10 Coisas Para Fazer em Auckland em Novembro

Descubra como Auckland vive o penúltimo mês do ano, conheça uma aldeia Maori, festivais inigualáveis e a parada anual do Papai Noel.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 Coisas Para Fazer em Auckland em Novembro

Vista de Auckland |©L. Oakland

Durante o mês de novembro, muitos países organizam celebrações em preparação para as festas de Natal e Ano Novo e Auckland não é exceção. Ao longo dos anos, foram introduzidos costumes estrangeiros, como a Black Friday, mas não são tão populares. Em vez disso, os habitantes de Auckland decoram a cidade com uma árvore de Natal e celebram o Festival Guy Fawkes, que inclui uma grande noite de fogo de artifício.

A cidade não celebra o Dia de Ação de Graças, mas a cultura Maori tem os seus próprios festivais, actividades e locais a visitar durante a época de novembro. Pode vaguear pelas ruas durante a alegre Santa Parade, perder-se num bar secreto, aprender sobre a história dos cemitérios ou ligar-se à cultura sul-africana.

1. Visite a Catedral de São Patrício e a Catedral de São José e os cemitérios da cidade no Dia dos Santos

Antiga Catedral de São Patrício|©SBA73
Antiga Catedral de São Patrício|©SBA73

Auckland é uma cidade multicultural, com comunidades mexicanas, polonesas e outras participando no dia 1º de novembro para prestar homenagem aos mortos. Patrick's and St. Joseph's Cathedral, na Wyndham Street, perto da Sky Tower, para prestar homenagem ou acender uma vela para os entes queridos que partiram.

Ao redor da catedral, há lugares para almoçar, como The Grove ou Hello Beasty, e outras atrações, como o Viaduct Harbour. Outra opção é fazer um tour pelos cemitérios mais importantes de Auckland, alguns deles são:

Cemitério de Symonds Street

Um dos cemitérios mais antigos da cidade está localizado bem próximo à catedral, aqui é possível visitar os túmulos de fundadores como William Hobson, Archibald Clark e Annie Jane Schnackenberg. É um local repleto de lendas e história e costumava ser dividido em secções para católicos, judeus, anglicanos, presbiterianos e wesleyanos, mas estas foram fundidas.

Parte do local foi demolida em 1960 e mais de 4.100 corpos foram recuperados e os seus restos mortais colocados numa vala comum, onde se pode ver uma lápide com todos os nomes. A melhor opção para visitar o cemitério é com um guia ou com um grupo grande, uma vez que é desolado. É possível descarregar guias turísticos da Internet.

Cemitério de Waikumete

Todos os anos, a 28 de novembro, comemora-se o aniversário do despenhamento do TE901 Antarctica S Mount Erebus, em 1979, no qual morreram mais de 257 pessoas. No cemitério pode ver-se uma cerejeira plantada em honra das vítimas do Japão.

O cemitério de Waikumete substituiu o cemitério de Symonds Street e está localizado em Glen Eden. Entre os dois cemitérios está a OnDo Giant Noodle Sculpture do artista Seung Yul Oh, um ponto estratégico da cidade que se distingue facilmente por ser uma estrutura com pauzinhos flutuantes.

Reserve uma visita guiada a Auckland

2. Não perca a Parada do Papai Noel

Desfile do Papai Noel em Auckland|©peter_varg
Desfile do Papai Noel em Auckland|©peter_varg

Todos os anos, os cidadãos preparam-se para a grande Santa Parade, cujo percurso é anunciado algumas semanas antes de novembro. A caminhada começa normalmente na Queen Street, mas Newmarket e Ponsonby também são possíveis locais de partida. No sítio Web oficial, pode encontrar a hora, a data e o percurso oficiais do evento, que se realiza normalmente nos últimos dias deste mês.

Os habitantes de Auckland saem às ruas com carros alegóricos temáticos em forma de casas e biscoitos de gengibre, duendes, renas, comboios de neve falsa e muito mais. O evento é organizado por agricultores locais e outros parceiros.

Neste dia, realiza-se um evento do Secret Santa (Pai Natal Secreto) em que pessoas de todo o país e de outras partes do mundo podem participar, oferecendo uma prenda de valor não superior a 5,83 euros.

Reservar uma excursão de autocarro por Auckland

3. Desfrute do festival anual Guy Fawkes

Fim de semana de Guy Fawkes, Auckland|©Simon Moore
Fim de semana de Guy Fawkes, Auckland|©Simon Moore

A terra dos Kiwis veste-se a rigor para o espetáculo de fogo de artifício na Sky Tower, uma celebração do passado colonial do país. Realizado no dia 5 de novembro de cada ano, ele provoca reuniões familiares, fogueiras e festas de rua em todo o país.

O festival dá as boas-vindas ao verão e, embora ainda seja primavera, as temperaturas estão começando a subir consideravelmente. As fogueiras e o fogo de artifício celebram a Noite das Fogueiras, ou Noite da Pólvora e da Conspiração, que comemora os acontecimentos de 1605, quando os ingleses e as suas colónias acenderam fogueiras para celebrar a segurança do rei.

Esta celebração proíbe o acendimento de fogo de artifício em zonas onde os animais possam ser afectados pelo ruído.

O festival tem o nome do protestante Guy Fawkes, que criou uma conspiração para incendiar as Casas do Parlamento em Londres, pelo que as ruas são frequentemente ladeadas por um boneco em chamas.

4. Inscrever-se numa competição de mergulho

Pessoa debaixo de água|©Jesse van Vliet
Pessoa debaixo de água|©Jesse van Vliet

O mergulho é um dos desportos mais populares na Nova Zelândia durante o mês de novembro, devido às boas condições climatéricas. À medida que o mês se aproxima, são anunciados vários eventos, como festivais, competições, rondas de mergulho noturno, concursos de fotografia subaquática, provas marinhas, caças ao tesouro marinho ou, se preferir, pode comprar bilhetes para um cruzeiro à volta de Auckland.

Pode comprar, alugar ou trazer o seu próprio equipamento de mergulho e ver golfinhos, leões-marinhos, cachalotes, cachalotes, leões-marinhos, baleias, focas, mako, tubarões-baleia, peixes de bico, atum e muito mais. Algumas recomendações a ter em conta:

  • Embora o verão se aproxime de Auckland em novembro, o tempo em Auckland tende a ser imprevisível durante todo o ano. Não mergulhe quando estiver chovendo.
  • Não toque na vida selvagem marinha.
  • Não se afaste muito da costa, especialmente se não for um profissional.
  • Evite mergulhar depois de comer, beber álcool ou se estiver constipado.

Mergulhar com tubo de respiração na Ilha Goat

5. Veja a verdadeira árvore de Natal da Nova Zelândia

Praia de Orewa, Auckland|©Barry Peck
Praia de Orewa, Auckland|©Barry Peck

As flores vermelhas da árvore pohutukawa são um sinal de que o Natal se aproxima em Auckland, de facto, é considerada a sua árvore de Natal. De novembro a dezembro, muitos eventos são realizados em torno da floração, já que é uma árvore sagrada para os Maori, pois está ameaçada por larvas que comem suas folhas.

Alguns eventos têm lugar no centro da cidade e outros nos subúrbios ou nas cidades vizinhas. Não há falta de diversão com festivais de arte, música, degustações de comida e vinho, mercados de rua, eventos únicos e actividades fantásticas.

Uma caminhada ou passeio de bicicleta em novembro também é ideal para apreciar as ruas banhadas de vermelho, embora outros locais na Nova Zelândia tenham novas espécies da árvore que florescem em amarelo, rosa e roxo.

Uma das celebrações é o Pohutukawa Festival, que dura uma semana, e a Red Hot Party, um dia em que todas as árvores da cidade são decoradas com essas flores vermelhas específicas. Há muitas histórias em torno da árvore, algumas dizem que ela protege a entrada de uma caverna sagrada por onde passam espíritos do outro mundo.

Reserve um passeio de bicicleta por Auckland

6. Admire a flora da Nova Zelândia no Rotorua Festival of Gardens

Jardins, Rotorua|©Jim Hoffman
Jardins, Rotorua|©Jim Hoffman

Se estiver à procura de uma atração fora da cidade, uma viagem de duas horas até Rotorua é a sua melhor aposta. Um passeio pelos mais belos jardins deste local é realizado aqui durante o mês de novembro, o evento é normalmente aberto ao público durante dois dias e permite explorar mais de quarenta jardins, campos circundantes, flora e vegetação.

Os bilhetes são bilhetes digitais QR disponíveis a partir de maio, não são vendidos passes de um único dia, mas um Festival Pass abrange todos os dias. Um guia de itinerário é normalmente enviado pelos organizadores em setembro.

Reserve uma excursão para Rotorua saindo de Auckland

7. Divirta-se no Gley Lynn Park Festival

Pessoas no festival|© Maxime Bhm
Pessoas no festival|© Maxime Bhm

Para apoiar os vendedores locais, pode visitar o Festival de Gley Lynn que reúne uma variedade de bancas de artesanato e vintage, enquanto desfruta de música ao vivo. A lista de artistas varia de ano para ano, mas pode encontrar músicos locais, DJs e assistir a eventos organizados pelo Ministério do Folclore.

Há também bancas de comida com uma variedade de pratos locais e internacionais e fusões de diferentes cozinhas.

8. Explorar um bar clandestino

bar de cerveja|©Jonathan Crawshaw
bar de cerveja|©Jonathan Crawshaw

Na década de 1920, os speakeasies eram locais que funcionavam como alternativa à proibição da venda de álcool. As pessoas tinham de falar baixo e entrar por portas secretas que estavam camufladas em sítios de que ninguém suspeitava. Não pode perder esta experiência divertida em Auckland, hoje em dia não são ilegais, mas mantêm a dinâmica de entrar com senhas.

Na cidade pode visitar o ACS Bar, um local acolhedor situado na Ponsonby Street, onde é preciso uma senha para entrar e é inspirado nos clubes de vídeo dos anos noventa. Outra opção é o Caretaker, escondido na The Lane, que se distingue por uma porta verde com escadas que conduzem a uma cave misteriosa, a decoração gira em torno de Manhattan nos anos 20.

Em Ponsonby, também pode encontrar o Deadshot, um speakeasy onde pedirá a sua bebida de acordo com a vibração que está a sentir, que pode ser doce, azeda, escura, clara, gaseificada ou espessa, pelo que os cocktails são uma surpresa divertida para experimentar. Porquê fazer este plano em novembro? Há muita gente na cidade, porque o Natal está a chegar e pode fazer novos amigos e conhecer as suas culturas.

9. Experimente a cultura sul-africana

Mulheres num festival|© Joey Thompson
Mulheres num festival|© Joey Thompson

Este festival colorido percorre várias cidades da Nova Zelândia e visita Auckland todos os anos em novembro. A cidade oferece uma variedade de festivais anuais, homenageando outras culturas como a inglesa, a indiana, a japonesa e a sul-africana. O Festival Oempa é um evento familiar realizado no final do mês que homenageia a cultura sul-africana.

Pode aceder a uma série de actividades de manhã à noite, com música e espectáculos ao vivo, bancas de comida e artes e ofícios.

10. Viva com uma comunidade Maori

Haka Maori|©Julie
Haka Maori|©Julie

Os Maori são uma parte importante da cultura da Nova Zelândia, pois foram os primeiros colonizadores. Ao caminhar pelas ruas de Auckland, você notará que muitos sinais estão em inglês e maori, permitindo que você se familiarize com a cultura deles. As tribos Maori têm vindo a desaparecer e apenas uma pequena fração da população vive em comunidades, praticando a língua e as tradições.

Para terminar a sua visita em novembro, pode aproveitar as boas condições climatéricas e visitar uma aldeia Maori para comer pratos cozinhados em madeira e terra, dançar, cantar, fazer tatuagens (permanentes ou temporárias), comprar artesanato ou tecidos para o seu guarda-roupa, entre outras coisas.

A apenas três horas de carro da cidade, encontra-se a Aldeia Maori, onde visitas guiadas permitem conhecer a história e ver como vivem os Maori (desde a preparação dos alimentos até à confeção dos haka).

Factos importantes sobre a cultura Maori

Os neozelandeses são chamados Kiwis, em homenagem à ave icónica preservada no país, que só pode ser encontrada na região e que é utilizada como símbolo nacional em brasões, moedas e universidades. O Kiwi é também exportado pelos Maori desde 1904.

Atualmente, a população Maori é de apenas 15%.

A Haka é uma dança representativa dos Maori, executada antes de cada batalha para apoiar os combatentes.

Ta Moko é uma tradição Maori que permite distingui-los. Consiste em tatuagens feitas com pigmentos naturais e decoradas com ossos nas orelhas, no nariz e noutras partes do rosto.

A melhor forma de cumprimentar os Maori é usar o Hongi, que consiste em tocar na testa e no nariz durante alguns segundos.

Se estiver interessado em conhecer os melhores museus locais, sugiro que visite o Auckland Museum, que guarda histórias importantes sobre a cultura Maori e oferece visitas guiadas gratuitas durante o mês de novembro.

Outras coisas para fazer

Arrowtown Nova Zelândia|©Jason Moran
Arrowtown Nova Zelândia|©Jason Moran

É fácil se apegar a Auckland e querer estender sua visita para aproveitar as melhores coisas para fazer na cidade. Se você está planejando ficar mais tempo e está procurando atividades extras, aqui estão algumas outras coisas para fazer em Auckland durante novembro.

Experimente a Corrida do Ouro

Em novembro, é possível fazer uma típica caça ao ouro neozelandesa, a atividade geralmente é realizada em Otago, Queenstown, mas é possível se inscrever em passeios por Auckland que replicam a experiência, aproveitando os parques e jardins que oferecem espaços adequados. Claro que não se trata de ouro verdadeiro, mas há paragens divertidas e actividades para toda a família que permitem percorrer a cidade de uma forma diferente.

Este evento comemora a Corrida do Ouro de 1860, quando caçadores de fortuna de todo o mundo viajaram para o Rio Arrow para confirmar que havia ouro nesta região. Em geral, a Nova Zelândia é rica em ouro há muitos anos. Os Maori descobriram sua existência, mas evitaram minerá-lo e, em vez disso, fizeram jóias de pedra verde, obsidiana e osso.

Dicas para visitar Auckland em novembro

Auckland Nova Zelândia|©Jim & Robin
Auckland Nova Zelândia|©Jim & Robin

O tempo em Auckland em novembro é ideal para umas férias inesquecíveis, uma vez que a primavera chega ao fim e o verão se aproxima, pelo que os seus planos não serão interrompidos pelo mau tempo. Em geral, a precipitação é pouco frequente, pelo que é ideal para relaxar na praia e praticar mergulho com garrafa.

Para uma estadia agradável, use roupas frescas, mas não se esqueça de trazer algumas roupas quentes para o caso de mudanças inesperadas no tempo. Em função das actividades que vai realizar, acrescente objectos extra à sua mala. Não se esqueça de fazer um seguro, especialmente se pretender praticar actividades radicais durante a sua estadia, uma vez que os cuidados médicos são caros no país.