10 Coisas para Fazer em Montreal em Setembro

As cores da terracota banham Montreal durante o mês de setembro, acompanhadas das melhores coisas para fazer: festivais, Burger Week, provas de cerveja artesanal e muito mais.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 Coisas para Fazer em Montreal em Setembro

Montreal Skyline em setembro | sbally

setembro é o início do outono em Montreal, por isso as ruas são banhadas por cores terra, pode desfrutar de temperaturas agradáveis que variam entre os 13° e os 21° e tirar partido das atracções turísticas e das actividades nocturnas. Durante este mês, sugiro que visite a Burger Week, explore o espetáculo de luzes no Jardim Botânico e participe na Maratona de Beneva.

Para dançar ao ritmo da música, sugiro que se inscreva no Festival Internacional de Música Pop ou no Festival Nuits Blues Laurentides, ambos com um repertório musical completo. Os amantes do audiovisual têm a oportunidade de visitar o Festival Internacional de Cinema Noir. Para uma experiência interactiva, aproveite o Festival das Lanternas de Água.

1. Assistir a uma corrida de ciclismo

Grandes Prémios Ciclistas| ©Flowizm
Grandes Prémios Ciclistas| ©Flowizm

Se gosta de eventos cheios de adrenalina, vai querer assistir a uma das maiores corridas de ciclismo da América do Norte. O Grands Prix Cyclistes deve estar no seu itinerário durante a sua visita em setembro, as actividades são divididas em três dias de aventuras de ciclismo.

Os espectadores podem desfrutar de um passeio pela cidade, seguindo o percurso designado através de diferentes áreas com curvas, adrenalina e surpresas especiais, enquanto admiram os ciclistas a darem o seu melhor na pista. A corrida começa por volta das 10h00, pelo que sugiro que chegue cedo para poder apreciar a inauguração.

Detalhes de interesse: A maioria das actividades são gratuitas.

Reservar uma visita guiada a Montreal

2. Não perca os festivais de setembro

Festival Nuits Blues Laurentides| ©José Garande
Festival Nuits Blues Laurentides| ©José Garande

Comida, cultura, música e rituais fazem parte dos festivais de setembro. Se quiser viver uma experiência única, não os pode perder.

Festival Internacional de Cinema Noir de Montreal

O Festival Internacional de Cinema Noir de Montreal realiza-se desde 2005, mais concretamente entre os últimos dias de setembro e os primeiros dias de outubro. É um evento que apresenta filmes em inglês e francês inspirados nas comunidades negras de mais de 50 países.

Detalhes de interesse: o preço do bilhete é de cerca de 80 euros e dá-lhe acesso a todas as projecções e eventos especiais.

Festival Internacional de Música Pop

Uma das coisas mais divertidas para fazer em setembro ganha vida no Festival Internacional de Música Pop, que apresenta mais de 400 bandas de punk, pop, hip hop, rock, indie, rock, folk e electro, R&B e outras. Os espectáculos estão espalhados por 50 locais na cidade, incluindo speakeasies, terraços, telhados, praças e parques.

A duração estimada é de cinco dias, com workshops, palestras, projecções de filmes e documentários. Outras opções de entretenimento incluem churrascos, exposições de artes visuais e actividades para crianças.

Também pode participar na Feira de Artesanato Puces POP, onde pode encontrar joalharia, ou na Feira do Disco, ideal para comprar os vinis físicos dos artistas que actuam durante o festival.

Nota de interesse: para evitar as filas e as multidões, recomendo que compre o Discovery Pass, que custa cerca de 95 euros e lhe dá acesso aos espectáculos, exposições de arte, feiras, conferências e churrascos.

Festival da Alimentação Omnívora

A cultura francesa é muito importante no Canadá, pelo que encontrará uma variedade de eventos que ligam as tradições dos dois países. Sugiro que visite o Festival Gastronómico Omnívoro, trazido especialmente de Paris para criar um espaço de degustação.

Realiza-se desde 2012 e oferece demonstrações gastronómicas, apresentações de novas tendências de pratos franceses e um menu imbatível.

Detalhes de interesse: os bilhetes para a degustação e outros eventos custam em média 20 euros.

Festival Nuits Blues Laurentides

Durante os primeiros dias de setembro, chega a Montreal o Festival Nuits Blues Laurentides, um evento musical que atrai dezenas de bandas e cerca de 50 solistas.

Para além de dançar e saltar ao som da música, pode conhecer a mascote local, dar um passeio de carruagem puxada por cavalos, participar em jogos de palavras, assistir a espectáculos de marionetas e, se estiver com crianças, aproveitar os passeios de comboio.

É sem dúvida um ótimo festival familiar para passar a tarde. Se tiver fome, há bancas de comida e zonas de piquenique. Há até actividades em quintas espalhadas pela cidade - a não perder!

Detalhes de interesse: estima-se que dure dez dias, a entrada por pessoa ronda os 20 euros, mas pode comprar um passaporte familiar para dois adultos e duas crianças com um desconto especial de 30 euros.

Festival das Lanternas de Água

O Festival das Lanternas de Água é um tipo diferente de festival que tem lugar em Montreal durante o mês de setembro.

É um ritual de celebração que cada um pode interpretar como quiser, seja para agradecer, pedir um desejo, homenagear entes queridos que já faleceram ou viver uma atmosfera de reconciliação, paz, amor e perdão. O evento das lanternas tem uma duração estimada de duas horas e, por razões ecológicas e de segurança, não são permitidas lâmpadas exteriores.

Os bilhetes variam entre 23 e 27 euros e incluem uma pulseira de acesso, uma lanterna de água para lançar, que é totalmente ecológica, uma vez que é feita de papel de arroz. O seu kit contém também um saco de recordação do festival, uma caneta para decorar a lanterna, um porta-chaves de lanterna LED e a taxa de limpeza para recolher os resíduos após o festival.

Detalhes de interesse: é aconselhável chegar por volta das 16:00 horas, se se aproximar do festival depois das 18:00 horas corre o risco de perder o hastear das lanternas, que é a principal atração. Recomendo a compra dos seus bilhetes online, eles sobem no dia do evento e custam cerca de 34 euros.

Reservar um passeio de bicicleta por Montreal

3. Explorar os espectáculos de luz no Jardim Botânico

Luzes no Jardim Botânico| ©Ivanova Cadena
Luzes no Jardim Botânico| ©Ivanova Cadena

Se quiser visitar o Jardim Botânico de Montreal**, setembro é o mês perfeito** para fazer este passeio. Durante o outono, realiza-se o Jardim das Luzes, um evento anual onde se pode maravilhar com uma noite colorida banhada por lanternas de seda.

As luzes estão espalhadas por três áreas, especificamente o Jardim Chinês, o Jardim Japonês e o Jardim das Primeiras Nações. Pode lá chegar de carro, metro ou autocarro, aproximando-se do Olympic District na Rua Sherbrooke, que fica a vinte e cinco minutos a pé do centro.

A forma mais fácil de comprar bilhetes é no sítio Web oficial, uma vez que é importante reservar para evitar filas de espera. Além disso, note que não há reembolsos e há lugares de estacionamento nas proximidades, mas podem encher durante os eventos dos Jardins da Luz.

Dica de viajante

Os bilhetes para o espetáculo de luzes no Jardim Chinês, Jardim Japonês, Jardim das Primeiras Nações e Ode à Lua custam aproximadamente 8 a 15 euros, com este passe pode desfrutar de todas as áreas do Jardim Botânico, mas tem de estar lá à hora indicada no bilhete.

Hino à Lua

Desfrute do Hino à Lua, um ritual em que uma lua fluorescente é posicionada no topo, iluminando os três jardins. Permite-lhe desfrutar de uma experiência imersiva e sensorial. Enquanto explora o espetáculo visual, mantenha-se alerta, pois o uivo dos lobos guiá-lo-á intuitivamente.

Jardim Chinês

Sugiro que visite o Jardim Chinês à noite, pois as luzes iluminam todos os cantos, incluindo os caminhos de água. Pode também apreciar a história da pesca tradicional com espectáculos anuais. Se quiser continuar a divertir-se, na zona de Terre Chine pode também visitar as autênticas comunidades camponesas chinesas e a lenda do gigante Pangu.

Jardim Japonês

No Jardim Japonês, os pavilhões são iluminados e são instaladas pinturas interactivas, as cores do outono são as protagonistas de todos os espaços. A melhor altura para visitar é aos fins-de-semana, quando há música ao vivo, exposições japonesas e mesas de kotatsu quentes que oferecem degustações para o aquecer nas noites mais frias.

Jardim das Primeiras Nações

Por fim, pare no Jardim das Primeiras Nações e admire a iluminação do álamo sagrado e o espetáculo de tambores em honra do bater do coração da Mãe Terra. Também pode aproveitar os churrascos, as projecções de fogo e as lendas aborígenes.

4. Sobrevoar a cidade de helicóptero

Passeio de helicóptero| ©Vidar Nordli-Mathisen
Passeio de helicóptero| ©Vidar Nordli-Mathisen

Para apreciar Montreal de cima, sugiro que compre um passeio de helicóptero, uma experiência única que oferece vistas inigualáveis. Poderá explorar a principal área da província do Quebeque. O preço estimado é entre 90 e 120 euros, consoante o número de minutos.

Detalhes de interesse: O passeio é geralmente em inglês e francês.

5. Assista a um jogo de hóquei e desfrute da adrenalina.

Jogo de hóquei| ©Daniel Mortimer
Jogo de hóquei| ©Daniel Mortimer

O hóquei é um dos desportos mais populares do Canadá, os jogos são disputados no gelo e fazem subir a adrenalina de locais e turistas. Uma das equipas mais conhecidas é o Montreal Canadiens ou Le Club de Hockey Canadien, um clube de hóquei profissional que funciona desde 1909 e participa na Liga Nacional de Hóquei.

A época do hóquei começa nas estações mais frias, pelo que pertence às melhores actividades de inverno e outono, especificamente entre o final de setembro e o início de outubro.

Se é a primeira vez que assiste a um jogo, tenha em conta que este se desenrola numa superfície de gelo conhecida como rinque, onde 12 jogadores divididos em duas equipas patinam nas zonas de ataque e defesa.

Sugiro que compre os bilhetes para os jogos de hóquei com antecedência, pois esgotam rapidamente.

Detalhes interessantes: pode apreciar os espectáculos da mascote chamada Youppi. Tente vestir algo azul, vermelho ou branco para combinar com as cores da equipa.

Comprar bilhetes para um jogo de hóquei em Montreal:::

6. Viva a Semana do Hambúrguer

Semana do Hambúrguer| ©Valeria Boltneva
Semana do Hambúrguer| ©Valeria Boltneva

Montreal oferece experiências gastronómicas irrepetíveis. Há anos que a Le Burger Week ou Semana do Hambúrguer é celebrada em setembro. Pode experimentar uma variedade de hambúrgueres em restaurantes seleccionados da cidade.

Pode provar hambúrgueres artísticos, hambúrgueres vegan e até hambúrgueres canadianos clássicos.

Detalhes interessantes: A entrada é gratuita, mas cada barraca ou restaurante oferece um menu com uma variedade de preços.

7. Participar na Maratona de Montreal Beneva

Maratona de Montreal| ©thecsman
Maratona de Montreal| ©thecsman

Prepare-se para suar muito durante a Maratona Beneva Montreal. É um evento divertido e cheio de boas energias que se realiza anualmente em setembro desde 1979. Sugiro que use os seus ténis mais confortáveis para aproveitar ao máximo o percurso, uma vez que tem vários percursos que se distribuem por dois dias.

Há corridas para atletas profissionais, famílias e crianças, com percursos que variam entre 1 km e 42 km, para que possa ajustá-los ao seu nível de fitness. Pode desfrutar de muitas actividades gratuitas, tais como mercados saudáveis, palcos de música ao vivo, espectáculos de arte e a Marathon Expo, com bancas dedicadas à saúde física e mental.

A melhor coisa sobre este evento é que oferece muitas actividades para fazer com as crianças. Os preços das corridas dependem do número de quilómetros que se pretende correr, mas tenha em mente que as corridas mais curtas são mais acessíveis. Eis os custos estimados:

  • A corrida de 1 km é válida para crianças com menos de 12 anos e custa cerca de 10 euros.
  • A corrida de 5 km custa cerca de 24 € para crianças com menos de 17 anos e 30 € a partir dos 18 anos.
  • A corrida de 10 km tem um custo estimado de 38 euros para menores de 17 anos e de 43 euros para maiores de 18 anos.
  • A corrida de 21 km tem um preço médio de 70 euros.
  • A corrida de 42 km custa cerca de 82 euros.

Detalhes de interesse: Esta é uma atividade ideal para percorrer Montreal de ponta a ponta.

8. Desfrute da floração de outono no Cemitério de Mount Royal

Cemitério do Monte Real| ©Guilhem Vellut
Cemitério do Monte Real| ©Guilhem Vellut

Durante o mês de setembro, as folhas da cidade começam a mudar de cor e a abandonar gradualmente as árvores, este acontecimento é conhecido como a floração de outono. Muitas pessoas vão ao cemitério de Mount Royal, um local transformado num paraíso turístico, ideal para ver aves migratórias, bem como árvores japonesas e cafeeiros do Kentucky.

Curiosidade**:** trata-se de uma atividade gratuita e ao ar livre.

9. Passeio pelo parque Angrignon

Parque Angrignon| ©Hovig Boghossian
Parque Angrignon| ©Hovig Boghossian

Em setembro, encontrará uma variedade de parques que oferecem um espaço ideal para toda a família. O Parque Angrignon é um dos mais visitados durante esta época do ano, onde se pode fazer um piquenique, comer um churrasco, andar de bicicleta ou desfrutar da lagoa.

Além disso, recomendo que o visite durante este mês, pois o distrito de Angrignon celebra o seu aniversário e o parque tem algumas actividades surpresa.

Detalhes interessantes: entrada gratuita e utilização gratuita do parque de estacionamento.

Alugar uma bicicleta em Montreal

10. Provar a cerveja artesanal de Montreal

Cerveja de Montreal| ©Tori
Cerveja de Montreal| ©Tori

No final de setembro, quando as temperaturas outonais começam a descer, sugiro que se inscreva numa excursão de cerveja artesanal que o levará pelo Quartier Latin e pela vida nocturna nos melhores bares de Montreal. Aqui pode pedir bebidas franco-canadianas e cervejas artesanais, e garanto-lhe que o álcool o manterá quente e ativo enquanto percorre a cidade.

Detalhes de interesse: o preço estimado é de cerca de 57 euros.

Reservar a excursão da cerveja artesanal em Montreal