Melhores Coisas para Fazer em Ho Chi Minh

A cidade de Ho Chi Minh, também conhecida por Saigão, é a cidade mais populosa do Vietname e um dos destinos turísticos mais famosos do país. Eis o que pode fazer durante a sua viagem para ficar a conhecer as idiossincrasias locais e a rica cultura antiga.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

Melhores Coisas para Fazer em Ho Chi Minh

Ho Chi Minh City (ex Saigon) |©Grissss

O Vietname é um dos destinos mais famosos do Sudeste Asiático e a cidade de Ho Chi Minh, também conhecida por Saigão, é uma das cidades mais importantes do país e, por isso, uma das mais visitadas. Capital do Vietname do Sul durante a guerra, é hoje um importante centro financeiro, um refúgio do património cultural local e o cenário de algumas atracções muito interessantes.

Percorrer os famosos túneis de Cu Chi, visitar o templo budista de Giam Lac, descobrir as vistas arrebatadoras da cidade a partir do miradouro do Edifício Financeiro Bitexco, ver o Museu dos Restos de Guerra e visitar o Palácio da Reunificação são algumas das melhores coisas a fazer na cidade de Ho Chi Minh. Leia mais sobre cada uma delas abaixo.

1. Fazer uma visita guiada aos túneis de Cu Chi

Túneis de Cu Chi Ho Chi Minh Vietname|©Mel Carson
Túneis de Cu Chi Ho Chi Minh Vietname|©Mel Carson

Se você quer uma das melhores experiências que Ho Chi Minh tem a oferecer, uma visita aos túneis de Cu Chi é uma obrigação. Estas intrincadas passagens subterrâneas retratam a vibrante e complexa história da Guerra do Vietname, que manteve a região em suspenso entre 1955 e 1975.

Situados nos arredores da cidade de Ho Chi Minh, estes túneis desempenharam um papel crucial na estratégia de resistência dos vietcongues durante o conflito. Construídos à mão com uma perícia espantosa, os túneis permitiram aos guerrilheiros norte-vietnamitas deslocarem-se furtivamente no subsolo, surpreenderem as forças norte-americanas e obterem um refúgio seguro.

A visita guiada aos túneis de Cu Chi, frequentemente incluída entre as melhores excursões à cidade de Ho Chi Minh, é uma experiência imersiva que o levará de volta aos dias de guerra. Guias locais especializados contar-lhe-ão histórias fascinantes sobre a construção e a utilização destas passagens. Além disso, nestas excursões, poderá também explorar as trincheiras, os bunkers e os esconderijos secretos que demonstram a astúcia tática utilizada pelos vietcongues.

Os túneis de Cu Chi são testemunhos físicos da tenacidade e da criatividade daqueles que os construíram. Durante a visita, ficará a saber como os guerrilheiros viviam, se abasteciam e comunicavam nestas estreitas galerias subterrâneas e, se estiver disposto a isso, poderá descer às profundezas para conhecer os túneis por si próprio.

Participe numa visita guiada aos túneis de Cu Chi

2. Visite o Templo Budista Giac Lam

Pagode de Giac Lam|©captbruiser
Pagode de Giac Lam|©captbruiser

O Vietname é considerado um dos países com maior número de fiéis budistas e isso significa que todas as cidades têm um grande número de edifícios religiosos. A cidade de Ho Chi Minh não é exceção e aqui pode visitar Giam Lam, um templo budista que não é apenas uma joia arquitetónica, mas também um testemunho do rico património cultural do Vietname.

Fundado no século XVIII, o templo resistiu ao teste do tempo e às vicissitudes históricas para se tornar um dos locais de culto mais venerados da região. O seu nome, Giac Lam, significa "Adornos Virtuosos", reflectindo a essência da prática budista que aqui floresce. Durante a sua visita, ficará impressionado com o pagode, com as suas esculturas e ornamentos intrincados que reproduzem histórias sagradas.

Além disso, no coração do templo, a estátua de Maitreya, o Buda do Futuro, preside à sala de orações. Durante a visita, pode também aceder aos jardins que rodeiam o templo, que oferecem um refúgio de meditação num ambiente sereno, difícil de encontrar noutros locais da caótica cidade de Ho Chi Minh.

Note-se também que a história de Giac Lam está entrelaçada com a evolução do budismo no Vietname. Ao longo dos séculos, testemunhou a devoção de gerações de monges e adoradores que ajudaram a preservar e enriquecer a espiritualidade do local, razão pela qual este templo é considerado o epicentro do budismo no país.

3. Aprecie as vistas panorâmicas da cidade a partir do miradouro da Torre Financeira Bitexco

A TORRE FINANCEIRA BITEXCO|©manhhai
A TORRE FINANCEIRA BITEXCO|©manhhai

A cidade de Hi Chi Minh, antigamente conhecida como Saigão, é uma cidade antiga, mas desde os anos 70 sofreu uma explosão financeira que a viu fundir as suas tradições com os ventos da mudança moderna. Uma dessas mudanças manifestou-se na construção de um grande número de arranha-céus, que oferecem pontos de vista panorâmicos. A Torre Financeira Bitexco é um deles e merece uma visita para obter as melhores vistas da cidade.

Esta torre icónica tem uma altura total de 262 metros e oferece um miradouro a partir do qual se pode ver todo o espetro da metrópole vietnamita. Durante a sua visita, pode também apanhar um elevador envidraçado que lhe mostrará as primeiras vistas arrebatadoras deste destino único.

A partir do miradouro, poderá ver como os arranha-céus se entrelaçam com os movimentados mercados locais e como as avenidas estão completamente rodeadas por uma vegetação luxuriante. O rio Saigon, serpenteando entre os edifícios, realça a riqueza arquitetónica e cultural da cidade de Ho Chi Minh, que pode ser descoberta a partir de uma vista aérea.

Além disso, visitar o miradouro da Torre Financeira Bitexco é uma das melhores coisas a fazer ao pôr do sol na cidade de Ho Chi Minh, para que possa combinar as cores alaranjadas do sol poente com alguns dos monumentos históricos da cidade no horizonte, como a Catedral de Notre-Dame e o Palácio da Reunificação.

Comprar bilhetes para a plataforma de observação da Torre Financeira Bitexco

4. Fazer um passeio de mota pela cidade de Ho Chi Minh

pessoas em motas|©mondereise
pessoas em motas|©mondereise

Se quiser ver o verdadeiro perfil da cidade de Ho Chi Minh, não pode perder um passeio de mota pelas ruas movimentadas da cidade. Parte dos melhores passeios no destino, estes passeios permitir-lhe-ão descobrir o pulso vibrante e caótico da vida urbana vietnamita.

Os passeios de mota permitem-lhe explorar uma variedade de locais emblemáticos e segredos escondidos da cidade. Desde os mercados de rua locais, como o mercado Ben Thanh, até às ruelas repletas de pequenas bancas de comida, encontrará formas de mergulhar nas idiossincrasias locais.

O percurso destas excursões inclui normalmente paragens na Catedral de Notre-Dame e no Palácio da Reunificação, onde um guia local especializado partilhará histórias fascinantes sobre o passado da cidade. Além disso, as excursões de mota dar-lhe-ão a oportunidade de se aventurar nos bairros locais, experimentando a autenticidade da vida vietnamita e desfrutando da hospitalidade das pessoas.

Participe num passeio de mota

5. Visitar o Museu dos Vestígios de Guerra

Museu dos Restos de Guerra, Saigão, Vietname|©VD
Museu dos Restos de Guerra, Saigão, Vietname|©VD

A Guerra do Vietname foi a triste mostra que colocou o país nos media do mundo e é também um dos motivos que leva os turistas a visitar este destino. Por isso, visitar o War Remnants Museum, que alberga a mais famosa exposição sobre o tema, é um plano insubstituível para qualquer viajante que planeie visitar a cidade de Ho Chi Minh.

Este museu contém uma coleção de restos militares, fotografias e exposições que narram os horrores e as consequências da Guerra do Vietname. A exposição é apresentada como um testemunho comovente da resiliência do povo civil vietnamita face aos desafios da guerra.

Nas suas galerias, encontrará elementos impressionantes, como uma vasta coleção de armas utilizadas durante o conflito e a famosa "Sala do Agente Laranja", que documenta os efeitos devastadores na população e no ambiente do herbicida que foi utilizado para pulverizar os campos de arroz. As exposições detalham a história a partir de múltiplas perspectivas, apresentando a realidade da guerra através de documentos e testemunhos de quem a viveu.

A confluência de autenticidade, sensibilidade e consciência histórica faz deste museu uma visita obrigatória para quem deseja compreender a complexidade e a humanidade por detrás dos acontecimentos históricos.

6. Fazer um passeio num cruzeiro com jantar na cidade de Ho Chi Minh

Navios de cruzeiro|©roullix
Navios de cruzeiro|©roullix

Uma das melhores coisas a fazer na cidade de Ho Chi Minh é fazer um cruzeiro com jantar no rio Saigão. Estas excursões nocturnas não só o levarão a um passeio de lazer ao longo das águas sinuosas do rio, como também lhe permitirão descobrir algumas das ricas delícias gastronómicas da região.

O cruzeiro navegará sob pontes iluminadas e em frente a arranha-céus iluminados, enquanto desfruta de um jantar típico vietnamita. Pratos tradicionais como o pho, o banh mi e os rolinhos primavera são apenas algumas das iguarias habitualmente servidas a bordo, permitindo-lhe saborear a autenticidade e a diversidade da cozinha local.

Além disso, o cruzeiro também inclui habitualmente espectáculos musicais durante o itinerário, que o levará a atravessar a ponte Nguyen Van Tam e o cais Ben Thanh. Se planear visitar Ho Chi Minh no inverno, que é a estação seca da cidade, pode optar por descobrir as vistas panorâmicas a partir do convés do barco.

Reservar uma excursão de cruzeiro

7. Visita ao mercado de Ben Thanh

Mercado de Ben Thanh|©Hiro_ A
Mercado de Ben Thanh|©Hiro_ A

Não há como conhecer a cidade de Ho Chi Minh sem visitar Ben Thanh. Este mercado, com a sua energia vibrante e cores fosforescentes deslumbrantes, é um dos locais mais populares e emblemáticos da cidade. Situado no coração do Distrito 1, Ben Thanh é um caldeirão de cultura, comércio e autenticidade vietnamita.

Uma visita a Ben Thanh é uma experiência multi-sensorial que o fará mergulhar no ritmo acelerado da vida local. Durante a visita, frequentemente incluída nas melhores excursões à cidade de Ho Chi Minh, pode explorar os corredores repletos de bancas que vendem comida, roupa, artesanato e produtos locais, aproximando-o de uma variedade de ofertas. De especiarias aromáticas a tecidos feitos à mão, cada canto do mercado é um sabor da essência vienense.

Além disso, no Mercado Ben Thanh pode regatear preços com os vendedores, um costume local popular, pelo que pode comprar muitos artigos a preços de saldo. Para além das compras, o mercado é também um destino popular para refeições, devido ao grande número de bancas de comida disponíveis.

8. Ver o Palácio da Reunificação

Palácio da Reunificação|©elimoqi
Palácio da Reunificação|©elimoqi

Monumento arquitetónico que tem sido testemunha e protagonista da rica história do Vietname, o Palácio da Reunificação foi construído em 1966 e é um reflexo da arquitetura moderna de meados do século XX, com linhas simples e um design que funde funcionalidade com grandiosidade. A sua forma caraterística de asa de borboleta e os seus amplos jardins evocam elegância, apesar do seu significado tumultuoso.

Este palácio está intrinsecamente ligado ao passado do Vietname, tendo sido palco de acontecimentos cruciais que levaram à reunificação do país. Foi aqui que, em 1975, um tanque vietcongue irrompeu pelos seus portões, marcando o fim da guerra do Vietname e a unificação do país. O edifício, anteriormente conhecido como Palácio da Independência, foi rebaptizado para simbolizar a unidade nacional.

Durante a sua visita, terá a oportunidade de percorrer os salões históricos, os gabinetes presidenciais e a sala de conferências, onde foram tomadas as decisões fundamentais para o destino do Vietname. Poderá também conhecer a história de uma das fotografias mais emblemáticas do século XX, tirada pelo fotógrafo holandês Hugh Van Es, que testemunha a fuga dos Estados Unidos à queda iminente de Saigão.

9. Visitar o Templo Hindu Mariamman

Templo hindu de Mariamman|©Alan Samuel
Templo hindu de Mariamman|©Alan Samuel

Uma das melhores formas de mergulhar na riqueza cultural da cidade de Ho Chi Minh é visitar o Templo Mariamman, uma joia arquitetónica que é o único templo hindu da cidade. Este local sagrado, construído no século XIX, é um testemunho vivo da diversidade religiosa que floresceu no Vietname desde então.

Este templo é notável pela sua arquitetura, que combina cores vibrantes e esculturas intrincadas que prestam homenagem à divindade hindu Mariamman, a deusa da chuva. É também o ponto de encontro da comunidade hindu, maioritariamente constituída por imigrantes tâmiles, que, apesar de ser uma minoria religiosa no Vietname, tem mantido a sua importância cultural e espiritual ao longo dos anos.

Se quiser visitar outros templos hindus, deve optar por algumas das excursões de dia inteiro a partir da cidade de Ho Chi Minh e visitar outras cidades próximas, como Di An e Thuan An.

10. Participe numa excursão gastronómica à rua Ben Nghe.

Rua Kênh Bến Nghé|©caophi
Rua Kênh Bến Nghé|©caophi

Se quiser experimentar um dos melhores aspectos da cidade de Ho Chi Minh, que é a culinária, não pode deixar de explorar a Rua Ben Nghe num passeio gastronómico. Esta rua animada é um paraíso culinário que oferece uma variedade de pratos locais. Ao participar nestas excursões, terá a oportunidade de descobrir a essência da cultura vietnamita.

Uma das iguarias que não pode perder é o bánh mì, uma sanduíche que funde influências francesas e vietnamitas. Esta preparação consiste numa baguete recheada com ingredientes como carne assada, coentros, cenouras em conserva e maionese.

Outro prato emblemático que pode provar na rua Ben Nghe é o pho, uma sopa de massa que se tornou um ícone da cozinha vietnamita. Preparada com caldo de carne ou de ossos de galinha, massa de arroz, ervas frescas e fatias de carne, a pho é uma das preparações mais tradicionais do país.

Para aqueles que procuram algo mais aventureiro, o bánh xèo é uma escolha intrigante. Estas panquecas de arroz estaladiças, recheadas com camarão, carne de porco, rebentos de feijão e ervas frescas, oferecem uma combinação perfeita de texturas e sabores. E para além das degustações, pode também maravilhar-se com o ambiente local desta rua, que é uma das preferidas dos habitantes locais e um local onde estes se misturam com os turistas.

Participe num passeio gastronómico