Bilhetes para o Concerto de Ano novo em Viena

Tenho a certeza de que ligou a televisão no dia 1 de janeiro e viu o Concerto de Ano Novo no ar. Sabia que pode assistir? Não é fácil, mas eu digo-te como podes tentar.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Bilhetes para o Concerto de Ano novo em Viena

Concerto de Ano Novo | ©Anna & Michal

A capital austríaca é considerada uma das mais belas da Europa graças aos seus palácios, edifícios históricos, museus e, em geral, à atmosfera das suas ruas. No entanto, quando se vai na época do Natal, há uma atividade que eclipsa todas as outras: o Concerto de Ano Novo.

Este concerto, executado pela Orquestra Filarmónica de Viena todas as manhãs do dia 1 de janeiro, tem lugar no cenário incomparável da Sala Dourada do Wiener Musikverein. Assistir pessoalmente é uma experiência inesquecível, e aqui está como pode lá chegar. Não é um processo simples, por isso deixo-lhe também algumas alternativas, caso não tenha sorte.

Como obter bilhetes para o Concerto de Ano Novo em Viena

A partir dos lugares| ©Anna & Michal
A partir dos lugares| ©Anna & Michal

Se viajou para Viena para passar o Natal e quer assistir ao Concerto de Ano Novo em Viena, os bilhetes são obrigatórios. O problema é que não os pode comprar na bilheteira ou mesmo na Internet. Ou pelo menos não diretamente. É preciso ter sorte e ser um dos escolhidos por sorteio.

Este concerto é, sem dúvida, um dos eventos natalícios mais importantes do mundo. Por isso, há algum tempo que os organizadores decidiram criar um sistema baseado na sorte.

Em datas variáveis, mas sempre em janeiro e/ou fevereiro, os interessados devem inscrever-se no sítio oficial da Orquestra Filarmónica de Viena. Este registo é utilizado para participar num sorteio em março, do qual serão retirados os nomes dos felizes contemplados que poderão assistir ao concerto ao vivo.

Outros concertos clássicos em Viena

Se não for um dos felizardos do sorteio, tem a possibilidade de assistir a um dos concertos clássicos em Viena, alguns dos quais incluem jantar, sem ter de gastar muito dinheiro.

Reservar um concerto clássico em Viena

Quais são os passos para participar no sorteio?

Sorteio| ©Dylan nolte
Sorteio| ©Dylan nolte

Na verdade, o processo de participação no sorteio de bilhetes para o Concerto de Ano Novo em Viena é bastante simples e não difere muito do que tem de fazer noutros sítios Web para qualquer outra compra. O sítio Web só está acessível em alemão, inglês e japonês (para além do austríaco, claro).

Os passos a seguir são os seguintes:

  • Em primeiro lugar, é necessário registar uma conta de utilizador no site oficial da Orquestra Filarmónica de Viena. É importante saber que este passo pode ser efectuado em qualquer altura do ano e é completamente independente do período de participação no sorteio de bilhetes.
  • Para participar no sorteio, é necessário entrar na área "A minha conta" e utilizar o separador "Sorteio de bilhetes para o concerto de Ano Novo". No formulário que aparece, terá de especificar para que concertos pretende os bilhetes (ensaio geral, véspera de Ano Novo e/ou Ano Novo). No caso do Concerto de Ano Novo, o pedido é limitado a um máximo de dois bilhetes por conta.
  • É importante saber que podem ser feitas alterações à candidatura dentro do período de participação no sorteio, normalmente durante duas a três semanas entre janeiro e fevereiro. O resultado será normalmente comunicado com um e-mail a explicar como proceder se o seu nome tiver sido sorteado.

Dica da Ana

Tenha em atenção que o sítio Web só está acessível em austríaco, alemão, inglês e japonês, mas pode utilizar o tradutor do Google e não terá qualquer problema em fazê-lo.

Quanto custam os bilhetes para o Concerto de Ano Novo?

Dinheiro em euros| ©Pixabay
Dinheiro em euros| ©Pixabay

Depois de ter sido selecionado para comprar bilhetes, tem de os pagar. Para o concerto de Ano Novo, o preço varia entre cerca de 35 euros e cerca de 1.200 euros. Se tiver sido selecionado para o ensaio geral, terá de pagar entre 20 e 495 euros, enquanto o concerto de Ano Novo custa entre 25 e 860 euros. Obviamente, os preços podem mudar de ano para ano.

Como qualquer pessoa que tenha visitado os palácios de Viena ou os museus da cidade sabe, a capital austríaca não é particularmente barata. No que diz respeito ao evento natalício mais importante, o Concerto de Ano Novo, o preço a pagar é bastante elevado, mas qualquer grande fã de música considerá-lo-á em consonância com o que poderá ver se viajar para Viena no Natal.

Música clássica a um preço mais acessível

No entanto, se tiver um orçamento mais apertado e não quiser perder um concerto clássico no local de nascimento de grandes compositores como Mozart e Strauss, existem opções mais económicas para desfrutar dos melhores recitais.

Reservar um concerto de Mozart e Strauss em Viena

Alguns factos sobre o Concerto de Ano Novo em Viena

Dentro da sala de concertos| ©SteFou!
Dentro da sala de concertos| ©SteFou!

No caso de ter tido a sorte de ter o seu nome no sorteio e de poder assistir pessoalmente ao Concerto de Ano Novo, penso que poderá estar interessado em conhecer um pouco de história e alguns outros factos sobre o evento.

Um pouco de história

O primeiro Concerto de Ano Novo de Viena teve lugar em 1941 e, desde então, apenas falhou a sua data em 1945, uma vez que o edifício em que se realiza foi seriamente danificado pelos bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial.

O local do evento é o Golden Hall do Musikverein de Viena e os artistas são membros da prestigiada Orquestra Filarmónica da cidade. A entrada nesta orquestra não é fácil, uma vez que é necessário um mínimo de três anos a tocar para a Ópera. Só depois disso é que se pode candidatar a integrar a orquestra.

Protagonistas

De acordo com a tradição dos concertos, a música tocada foi composta principalmente pela família Strauss: Johann senior e os seus filhos, Johann, Eduard e Josef.

Após o fim do programa musical (que pode ser consultado no sítio Web da orquestra), são sempre tocados vários encores. De seguida, os músicos desejam ao público um feliz ano novo e tocam aquela que é possivelmente a valsa mais famosa: o Danúbio Azul, composta por Johann Strauss Jr. Por fim, tocam a conhecida Marcha Radetzky de Johann Strauss sénior.

Outro dos grandes atractivos deste concerto é o facto de serem habitualmente dirigidos por alguns dos principais mestres da música atual. Só nos últimos anos, participaram nomes como Daniel Barenboim, Zubin Mehta, Georges Prêtre e Mariss Jansons.

Como ver o espetáculo se não tiver bilhete

Aqueles que não tiverem a sorte de poder assistir ao concerto têm uma espécie de consolação: desde 1959, quando começou a ser produzido pela televisão austríaca e co-produzido pela União Europeia de Radiodifusão, o Concerto de Ano Novo é transmitido em direto todos os anos. Nas últimas edições, o sinal chegou a cerca de 90 países e a audiência média atingiu os 50 milhões de telespectadores.

O Concerto de Ano Novo num ápice

  • Onde: Golden Hall (Goldener Saal) do Wiener Musikverein (Musikvereinsplatz 1)
  • Data: 1 de janeiro de cada ano
  • Hora: início às 11h15
  • Programa e informações: www.wienerphilharmoniker.at

Musikverein de Viena

Musikverein de Viena| ©Kiefer
Musikverein de Viena| ©Kiefer

O Concerto de Ano Novo em Viena é completamente indissociável do local onde se realiza: o Musikverein (Clube de Música) da cidade. Este auditório foi inaugurado em janeiro de 1870 e é considerado um dos melhores do mundo pela sua acústica privilegiada. É a sede da Orquestra Filarmónica de Viena.

O edifício está situado muito perto da Ringstraße. O auditório lembra muito um templo com as suas colunas, relevos e frontões. No interior, existem várias salas:

  • Salão de vidro.
  • Sala de metal.
  • Sala de pedra.
  • Sala de madeira.
  • E a sala por excelência, a Sala Dourada, onde se realiza o Concerto de Ano Novo. Esta sala, também conhecida como Salão Nobre, não é apenas famosa por acolher este concerto, a sua própria beleza faz com que valha a pena visitá-la em qualquer altura. Foi construída num estilo historicista cheio de pormenores clássicos, como cariátides e frontões em relevo. Durante o resto do ano, esta sala acolhe outros concertos de grande nível. Grupos como a já mencionada Orquestra Filarmónica de Viena, a Orquestra Sinfónica da Rádio de Viena e a Wiener Symphoniker costumam tocar aqui, bem como alguns solistas de prestígio.

Se quiser visitar o Musikverein sem ter de assistir a um concerto, pode reservar uma das visitas guiadas oferecidas de segunda a sábado.

Reservar um concerto de Mozart e Strauss em Viena

Ensaio geral e Concerto de Ano Novo: opções alternativas

Ensaio geral do Concerto de Ano Novo| ©Anna & Michal
Ensaio geral do Concerto de Ano Novo| ©Anna & Michal

Ao participar no concurso de bilhetes para o Concerto de Ano Novo em Viena, verá que também lhe será oferecida a oportunidade de participar num sorteio de bilhetes para dois outros eventos relacionados com o mesmo programa:

  • Ensaio geral (30 de dezembro de 2023 às 11h00)
  • Concerto de Ano Novo (31 de dezembro de 2023 às 19:30).

Neste caso, poderá solicitar até quatro bilhetes para cada um deles. O preço do Concerto de Ano Novo varia de cerca de 25 euros a 860 euros, enquanto o ensaio pode custar aproximadamente 20 euros a 495 euros.

Se procura uma opção mais barata, pode sempre ir a um concerto de "As Quatro Estações" de Vivaldi na Igreja de São Carlos Borromeu em Viena.

Reservar um concerto das Quatro Estações de Vivaldi

Outros concertos em Viena a que pode ir

Mozart no Musikverein| ©danica radovanović
Mozart no Musikverein| ©danica radovanović

Poderá não ter a oportunidade de assistir ao Concerto de Ano Novo, quer porque não foi escolhido no sorteio, quer porque viajou para Viena no verão ou noutras datas.

No entanto, se é um amante de música clássica, está na cidade certa. Não só poderá visitar a famosa Casa da Música, como também poderá desfrutar de um grande número de concertos realizados em locais absolutamente mágicos.

Concerto de Mozart no Musikverein de Viena

Para aqueles que não podem ir ao Concerto de Ano Novo, mas não querem perder a oportunidade de assistir a uma noite especial no mesmo local onde este se realiza, esta é a melhor opção possível.

Este concerto dedicado a Mozart realiza-se no próprio Musikverein, tal como o de 1 de janeiro. Neste caso, os músicos recriam como deve ter sido uma noite musical no século XVIII e vêm tocar com trajes e peruca da época.

Os preços para este concerto rondam os 52 € e é aconselhável chegar à entrada cerca de 30 minutos antes.

  • Endereço: Wiener Musikverein (Musikvereinsplatz 1)
  • Preço: cerca de 52 euros
  • Horário: normalmente às 20:15

Reservar um concerto de Mozart em Viena

Concerto na Igreja de Santa Ana

Há poucos lugares melhores para ouvir as obras de Mozart, Beethoven e Schubert do que a bela Igreja de Santa Ana, a Annakirche. Situada no centro da cidade, muito perto da Kärntnerstraße, uma das suas principais ruas comerciais, esta igreja foi construída em estilo gótico em 1320.

O concerto de música clássica na Igreja de Santa Ana dura cerca de uma hora e consiste em várias interpretações dos compositores acima mencionados (que viveram e trabalharam em Viena em algum momento das suas vidas) por um quarteto de cordas.

  • Endereço: Annagasse 3b
  • Preço: cerca de 34 euros.
  • Horário: Os concertos começam normalmente às 20 horas.

Reservar um concerto de música clássica na Igreja de Santa Ana

Concerto de Johann Strauss e Mozart no Kursalon

Kursalon| ©Johann G
Kursalon| ©Johann G

Embora menos conhecida que o Musikverein, Viena tem outra importante sala de concertos onde se realizam frequentemente concertos de música clássica: o Kursalon. Foi aqui que a valsa se tornou popular durante o século XIX, graças a compositores como Johann Strauss.

Este concerto de Mozart e Strauss em Viena presta homenagem a ambos os compositores, bem como a outros músicos vienenses. O espetáculo dura cerca de duas horas, durante as quais se pode apreciar valsas, polcas, árias e outros géneros musicais.

  • Endereço: Johannesgasse 33
  • Preço: cerca de 64 euros.
  • Horário: normalmente há um espetáculo às 18:00 e outro às 20:30.

Reservar um concerto de Mozart e Strauss em Viena

Concerto de música clássica na Igreja de São Pedro

Dentro da Igreja de São Pedro| ©Marty B
Dentro da Igreja de São Pedro| ©Marty B

Uma das igrejas mais famosas da cidade, a Igreja de São Pedro é um local privilegiado onde pode desfrutar de um fabuloso concerto de música clássica durante a sua viagem a Viena. Sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Viena.

O ambiente no interior da igreja é verdadeiramente único e a acústica é verdadeiramente excecional. Para muitos, este concerto é perfeito se vier a Viena com crianças, uma vez que o repertório está repleto de obras que as vão tocar.

  • Endereço: Peter Spl. 1
  • Preço: cerca de 35 euros.
  • Horário: Os concertos começam normalmente por volta das 20h30m.

Reservar um concerto de música clássica na Igreja de São Pedro

Concerto de "As Quatro Estações" de Vivaldi

As "Quatro Estações" de Vivaldi é uma obra espetacular e que melhor lugar para a apreciar do que em Viena, e especificamente na impressionante Karlskirche, a Igreja de São Carlos Borromeu, que se caracteriza pela sua incrível acústica.

Este bilhete para o concerto "As Quatro Estações" de Vivaldi é executado pela Orquestra 1756, que inclui instrumentos barrocos e clássicos.

  • Endereço: Karlskirche, Karlsplatz 10
  • Preço: a partir de 34 euros.

Reservar um concerto de "As Quatro Estações" de Vivaldi