Toronto em 2 dias: tudo o que você precisa saber

Toronto é uma cidade muito interessante e vale bem a pena visitá-la. Se dispuser de dois dias, pode desfrutar de um passeio rápido pelas suas ruas pitorescas e zonas da moda.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Toronto em 2 dias: tudo o que você precisa saber

Yonge-Dundas Square |©Jeff Hitchcock

A capital do Ontário é uma cidade multicultural com um encanto inegável. Se não tiveres muito tempo para a explorar, recomendo que organizes um itinerário em torno dos principais locais. Desta forma, poderás desfrutar das melhores coisas para fazer em Toronto e aproveitar ao máximo cada minuto da tua viagem. No primeiro dia, podes concentrar-te em explorar os pontos turísticos e as atracções de Downtown e Oldtown, como a Little Canada, a CN Tower e a famosa Natha Phillips Square.

Também podes apreciar a arte de rua no Graffiti Alley, os outdoors intermitentes na Yonge Dundas Square e a história da antiga destilaria mais famosa do mundo no Distillery District. Se quiser explorar mais a cidade, pode aproveitar algumas das melhores excursões gastronómicas de Toronto, aventurar-se no Kensington Market e em Chinatown para uma experiência multicultural. Além disso, não perca um vislumbre do impressionante castelo da Casa Loma ou dos túneis da Cidade Subterrânea.

Dia 1: Visite as melhores áreas entre o centro da cidade e Oldtown em Toronto

Nathan Phillips Square, Toronto|©John FitzGerald
Nathan Phillips Square, Toronto|©John FitzGerald

Em dois dias, é possível percorrer as principais atracções e zonas de Toronto, bem como visitar locais menos concorridos e sem turistas. Em geral, recomendo usar o primeiro dia para conhecer os melhores locais entre Downtown e Oldtown. A vantagem é que é muito fácil deslocar-se, uma vez que a maioria das atracções são facilmente acessíveis de carro, comboio ou através dos túneis subterrâneos. Pode desfrutar dos eventos em Nathan Phillips Square, ver os sinais luminosos em Yonge Dundas Square, apreciar as miniaturas em Little Canada, e muito mais.

Se quiser desfrutar de um passeio por Toronto e ver a cidade de cima, recomendo que se aventure na CN Tower. A arte de rua local também é imperdível, com uma variedade de murais no Graffiti Alley. Por fim, a poucos minutos de distância fica o District Distillery, um bairro construído no local de uma antiga destilaria.

Nathan Phillips Square

Pode começar o seu dia na Nathan Philips Square, a praça mais central da cidade. Aqui encontrará o famoso letreiro de Toronto, o que faz com que seja um ótimo local para tirar uma fotografia. Esta praça acolhe uma variedade de eventos multiculturais e é também uma área comercial privilegiada com camiões de comida, exposições de arte e pistas de gelo durante o inverno.

De facto, se estiver a planear algumas coisas para fazer em Toronto no Natal, este local é obrigatório no seu itinerário. Muitas das melhores visitas guiadas à cidade incluem esta praça como paragem obrigatória, como poderá ver aqui:

  • Toronto Old City Hall: um edifício icónico, que serviu de câmara municipal até 1966. Pode subir à torre do relógio para ver a cidade de cima.
  • Toronto City Hall: um edifício moderno, que se tornou um ícone da cidade.

Reservar uma visita guiada a Toronto

Praça Yonge-Dundas

Para chegar à sua segunda paragem do dia, só precisa de caminhar cinco minutos ao longo da Bay St e da Edward St, a partir da Nathan Phillips Square. Esta é a Yonge Dundas Square, uma praça entre a Yonge Street e a Dundas Street, conhecida como a versão canadiana da Time Square de Nova Iorque, ou da Piccadilly Circus de Londres. Aqui, os letreiros luminosos roubam a atenção dos transeuntes e, durante o dia, pode desfrutar de música de rua, espectáculos ao ar livre e bancas de rua.

Nesta zona, encontrará uma fonte de água ideal para se refrescar, se estiver de visita a Toronto no verão, e fica também a uma curta distância a pé do Centro Comercial Eaton Centre, para que se possa abrigar do tempo durante algum tempo. Enquanto passeia pela zona, pode visitar a Universidade Metropolitana de Toronto e o teatro CAA Ed Mirvish, onde são apresentadas peças de teatro e espectáculos musicais locais.

O pequeno Canadá

Em Toronto, existe um local onde pode desfrutar de diferentes atracções canadianas em versão miniatura: o Little Canada. É um parque temático situado a um minuto da Yonge Dundas Square, ao qual se pode aceder pela Dundas St E ou pela Underground City. É uma óptima opção se estiver à procura de coisas para fazer na cidade com crianças, pois poderá ver exibições do castelo medieval local, mais conhecido como Casa Loma.

Encontrará também pequenas réplicas da Torre CN, das Cataratas do Niágara, bem como de monumentos de Otava e do Quebeque. Pode encontrar bilhetes sem fila a partir de 36 euros por pessoa. Tenha em atenção que este bilhete não inclui normalmente o custo dos workshops e o acesso à área 3D Lit.

Comprar bilhetes para o Little Canada em Toronto

Torre CN

Vista da Torre CN a partir do Cityplace|©Jack_Nechay
Vista da Torre CN a partir do Cityplace|©Jack_Nechay

Se a versão em miniatura da torre mais alta da América do Norte o impressionou, então tem de vir e ver a CN Tower em pessoa.

Fica apenas a dez minutos de carro dos espaços Little Canada e oferece as melhores vistas da cidade. Aqui encontrará um restaurante giratório, uma plataforma de observação e até um museu. Além disso, se for aventureiro, pode subir uma rampa até ao céu de Toronto. A entrada na torre custa cerca de 40 euros, embora existam atracções no interior a um custo adicional.

Beco do Graffiti

Para continuar a desfrutar do charme de Toronto, dirija-se à sua próxima paragem do dia em Street Art. É possível fazer um passeio a pé ou de bicicleta para apreciar a arte e a história local. Nesta área, encontrará murais impressionantes, bem como exposições de arte de rua. Este local fica a seis minutos de carro da CN Tower, na Front St W. É muito famoso, pois foi uma das primeiras ruas legais de arte de rua em Toronto.

Passear por Toronto num passeio de bicicleta

Destilaria District

Finalmente, pode terminar o dia no District Distillery, um bairro construído no local de uma antiga destilaria, outrora a maior do mundo. Fica a 20 minutos de carro pela Front St E e Richmond St W. Note que os túneis subterrâneos permitem uma caminhada mais curta. Aqui encontrará lojas, restaurantes e um ambiente agradável. Também verá edifícios antigos, mas o mais interessante são os eventos de que pode desfrutar na zona, especialmente em dezembro, quando é época de Natal em Toronto.

Reservar uma visita guiada ao Distillery District

Dia 2: Visite o Mercado de Kensington, Chinatown, a Galeria de Arte de Ontário e a Casa Loma.

Mercado de Kensington, Toronto|©Markus Hill
Mercado de Kensington, Toronto|©Markus Hill

Antes de terminar o seu tempo em Toronto, tem de dar uma oportunidade aos mercados e galerias. Eles têm uma energia peculiar, que certamente o deixará de bom humor. Por isso, não pode deixar a cidade sem visitar o Kensington Market e Chinatown, onde o contraste multicultural é evidente em cada canto. O castelo neo-gótico da Casa Loma, por outro lado, é também um marco histórico por excelência.

Mercado de Kensington e Chinatown

Quando se trata dos melhores passeios gastronómicos em Toronto, o Kensington Market é obrigatório. É o local perfeito para provar pratos de todo o mundo, bem como desfrutar de uma experiência multicultural rodeada de cheiros, sabores e sons. Nos anos 20, era propriedade de famílias judias, que vendiam artesanato, comida e artefactos. Devido à sua idade, é uma autêntica tradição canadiana, onde se podem provar produtos sazonais. Este ícone local está situado num bairro pitoresco, que alberga comunidades estrangeiras.

Depois de visitar o mercado, um passeio de cinco minutos pela Spadina Ave leva-o à famosa Chinatown. Esta é uma Chinatown que reúne toda a comunidade asiática. Encontrará eventos gratuitos, bancas de comida e costumes da China, Taiwan, Vietname, Paquistão, Índia e Japão. Estabeleceu-se com casas de chá, lojas de ervas medicinais, artesanato barato e muito mais. Se estiver à procura de coisas para fazer em Toronto em fevereiro, recomendo que passe por esta zona para as celebrações anuais do Ano Novo Chinês.

Reserve uma visita guiada a Chinatown e ao Kensington Market

Galeria de Arte de Ontário

A próxima paragem no seu itinerário é a Galeria de Arte de Ontário, a oito minutos de carro de Chinatown, na Dundas St W. É um edifício histórico com uma estrutura futurista que alberga obras importantes de artistas de todos os continentes. Por exemplo, é possível ver pinturas de Monet, Van Gogh, Rubens e outros expoentes famosos. É considerado um dos melhores museus de Toronto, uma vez que encontrará arte indígena e africana.

Pode encontrar bilhetes a partir de 28 euros, sem filas de espera, para apreciar todas as obras alojadas no interior. De notar que existem algumas exposições temporárias, que podem ser gratuitas ou com um custo adicional. Entre as pinturas, encontra-se o Massacre dos Inocentes de Pedro Pablo Rubens, que retrata a execução de menores por ordem do rei Herodes.

Casa Loma

Prepare-se para se sentir como se estivesse num conto de fadas na Casa Loma. É um castelo neo-gótico, a treze minutos de carro da Galeria de Arte de Ontário. É muito popular devido à variedade de eventos e festivais realizados no recinto, especialmente as muitas coisas para fazer em Toronto no Natal.

Os seus corredores guardam memórias de tempos antigos, por isso pode fazer uma visita guiada ao recinto para ver os salões reais, os quartos dos seus criadores e alguns dos melhores museus locais.

Também na Casa Loma pode explorar o Grande Salão, dar um passeio pelos hectares de jardim e verificar os estábulos perto da propriedade. Túneis subterrâneos ligam o castelo, com interessantes passagens secretas. O Toronto City Pass inclui esta atração. No entanto, também pode pagar a taxa de entrada de cerca de 25 euros.

Uma comparação das diferentes coisas para ver e fazer em Toronto em 2 dias

Torre CN, Toronto|©Daniel Kelly
Torre CN, Toronto|©Daniel Kelly
  • Dia 1: Visite as melhores áreas entre a Baixa e a Cidade Velha
  • Passeio pela Nathan Phillips Square
  • Veja os outdoors iluminados em Yonge Dundas
  • Veja os principais marcos históricos em miniatura na Little Canada
  • Suba a CN Tower
  • Aprecie a arte de rua em Graffiti Alley
  • Passear por uma antiga destilaria canadiana.
  • Dica: Pode fazer o passeio a pé, mas para maior comodidade recomendo que viaje de carro ou de bicicleta.
  • Dia 2: Visite o Mercado de Kensington, Chinatown, a Galeria de Arte de Ontário e a Casa Loma
  • Desfrute da gastronomia local no Kensington Market
  • Aventure-se numa visita multicultural a Chinatown
  • Paragem na Galeria de Arte de Ontário}
  • Visite o castelo neo-gótico de Toronto, mais conhecido como Casa Loma.
  • Dica: O Kensington Market e Chinatown ficam a uma curta distância um do outro, mas para continuar o passeio é aconselhável apanhar um carro.

Getting around Toronto

Autocarro turístico de Toronto|©Luna Feng
Autocarro turístico de Toronto|©Luna Feng

É muito fácil deslocar-se em Toronto, uma vez que existem várias linhas de transporte. A opção mais cómoda é o carro ou o táxi, mas em alguns dias o trânsito pode prolongar os tempos de transferência. Por esta razão, é conveniente utilizar a rede da Toronto Transit Commission, que inclui diferentes opções : metro, autocarro e elétrico. Com o mesmo tipo de bilhete, pode aceder a qualquer uma das linhas a partir de qualquer ponto da cidade.

Opções mais económicas

  • Metro: tem duas linhas: a linha amarela liga o norte ao centro, enquanto a linha verde o leva de leste a oeste e vice-versa. Esta é uma boa opção se precisar de organizar transferências entre o aeroporto e Toronto, mas tiver um orçamento apertado. Funciona entre as 6:00 e a 1:00 da manhã, mas está normalmente aberto até mais tarde aos domingos. Pode encontrar bilhetes a partir de 3 euros por pessoa.
  • Elétricoou Carro de Rua: É um meio de transporte mais completo do que o comboio, embora os dois se complementem. É ideal para se deslocar no centro da cidade, embora no inverno tenha tendência a ter longos tempos de espera. A principal vantagem é que funciona 24 horas por dia e custa a partir de 3 euros por um bilhete simples, que não inclui possíveis transferências no metro e no autocarro.
  • Autocarro: Se quiser deslocar-se em Toronto mas não quiser gastar muito dinheiro, pode apanhar o autocarro. É a linha de autocarro que chega a todos os cantos da cidade e tem um percurso noturno.

Opções mais cómodas

  • Táxi: é a forma mais cómoda de se deslocar pela cidade, mas também uma das mais caras. A vantagem é que a tarifa é normalmente fixa, pelo que não se utiliza taxímetro. Pode pedi-los em casa através da linha do governo, marcando 416-TAXICAB, ou pedir um através de aplicações certificadas como a UBER. Não é aconselhável apanhar táxis clandestinos, para sua segurança.
  • Bicicleta Se quiser dar um passeio ao ar livre, pode alugar uma bicicleta (uma opção ideal se planear ficar por um par de dias). Existem bicicletas públicas a preços simpáticos, mas a partir de 5 euros pode utilizar bicicletas durante vários dias ou simplesmente planear um passeio de bicicleta por Toronto.
  • Comboios e autocarros externos: se planeia fazer excursões de Toronto para outros locais por sua conta, é melhor utilizar a rede que liga os subúrbios aos arredores.
  • O PATH: pode explorar a cidade através dos túneis subterrâneos, que lhe permitem ir de uma ponta à outra da cidade em menos de cinco minutos, bem como explorar restaurantes, lojas e galerias. Para aceder a partir do exterior, pode dirigir-se a pontos sinalizados, que incluem estações de metro e de comboio, parques de estacionamento, lojas e muito mais. Pode utilizar o mapa Underground City para se orientar.