10 Coisas para Fazer em Montreal em Junho

Se quiser fugir à rotina, recomendo-lhe que visite Montreal durante o mês de junho, onde poderá desfrutar de exposições, festivais, planos ao ar livre e uma injeção de adrenalina ao estilo da Fórmula 1.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 Coisas para Fazer em Montreal em Junho

Biosfera à noite | mscxp

O calor chega a Montreal durante o mês de junho e deve aproveitar os planos ao ar livre da estação. Oferecendo algumas das melhores coisas para fazer em Montreal no verão, tenha em mente que as temperaturas médias variam entre 15° e 25°, por isso recomendo levar roupa leve, protetor solar e descobrir a sua cervejaria favorita para se refrescar.

junho é o mês perfeito para apreciar os murais de arte típicos do mês, bem como festivais de música e cultura, corridas de carros ao estilo da Fórmula 1 ou festas de verão com fogo de artifício a decorar o céu. Também é possível celebrar o aniversário do Quebeque, dançar ao ritmo dos tambores, assistir a projecções de filmes ao ar livre ou comprar bilhetes para um cruzeiro em Montreal.

1. Desfrute dos festivais de verão em junho

Festival do Fogo| ©Irene Suchocki
Festival do Fogo| ©Irene Suchocki

Entre finais de maio e princípios de junho, os festivais de verão chegam a Montreal, onde se realizam as melhores festas e eventos do ano. O clima é agradável e permite-lhe desfrutar de actividades ao ar livre.

Se planeia visitar Montreal em 5 dias, recomendo que inclua estes festivais no seu itinerário.

Festival do Fogo

Se gosta de música latina, sugiro que se inscreva no Festival do Fogo, que se realiza entre os últimos dias de maio e os primeiros dias de junho, podendo desfrutar das suas actividades nos espaços abertos do Parque Olímpico. Use sapatos confortáveis, pois haverá espectáculos de dancehall, trap, pop reggaeton e reggae para o manter quente e a saltar.

É importante trazer o seu passaporte original, pois sem este documento não poderá aceder ao festival (não são aceites fotocópias). Recomendo-lhe que não perca este evento, pois todos os anos há surpresas especiais e um repertório de artistas muito divertido.

Detalhes de interesse: A entrada geral custa cerca de 130 euros, os passes VIP para maiores de 18 anos custam cerca de 270 euros e incluem uma vista privilegiada do palco, secção de comida e bebida, casa de banho e muito mais. Os hotéis tendem a encher-se rapidamente durante as datas do festival, por isso não se esqueça de reservar com bastante antecedência.

YATAI MTL ou Festival Itadakimasu

As culturas do Japão e do Canadá fundem-se num evento emocionante que inclui provas de comida, música ao vivo, mercados ao ar livre e exposições temporárias. O Festival YATAI MTL, Itadakimasu ou Semana do Japão em Montreal, é uma celebração que centra uma grande parte das suas actividades na comida de rua japonesa.

No seu sítio Web, pode descobrir quais os locais culturais, restaurantes, cafés e espaços ideais para visitar durante esta semana. Para melhor compreender o evento, tenha em conta que existe uma área de street food e uma área de exposição cultural.

Também pode ver actividades que simulam o Yatai, que se realiza no Japão durante o verão e consiste num ritual realizado em rios e templos.

Detalhes de interesse: Pode descarregar um mapa gratuito no site oficial e saber quais os restaurantes associados ao evento.

Festival MURAL

É um amante da arte e dos murais? O Festival MURAL é um evento urbano que dura pelo menos quinze dias, transformando as paredes sem vida de Montreal em verdadeiras pinturas artísticas. As ruas comemoram o verão com as suas melhores cores e a festa de rua é acompanhada por música.

Detalhes de interesse: No sítio Web oficial, encontrará um mapa dinâmico com os locais que serão protagonistas durante este evento. Há muitas actividades gratuitas em Saint-Laurent, mas para entrar em alguns eventos é necessário comprar bilhetes.

Festival Internacional de Portugal

junho é considerado o Mês da História e do Património de Portugal no Canadá, por isso sugiro que se dirija ao Bairro Português para desfrutar do Festival Internacional de Portugal de Montreal, que oferece experiências gastronómicas, concertos gratuitos, espectáculos culturais e um grande desfile. É uma óptima maneira de celebrar a herança portuguesa com roupas, arte e comida portuguesas.

Detalhes de interesse: É um festival totalmente gratuito.

Alugar uma bicicleta em Montreal

2. Desfrute do festival de fogo de artifício de verão

Fogo de artifício em Montreal| ©stevenPsmith
Fogo de artifício em Montreal| ©stevenPsmith

Durante os últimos dias de junho há muitas festas de verão na cidade, uma das mais divertidas é o L'International des Feux Loto-Québec ou o Festival de Fogos de Artifício de Montreal, considerado um dos maiores espetáculos de fogos de artifício do mundo. O espetáculo dura aproximadamente trinta minutos e tem lugar todos os sábados de junho a agosto.

Para apreciar as luzes e o fogo de artifício, recomendo que chegue cedo a La Ronde, de onde terá uma vista inigualável do Lago dos Golfinhos e do evento em geral. O interessante desta celebração é que há uma competição entre artistas de fogos de artifício de diferentes países, todos os sábados você pode desfrutar de uma nação diferente, incluindo Portugal, Bélgica, Ucrânia, Finlândia e muito mais.

Detalhes de interesse: A entrada geral custa cerca de 35 €, existe também um Passaporte de verão que dá acesso a todos os fogos de artifício de diferentes países, a partir de 70 €.

Reservar uma visita nocturna a Montreal

3. Sentir a adrenalina do Grande Prémio

Grande Prémio| ©edugas_mt
Grande Prémio| ©edugas_mt

Os fãs da Fórmula 1 podem viver uma aventura cheia de adrenalina no Grande Prémio, uma corrida de velocidade que se realiza em Montreal desde 1961. Desfrute de três dias de corridas, aulas personalizadas, festas com música divertida, barracas de comida e uma variedade de eventos para alimentar o aventureiro que há em si.

Os passes para os três dias do evento variam entre 130 e 680 euros, uma vez que os preços dos bilhetes variam consoante a bancada, e há uma variedade de opções que vão desde vistas privilegiadas das curvas mais ousadas até zonas familiares ideais para assistir com crianças. Informações pormenorizadas sobre cada bancada podem ser consultadas no sítio Web oficial.

Detalhes de interesse: Tenha em atenção que os bilhetes esgotam rapidamente, uma vez que se trata de um evento com uma afluência anual prevista de, pelo menos, 100 000 pessoas, pelo que sugiro que compre os seus bilhetes com antecedência.

Reservar um passeio de Cadillac descapotável por Montreal

4. Participar no maior evento de comida de rua do país

Comida de Les Premiers Vendredis| ©saumignon wn
Comida de Les Premiers Vendredis| ©saumignon wn

A melhor parte de visitar um país com uma cultura diferente é tirar partido das suas ofertas gastronómicas e verificar a comida de rua. Dos cachorros-quentes em Nova Iorque aos mercados de insectos na Ásia, cada cultura tem um menu diferente para oferecer e Montreal não é exceção, com os seus bagels, sanduíches de carne fumada, batatas fritas, queijo de grão e muito mais.

Les Premiers Vendredis é celebrado desde 2012 e pode desfrutar das suas actividades gastronómicas na primeira sexta-feira de cada mês durante o verão, especificamente as celebrações começam em junho, pelo que recomendo que se inscreva. Mais de 50 carrinhos de comida de rua são montados nas ruas de Montreal, juntamente com alguns stands de importantes restaurantes locais.

Detalhes de interesse: A entrada é gratuita e não precisa de reservar, o custo depende do número de bancas de comida que quiser visitar.

Reservar a excursão da cerveja artesanal de Montreal

5. Explore um dos maiores eventos de jazz do mundo.

Festival de Jazz| ©photolenvol
Festival de Jazz| ©photolenvol

Entre o final de junho e o início de julho, Montreal acolhe anualmente o Festival Internacional de Jazz, que é considerado um dos maiores eventos de jazz do mundo. Cerca de 500 espectáculos de jazz são realizados no Quartier des Spectacles.

O evento atrai cerca de 3000 músicos de cerca de 30 países, que dão concertos ao ar livre e em recintos fechados, numa variedade de estilos de jazz.

Detalhes de interesse: A maioria das actividades é gratuita, no entanto, alguns concertos têm um custo que varia consoante o local e o artista.

6. Celebrar o aniversário da província do Quebeque

No Quebeque| ©Michele C
No Quebeque| ©Michele C

Todos os anos, no aniversário do Quebeque, realiza-se uma grande festa na cidade, uma vez que Montreal faz parte desta província. O evento, mais conhecido como La Fête National du Québec, tem lugar na Place des Festivals, uma praça ao ar livre utilizada como sala de espectáculos.

Este evento realiza-se desde 1834 e inclui o Desfile do Dia Nacional do Quebeque, onde se pode usar a bandeira nacional ou regional e vestir algo que represente a cultura do Quebeque. O desfile dura cerca de uma hora e é necessário inscrever-se no sítio Web oficial.

Também pode participar no Baile do Dia Nacional do Que beque, que inclui coloridas pistas de dança exteriores e interiores, bem como outras actividades gratuitas.

Detalhes de interesse: A maioria das actividades são gratuitas, mas é necessário inscrever-se com antecedência.

Reservar uma excursão ao Quebeque e às Cataratas de Montmorency

7. Dançar ao ritmo dos tambores

Em Tam-Tams| ©stanjourdan
Em Tam-Tams| ©stanjourdan

Outro evento anual a não perder é o Tam-Tams, um festival gratuito ao ar livre realizado nas montanhas de Montreal, que acolhe tanto os habitantes locais como os turistas e é considerado um evento multicultural. Pode desfrutar de círculos de tambores, bancas de comida, vendedores de artes e ofícios, cervejas artesanais, passeios e música ao vivo.

Mais especificamente, tem lugar todos os domingos de junho no Parque Mont Royal, acessível através da estação de metro Mont Royal ou da paragem de autocarro 11 West.

Detalhes de interesse: Basta trazer o seu passaporte ou BI e dinheiro extra para tirar partido das bancas de comida.

8. Prepare-se para um piquenique cheio de dança e música

Picnik| ©xlarregui
Picnik| ©xlarregui

Se gosta de um ambiente descontraído, o Picnik é o evento ideal para si, com espectáculos de música eletrónica e dança ao ar livre. Além disso, há bancas de comida, jardins de cerveja artesanal e outras atracções para toda a família.

Os preços dos bilhetes variam consoante o artista e são normalmente mais caros se estiver no terraço. O passe geral inclui acesso ao espetáculo selecionado e às bancas de comida e bebida, enquanto o terraço tem acesso sem filas, casas de banho exclusivas e mais surpresas. É uma das melhores coisas para fazer com crianças em Montreal.

Detalhes de interesse: Estão previstas várias datas entre maio e outubro, por isso, fique atento ao sítio Web oficial.

9. Inscreva-se nas projecções de filmes ao ar livre.

Desfrutar do cinema| ©Tima Miroshnichenko
Desfrutar do cinema| ©Tima Miroshnichenko

Em junho, os habitantes locais aproveitam o tempo quente para assistir a projecções de filmes ao ar livre em vários locais da cidade, especialmente em parques e praças. O evento realiza-se normalmente no Cinéma sous les étoiles, também conhecido como o cinema sob as estrelas.

Detalhes de interesse: A entrada é gratuita, a maioria dos filmes e documentários gira em torno de questões sociais, culturais e políticas.

10. Não perca as noites de arte

Noite da Arte| ©art_inthecity
Noite da Arte| ©art_inthecity

A Noite da Arte de Montreal é um evento que cobre as ruas com arte durante o verão, começando em junho e terminando no final da época na Velha Montreal.

É uma das melhores coisas para fazer em Montreal, uma vez que os artistas saem para as ruas depois de escurecer para proporcionar entretenimento de qualidade, incluindo actuações musicais, espectáculos de dança, criação de graffiti, exposições murais e muito mais.

Detalhes de interesse: A entrada é gratuita, mas se for a sua primeira vez na cidade, recomendo que opte por uma das melhores excursões de Montreal, que geralmente oferecem uma experiência guiada ideal para aproveitar ao máximo a experiência.

Outras coisas para ver e fazer em Montreal em junho

Cruzeiro de um dia| ©William Davies
Cruzeiro de um dia| ©William Davies

O verão é provavelmente a melhor época para ir a Montreal, pois oferece infinitas possibilidades turísticas, como atividades ao ar livre e eventos relaxantes. Sugiro que não perca esta oportunidade:

  • Um passeio de autocarro hop-on hop-off por Montreal, ideal para explorar locais escondidos, bem como as atracções mais procuradas da cidade.
  • Uma escapadela ao Quebeque a partir de Montreal, um plano para explorar as melhores atracções da província, como as Cataratas de Montmorency, com 83 metros de altura, as Planícies de Abraão ou a Place Royale, um edifício emblemático relacionado com o fundador da cidade.
  • Um cruzeiro turístico guiado no rio São Lourenço, em Montreal, é uma atividade ideal se estiver à procura de um bronzeado de verão. Durante este passeio, ficará a conhecer a história marítima da metrópole e explorará as zonas históricas do porto.

Reservar um cruzeiro no rio São Lourenço em Montreal

Dicas para visitar Montreal em junho

Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran
Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran
  • Montreal é uma cidade muito movimentada, especialmente durante o mês de junho, devido à época alta. Para chegar às principais atracções, evite conduzir, pois é difícil encontrar estacionamento. Em vez disso, sugiro que opte pelo metro, pelo autocarro ou pelas melhores excursões pela cidade.
  • O formato das fichas é diferente do da Europa, pelo que sugiro que traga um adaptador.
  • A gorjeta é obrigatória, pelo que é aconselhável deixar uma gorjeta de 15% para além do preço pago.
  • Traga calçado impermeável, pois as temperaturas em Montreal são imprevisíveis.

Reservar uma viagem de autocarro por Montreal