10 coisas para fazer em Toronto em setembro

setembro é um ótimo mês para visitar a cidade de Toronto. O fim do verão e a chegada do outono diminuem a azáfama da época alta e o ambiente é mais propício para desfrutar dos festivais e eventos únicos da cidade.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 11 minutos

10 coisas para fazer em Toronto em setembro

Toronto in September |©maxwalton

setembro em Toronto é a altura do ano em que se realizam festivais de renome, como o Festival Internacional de Cinema, e festivais importantes a nível local, como os Domingos Pedestres e a Exposição Nacional Canadiana. É também um ótimo mês para visitar as Cataratas do Niágara e o Parque Provincial Algonquin, que se encontram entre as melhores coisas para ver e fazer em Toronto.

Além disso, em setembro pode aproveitar para visitar atracções turísticas como a Torre CN, com 553 metros de altura, e o Museu Beta do Calçado, que mostra a história do calçado, uma vez que não recebem tantos visitantes como no verão. Aqui estão as coisas mais interessantes para ver e fazer em Toronto em setembro, para aproveitar ao máximo a sua estadia.

1. Descubra a Exposição Nacional Canadiana

Exposição Nacional Canadiana|©mooncall2012
Exposição Nacional Canadiana|©mooncall2012

A Exposição Nacional Canadiana, CNE "The ex", é um evento único que começa na segunda quinzena de agosto em Toronto e termina a 4 de setembro. Aí poderá desfrutar de passeios, música ao vivo e exposições culturais, artísticas e industriais. Também pode escolher entre dezenas de actuações, espectáculos, desfiles e a melhor comida canadiana.

Todos os anos, milhares de turistas vêm desfrutar do CNE, um festival que se realiza na cidade desde 1879. O evento é realizado no Exhibition Place, o maior centro de convenções da cidade, que muitas vezes é incluído nos principais roteiros turísticos de Toronto. Para além de apreciar as várias exposições, pode passear pelas lojas, provar a comida tradicional canadiana e desfrutar dos muitos espectáculos familiares ao ar livre no recinto.

Este evento é ideal se estiver em Toronto durante 3 dias ou mais no início do mês e quiser absorver a cultura local. Muitas edições do festival incluem também espectáculos aéreos realizados pela Força Aérea dos EUA e do Canadá. Além disso, há frequentemente competições relacionadas com jogos e eletrónica, robótica e jogos de IA.

Factos e números de interesse

  • Dias e horários: da segunda quinzena de agosto aos primeiros dias de setembro, de manhã à meia-noite.
  • Localização: Exhibition Place, 100 Princes' Blvd, Toronto, ON M6K 3C3, Canadá.
  • Preço do bilhete: cerca de 18 euros por pessoa. O evento oferece bilhetes familiares com desconto e passes promocionais para todo o dia.

Ver o melhor de Toronto

2. Escolha o melhor filme do Festival Internacional de Cinema de Toronto

Festival Internacional de Cinema de Toronto|©Greg's Southern Ontario
Festival Internacional de Cinema de Toronto|©Greg's Southern Ontario

O Festival Internacional de Cinema de Toronto ou TIFF é considerado o segundo melhor festival de cinema do mundo, depois do famoso Cannes. Realiza-se todos os anos durante dez dias em setembro. É, sem dúvida, uma verdadeira festa para a cidade, quando várias ruas se tornam pedonais e há concertos ao vivo, performances artísticas, projecções de filmes ao ar livre e food trucks com uma grande variedade de comida. O público é também encorajado a vestir-se a rigor.

O festival realiza-se normalmente na segunda semana do mês e começa no dia seguinte ao Dia do Trabalhador no Canadá (a primeira segunda-feira de setembro). O TIFF, que começou em 1976, é considerado um prelúdio dos Óscares e também o "festival do povo", uma vez que muitos dos filmes seleccionados para o People's Choice Award receberam prémios da Academia.

No Festival de Cinema de Toronto, é possível ver os filmes mais aclamados pela crítica do ano, incluindo filmes independentes. O programa está normalmente disponível pelo menos um mês antes do festival, pelo que tem tempo para escolher os filmes que mais lhe interessam. Além disso, se comprar os seus bilhetes com antecedência, pode beneficiar de descontos.

As celebridades também participam neste festival, pelo que todos os dias podem ser vistas na passadeira vermelha, onde são entrevistadas e tiram fotografias. O acesso à passadeira vermelha é gratuito, mas convém chegar cedo se quiser tirar uma selfie com a sua celebridade favorita. O TIFF é um evento imperdível para os fãs de cinema, mas também para quem quer integrar-se na cultura local, com muitos eventos gratuitos nas ruas.

Factos interessantes

  • Horário: os filmes são projectados a horas diferentes. Consulte o calendário atualizado no sítio Web do festival.
  • Preço do bilhete: cerca de 25 euros por pessoa e por filme.

3. Desfrutar dos domingos pedestres no mercado de Kensington

Domingos pedestres|©Grant D
Domingos pedestres|©Grant D

O Kensington Market é um bairro residencial popular em Toronto. Todos os primeiros domingos do mês, de maio a outubro, o Kensington Market acolhe o Pedestrian Sundays, um festival que reúne artistas do bairro para exporem os seus ateliers na rua, num ambiente festivo com música ao vivo. Neste dia, a circulação de veículos é proibida e o Kensington Market transforma-se num bairro pedonal.

Durante o festival, pode visitar as lojas que oferecem uma variedade de produtos, incluindo vestuário vintage, artesanato, joalharia e uma gama de artigos para a casa. Há também bancas de comida e bebida, para além dos restaurantes e bares do bairro. O Kensington Market é conhecido por ser um dos melhores lugares da cidade para um tour gastronómico em Toronto, pois tem alguns dos melhores restaurantes da cidade.

O bairro fica a cerca de 20 minutos do centro de Toronto e da CN Tower, e é um dos lugares mais visitados da cidade, que está incluído nos principais city tours. É também um local popular para fazer compras, pois pode encontrar tudo, desde produtos frescos a equipamento eletrónico.

Factos interessantes

  • Dias e horários: no primeiro domingo de outubro, a partir das 13 horas.
  • Taxa deentrada: gratuita.

Visitar o Mercado de Kensington

4. Descubra a beleza outonal das Cataratas do Niágara

Cataratas do Niágara|©Chait Goli
Cataratas do Niágara|©Chait Goli

setembro é um bom mês para visitar um dos maiores espectáculos naturais do mundo, as Cataratas do Niágara, uma vez que o tempo está mais agradável do que no início do verão e ainda é possível fazer um cruzeiro de barco para as ver de perto. As cataratas estão localizadas no rio Niágara, entre os países Canadá e Estados Unidos, e são consideradas as maiores quedas de água do mundo.

Para visitar as cataratas é preciso ir até a cidade de Niagara Falls, que fica a cerca de duas horas de Toronto. Pode chegar lá de autocarro ou reservar uma excursão às Cataratas do Niágara a partir de Toronto com transporte incluído. Muitas destas excursões incluem entradas para vários miradouros, de onde se pode desfrutar de vistas incríveis das cataratas.

Note-se que as cataratas podem ser vistas a partir da zona ribeirinha da cidade, mas se quiser chegar mais perto, pode optar pelas seguintes opções (com um custo adicional):

  • Embarcar num navio de cruzeiro: estes barcos aproximam-se o mais possível das cataratas (até onde for seguro). Não se esqueça de proteger o seu telemóvel ou a sua máquina fotográfica com capas à prova de água!
  • Plataformas na base das cataratas: os túneis que levam a esta plataforma podem ser encontrados no Table Rock Welcome Centre.
  • Voo de helicóptero: também é possível ver as cataratas do ar.

A área em redor das Cataratas do Niágara foi declarada Património Nacional do Canadá. Em toda a área encontrará uma variedade de atracções e coisas para desfrutar, tais como adegas, parques, bares, restaurantes e muitas atracções ao longo do rio Niagara. Também pode desfrutar de uma variedade de desportos, como passeios de barco, caminhadas e rapel.

Descobrir as Cataratas do Niágara

5. Veja a cidade das alturas na CN Tower

Cor da Torre CN|©1harshharshharsh
Cor da Torre CN|©1harshharshharsh

A CN Tower é o edifício mais alto de Toronto e uma das torres de telecomunicações mais altas do mundo. Com 553 metros de altura, oferece uma vista panorâmica imperdível da cidade. setembro é um bom mês para visitar, uma vez que o final do verão em Toronto é menos concorrido e pode apreciar as vistas num ambiente mais calmo.

Como o edifício é um ícone da cidade e recebe milhares de visitantes todos os anos, é melhor reservar o seu bilhete com antecedência. Note-se que o número de visitantes diminui após a segunda quinzena de setembro, quando termina o verão. Além disso, a Torre CN tem um bar situado a 400 metros de altitude, onde pode almoçar ou lanchar, enquanto desfruta de uma excelente vista panorâmica de 360 graus.

Pode subir ao miradouro tanto de dia como de noite, pois a cidade tem um encanto especial em qualquer altura. Outra coisa a mencionar é que, se visitar Toronto à noite, pode ver a torre ilumin ada para comemorar eventos históricos, causas de caridade e outros eventos importantes para a cidade.

Assim que entrar no elevador, pode desfrutar das vistas, pois o elevador tem paredes de vidro e pára em diferentes andares para que possa ver a cidade antes de chegar à plataforma. Também é possível ver a cidade a partir de um piso de vidro situado 342 metros acima do solo, se as vertigens não o impedirem.

Factos interessantes

  • Localização: 290 Bremner Blvd, Toronto, ON M5V 3L9, Canadá.
  • Horário: das 9h30 às 21h.
  • Taxa de entrada: cerca de 55 euros por pessoa.

Passeio noturno por Toronto

6. Celebrar o Dia do Trabalhador do Canadá no RibFest

Festival das costelas de Toronto|©Lucas Richarz
Festival das costelas de Toronto|©Lucas Richarz

ORibFest é um festival gastronómico que tem o churrasco como elemento central. Realiza-se todos os anos durante a semana do Dia do Trabalhador no Spencer Smith Park, situado nas margens do Burlington Lake, a cerca de 1 hora de Toronto.

O evento tem lugar durante 4 dias, normalmente de 1 a 4 de setembro de cada ano. Para além das deliciosas comidas tradicionais oferecidas nas bancas, há também entretenimento, música ao vivo, concursos de churrasco e uma variedade de actividades para crianças. Também é possível visitar um mercado de artesanato e ter aulas de churrasco com um chef de renome.

Se quiser conhecer a gastronomia de Toronto, não pode perder este festival, onde pode provar costeletas e churrasco preparados por chefs de renome de todo o mundo.

Factos interessantes

  • Dias e horários: de 1 a 4 de setembro, das 11h00 às 23h00, aproximadamente.
  • Local: Spencer Smith Park, 1400 Lakeshore Rd, Burlington.
  • Taxa deentrada: cerca de 1,5 euros por pessoa e por dia. Os bilhetes VIP estão disponíveis por cerca de 7 a 30 euros, o que lhe dá acesso a uma área mais confortável com mesas, sombra e uma melhor localização para ver os espectáculos.

Participar num passeio gastronómico

7. Descubra a cultura chinesa no Festival do Dragão de Toronto

Festival do Dragão de Toronto|©New Canadian Media
Festival do Dragão de Toronto|©New Canadian Media

O Festival do Dragão é um evento que celebra a arte e a cultura chinesas, realizado todos os anos em Toronto no início de setembro. É notável pelas suas competições de dança do leão, um desporto original e internacionalmente reconhecido que consiste em acrobacias sincronizadas e movimentos de agilidade, acompanhados por música e tambores. A celebração tem habitualmente lugar na Nathan Phillips Square, no centro de Toronto.

O evento oferece uma variedade de opções de entretenimento para todas as idades, incluindo desfiles de moda, espectáculos de dança folclórica, arte performativa, espectáculos aquáticos, exibições de Kung Fu e concertos de música chinesa ao vivo. Há também mercados de pulgas que vendem artesanato e outros produtos locais.

Para além das competições e do entretenimento, durante o festival pode provar comida tradicional chinesa, asiática e canadiana nas várias bancas de comida de rua. É um evento imperdível para os amantes da gastronomia e para aqueles que querem ligar-se à cultura cosmopolita de Toronto.

Factos interessantes

  • Dias e horários: de 1 a 3 de setembro, das 11h às 22h30m, os eventos começam até às 22h30m.
  • Local: 100 Queen St W, Toronto, ON M5H 2N1, Canadá, Nathan Philips Square.
  • Entrada: gratuita.

8. Faça uma visita guiada às exposições do Museu do Calçado Bata

Museu do Calçado Bata|©Alejandro
Museu do Calçado Bata|©Alejandro

O Bata Shoe Museum é um dos museus mais populares de Toronto, onde pode aprender sobre a evolução da moda do calçado ao longo de 4.500 anos de história. Encontrará exposições interessantes sobre a cultura do Canadá, da China, de Itália, da Grécia, do Egipto e de muitos outros locais do mundo.

Pode visitar o museu durante todo o ano, mas setembro é um dos melhores meses para o fazer, uma vez que a cidade está menos cheia de turistas. O museu tem salas de exposição permanente muito interessantes, com milhares de sapatos expostos em diferentes salas.

No museu também se podem ver objectos únicos, como sapatos usados por Elvis Presley e Elton John, um sapato de plataforma do século XVI e até sapatos usados pela Rainha Vitória. Sem dúvida, é um dos melhores museus de Toronto e um dos sítios mais interessantes para visitar na cidade.

Factos interessantes

  • Localização: 327 Bloor St W, Toronto Ontario M5S 1W7.
  • Horário: de segunda a sábado das 10 às 17 horas e domingo das 12 às 17 horas.
  • Entrada: cerca de £14 para adultos e £5 para crianças. Bilhetes com desconto para famílias

Reserve o seu bilhete para o Museu do Calçado Bata

9. Aprecie a paisagem de outono no Algonquin Park

Rio Barron no Parque Algonquin|©Bob McElroy
Rio Barron no Parque Algonquin|©Bob McElroy

setembro é um ótimo mês para visitar o Algonquin Park, quando as cores do outono se destacam e não está tão quente como no verão. Localizado a cerca de 250 km de Toronto, o Algonquin Park alberga 1.500 lagos, cascatas, 1.200 km de riachos, lagoas e rios.

Este vasto parque provincial de mais de 7.650 quilómetros quadrados é um dos maiores do Canadá. Aqui, pode ver as cascatas de Ragged Falls, avistar alces e lobos (se aparecerem), caminhar por vários trilhos ou ver a aurora boreal à noite, se as condições forem favoráveis. Se tiver tempo para gastar, acampar é uma óptima opção.

Se a sua estadia for mais curta, pode optar por uma viagem de um dia a partir de Toronto, com transporte incluído. Estas excursões incluem actividades de caminhada e visitas aos principais miradouros do parque. Também é frequente incluir canoagem , canoagem e outras actividades desportivas.

Factos e números

  • Localização: centro-sul de Ontário, 250 km a norte de Toronto.
  • Horário: todo o dia. A autorização de campismo é válida das 19h00 às 10h00 do dia seguinte.
  • Taxa deentrada: cerca de 9 euros por pessoa. A taxa de estacionamento por veículo é de cerca de 10 euros.

Reservar uma viagem ao Parque Algonquin

10. Explore a dança no Fall For Dance North Festival

crianças a dançar|©Haste LeArt V.
crianças a dançar|©Haste LeArt V.

O Fall For Dance North Festival é um grande festival de dança que apresenta coreografias e espectáculos de dança contemporânea e moderna, com bailarinos, coreógrafos e artistas de todo o mundo. Realiza-se todos os anos, entre o final de setembro e a primeira semana de outubro, em Toronto, durante cerca de 12 dias.

Os destaques incluem actuações de bailarinos do National Ballet of Canada em vários teatros e locais de artes performativas da cidade, incluindo o Meridian Hall, o Holy Blossom Temple, o Ted Rogers Cinema, o University Theatre e o Toronto Metropolitan.

O festival também inclui frequentemente outros eventos relacionados com o mundo da dança, tais como palestras e workshops, bem como imagens de bastidores que podem ser vistas no sítio Web do festival. O objetivo do evento é promover o interesse pela dança e dar a conhecer o trabalho de artistas, bailarinos e coreógrafos.

Informações úteis

  • Dias e horários: da última semana de setembro à primeira semana de outubro, em horários diferentes.
  • Local: em vários teatros e salas de espectáculos da cidade de Toronto.
  • Preço dos bilhetes: a entrada geral ronda os 15 euros por pessoa.