Atividades de caiaque em Benidorm

Prepare-se para desfrutar de Benidorm e dos seus arredores de uma forma diferente: a partir da água. A bordo de um caiaque, descobrirá lugares onde a natureza permaneceu praticamente intocada.

Sonsoles Jimenez

Sonsoles Jimenez

leitura de 10 minutos

Atividades de caiaque em Benidorm

Vista aerea de barco en el mar |©sergio souza

Benidorm não é só praia e festa em Benidorm. Os seus arredores escondem enseadas tranquilas de águas cristalinas, grutas, magníficas falésias e um fundo marinho que fará as delícias de qualquer amante do snorkelling ou do mergulho.

Mas muitos destes lugares só podem ser acedidos a partir do mar. É por isso que uma excursão de caiaque é uma das melhores actividades que pode fazer em Benidorm. Além disso, é uma experiência que se divertirá muito se viajar com amigos ou em família.

Apetece-lhe a aventura? Não penses duas vezes, há lugares inimagináveis em Benidorm. Para que não tenhas dúvidas, vou explicar-te quais são as melhores excursões de caiaque. E também lhe darei outras informações que podem interessar-lhe.

Junte-se a mim!

1. Caiaque, snorkel e espeleologia no Cabo de San Antonio

Caiaque com vista panorâmica para duas pessoas|©Jonathan Lassen
Caiaque com vista panorâmica para duas pessoas|©Jonathan Lassen

A costa de Alicante esconde ecossistemas fascinantes. Situado a poucos quilómetros a norte de Benidorm, o Cabo de San Antonio é uma reserva natural protegida pelo seu elevado valor ecológico. Aqui é possível navegar ao pé de falésias com mais de 150 metros de altura. E se mergulhar nas suas águas, verá prados de posidónias, corais e inúmeros peixes e crustáceos.

Tudo isto faz com que seja uma das coisas mais emocionantes para fazer em Benidorm, mas o que é que vai ver e fazer nesta aventura? Tome nota:

  • Vai percorrer a parte mais bonita do cabo de San Antonio. Entretanto, um guia profissional explicar-vos-á todos os segredos desta caraterística geográfica e da reserva natural.
  • Visitará a Cova Tallada, uma gruta ao nível do mar que foi uma pedreira entre os séculos XII e XIV. Não perca os seus arcos rochosos e a forma como trabalhavam para extrair a pedra. Existe também uma piscina natural no seu interior, um dos sítios mais surpreendentes da costa de Alicante!
  • Terá tempo para colocar o seu equipamento de snorkeling e descobrir a interessante fauna e flora marinha deste parque natural.

2. Excursão de caiaque e snorkel a partir das falésias de Cala Tangó

Caiaque no mar|©Rohan Smith
Caiaque no mar|©Rohan Smith

Se procura um pouco de emoção e aventura, recomendo esta experiência. Cala Tangó, em Jávea, é um dos lugares mais surpreendentes e únicos da Costa Blanca. Não é fácil chegar a pé, por isso o caiaque é a melhor forma de a desfrutar.

Mas não é isso que a torna tão especial. Porque é que a devem descobrir? Aqui estão algumas boas razões:

  • Poderásaltar de penhascos. Libertará toneladas de adrenalina e, o mais importante, em segurança. Nesta enseada, existem pequenas plataformas a diferentes alturas para saltar sem correr riscos.
  • Quando se cansar de saltar, pode dar um mergulho relaxante ou fazer snorkeling nas suas águas. Estas são absolutamente cristalinas. Além disso, a enseada não costuma estar muito cheia, pelo que é uma das melhores actividades que se pode planear em Benidorm em agosto.
  • Embora possa ser uma aventura extrema, também irá desfrutar da beleza do cabo de San Antonio e das suas paredes rochosas. Sentir-se-á como um verdadeiro explorador!

Se estiveres disposto a fazer esta excursão, e quer sejas ou não um amante da arte, recomendo-te que vejas primeiro um quadro: "Crianças a tomar banho entre rochas, Jávea", de Joaquín Sorolla. Porquê? Porque Cala Tangó é o cenário que inspirou o pintor. Não vos será difícil identificar as rochas sobre as quais se apoiam os protagonistas da obra.

3. Excursão de caiaque e snorkeling em Cala Granadella

Caiaque na costa|©.carleS
Caiaque na costa|©.carleS

Cala Granadella é um lugar espetacular para começar uma excursão de caiaque. A razão? Águas turquesas e cristalinas que convidam a entrar nelas. Além disso, se seguirmos a linha da costa, chegaremos a alguns dos locais mais bonitos perto de Benidorm.

Se quiser desfrutar de uma experiência tranquila e relaxante, esta é uma escolha que não pode deixar de fazer! Além disso, é uma das melhores coisas para fazer em Benidorm em outubro, quando não lhe apetece ir dar um mergulho. Preste atenção a tudo o que o espera:

  • DescobriráEn Caló, uma bela enseada entre falésias com uma enorme rocha no centro. Só é acessível por mar e, quando a vires, lembrar-te-á certamente aquelas praias escondidas típicas de países exóticos. Mas não se esqueçam, estão a um passo de Benidorm!
  • Também visitarão a Cova del Llop Marí, uma gruta marinha que vos surpreenderá pelas suas dimensões. É também um lugar ideal para mergulhar nas suas águas e fazer snorkel.
  • Seguindo a linha costeira de Jávea, chegaremos a Cala Ámbolo. Aí veremos a torre de vigia que foi construída no século XVI para se defender dos ataques de piratas. Assim, para além de descobrirem paisagens fascinantes, poderão conhecer um pouco mais da história desta zona.

4. Excursão de caiaque para descobrir as grutas marinhas

Passeio de caiaque numa gruta|©albertggr
Passeio de caiaque numa gruta|©albertggr

Seguindo a costa de Benidorm em direção ao norte, a linha costeira torna-se íngreme. Nestas falésias sobranceiras ao mar, escondem-se inúmeras grutas. Mais do que paisagens, são verdadeiras aulas de geologia. A bordo de um caiaque, poderá ver de perto o enorme poder da natureza.

Se tem alma de aventureiro, atreva-se a descobrir algumas destas grutas, não só pela sua beleza, mas também pela fauna variada que albergam. Mas se recomendo esta aventura, não é só por isso.

Que mais vos espera?

  • Pode dar um mergulho na Lagoa Azul. Trata-se de uma pequena piscina natural cujas águas, de um azul-turquesa intenso, são perfeitas para tirar aquelas fotografias que vão deixar as vossas redes sociais com inveja.
  • Quer fazer espeleologia? Perfeito! Há uma paragem muito especial no seu percurso: a Cova del Llop Marí, uma das grutas mais espectaculares da costa de Alicante.

5. Caiaque e snorkel na enseada de Portixol

pessoas a fazer snorkelling|©Dolphin Discovery
pessoas a fazer snorkelling|©Dolphin Discovery

A enseada de Portixol, na localidade vizinha de Jávea, é um dos lugares mais fotogénicos da costa levantina. As suas águas cristalinas e as casas de pescadores que se encontram na sua margem criam um cenário que certamente vos fará lembrar as ilhas gregas.

Mas este local é muito mais do que uma simples fotografia. A enseada é perfeita para um agradável passeio de caiaque, para um mergulho e para se divertir rodeado de falésias. Vou explicar com mais pormenor tudo o que vos espera:

  • É possível fazer snorkel em Cala El Pom. Só é acessível por mar. Abriga estruturas marinhas interessantes, um fundo marinho digno de admiração e até uma cascata!
  • Chegará ao sopé do Cap Negre, um penhasco de 100 metros de altura. A propósito, se tiverem tempo depois da excursão, subam ao seu miradouro, as vistas da costa são espectaculares.
  • Conquistarás a ilha de Portixol. Não percam a beleza das suas grutas mas, sobretudo, a sua piscina natural. Com as suas águas cristalinas, é perfeita para um mergulho. Atrevem-se a saltar das rochas? Pode fazê-lo aqui.

6. Excursão à volta da baía de Benidorm

Pessoas na praia|©amamolina
Pessoas na praia|©amamolina

Sabia que existem 26 edifícios com mais de 100 metros de altura na cidade, ou que três deles têm mais de 150 metros de altura? Mas só é possível admirar o horizonte único de Benidorm se nos afastarmos algumas centenas de metros da costa.

Se passear de caiaque à volta da baía, verá muito mais, por exemplo, a sua ilha ou a famosa praia do Levante. E, se ainda tiver forças, recomendo que siga a costa para norte até chegar ao Parque Natural da Serra Gelada. O que é que vai ver lá? Falésias com mais de 300 metros de altura, grutas e a pequena ilha de Mitjana, que esconde fundos marinhos rochosos cheios de vida.

7. Excursão à ilha de Benidorm

Ilha de Benidorm|©Carlos Sánchez
Ilha de Benidorm|©Carlos Sánchez

Esta ilha eleva-se a pouco mais de 73 metros acima do nível do mar. É provavelmente um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Benidorm. Mas o que talvez não saiba é que tem um valor ecológico incrível. Inúmeras aves nidificam aqui e a riqueza do seu fundo marinho torna-a um bom local para mergulho.

Mas como lá chegar? Uma boa maneira é de caiaque. Pode pensar-se que esta ilha fica muito longe, mas não é bem assim. Fica a pouco mais de três quilómetros da costa, o que dá cerca de três quartos de hora de remada.

E uma curiosidade: são muitas as lendas que falam da sua origem. Alguns dizem que foi o cavalo do rei Jaime I, o Conquistador, que quebrou uma montanha com um golpe. Outros atribuem o mérito à montada do apóstolo Santiago. E alguns outros à espada de Carlos Magno ou a seres mitológicos. Pode tentar descobrir o mistério quando lá chegar.

8. Alugar um caiaque e fazer uma viagem por conta própria

Pessoa no mar em caiaque|©Sasha Prasastika
Pessoa no mar em caiaque|©Sasha Prasastika

Esta é outra possibilidade interessante, pois permite-lhe navegar livremente. É você que decide para onde quer levar o seu caiaque e onde quer fazer uma pausa. Também não há limites de tempo. Apetece-lhe ver o pôr do sol? Uma opção é fazer um passeio de barco para ver o pôr do sol, mas também o pode fazer a partir de um caiaque.

Essa liberdade é a grande vantagem de alugar o barco por conta própria. No entanto, só recomendo a aventura se tiver uma certa experiência, estiver em boa forma física e se tiver informado previamente sobre os locais a que pretende aceder de caiaque. E, se possível, não viaje sozinho.

Apesar das vantagens desta opção, não se esqueça que numa excursão guiada terá sempre o apoio de um profissional. Não só o levarão aos lugares mais espectaculares da costa, mas também lhe darão muita informação e assistência se precisar.

O que é necessário para tirar o máximo partido de um passeio de caiaque?

Caiaque em grupo|©Hui Huang
Caiaque em grupo|©Hui Huang

O mais importante é que esteja disposto a divertir-se e a praticar desporto. As excursões duram cerca de duas horas e meia, mas não se preocupe, os percursos não são demasiado exigentes. Poderá fazê-las sem grandes dificuldades, mesmo que não pratique desporto regularmente.

É claro que tem de saber nadar. Claro que não precisa de ser um atleta olímpico, basta saber defender-se bem na água. Em todo o caso, se optar por uma excursão guiada, será acompanhado por um guia especializado. Além disso, é obrigatório usar um colete salva-vidas, que lhe será entregue antes de iniciar a atividade, porque a segurança é fundamental.

De que mais precisa? Muito pouco, de facto:

  • Fatode banho, roupa e calçado impermeáveis e uma toalha, sobretudo se aproveitar a excursão para fazer snorkel ou dar um mergulho.
  • Umchapéu, óculos de sol e um bom protetor solar para evitar que o sol e a brisa afectem a sua pele.
  • Pode trazer água para se manter hidratado ou um lanche, embora estes estejam normalmente incluídos na excursão.

Outros aspectos importantes

homens a correr na praia|©Kindel Media
homens a correr na praia|©Kindel Media

Há alguns outros aspectos a considerar antes de reservar a sua viagem de caiaque, porque nem todas as experiências são iguais:

  • A duração pode ser ligeiramente diferente, mas não inferior a duas horas e meia. Não se esqueça de aproveitar ao máximo a sua estadia e desfrutar dos melhores planos para desfrutar de Benidorm.
  • Normalmente, pode escolher entre dois horários, de manhã e de tarde.
  • A idade mínima exigida pode variar consoante o tipo de experiência. Normalmente, é necessário ter mais de 10 anos, embora para as excursões mais exigentes o limite possa ser aumentado para 16 anos.
  • Os preços também dependem da experiência que escolher. Regra geral, variam entre 40 euros e 70 euros.

Como reservar

Pessoa subaquática|©Pixabay
Pessoa subaquática|©Pixabay

É muito simples. A primeira coisa a fazer é escolher a excursão de caiaque que mais gostaria de fazer. Lembre-se que existem diferentes itinerários e que algumas actividades incluem a possibilidade de fazer snorkelling ou espeleologia. Mas nem todas.

Em segundo lugar, deve marcar o dia e a hora escolhidos e quantas pessoas vão fazer a excursão. Se houver disponibilidade, só tem de introduzir os seus dados pessoais e reservar. É importante que não se esqueça de imprimir a reserva em papel ou, pelo menos, de ter o e-mail de confirmação no seu telemóvel. Terá de o apresentar no início da atividade.

Também deve ter em conta que estas experiências, tal como outras como o banana boating em Benidorm, requerem um número mínimo de participantes. Se este número mínimo não for atingido no dia e hora escolhidos, a atividade será suspensa. Mas atenção! Isso não significa que tenha de desistir, pois pode sempre haver lugares disponíveis noutra altura.

E o que acontece se a atividade for cancelada devido ao mau tempo? Não se preocupe, receberá o seu dinheiro de volta ou poderá alterar a data sem qualquer problema. E também será reembolsado se não puder participar na viagem e avisar com pelo menos 24 horas de antecedência.

Se não lhe apetecer remar, há alternativas!

Barco no mar|©Pablo Arias López
Barco no mar|©Pablo Arias López

Qualquer aventura de caiaque permitir-lhe-á olhar para Benidorm com novos olhos. Mas é possível que não possa ou não lhe apeteça remar durante algumas horas. Não perca a oportunidade de ver a silhueta da cidade a partir do mar ou de apreciar a beleza da costa circundante.

Uma alternativa é fazer um dos passeios de barco a partir de Benidorm. Poderá ver a baía, a praia de Levante ou a ilha. Se está à procura de planos para desfrutar de Benidorm com crianças, escolha um barco com vista subaquática. Os mais pequenos vão adorar ver o fundo do mar e um número infinito de animais a nadar quase ao seu lado.

Há mais, porque a partir de terra também é possível admirar as paisagens da Costa Blanca, as suas falésias e algumas das suas grutas. O melhor é que estas excursões à costa e às grutas a partir de Benidorm também o levam a descobrir cidades vizinhas muito bonitas.

E, se ainda tiver fome de mais, lembre-se de que está numa cidade que é sinónimo de diversão. Há inúmeros planos para desfrutar de Benidorm em três dias, dois ou mesmo apenas um.

São umas mini-férias ou uma pausa prolongada? Então aqui vai uma última dica: reserve um dia para fazer uma dasexcursões a partir de Benidorm. A dois passos da cidade, existem locais maravilhosos como Calpe, Altea ou as nascentes do Algar. Descubra-os!