10 Coisas para Fazer em Montreal no Verão

A melhor altura para visitar Montreal é de junho a agosto, uma estação de verão que é o lar de maravilhas, festivais inesquecíveis e muitas atracções espectaculares para ver.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 Coisas para Fazer em Montreal no Verão

verão em Montreal | Michael Vesia

Para além de ser uma das metrópoles mais impressionantes da América do Norte, Montreal tem uma grande variedade de locais de visita obrigatória. Embora possa fazer muito calor durante o verão, recebe muitos turistas todos os anos. Esta época do ano é perfeita para actividades ao ar livre.

Há muitos locais a visitar, desde monumentos, igrejas e parques a inúmeras atracções turísticas, existindo até uma cidade subterrânea. Por isso, preste atenção a tudo o que pode ver e fazer neste sítio. Não se esqueça de se vestir com roupas leves, usar um chapéu e muito protetor solar antes de partir para a melhor excursão de Montreal.

1. Viva a experiência do festival de verão

Festival Les FrancoFolies| ©Adrienn Havasi
Festival Les FrancoFolies| ©Adrienn Havasi

Sem dúvida, a melhor altura para ir a Montreal é no verão. Terá a oportunidade de desfrutar dos vários festivais que o lugar mágico tem para oferecer aos amantes do francês, jazz, arte urbana, circo, comédia e muito mais. Aqui estão alguns dos destaques:

Festival de Les FrancoFolies

Um festival dedicado às pessoas apaixonadas pelo francês e uma das 10 melhores coisas para fazer em Montreal em junho. É a oportunidade perfeita para celebrar a música de todo o mundo em francês. Com mais de 180 espectáculos, pode desfrutar de blues, jazz, pop, rock e outros géneros.

Festival Internacional de Montreal

No final de junho, pode assistir a um evento único e incomparável que reúne mais de 3.000 músicos e artistas durante 10 dias. O Festival Internacional de Jazz de Montreal é a melhor representação do género no mundo. Durante estes dias, concertos, espectáculos e outras actividades têm lugar em 8 palcos ao ar livre e 15 locais fechados. É de salientar que 2 em cada 3 eventos são totalmente gratuitos.

Festival do Circo de Montreal

Desde o início de julho, as ruas de Montreal vestem-se de cor para o início do Festival do Circo. Durante 11 dias, a cidade terá entretenimento para crianças e adultos, com actuações de malabaristas, acrobatas, andarilhos de corda e muitos outros profissionais.

Festival Osheaga

Este festival realiza-se ao ar livre, mais concretamente no Parc Jean Drapeau. A partir dos palcos montados neste belo local, é possível desfrutar de grandes bandas. No passado, já participaram os The Killers, The Cure, Coldplay e Dua Lipa. Como pode ver, este é um evento único para os fãs de música moderna.

2. Visitar as principais zonas turísticas de Montreal

Plateau-Mont-Royal| ©Stuart Fujiyama
Plateau-Mont-Royal| ©Stuart Fujiyama

Outra óptima opção é ir até aos bairros da cidade. Admirar a arquitetura, dar um passeio de bicicleta, percorrer as lojas distintas, visitar cafés e restaurantes são apenas algumas das melhores coisas para fazer em Montreal.

Plateau Mont Royal

Esta é uma zona europeia com uma grande comunidade francesa. Aqui, verá uma atraente mistura de cores, contrastes, murais e estruturas antigas. A nossa recomendação é que se inscreva em visitas guiadas, para que possa conhecer todos os recantos, começando pelas estações de metro e terminando nos cafés e restaurantes mais cobiçados da cidade.

Cidade Velha

Esta zona é a principal atração da cidade e vai proporcionar-lhe uma paragem mágica no tempo. Aqui poderá ver muitas ruas, edifícios e outras construções antigas. É um local de eleição para quem prefere andar a pé ou dar longos passeios de bicicleta. Se viajar para Montreal, não se esqueça de visitar os museus, restaurantes, cafés e galerias de arte.

Reservar uma visita guiada a Montreal

3. Prove a requintada gastronomia da cidade no verão

Bagel de Montreal| ©Zach Brooks
Bagel de Montreal| ©Zach Brooks

Embora a comida não seja o forte da cidade, Montreal tem alguns restaurantes e lanchonetes muito bons. Se estiver na zona, não deixe de provar os bagels mais requintados da região, que são cozinhados em água com mel e depois cozidos no forno.

Todos os meses têm algo de especial para os visitantes, e o verão não é exceção:

  • Em junho, não perca os morangos.
  • Em julho, as framboesas.
  • agosto é altura do milho, de preferência doce, cheio de manteiga e sal.

Por outro lado, Montreal tem tantos restaurantes que não saberá por onde começar. Na cidade da variedade, encontrará restaurantes chineses, franceses, libaneses, portugueses, indianos, mediterrânicos, italianos, haitianos, espanhóis, africanos, vietnamitas e muitos mais.

De facto, também pode visitar alguns dos mercados públicos da cidade, como o Jean-Talon e o Atwater, onde encontrará muitos produtos de todo o mundo. Assim, seja qual for o seu país de origem, Montreal tem todos os sabores para o fazer sentir-se em casa.

4. Ver a cidade a partir do Observatório Place Ville Marie

Observatório da Praça Ville Marie| ©JFLX BCR
Observatório da Praça Ville Marie| ©JFLX BCR

Provavelmente um dos locais mais visitados do Canadá, o Observatoire Place Ville Marie é um ótimo local para ver toda a cidade.

É uma grande atração para os amantes das alturas, comparável apenas à subida à roda gigante La Grande Roue, pois a verdadeira aventura começa a 185 metros de altura. A visita começa no 46º andar, onde terá um guia turístico que lhe contará tudo sobre a interessante história de Montreal.

Além disso, no 45º andar, poderá ver muitos bairros coloridos e outras estruturas emblemáticas de Montreal. Um andar acima, terá ainda acesso a um grande terraço onde poderá também visitar o restaurante Les EnfantsTerribles, um local para passar um bom bocado e comer uma deliciosa refeição. Não perca esta experiência!

Comprar bilhetes para a roda gigante La Grande Roue

5. Visitar a Aldeia Gay de Montreal

A Aldeia Gay de Montreal| ©PrimalOptic
A Aldeia Gay de Montreal| ©PrimalOptic

Por trás de um belo bairro, há uma grande história a ser descoberta. No passado, a Gay Village era habitada por pessoas de posses modestas. Com o passar dos anos, começou a encher-se de lojas geridas pela comunidade LGBT+. Assim, começaram a receber um grande apoio financeiro para formar o que hoje é conhecido como o bairro do amor, da alegria e da diversão.

Gay Village é uma grande atração turística de Montreal, com um famoso corredor com bolas coloridas como símbolo do verão. Há muitos sítios para visitar neste bairro, incluindo cafés, restaurantes, livrarias e até lojas de roupa de marca. Também pode desfrutar de espectáculos artísticos ao ar livre.

Em honra do seu nome, a maioria dos serviços oferecidos na Gay Village destinam-se especialmente à comunidade LGBT. No entanto, toda a gente é bem-vinda! A diversidade de gostos e preferências não é um problema neste sítio maravilhoso.

6. Desfrutar de um dia de sol na Praia da Torre

Praia da Torre| ©Mark Osborne
Praia da Torre| ©Mark Osborne

A praia da Torre é a única praia perto de Montreal onde não é permitido nadar. No entanto, existem outras actividades, como passeios de iate, cruzeiros, jogos na areia esplêndida e muito mais. É uma das melhores coisas para fazer com as crianças em Montreal. A natureza é muito semelhante à das famosas praias do rio Sena em Paris.

Esta bela praia tem uma área de areia à beira da água e oferece vistas espectaculares da cidade. Por exemplo, a Ponte Jacque Cartier pode ser vista daqui, enquanto a Bacia dos Iates pode ser vista ao lado.

Embora não seja possível desfrutar do rio, estão disponíveis vaporizadores, piscinas e chuveiros. Há também um pequeno bistrô onde os turistas podem comer lanches, bebidas e muito mais. Entre guarda-sóis, mesas e cadeiras, a praia é o local perfeito para apanhar sol ou fazer um piquenique, basta escolher um lugar confortável na areia fina e dourada. Se viajar para Montreal no verão quente, não pode deixar de visitar a Clock Beach.

Outra atividade que pode fazer com as crianças nesta zona é ir ao centro de ciências, dar um passeio pela praia com uma bicicleta alugada ou alugar um barco a pedal e desfrutar da brisa. No verão, pode até desfrutar de cruzeiros que passam por este local incrível, uma experiência única para ter em Montreal.

Alugar uma bicicleta em Montreal

7. Descubra tudo o que a cidade subterrânea de Montreal tem para oferecer

Cidade subterrânea| ©Mike Wegner
Cidade subterrânea| ©Mike Wegner

Outra coisa que não pode deixar de fazer em Montreal é descobrir tudo o que se esconde nas profundezas da Cidade Subterrânea. Este é o maior complexo de túneis subterrâneos do mundo.

Este lugar fantástico tem tudo o que é necessário para uma estadia confortável. Desde escritórios de trabalho e restaurantes de comida aos melhores museus e hotéis. Até tem várias estações de metro para se deslocar para diferentes destinos. Dentro desta 'pequena cidade', há mais de 5.000 lugares para visitar, incluindo igrejas, teatros e lojas que se conectam entre si.

O que ver e fazer na Cidade Subterrânea?

TheRÉSO é o nome oficial da cidade subterrânea que liga centros comerciais, edifícios e estações de metro. Há muitas actividades que pode fazer lá, por isso aqui estão algumas opções:

  • Para fazer compras, dirija-se ao Eaton Centre ou ao Complexe Desjardins, onde encontrará mais de 2000 opções independentes, incluindo lojas, cafés, restaurantes e lojas de fast food.
  • Para fins culturais, pode explorar as exposições no Muséed'ArtContemporain ou visitar o Palais des Congrès de Montréal.

No entanto, se estiver de passagem por esta maravilhosa cidade subaquática, precisará de um mapa ou de um guia para não se perder. Outra opção é fazer uma visita guiada para conhecer este sítio em profundidade.

Graças ao facto de a cidade subterrânea ser climatizada e aquecida, as temperaturas nestes túneis estão sempre a níveis agradáveis. O acesso à Cidade Subterrânea faz-se pela rua, a partir dos centros comerciais já referidos, bem como das 8 estações de metro diferentes.

Uma vez na cidade, é possível entrar em centenas de estabelecimentos comerciais, incluindo cinemas, discotecas e lojas. Se está a tentar sair do sol e explorar novos lugares em Montreal, junte-se às mais de 500.000 pessoas que utilizam estes túneis para chegar a diferentes destinos na cidade.

8. Conheça todos os ecossistemas presentes no museu Biodome

Biodome| ©arcanapi
Biodome| ©arcanapi

Se é um amante da natureza, também há uma atividade pensada para si! Visite o museu Biodome, que alberga mais de 4.500 animais nos seus respectivos ecossistemas. Não pense duas vezes e aprenda tudo sobre a flora, a fauna e o estilo de vida destas criaturas.

Se visitar este local, verá muitas espécies de animais nas suas actividades diárias e verá que são muito bem tratadas. Alguns roubam a atenção de milhares de turistas, como os pinguins e as aves, há de tudo um pouco!

A visita ao local dura cerca de duas horas e, ao longo do percurso, vai poder obter informações de qualidade sobre cada ecossistema. Assim, tanto as crianças como os adultos aprendem muito sobre estes seres vivos.

Locais de interesse no complexo do Biodoma

Para além da variedade de animais e dos cinco ecossistemas no museu Biodome, também encontrará outros locais que poderá gostar, por exemplo:

  • O Jardim Botânico, que reúne mais de 22.000 espécies de plantas de todo o mundo.
  • O Insectarium de Montreal, um dos preferidos das crianças pelas suas tradicionais borboletas.
  • O Planetário Rio Tinto Alcan, uma obra-prima arquitetónica moderna e de grande escala, onde se destacam o Monumento a Nicolau Copérnico, o Relógio de Sol e a Escultura Slater Ingot.
  • A Torre de Montreal, um edifício representativo da cidade e a estrutura inclinada mais alta do mundo, com 165 metros de altura.

Saiba mais sobre ela

  • Endereço: 4777, Avenue Pierre-De Coubertin, Montréal Québec H1V1B3.
  • Horário de abertura: O horário de abertura pode variar consoante a data da visita, pelo que recomendamos que verifique as informações no sítio Web do Biodome.
  • Taxa deentrada: dependendo da idade do visitante, o custo varia entre 10 e 21 euros, sendo gratuito para crianças com menos de 4 anos de idade.

9. Visitar o Oratório de S. José

Montreal Oratório de São José| ©Nicole Nicky
Montreal Oratório de São José| ©Nicole Nicky

Não pode deixar Montreal sem visitar o Oratório de São José, um lugar sagrado que pode visitar sozinho ou com um guia turístico. Aqui descobrirá um museu que relata a herança religiosa da cidade.

Mas não é tudo, pode também passear pelos fantásticos jardins que o encherão de paz, alegria e serenidade. É de salientar que a zona ajardinada só está aberta durante o verão, a primavera e alguns dias no outono, pelo que não perca esta oportunidade se viajar no verão. Ao passar pelo oratório, pode provar alguns dos melhores pratos da cidade, outra coisa maravilhosa para fazer em Montreal.

10. Sinta a emoção de ver o Estádio Olímpico

Estádio Olímpico| ©Nicolas Nova
Estádio Olímpico| ©Nicolas Nova

O Estádio Olímp ico é um recinto desportivo que acolhe principalmente os jogos de basebol e futebol da cidade e tem capacidade para 56 000 pessoas. Para além dos grandes eventos desportivos, como os Jogos Olímpicos, os jogos de futebol e de basebol, acolhe também concertos e eventos religiosos.

Não há dúvida de que é uma estrutura magnífica que deve visitar; acolhe regularmente eventos, por isso não perca esta experiência em Montreal.

Quantos dias são necessários para conhecer a cidade?

Dia de verão| ©Carl Campbell
Dia de verão| ©Carl Campbell

Como já lhe disse, Montreal está repleta de muitos estabelecimentos, estruturas e atracções turísticas que não deve perder se viajar no verão. Por isso, precisará de pelo menos dois dias para visitar os locais mais emblemáticos da cidade.

Agora, se quiser conhecer um pouco mais a fundo a maravilhosa metrópole francófona, o ideal é visitá-la durante cinco dias. Desta forma, só resta desfrutar desta cidade cheia de história e de atracções familiares emocionantes.