylor

Agora que já sabe como funcionam os autocarros turísticos de Benidorm e todas as suas vantagens, só tenho de lhe dar alguns conselhos:

  • Se decidir fazer o passeio de autocarro panorâmico e o sol estiver a brilhar, não se esqueça de usar um chapéu e óculos de sol, bem como protetor solar.
  • No caso de querer visitar Benidorm à noite, os autocarros turísticos não são uma opção viável depois de uma certa hora. Em todo o caso, pode deslocar-se facilmente a pé pelas principais zonas de lazer da cidade.
  • Informe-se sobre os horários, é algo em que deve insistir. Porquê? Porque, como já expliquei, em alguns casos a frequência é reduzida. O problema não é perder um autocarro, mas sim que, por um lapso, não existe um serviço de regresso a Benidorm, caso tenha decidido abandonar a cidade.
  • Para poder visitar estas cidades à vontade, aconselho-o a optar por uma excursão de um dia às cascatas de Algar e Guadalest. Poderá fazê-lo de uma forma muito mais descontraída.