Benidorm em 1 dia: tudo o que você precisa saber

Se vai visitar Benidorm num dia, leia este itinerário para aproveitar ao máximo o seu tempo na cidade balnear de Alicante.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 8 minutos

Benidorm em 1 dia: tudo o que você precisa saber

Edificación blanco y azul |©Emilio Sánchez

Benidorm é uma estância balnear na província de Alicante. O município é conhecido, tanto a nível nacional como internacional, pelo seu carácter turístico. No entanto, Benidorm não se resume a isso. Se está a planear uma viagem a esta cidade de Alicante e não consegue pensar em nada para ver e fazer em Benidorm, continue a ler.

Com esta ideia de itinerário de viagem de 1 dia em Benidorm, irá descobrir que esta cidade tem muito mais para oferecer do que apenas as suas praias. Além disso, irá tirar o máximo partido da sua visita.

O centro histórico

Centro Histórico, Benidorm|©Ezert
Centro Histórico, Benidorm|©Ezert

A primeira coisa que deve ver na sua viagem de um dia a Benidorm é a cidade velha. Esta estende-se desde o parque Elx até à praça triangular. Recomendo que passeie pelas suas ruas e percorra as suas lojas e restaurantes. Como a sua visita a Benidorm é de apenas um dia, não poderá passar muito tempo nos diferentes monumentos que compõem o centro histórico; no entanto, poderá ver os mais importantes.

Um dos lugares preferidos dos turistas e dos habitantes locais é a varanda do Mediterrâneo, também conhecida como o miradouro do Castelo. Está localizado entre as duas principais praias de Benidorm e é uma grande parte da história da cidade.

Onde este miradouro se encontra atualmente, existia um castelo construído em 1325, que foi destruído durante a Guerra da Independência.

Para além do miradouro, também recomendo que visite a Plaza del Torrejó, onde se situava a antiga Câmara Municipal. Está situada junto à praia do Levante e alberga atualmente o Posto Municipal de Turismo de Benidorm.

Finalmente, outro dos principais monumentos da cidade é a igreja neoclássica de San Jaime. Este templo foi construído depois de a Virgem do Sufrágio ter sido encontrada num barco à deriva, razão pela qual se tornou a padroeira da cidade.

O parque de Elx

Parque de Elx|©amamolina
Parque de Elx|©amamolina

O Parque Elx é um dos parques mais importantes de toda a cidade e é também conhecido como o Parque de Las Palomas, devido à grande presença destas aves na zona. Dependendo da época em que visitar Benidorm, poderá coincidir com um dos eventos que se realizam neste parque, como o mercado de rua medieval, que se realiza durante o mês de maio em Benidorm.

Se caminhar até ao Parque Elx a partir da igreja de San Jaime e Santa Ana, demora apenas cerca de 15 minutos. Basta subir a rua Emilio Ortuño até chegar ao parque que dá início ao centro histórico. Também se pode fazer este percurso num autocarro turístico de Benidorm.

Parque L'Aigüera

Fonte em L'Aigüera|©snappyshots
Fonte em L'Aigüera|©snappyshots

O Parque de L'Aigüera foi concebido pelo arquiteto Ricardo Bofill em 1980. É composto por um total de 120.000 metros quadrados repletos de palmeiras. O parque está situado numa ravina entre a Plaza de Toros e a nova Câmara Municipal. Alberga dois auditórios ao ar livre: o Auditório Julio Iglesias e o Auditório Óscar Esplá. É aqui que se realizam muitos dos concertos que se realizam em Benidorm.

Se se dirige ao Parque L'Aigüera, a partir do Elx Park, terá de percorrer a Rua Winter, o que demorará menos de 10 minutos.

Também tem a opção de chegar pela Avenida Alfonso Puchades, bem como pela Calle Emilio Ortuño. Dado que a viagem a pé demora aproximadamente o mesmo tempo que a de autocarro, não recomendo esta segunda opção, a não ser que tenha problemas em caminhar.

A Cruz de Benidorm

A Cruz de Benidorm|©Jorge Juan Oltra Sirvent
A Cruz de Benidorm|©Jorge Juan Oltra Sirvent

Se quiser desfrutar das melhores vistas de Benidorm, recomendo-lhe que se dirija ao miradouro de La Cruz. Para lá chegar a partir do Parque L'Aigüera, terá de apanhar o carro e conduzir pela Avenida Tokio.

A viagem dura aproximadamente 15 minutos. Não é que não possa ir a pé, mas demorará cerca de uma hora a chegar ao miradouro. Como só vai visitar a cidade durante um dia, não é aconselhável perder muito tempo a deslocar-se de um sítio para outro.

A Cruz de Benidorm foi construída em 1962 e está localizada no topo da Sierra Helada. A origem desta cruz foi um protesto da Igreja Católica contra o facto de o governo franquista ter autorizado o uso de biquínis nas praias da cidade. Assim, uma procissão levou a cruz até ao cimo da montanha, onde se encontra atualmente.

Almoço em La Cava Aragonesa

La Cava Aragonesa: Tapas|©deramaenrama
La Cava Aragonesa: Tapas|©deramaenrama

A meio caminho entre a Cruz de Benidorm e o seu próximo destino está o restaurante La Cava Aragonesa. Este fica a pouco mais de 20 minutos da sua paragem anterior. Trata-se de um bar de tapas especializado na cozinha de Alicante, com pratos de arroz e menus fixos.

A especialidade de La Cava Aragonesa é o seu tinder, que não é mais do que pão catalão torrado com azeite e tomate. Estes podem ser personalizados com mais de 100 variedades de carnes frias, salgadas, fumadas e queijos.

Para além de provar as famosas "yescas" como entrada, também recomendo que peça um dos seus pratos de arroz, embora tenha de reservar com antecedência. Pode escolher entre arroz a banda, arroz com lagosta, bacalhau e legumes, bacalhau e vieiras, a clássica paella de marisco ou o requintado arroz negro.

Miradouro da Capela da Virgem do Mar

Miradouro da Ermida Virgen del Mar em Benidorm|©RFRumbao
Miradouro da Ermida Virgen del Mar em Benidorm|©RFRumbao

Continuo com outro dos miradouros mais importantes da cidade, o miradouro da ermida da Virgen del Mar.

Este lugar fica mesmo em frente ao miradouro da Cruz e pode aceder-se de um ao outro por um caminho muito bem sinalizado, tanto de carro como a pé. Tal como no miradouro da Cruz, é preferível ir de carro, pois a caminhada demora cerca de 2 horas.

Do miradouro da ermida da Virgen del Mar poderá ver as praias de Poniente e Levante. Além disso, é claro, também se pode ver a ermida da Virgen del Mar, que dá nome ao miradouro. Aqui encontra-se a Virgem com o menino nos braços e costuma estar decorada com flores.

Se desejar, pode aproveitar para dar um belo passeio de bicicleta. É um percurso seguro e fácil que lhe dará imenso prazer.

Reservar um passeio de bicicleta em Benidorm

Gran Hotel Bali

Gran Hotel Bali|©Alexander Sheludyakov
Gran Hotel Bali|©Alexander Sheludyakov

Outro dos melhores lugares para contemplar as vistas de Benidorm é o terraço do Gran Hotel Bali. É um dos hotéis mais importantes da cidade e tem 182 m de altura, divididos em 53 andares.

Para subir ao miradouro e desfrutar de uma das melhores coisas para fazer em Benidorm, pode fazê-lo num elevador com paredes de vidro. Depois de subir, é necessário comprar um bilhete para entrar no terraço de observação, que inclui uma bebida no bar da piscina do hotel.

A título de curiosidade, o Gran Hotel Bali é o hotel mais alto da Europa e, durante algum tempo, foi o edifício mais alto de Espanha, tendo sido ultrapassado em 2006 pela Torre Espacio, situada em Madrid. Originalmente, o hotel deveria ter uma altura total de 210 metros.

Para chegar ao hotel a partir do Mirador Ermita Virgen del Mar, terá de caminhar durante 15 minutos ao longo da Calle de la Ermita e da Calle Asturias. Se quiser ir de carro, terá de apanhar a avenida Vicente Llorca Alós.

Descubra as melhores praias de Benidorm

Vista aérea de uma praia em Benidorm|©jjulio2311
Vista aérea de uma praia em Benidorm|©jjulio2311

Benidorm recebe milhares de turistas de todo o mundo todos os verões. A cidade é um paraíso de praias de areia fina e águas cristalinas. Além disso, a maioria das praias de Benidorm está equipada com todo o tipo de serviços, desde duches a bares de praia e parques infantis.

As duas principais praias de Benidorm são Poniente e Levante. A praia de Poniente é a mais extensa de Benidorm, com um comprimento total de 3 km. É a mais próxima do Gran Hotel Bali, estando apenas a 8 minutos a pé. É um pouco mais calma do que a praia do Levante e tem um passeio marítimo com um grande número de bares e restaurantes. Tal como a anterior, também tem muitos serviços, como plataformas flutuantes ou bibliotecas de praia.

A praia do Levante tem 2 quilómetros de comprimento e está localizada entre Punta Pinet e Punta Canfali.

Esta praia tem Bandeira Azul e certificados de qualidade ambiental. Entre os serviços disponíveis, destaco os postos de salva-vidas, as zonas de jogos infantis, os banhos de pés e o aluguer de espreguiçadeiras e guarda-sóis. Recomendo que aproveite a praia de uma forma diferente e que pratique alguns desportos aquáticos. Por exemplo, existem muitas actividades de caiaque em Benidorm.

Outras praias de Benidorm

Para além das praias mencionadas acima, Benidorm também tem outros paraísos naturais onde pode apanhar sol e dar um mergulho. Dado que só tem um dia na cidade, é provável que não tenha tempo suficiente para conhecer estas outras praias. No entanto, é verdade que são menos concorridas do que as praias de Poniente e Levante, pelo que é possível que as prefira.

Uma das minhas preferidas é a enseada de Mal Pas, situada em frente à ilha de Benidorm e que oferece belas vistas da ilha. Por baixo da ilha encontra-se a Reserva Marinha de La Llosa, um dos melhores locais para a prática de mergulho em Benidorm. A praia de Mal Pas tem Bandeira Azul e tem um total de 120 metros de comprimento.

Para além da enseada de Mal Pas, também pode optar pela enseada de Tio Ximo, situada na costa norte do município. Este é o local ideal para quem quer fugir dos turistas e desfrutar de uma tarde tranquila. Também é ideal para a prática de snorkeling.

Visitar Villajoyosa

Villajoyosa ao longe|©Pablo Arias López
Villajoyosa ao longe|©Pablo Arias López

Depois de passar algum tempo na praia, é altura de pegar no carro para visitar a cidade de Villajoyosa. Esta cidade fica a menos de 20 minutos de carro de Benidorm e é uma das mais bonitas da província de Alicante.

A cidade tem muitas coisas para ver, mas vou dizer-vos as mais importantes, uma vez que têm pouco tempo. A minha recomendação é ir às casas suspensas, uma das construções mais características do município.

Por baixo das próprias casas, verá um passeio ao longo do rio, que termina na costa da cidade. Depois, aconselho-vos a subir ao centro histórico, onde poderão ver o carácter marítimo de Villajoyosa. Também verá vestígios antigos da Idade do Bronze, bem como do Império Romano. Ao percorrer as ruas do centro histórico, verá muralhas medievais e ruínas romanas.

Jantar no porto de Villajoyosa

Comida cozinhada num prato de cerâmica branca|©BP
Comida cozinhada num prato de cerâmica branca|©BP

Para terminar o seu dia em Benidorm em grande estilo, sugiro um jantar especial num dos melhores restaurantes de Villajoyosa. O restaurante Hogar del Pescador está localizado no Club Nautico e oferece belas vistas do porto de Villajoyosa. O seu menu é especializado em peixe e marisco e os seus pratos são preparados com produtos 0 km.

Entre as especialidades deste restaurante estão o fideuá, o guisado de lagosta, a caçarola de peixe e marisco ou o suquet de frango e tamboril. O estabelecimento também dispõe de uma extensa carta de vinhos. Para terminar o seu jantar, experimente uma das sobremesas do Hogar del Pescador, como o Rocherr Gold ou a torrija caramelizada.

Se não for muito tarde e tiveres um pouco mais de tempo, recomendo que dês um passeio pelo porto de Villajoyosa. Junto a ele está o passeio marítimo, que conduz ao centro da cidade.

Como pode ver, há muitas coisas para fazer em Benidorm durante um dia. A cidade oferece uma gama muito ampla de actividades para além do seu conhecido papel como local de festas de verão, pode encontrar desde planos com crianças em Benidorm até planos em Benidorm em dezembro, janeiro ou qualquer outro mês do ano. É claro que, seja qual for a ocasião, Benidorm terá sempre algo perfeito para si.