Vienna Card

Se está a pensar comprar o Vienna Sightseeing Card, veja aqui como utilizá-lo, quanto custa e se vale ou não a pena.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 6 minutos

Vienna Card

Palácio Belvedere | ©Arno Senoner

Viena tem muito para oferecer aos seus visitantes. Os seus palácios e museus são mundialmente famosos, mas visitá-los requer um investimento de tempo e dinheiro. Para poupar tempo e dinheiro, existe o Vienna Pass.

Cartão de turista

Vienna Pass

As melhores atracções de Viena aos melhores preços

Se quiser tirar o máximo partido da cidade sem se preocupar com a sua carteira, este cartão turístico será o seu aliado. Poupe tempo e dinheiro no acesso às atracções mais populares de Viena.

Os passes turísticos são passes pelos quais se paga um montante fixo para os utilizar durante um determinado número de dias, dando-lhe acesso gratuito às principais atracções turísticas de uma cidade. Para além da entrada gratuita nas atracções, o Vienna Pass dá-lhe acesso ilimitado aos autocarros turísticos de Viena.

No momento da reserva, seleccione o número de dias pretendido e opte pela entrega do cartão no seu domicílio ou pelo seu levantamento à chegada a Viena em qualquer um dos pontos de venda. Se tiver adquirido o Vienna Pass, mas tiver de cancelar ou alterar os seus planos de viagem e ainda não tiver ativado o cartão, será reembolsado. Depois de ter efectuado a reserva online, receberá um e-mail com todos os pormenores e uma pessoa de contacto a quem poderá escrever em caso de dúvidas.

Quando utilizar o cartão pela primeira vez, este será ativado e poderá beneficiar das suas vantagens. O mesmo acontecerá com o Travel Card (se tiver selecionado esta opção) e com a utilização do autocarro turístico: poderá usufruir das mesmas durante o tempo em que o seu cartão turístico estiver ativo.

Se adicionar o Travel Card ao seu Vienna Pass, terá um suplemento no preço de 8 a 17 euros, aproximadamente, consoante o período de 24, 48 ou 72 horas.


Vantagens da utilização do Vienna Pass

Viena ao pôr do sol
Viena ao pôr do sol
  • Utilização ilimitada dos autocarros turísticos da Vienna Sightseeing Company com paragens gratuitas
  • acesso rápido e sem filas a museus e monumentos seleccionados
  • Guia de viagem para o ajudar a orientar-se em Viena
  • Acesso gratuito aos transportes públicos de Viena se selecionar a opção Travel Card

Pode comprar o Vienna Pass para um, dois, três ou seis dias e existe também uma opção de preço mais baixo para crianças com mais de seis anos (as crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita nas atracções quando acompanhadas por um titular do Vienna Pass). Se for um utilizador regular dos transportes públicos de Viena, pode atualizar qualquer uma destas opções com o Travel card.

Se estiver em dúvida sobre se deve ou não adquirir o Travel card juntamente com o seu Vienna Pass, lembre-se de que o autocarro turístico já está incluído e é uma excelente forma de se deslocar pela cidade.

Reservar o Vienna Pass

Principais atracções e experiências incluídas no Vienna Pass

Grande plano da Catedral de Santo Estêvão| ©Fred Romero
Grande plano da Catedral de Santo Estêvão| ©Fred Romero

O Vienna Pass inclui entrada gratuita em mais de 60 monumentos e museus da cidade de Viena. Depois de ter o cartão na sua posse, pode verificar a lista completa, mas posso dizer-lhe que inclui quase todas as atracções da cidade (a exclusão mais significativa é talvez a entrada na Ópera Estatal de Viena). Se quiser um aperitivo para planear a sua visita à capital austríaca, estas são as principais:

Palácio de Schönbrunn

Maria Teresa, o imperador Francisco José I e a sua mulher Elisabeth, mais conhecida por Sissi, viveram neste magnífico complexo do século XVII. Com jardins deslumbrantes e quartos que são tão luxuosos quanto historicamente significativos, este é um local de visita obrigatória para quem viaja para Viena. Existem vários bilhetes para visitar o Palácio Schoenbrunn e o Vienna Pass inclui o Grand Tour, que permite ver todo o interior do Palácio.

Palácio de Hofburg

Atualmente é o centro político da Áustria, mas o seu valor histórico reside no facto de ter sido a residência oficial dos Habsburgos até 1918. No seu interior encontram-se os Apartamentos Imperiais, a Coleção Imperial de Prata e o famoso e muito visitado Museu Sissi.

Jardim Zoológico de Schönbrunn

Se viajar para Viena com crianças, é óbvio que deve levá-las a ver o Jardim Zoológico de Schoenbrunn, pois é um dos mais importantes jardins zoológicos da Europa e os seus jardins e instalações farão com que a visita valha a pena também para os adultos.

Museu Kunsthistorisches

Também conhecido como o Museu de Belas Artes de Viena. As obras de arte alojadas neste museu são demasiado numerosas para serem enumeradas e muitas delas são mundialmente famosas. Uma coleção tão esplêndida deve o seu mérito aos vários monarcas da dinastia dos Habsburgos.

Museu Albertina

Artistas como Rafael, Rembrandt, Dürer e Klimt têm algumas das suas obras neste museu, que também realiza regularmente esplêndidas exposições temporárias.

Catedral de Santo Estêvão

Uma igreja gótica que se destaca entre o resto dos templos barrocos que pontilham a cidade. De cada uma das suas duas torres poderá contemplar uma bela vista geral de Viena.

Palácio Belvedere

Um enorme palácio convertido em museu que alberga uma extensa coleção de pinturas, incluindo a mítica obra "O Beijo" de Gustav Klimt, bem como uma grande quantidade de obras de arte impressionistas francesas de artistas como Paul Cézanne, Edgar Degas, Vincent van Gogh, Claude Monet e Auguste Renoir.

Prater

O parque de diversões de Viena por excelência. Um destino emblemático para as crianças, mas também um deleite para os adultos que o visitam. A sua lendária Grande Roda Gigante é um ponto alto.

Museu Beethoven

Se a imperatriz Sissi é uma das figuras lendárias desta cidade, a outra é, sem dúvida, o prestigiado músico. No seu museu descobrirá a sua história e reverá a importância que a sua obra tem hoje para a capital austríaca e para o mundo em geral.

Reservar o Vienna Pass

Quando comprar o Vienna Pass

Parque de diversões Prater| ©Jorge Franganillo
Parque de diversões Prater| ©Jorge Franganillo

Independentemente das suas vantagens, a compra do Vienna Pass é um investimento significativo para o viajante e faz sentido ponderar se vale ou não a pena comprá-lo e por quantos dias. Comparado com os outros passes turísticos existentes, não há dúvida de que o Passe Turístico de Viena é um dos mais vantajosos.

Coisas a considerar

Uma das principais vantagens deste passe, para além da entrada gratuita nos principais pontos de interesse da cidade, é a utilização ilimitada do autocarro turístico com paragens gratuitas. É algo que não deve perder, pois não só lhe dá a oportunidade de percorrer a cidade com vistas panorâmicas e comentários áudio, como também lhe permite deslocar-se confortavelmente entre os principais pontos de interesse da cidade.

Para saber se o Vienna Pass vale ou não a pena, pode também fazer um plano de todos os monumentos e museus que quer ver durante a sua visita. Tenha em conta que os preços na cidade não são propriamente baratos e que, com mais de três visitas, o preço do cartão turístico de um dia, por exemplo, já estaria amortizado.

Por último, aconselho-o a ter em conta o seu ritmo de viagem; não se trata apenas do número de museus ou monumentos que quer ver, mas também se está ou não disposto a concentrar todas as suas visitas em poucos dias. Depois de refletir sobre todos estes pontos, terá uma ideia muito mais clara sobre se deve ou não comprar o Vienna Pass.

O meu conselho

Na minha opinião, são necessários vários dias para ver tudo, pelo que o meu principal conselho é investir num passe para, pelo menos, dois dias.

O Vienna Pass funciona com base no dia de calendário; active-o logo de manhã para tirar partido do primeiro dia completo.

Reservar o Vienna Pass

Se estiver interessado em comprar o Vienna Pass, também estará interessado em

Autocarro turístico de Viena pelas ruas de Viena| ©Marco Verch Professional Photographer
Autocarro turístico de Viena pelas ruas de Viena| ©Marco Verch Professional Photographer

Embora o Vienna Pass cubra a maior parte das atracções turísticas da cidade de Viena, há uma experiência que, na minha opinião, toda a gente tem de ter quando visita uma cidade e que não está incluída no Vienna Pass: uma visita guiada pela cidade.

As visitas guiadas a pé pela cidade são passeios guiados por uma determinada área onde um guia local o esclarece a si e a um pequeno grupo sobre os mistérios e histórias por detrás dos principais pontos turísticos da cidade. Em Viena pode fazer várias destas visitas guiadas, independentemente do seu orçamento, e garanto-lhe que todas valem a pena. Se quiser saber mais sobre o assunto, recomendo-lhe este artigo sobre Melhores tours e excursões partindo de Viena.

Se, por outro lado, preferir percorrer a cidade da forma mais confortável, o autocarro turístico é sempre uma boa opção. Escrevi todos os pormenores sobre ele neste artigo: Os melhores autocarro Hop-on Hop-off em Viena.

Reservar o Vienna Pass