Visita ao Palácio Schonbrunn em Viena

Visitar o Palácio de Schonbrunn ou assistir a um concerto de música clássica no interior do palácio será, sem dúvida, um dos pontos altos da sua viagem.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

Visita ao Palácio Schonbrunn em Viena

Arco do Palácio de Schoenbrunn | ©Ben Preater

O palácio do século XVII, no qual viveram monarcas e imperadores, é um dos marcos mais orgulhosos de Viena e do país. Schoenbrunn é apelidado de "Versalhes de Viena", mas não tem nada a invejar ao seu congénere parisiense.

A melhor opção

City Tour em Viena com Passeio Turístico Guiado ao Palácio de Schönbrunn

Desfrute de um passeio turístico por Viena com uma visita guiada ao maravilhoso Palácio de Schonbrunn.

Explore os pontos de referência da cidade com um guia especializado e mergulhe no passado imperial da cidade. Visite monumentos históricos e explore o Palácio de Schonbrunn em pormenor.

O Palácio de Schoenbrunn fica um pouco afastado do centro de Viena e, embora possa ser acedido através de transportes públicos, é sempre aconselhável que, se for reservar uma visita guiada, o transporte esteja incluído.

Após a visita guiada ao palácio, terá tempo livre para explorar os jardins e a área circundante à sua vontade, antes de regressar ao seu ponto de partida no centro de Viena.

Algumas das atracções que verá

  • Ópera Estatal de Viena
  • Câmara Municipal
  • Palácio Imperial de Hofburg

Porque é que eu gosto desta opção

A principal vantagem desta opção é o facto de um guia local o acompanhar durante toda a visita e lhe proporcionar uma visita guiada a todas as salas do palácio. Se já leu sobre o período histórico em que a Imperatriz Sissi governou a Áustria, esta visita será de especial interesse para si; o seu guia incluirá informações adicionais às que estão disponíveis no guia áudio oficial do palácio e terá uma visão mais realista da história desta personagem.

Recomendado se... tiver apenas alguns dias para visitar Viena e quiser maximizar o seu tempo de visita, com tudo tratado.


A opção mais completa

Vienna Pass

Visite o Palácio de Schonbrunn e outras atracções com o Vienna Pass

Com este cartão turístico, poderá descobrir inúmeros recantos da capital austríaca. Terá acesso a um autocarro turístico com paragens gratuitas e acesso gratuito a mais de 70 atracções, como o Palácio de Schonbrunn.

Se for portador do Vienna Pass, está com sorte: a Grande Visita ao Palácio de Schönbrunn é completamente gratuita. Se não sabe da sua existência, este cartão é um passe de cidade especialmente concebido para que os viajantes que visitam Viena paguem um preço fixo e possam assim aceder gratuitamente ou com desconto aos diferentes museus e monumentos da cidade enquanto o tiverem ativo.

Se estiver a visitar o Palácio de Schoenbrunn, é provável que beneficie deste cartão, que lhe abrirá as portas de mais de 70 pontos de interesse na cidade.

Entrada no Palácio de Schoenbrunn com jantar e concerto

Laranjal do Palácio| ©Stephen Colebourne
Laranjal do Palácio| ©Stephen Colebourne

Com esta experiência VIP para visitar o Palácio de Schoenbrunn, desfrutará não só das maravilhas da visita ao Palácio, mas também de uma noite inesquecível nos arredores, incluindo um jantar tradicional e um concerto de música clássica. É importante que reserve estes bilhetes com bastante antecedência, uma vez que se trata de uma experiência exclusiva e muito procurada.

Ao reservar esta opção, tenha em atenção que o transporte para o Palácio de Schoenbrunn não está incluído (pode facilmente ir e voltar de transportes públicos) e que, em casos excepcionais, o local do jantar ou do concerto pode mudar sem alterar a qualidade da experiência.

Ao reservar esta experiência, tem acesso a uma visita completa ao Palácio de Schoenbrunn, ao longo de todas as salas, à hora que escolher. O bilhete inclui o guia áudio oficial do palácio disponível em todas as línguas.

Jantar

O restaurante Enrenhof situa-se junto à entrada principal do palácio e, consoante a época do ano, o jantar será servido no interior ou no terraço. O jantar terá início por volta das 18h30 e incluirá uma escolha de três pratos, dos quais poderá solicitar uma opção de menu vegetariano.

O concerto da Orquestra do Palácio

Após o jantar, desfrutará de um concerto de hora e meia no Laranjal do Palácio. A atuação é da Orquestra do Palácio de Schoenbrunn e o repertório centra-se em Mozart e Strauss. No momento da reserva, pode escolher entre lugares VIP, de categoria A, B ou C, consoante o lugar que pretende ocupar no auditório.

Dica de viagem da Ana

Se visitar no verão, proteja-se do sol (não há sombra nos jardins) e traga uma garrafa de água, se não quiser pagar os preços elevados do bar no gazebo.

O que ver no Palácio de Schoenbrunn

A Grande Galeria| ©Dennis Jarvis
A Grande Galeria| ©Dennis Jarvis

Quando falamos do Castelo de Schoenbrunn ou do Palácio de Schoenbrunn, estamos a referir-nos a todo o complexo, que inclui o Palácio e os jardins com as suas diferentes áreas.

Embora exista uma taxa de entrada para visitar o interior do palácio (dependendo se quer visitar todas as salas ou não), os jardins principais são gratuitos (embora tenha de pagar um extra para aceder a algumas áreas específicas ou comprar o Classic Pass, que inclui a visita completa ao interior do palácio).

  • Os quartos e apartamentos privados de Franz Joseph e Sissi: Se já conhece a história da Imperatriz da Áustria, durante a visita descobrirá o seu lado menos romântico.
  • A Grande Galeria: Um salão de baile de 40 metros de comprimento com decoração barroca e frescos de Gregorio Guglielmi.
  • O Salão do Milhão: Parte dos apartamentos de Maria Teresa, oSalão do Milhão está decorado com um trabalho de madeira meticuloso.
  • A Sala da Laca Antiga: Revestida de laca preta importada de Pequim após a morte de Francisco de Lorena.
  • A Sala Azul da China: Foi nesta sala que teve lugar a abdicação de Carlos I em 1918.

Reserve a sua visita guiada ao Palácio de Schonbrunn

O que ver nos jardins

Gazebo nos jardins do Palácio| ©Brian Dooley
Gazebo nos jardins do Palácio| ©Brian Dooley

A zona dos jardins inclui também o Laranjal, onde se realizam concertos de música clássica, um teatro de marionetas e o museu das carruagens, mas o que não deve perder é o Laranjal:

  • Osjardins principais: situam-se em frente ao palácio e são gratuitos. Não se apresse a percorrê-los e tome nota das estátuas e fontes que os pontilham; é um passeio muito agradável.
  • O miradouro em frente ao palácio: no cimo do miradouro há um restaurante que não é propriamente barato, mas depois da subida pode deliciar-se com uma bebida com vista para os extraordinários jardins. Prepare a sua máquina fotográfica.
  • O labirinto: 630 metros de caminho vegetal que fará as delícias dos mais pequenos, com um caleidoscópio gigante feito de espelhos.
  • OJardim do Príncipe Herdeiro: visitado apenas no verão, é um pequeno jardim barroco que tem o nome do Príncipe Rudolf, filho de Franz Joseph e Sissi.

Reserve a sua visita guiada ao Palácio de Schonbrunn

Onde comprar bilhetes para o Palácio de Schönbrunn

Entrada para o palácio| ©Dennis Jarvis
Entrada para o palácio| ©Dennis Jarvis

Se preferir visitar o Palácio por conta própria, há duas formas de comprar bilhetes para visitar o Palácio de Schoenbrunn: na bilheteira e online.

Na bilheteira

Se comprar os seus bilhetes na bilheteira, independentemente da época do ano, terá de esperar em longas filas e a poupança de preço será mínima, pelo que a minha recomendação é comprar os seus bilhetes online com antecedência.

Online

Para além de detalhar as opções de bilhetes combinados para o Palácio de Schoenbrunn que, para mim, valem mais a pena, vou dar-lhe algumas recomendações para comprar online. Encontrará uma infinidade de opções, certifique-se sempre de que a empresa com a qual reserva os seus bilhetes para o Palácio de Schoenbrunn é respeitável.

Escolha uma opção que ofereça cancelamento gratuito com um mínimo de antecedência para permitir circunstâncias imprevistas. A maioria dos bilhetes combinados inclui o acesso a todas as salas do palácio (Grand Tour), mas vale a pena verificar, pois pode haver excepções.

A ideia de comprar online é poupar tempo, pelo que o seu bilhete deve garantir o acesso ao Palácio sem filas. De notar que o áudio-guia para visitar o palácio é gratuito, está incluído em todas as opções de bilhetes e está disponível em várias línguas.

Dica de viagem da Ana

O bilhete Grand Tour é o que inclui todas as salas do palácio; não hesite em escolhê-lo, pois vale bem a pena.

Como planear a sua visita ao Palácio de Schoenbrunn

Sala azul chinesa| ©Dennis Jarvis
Sala azul chinesa| ©Dennis Jarvis

Como chegar a Schoenbrunn

A zona de Schoenbrunn fica um pouco afastada do centro, mas tem várias opções para lá chegar facilmente a partir dos principais pontos do centro da cidade de Viena. Se reservar uma visita guiada, o transporte está provavelmente incluído, caso contrário, pode chegar lá de metro (linha U4), elétrico (linhas 10 e 58) ou autocarro (linha 10A).

Horário de abertura

O Palácio abre todos os dias às 8h30 (a minha recomendação é ir de manhã cedo para que a visita guiada seja menos concorrida), mas dependendo da altura do ano pode fechar entre as 17h e as 18h30m. A última entrada é sempre uma hora antes da hora de fecho, por isso não se apresse durante a sua visita.

Quando ir

Como todas as atracções turísticas, é melhor visitar na época baixa (inverno) para evitar multidões. No entanto, é na primavera que os jardins estão no seu melhor. No verão, estará mais calor e encontrará mais turistas a visitar o palácio, mas não deixe de o fazer.

Duração da visita

Recomendo reservar uma manhã inteira para conhecer todo o complexo do Palácio de Schoenbrunn. Embora a duração recomendada para uma visita ao interior do palácio seja de duas horas, terá muito tempo para parar na loja de recordações e, sobretudo, para passear e fotografar os jardins e o exterior do palácio.

Visita com crianças

Se visitar o complexo com crianças, gostará de saber que, aos sábados e feriados, existe um museu dedicado a elas nas imediações do palácio. Neste museu infantil, os mais pequenos podem brincar com os trajes de Sissi e Franz Joseph e descobrir como era a vida das crianças imperiais.

Reserve a sua visita guiada ao Palácio de Schonbrunn

Se estiver interessado em comprar bilhetes para o Palácio de Schönbrunn, também terá interesse em

Catedral de Santo Estêvão| ©Dan Visan
Catedral de Santo Estêvão| ©Dan Visan

Quando visitei o Palácio de Schönbrunn pela primeira vez, lembro-me que o que mais me impressionou foi a história dos imperadores e monarcas que lá viveram.

Viena é uma cidade imperial e este palácio não é o único lugar que conta histórias de reis e intrigas; se fizeres uma visita guiada ao centro da cidade, de certeza que vais descobrir mais pormenores interessantes sobre a cidade. Neste artigo da Melhores tours e excursões partindo de Viena pode consultar as diferentes opções.

Reserve a sua visita guiada ao Palácio de Schonbrunn