11 Coisas para Fazer em Viena à Noite

A vida e a beleza de Viena não terminam ao cair da noite. Neste post, partilho convosco a minha lista pessoal das melhores coisas para fazer na capital austríaca à noite.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 8 minutos

11 Coisas para Fazer em Viena à Noite

Viena à noite | ©Thomas Fabian

Embora Viena tenha a reputação de ser uma cidade calma, é na verdade bastante animada à noite e combina festas e um bom ambiente com a tranquilidade e a beleza da noite. Por um lado, os belos edifícios do centro histórico são iluminados, encorajando os visitantes a dar um passeio e a apreciar a vista. Por outro lado, em alguns pontos da cidade, os pubs e discotecas abrem as suas portas aos amantes da vida nocturna.

Esta versatilidade é uma das principais vantagens da cidade, pois oferece algo para todos. Tanto para os mais tranquilos, quanto para os festeiros ou para os amantes da cultura, entre muitos outros perfis. Por isso, neste post, reuni o que, na minha opinião, são as melhores opções para quando a noite chegar.Continue lendo!

1. Viva uma noite única na Ópera de Viena

Ópera de Viena| ©Pierre Blaché
Ópera de Viena| ©Pierre Blaché

Se está a viajar para Viena e procura uma noite diferente e única, há uma opção que brilha acima das restantes alternativas. Estou a falar de ir à Ópera de Viena, a Wiener Staatsoper.

É melhor reservar os seus bilhetes com antecedência, mas também pode comprá-los na bilheteira ou mesmo à última hora, no próprio dia. No entanto, quanto maior for a pressa, maiores serão as filas de espera. Os últimos bilhetes são bilhetes de pé, mas os preços são muito baixos. Em todo o caso, há sempre opções para desfrutar de uma das experiências por excelência na cidade da música.

Aqui estão algumas outras opções para ir a um concerto de música clássica em Viena:

Reservar bilhetes para concertos de Mozart em Viena

2. Admire os monumentos de Viena num cruzeiro noturno

Rio Viena|©Simon Berger
Rio Viena|©Simon Berger

Um cruzeiro noturno com jantar no Danúbio em Viena é um dos melhores planos que pode fazer na capital austríaca, quer em casal, quer com a família ou amigos, para admirar os impressionantes palácios, edifícios e monumentos como a Ópera Estatal de Viena, a Torre do Danúbio, o Palácio Schonbrünn.

Desfrutará dos pratos austríacos mais típicos e tradicionais, como o schnitzel, as salsichas vienenses e o strudel de maçã, enquanto ouve música clássica e folclórica ao vivo. Não hesite, sinta a magia da cidade nesta experiência de cerca de três horas!

Reservar um cruzeiro noturno no Danúbio

3. Passeio noturno na roda gigante do Prater

Roda gigante do Prater| ©StoptheRoc
Roda gigante do Prater| ©StoptheRoc

O Parque Prater é um dos símbolos de Viena. Este vasto parque na parte oriental da cidade é uma enorme área verde com muitas instalações, incluindo um parque de diversões.

A roda gigante Wiener Riesenrad, construída em 1897, está localizada no parque. Construída em 1897, esta roda gigante é também um emblema da cidade e, graças aos seus 65 metros de altura, tem uma das melhores vistas da capital austríaca.

Por sorte, tanto o parque de diversões como a roda gigante estão abertos ao cair da noite, o que nos permite ver as vistas de que vos falei, mas com a cidade iluminada sob o céu noturno. É uma experiência altamente recomendada que também pode ser adoçada com um passeio nas atracções do parque.

Reserve os seus bilhetes para a roda gigante Wiener Riesenrad

4. Faça uma visita guiada e conheça Viena iluminada

Palácio Belvedere à noite| ©Hernán Piñera
Palácio Belvedere à noite| ©Hernán Piñera

O centro da cidade de Viena está repleto de edifícios históricos de extraordinária beleza. As suas fachadas barrocas e a sua arquitetura variada fazem com que passear pelas ruas seja um verdadeiro prazer visual. Isto é ainda mais verdade à noite, quando a iluminação dos edifícios do centro faz sobressair ainda mais a sua beleza, e a tranquilidade das ruas faz com que um passeio noturno pelo centro seja uma das melhores coisas a fazer na capital austríaca.

A lista de edifícios e monumentos é extensa. No entanto, vale a pena mencionar a iluminação da Catedral de Santo Estêvão, a Staatsoper (a ópera de Viena), a Câmara Municipal, o edifício do Parlamento e a igreja de São Carlos Borromeu.

Mais longe do centro, pode ir para a zona em redor do Palácio Belvedere ou ainda mais longe, para o Palácio Schönbrunn. No entanto, também é aconselhável passear pelas ruas da Viena Imperial sem ter de seguir um percurso fixo. Desta forma, divertir-se-á igualmente a descobrir os segredos da cidade.

Reserve uma excursão a Viena com uma visita ao Palácio de Schonbrunn

5. Deixe-se deslumbrar por um passeio noturno ao longo do Danúbio

Danúbio| ©Efraín Rodríguez
Danúbio| ©Efraín Rodríguez

Pode dizer-se que o Danúbio atravessa Viena duas vezes. Para além do rio propriamente dito, foi construído um canal a partir do rio que atravessa a parte antiga da cidade. As margens do canal foram utilizadas para criar zonas de passeio e para colocar várias esplanadas, restaurantes e bares que o tornam uma zona muito agradável para passear e jantar. No verão, chega-se mesmo a instalar uma piscina flutuante num barco e a criar zonas de banho.

Mas é à noite que o canal é melhor aproveitado. Para além de iluminarem as pontes que o atravessam, os bares e restaurantes ao longo do canal instalam esplanadas com cadeirões e zonas de relaxamento para esquecer a agitação da cidade à noite. Por todas estas razões, é uma das melhores zonas para desfrutar de Viena à noite. Pode mesmo considerar fazer uma visita guiada de bicicleta a Viena.

Reservar uma visita guiada de bicicleta em Viena

6. Fazer compras nocturnas ou visitar um museu depois de escurecer

Na Mariahilfer Straße| ©alfred lex
Na Mariahilfer Straße| ©alfred lex

Em Viena, às quintas-feiras, há um horário especial para as lojas e museus. Tanto as lojas como alguns museus fecham mais tarde e ficam abertos até às 21 horas ou mesmo até às 22 horas, nalguns casos. Isto é bastante tarde, tendo em conta que normalmente só estão abertos até às 17 ou 18 horas. Por isso, é altura de aproveitar e visitar algumas das lojas.

Uma das melhores zonas comerciais é a Mariahilfer Straße, junto à estação de comboios, onde se concentram a maioria dos franchisings e lojas interessantes. É também uma boa ideia deixar as quintas-feiras até mais tarde para visitar alguns museus e organizar melhor o seu tempo, pois a cidade tem muito para ver.

No final da Mariahilfer Straße começa o chamado bairro dos museus, onde se encontram alguns dos melhores museus de Viena, como o Mumok (o museu de arte moderna), o Vienna Kunsthalle e o Leopold Museum, que têm horários alargados até às 21h00. Noutros pontos da cidade, o Museu de História de Arte e a Biblioteca Nacional também têm horários alargados.

Reservar bilhetes para o Museu de História da Arte

7. Sentir a atmosfera da vida nocturna na Schwedenplatz

Schwedenplatz à noite| ©TheOtherPerspective78
Schwedenplatz à noite| ©TheOtherPerspective78

Viena é sinónimo de boa cerveja e, por conseguinte, de pubs e bares onde se pode apreciá-la. A cidade está repleta de pubs espalhados pelos seus diferentes bairros, mas à noite os melhores concentram-se numa só zona.

Um dos melhores locais para desfrutar da vida nocturna com uma cerveja é a Schwedenplatz. À volta desta praça nas margens do Danúbio, a 5 minutos da Catedral de Santo Estêvão, encontram-se muitos dos melhores pubs da cidade.

Quando o tempo está bom, a praça está cheia de esplanadas e, à noite, os pubs da praça costumam ter a sua chamada "happy hour", quando os preços baixam e os copos de cerveja não param de correr. Além disso, como a variedade é o tempero da vida, a Schwedenplatz está repleta de diferentes tipos de pubs, tais como pubs irlandeses, bares de cocktails, jardins de cerveja de estilo alemão e muitos outros. Há também uma série de barracas de comida de rua, bem como alguns restaurantes.

8. Tome uma bebida no Stadtbahnbögen

Num Stadtbahnbögen| ©Alle
Num Stadtbahnbögen| ©Alle

Existe outra alternativa aos pubs na Schwedenplatz. Em Viena, há uma série de bares conhecidos como Stadtbahnbögen, que foram construídos sob os arcos do antigo metro da cidade, numa disposição semelhante a um aqueduto. A maior parte deles situa-se sob a linha 6, entre as estações Thaliastraße e Nussdorferstraße.

Em geral, estes bares têm um carácter mais calmo, perfeito para pequenos grupos, uma vez que não são muito grandes. No verão, têm também pequenas esplanadas no exterior.

A exceção ao sossego são alguns destes bares onde se organizam pequenos concertos, sobretudo na primavera e no verão, quando o tempo está mais agradável. A melhor maneira de chegar a esta zona é de elétrico até à paragem de Alser Strabe, no norte do centro da cidade de Viena.

9. Tomar um gelado enquanto passeia à noite

Gelataria Zanoni & Zanoni.| ©World of Jeff!
Gelataria Zanoni & Zanoni.| ©World of Jeff!

Viena é uma cidade com uma longa tradição de pastelaria e gelados. De facto, uma das melhores coisas a fazer em Viena para os vienenses é tomar um gelado numa das geladarias da cidade para acompanhar um passeio pelas ruas de Viena. Tanto que quase pode ser considerado uma tradição. De todas as geladarias da capital, destacam-se duas: a geladaria Tuchlauben e a geladaria Zanoni & Zanoni.

A primeira situa-se no coração do centro da cidade, muito perto da Catedral de Santo Estêvão e a segunda fica ainda mais perto da catedral, na mesma rua do Hard Rock Cafe. Os gelados de ambas as gelatarias são de primeira qualidade e têm uma enorme variedade de sabores. O gelado é o melhor acompanhamento para um passeio no turno pelo centro de Viena.

10. Desfrute de um jantar com vista para a Torre do Danúbio

Vista da Torre do Danúbio| ©Iosif Michael
Vista da Torre do Danúbio| ©Iosif Michael

Viena tem a reputação de ser uma cidade muito romântica, especialmente à noite. É por isso que os jantares em lugares especiais são bastante populares na cidade austríaca. E há poucos lugares mais especiais para jantar do que no topo da Torre do Danúbio. Este edifício icónico de 250 metros de altura tem um restaurante no topo com as melhores vistas de toda a cidade, ou pelo menos as vistas mais completas.

A torre fica no centro da chamada Ilha do Danúbioe, para além do restaurante, no topo existe um miradouro móvel de 360 graus para que não perca nenhuma das vistas da cidade.

É verdade que o restaurante é um pouco caro, mas pelas vistas e para celebrar uma ocasião especial vale a pena. Caso contrário, pode subir diretamente ao miradouro sem pagar o jantar ou optar por algo mais barato como um café e bolos na cafetaria.

11. Experimente a cena festiva de Viena

A Pratersauna| ©Julian
A Pratersauna| ©Julian

A noite é sinónimo de festa, e em Viena também há festa. De facto, a cidade alberga alguns dos clubes noturnos mais prestigiados da Europa. Este facto é surpreendente, dada a reputação da capital austríaca. Para além dos pubs e bares que já analisámos acima, os melhores locais para festejar em Viena são: O Titanic, localizado no 6º distrito, é um popular clube noturno à moda antiga. O Pratersauna, que, paradoxalmente, costumava ser um spa e sauna e é agora um dos melhores e mais animados clubes noturnos de Viena.

Por último, o Flex, um clube construído numa antiga estação de metro e que tem a reputação de ter o melhor som de Viena. Originalmente vocacionado para o rock, é agora um templo para os amantes do techno e do dub. O Flex tem a reputação de ser um dos melhores clubes da Europa. Para além destas, existem muitas outras discotecas que farão as delícias dos amantes da vida nocturna.