10 Coisas para Fazer em Montreal em Maio

maio é o último mês da primavera e é ideal para percursos de bicicleta, festivais gastronómicos, dias de museu e muito mais.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 Coisas para Fazer em Montreal em Maio

Noite em Montreal | Carl Campbell

maio é um mês quente, em que nos preparamos para dizer adeus à primavera e dar as boas-vindas às melhores actividades de verão. Há muitas opções ao ar livre e as probabilidades de chuva são muito reduzidas. As temperaturas começam a subir e variam entre os 7° e os 17° graus, mas é provável que continue a precisar de roupas quentes.

Pode aproveitar a oportunidade para participar nos festivais de comida do final da primavera, dar um passeio durante o Mês dos Museus, participar numa corrida de bicicleta, dançar o tango numa festa animada, visitar os campos de tulipas fora da cidade, explorar pelo menos 100 actividades ao ar livre na Eurêka e muito mais.

1. Visitar os campos de tulipas

Campos de túlipas| ©Carlo Foppiano
Campos de túlipas| ©Carlo Foppiano

abril oferece muitas coisas para fazer, pode visitar a Biosfera de Montreal e apreciar a floração das tulipas. No entanto, é só em maio que os campos à volta da cidade completam o seu processo e oferecem densos labirintos de flores coloridas.

Um dos melhores campos de tulipas fica a quarenta e cinco minutos de carro do centro, na mini-cidade de Boucherville. Muitas pessoas vão a esta aventura para apreciar as cores e os cheiros característicos destas flores impressionantes. A entrada custa cerca de 6 a 9 euros e paga-se 2 euros por cada tulipa apanhada.

Outra opção é comprar pacotes que incluem a entrada e 12 a 48 tulipas, a partir de cerca de 24 euros.

Nota de interesse: Se o inverno for rigoroso, é provável que a floração das tulipas nos campos atinja o seu auge em meados de maio.

Reservar uma visita guiada a Montreal

2. Desfrutar dos festivais de maio

Festa da massa| ©Caribb
Festa da massa| ©Caribb

Em maio, há muitos festivais para oferecer, por exemplo, pode provar pratos de massa ou experimentar cervejas locais num ambiente divertido e diferente. Há também eventos de música, teatro e dança. É uma das melhores alturas para visitar Montreal, especialmente se quiser experimentar festivais de comida e dança.

Descubra as melhores massas e ganhe uma viagem ao Pasta Fest

Se estiver em Montreal, deve saber que a massa ganha um novo significado em maio, pois pode tornar-se um verdadeiro provador de massas durante quinze dias no Festival de Massas. Muitos chefes de cozinha artesanal vêm oferecer petiscos inigualáveis e encontrará uma variedade de sabores frescos preparados com ingredientes locais.

Todos os anos há concursos divertidos, um dos mais famosos dos quais oferece um sorteio de uma viagem paga a Roma, mas note-se que só podem participar aqueles que visitarem pelo menos três dos vinte restaurantes da feira. Além disso, no final do festival, há uma votação para saber qual foi o melhor restaurante de massas, realizada por juízes trazidos de Itália.

Detalhes de interesse: A entrada é gratuita e as bancas dos restaurantes oferecem pratos de massa que variam entre 12 e 27 euros, dependendo do que quiser experimentar.

Provar cervejas locais no Festival da Cerveja de Montreal

O Festival da Cerveja de Montreal, mais conhecido por Mondial de la Biere, oferece um espaço de degustação para as melhores cervejas locais. A música ao vivo e as degustações gastronómicas contribuem normalmente para as festividades.

Pode provar mais de 400 cervejas e visitar, pelo menos, 82 stands espalhados por cervejarias, destilarias e casas de sidra, incluindo bebidas alcoólicas e não alcoólicas produzidas localmente na Alemanha, Irlanda, Áustria, Estados Unidos, Bélgica e Estónia, entre outros.

Em maio ainda pode chover, por isso não se preocupe - este é o plano perfeito, uma vez que as instalações são cobertas ou têm toldos para evitar perturbações durante o festival.

Informações úteis: O evento realiza-se normalmente nas estações de Windsor, Rio Tinto Yard, Lucien-L'Allier e Bonaventure. A entrada é gratuita, mas as provas de cerveja e outras bebidas custam em média 7 a 14 euros.

Dançar no Festival Pouzza

Outro festival anual durante o mês de maio que não pode faltar no seu itinerário é o Festival Pouzza que gira em torno da música punk e rock, todos os anos são esperadas pelo menos 200 bandas em diferentes partes da cidade que são anunciadas no site, onde também pode encontrar a contagem decrescente. É o evento perfeito para desfrutar das suas bandas favoritas e interagir com artistas em ascensão.

É uma atividade ideal para incluir num itinerário de 5 dias em Montreal. De que está à espera?

Detalhes de interesse: O preço médio dos bilhetes varia entre 50 e 120 euros.

Reservar o tour da cerveja artesanal em Montreal

3. Comemorar o Dia dos Museus

Museu de Belas Artes de Montreal| ©chucka_nc
Museu de Belas Artes de Montreal| ©chucka_nc

Se quiser desfrutar da história e de outras atracções culturais de Montreal, os últimos dias de maio são a altura ideal para visitar os melhores museus da cidade. Durante este período, o famoso Dia dos Museus tem lugar em diferentes partes da cidade.

Se planeia passar dois dias em Montreal, recomendo que aproveite o tempo para explorar os museus com entrada gratuita.

Dica de viajante

Encontrará mais de 30 museus completamente gratuitos e há autocarros públicos para o levar.

Museu Redpath

Para conhecer a história das múmias egípcias, sugiro que se dirija ao Museu Redpath, onde também pode explorar ossos de dinossauros. As colecções mais importantes tratam de plantas, minerais, invertebrados, conchas e algas marinhas, mamíferos, aves e culturas mundiais.

Detalhes de interesse: Normalmente está fechado às segundas-feiras, sábados e domingos. A entrada geral é gratuita, embora se recomende um donativo de cerca de 3 euros.

Museu Stewart e McCoard

O Museu McCoard guarda segredos interessantes que pode descobrir durante a sua visita a Montreal. Alberga uma coleção de vestuário dos primeiros colonos do país e é um local ideal para visitar, uma vez que o edifício está localizado no centro de Montreal, em frente à Universidade McGill.

No Museu McCoard pode também apreciar as exposições que pertenciam ao Museu Stewart, que foi encerrado, mas que era uma atração popular na cidade, uma vez que albergava artefactos raros sobre a Nova França. Atualmente, encontra-se na sua nova localização e exibe a história da colonização francesa do país, incluindo documentos sobre o comércio marítimo, história, cultura, navegação e muito mais.

Detalhes de interesse: A entrada custa cerca de 14 euros, mas durante o Dia dos Museus pode usufruir dela gratuitamente.

4. Não perca a Exposição Internacional de Mulheres Negras

Exposição Internacional de Mulheres Negras| ©The Advocacy Project
Exposição Internacional de Mulheres Negras| ©The Advocacy Project

Todos os anos, em maio, a cidade acolhe a Exposição Internacional de Mulheres Negras, um evento histórico em Montreal que celebra as mulheres negras e a sua influência cultural no país. Há uma variedade de eventos que promovem o empoderamento feminino e examinam o passado da comunidade, e pode desfrutar de obras de arte, música ao vivo, palestras informativas e muito mais.

No interior, há bancas de comida inspiradas nas raízes negras e é frequentemente oferecido um lanche a meio da manhã e ao almoço.

Detalhes de interesse: As datas são anunciadas no início do ano e pode comprar o seu bilhete online por apenas 14 euros. Em alternativa, pode comprar o bilhete à porta, mas terá de fazer uma pequena fila e pagar cerca de 20 euros.

5. Libertar o stress a bordo de uma bicicleta

Passeio de bicicleta| ©Jean-Michael Seminaro
Passeio de bicicleta| ©Jean-Michael Seminaro

As ruas de Montreal são abençoadas com espaços naturais e frescos que são ideais para um passeio na primavera. O Go Bike Festival, em maio, ajudá-lo-á a desestressar e a fugir de tudo. Dura cerca de uma semana, durante a qual pode explorar todos os cantos a bordo de um transporte amigo do ambiente.

Para complementar, muitas actividades urbanas têm lugar nos espaços abertos de Montreal em diferentes pontos do percurso designado. Não é necessário ser um ciclista experiente, basta estar preparado e ir com a melhor energia para desfrutar do festival.

Outra opção é desfrutar de um passeio guiado de bicicleta que o levará a ver o melhor da cidade.

A entrada é gratuita para crianças com menos de 12 anos, que podem percorrer os quilómetros que desejarem, enquanto os adultos podem adquirir pacotes que variam entre cerca de 7 e 100 euros, sendo os preços mais acessíveis o Tour La Nuit.

Se quiser inscrever-se, pode visitar o sítio Web oficial, onde encontrará números de telefone, formulários em inglês e francês ou ir à Rue Rachel e inscrever-se pessoalmente durante os primeiros dias de maio. Os percursos disponíveis incluem:

Desafio Metropolitano

O Metropolitan Challenge realiza-se durante os primeiros dias da semana e é o evento de abertura do festival, organizado com o objetivo de desfrutar do nascer do sol e do sol matinal da primavera. Encontrará actividades com DJ, música ao vivo, passeios pela rua dos comerciantes, bancas de leite com chocolate, banhos, degustação de cerveja artesanal Siboire, uma paragem para almoço e uma massagem gratuita.

Detalhes de interesse: O acesso tem um preço médio que varia entre 14 e 92 euros.

Tour de l'Île

O Tour de l'Île é um domingo urbano em que as ruas são limpas de carros e são organizadas paragens nos melhores miradouros da cidade. É um percurso que inclui muitas actividades para fazer com as crianças. Há zonas de primeiros socorros, áreas de descanso, casas de banho, bancas de comida, espectáculos de tambores, zonas de fotografia, actuações musicais e gelatarias móveis.

Informações úteis: Os bilhetes variam entre 7 e 92euros.

Tour la Nuit

O Tour la Nuit realiza-se na sexta-feira à noite e as ruas também estão interditas aos automóveis para abrir caminho aos ciclistas. Pode desfrutar de um passeio noturno de bicicleta e de um impressionante espetáculo de luzes. O percurso é mais curto do que o do Tour de l'Île, mas inclui cinco bairros locais. Há animação musical, zonas de leite com chocolate, zonas de fotografia, DJ, jogos para crianças, zonas de mecânica de bicicletas, bebidas, casas de banho e muitas surpresas.

Informações úteis: os bilhetes variam entre cerca de 7 e 60 euros.

Desafio de verão

Este passeio termina o festival e realiza-se entre o final de maio e o início de junho, pelo que dá as boas-vindas ao verão. As actividades duram um dia inteiro e pode usufruir de uma pulseira que inclui acesso a uma refeição, casas de banho, hidratação, primeiros socorros e zonas de reparação da sua bicicleta. O que torna este passeio diferente é o facto de o encorajar a sair da cidade e a explorar a área circundante, ideal para se afastar da agitação da cidade.

Detalhes de interesse: O preço dos bilhetes varia entre 14 e 100 euros.

Reservar um passeio de bicicleta por Montreal

6. Aproveite as mais de 100 actividades ao ar livre na Eurêka

Festival Eurêka| ©François Proulx
Festival Eurêka| ©François Proulx

Durante três dias, pode desfrutar de mais de 100 actividades no Festival Eurêka, incluindo grupos de leitura, espectáculos interactivos, stands de marcas, espectáculos de rua, demonstrações, peças de teatro e música ao vivo. A sua principal atração são os eventos de ciência e tecnologia, que oferecem estações educativas ideais para crianças, jovens e adultos.

Estacionamento no local, aluguer de bicicletas, casas de banho, serviços de táxi, aventuras radicais, WiFi gratuito, pontos de hidratação e informação e opções de restauração.

Detalhes de interesse: A entrada é totalmente gratuita, mas é necessário pagar o estacionamento.

7. Junte-se ao Bailongo de Tango Argentino

Tango em Montreal| ©jsalmonte
Tango em Montreal| ©jsalmonte

Se gosta de dançar e é um amante do tango argentino, não pode deixar de assistir ao Bailongo, um evento único durante o mês de maio que o fará suar ao ritmo desta música tradicional. Entre as actividades, encontrará aulas em grupo ou personalizadas, ideais para todos, mesmo para principiantes, e com uma duração aproximada de uma hora.

Além disso, este evento traz a Montreal uma variedade de espectáculos de tango, milongas, actuações conduzidas por DJ e muito mais. Se for durante o Bailongo Wednesday e pagar por uma aula, pode aceder à anamilongagratuitamente. A taxa de entrada por aula é de aproximadamente 27 a 30 euros, enquanto as milongas custam cerca de 100 euros se quiser aproveitar todos os dias do Bailongo.

Também pode comprar um passe para a milonga de boas-vindas de quarta-feira por um preço médio de 15 euros, para a practilonga de sexta-feira por pelo menos 10 euros ou comprar passes individuais para cada milonga por cerca de 30 euros.

Detalhes de interesse: Por favor, note que o número de participantes por aula é limitado e é aconselhável reservar online. Além disso, as suas hipóteses de ser considerado para uma aula aumentam se tiver um parceiro de dança, caso contrário, será colocado na lista de espera.

8. Conheça a cultura asiática no Festival Accès Asie

Povo asiático| ©USAG Livorno PAO
Povo asiático| ©USAG Livorno PAO

Os festivais asiáticos são muito importantes em Montreal e encontrará diferentes propostas nos locais da cidade. O Festival Accès Asie ou Festival da Herança Asiática é um evento artístico multidisciplinar que se realiza desde 1997 para comemorar o Mês da Herança Asiática, e verá muitos participantes cujas raízes fundem o ADN do Canadá com a cultura de outros países asiáticos.

Os pormenores do itinerário podem ser encontrados no sítio Web oficial, mas normalmente há horas de cocktail, sessões de beleza japonesa, concertos, degustações de marisco, concursos de máscaras, projecções de documentários e outros eventos espalhados ao longo do mês.

Detalhes de interesse: A maioria das actividades é gratuita.

9. Viva uma experiência mágica na Feira Medieval de Montreal

Feira Medieval de Montreal| ©proacguy1
Feira Medieval de Montreal| ©proacguy1

A Feira Medieval de Montreal é um evento ideal para explorar o passado da nação, com pelo menos 75 actividades divertidas, bem como expositores e artesãos que oferecem jóias, artigos de couro e artigos característicos da época.

Há também um desfile medieval, batalhas simuladas, danças da época, tendas, arenas de combate e muitas pessoas vestidas de mosqueteiros, gladiadores romanos e dragões cuspidores de fogo.

Detalhes de interesse: A entrada custa cerca de 10 a 22 euros e, se quiser pedir um reembolso, tem um prazo máximo de sete dias antes do evento, após o qual não o poderá efetuar.

10. Inscreva-se em mais de 800 actividades teatrais

Espetáculo| ©Kosygin Leishangthem
Espetáculo| ©Kosygin Leishangthem

O festival de verão Fringe de St-Ambroise traz-lhe um repertório artístico, com teatro fringe, marionetas, contadores de histórias, espectáculos de magia, eventos de drag queens, com pelo menos 700 artistas que participam em 800 actividades teatrais.

Assista ao espetáculo gratuito Fringe-For-All para abrir as apresentações, que se realizam entre maio e junho.

Detalhes de interesse: A maioria das actividades são gratuitas, com algumas peças a custar uns acessíveis 10 euros.

Reservar uma viagem de autocarro por Montreal