10 Coisas para Fazer na Cidade do México em Abril

A Cidade do México enche-se de cor durante o mês de abril. Há desfiles de Páscoa, actividades do Dia da Criança e festivais gratuitos.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 Coisas para Fazer na Cidade do México em Abril

Ruas do México | ©Jezael Melgoza

Durante o mês de abril, a Cidade do México está repleta de actividades divertidas, como festivais de comida, eventos que celebram a primavera e a oportunidade de subir à Torre Latinoamericana ou dar um passeio de trajinera em Xochimilco. Também se pode fazer um passeio noturno, um piquenique no Jardim Botânico ou nadar nas termas.

A Cidade do México nunca dorme e é uma capital histórica que oferece uma variedade de eventos, festivais e monumentos que recomendo que conheças. A melhor altura para a visitar é durante abril, um mês de actividades primaveris. Caracteriza-se por temperaturas ensolaradas e agradáveis, preços de alojamento acessíveis, descontos em atracções e a garantia de actividades ao ar livre, uma vez que a chuva é rara.

1. Explorar os festivais da Cidade do México em abril

Desfrutar do festival| ©Gonzalo Facello
Desfrutar do festival| ©Gonzalo Facello

As celebrações e festivais mexicanos têm um encanto especial. A música, a comida e os espectáculos culturais são as estrelas de cada evento. abril reúne algumas das melhores coisas para fazer na Cidade do México.

Festival de Música Vive Latino

O Festival de Música Vive Latino é um dos eventos musicais mais importantes do país e da América Latina, realizado anualmente entre março e abril. Apresenta artistas de diferentes géneros, bem como actividades, bancas de comida e áreas para comprar discos. Pode ainda usufruir da Music Village, onde decorrem workshops, conferências e sessões de autógrafos de forma totalmente gratuita.

Os bilhetes variam entre os 100 e os 282 Є, sendo que os mais caros incluem áreas privadas, zonas de descanso junto ao palco principal, wifi, entre outros.

Festival Internacional de Texcoco

Pegue no seu carro e saia da cidade para visitar a pequena cidade de Texcoco, onde se realiza o Festival Internacional de Texcoco. É um plano ideal, pois muitos artistas actuam ao vivo, há jogos mecânicos, exposições de gado e comida tradicional mexicana.

Os bilhetes variam entre 15 e 156 euros, dependendo da proximidade do palco. Pode encontrar mais informações no sítio Web oficial.

Enquanto estiver na cidade, pode visitar o Autocinema Quinta, que tem vistas deslumbrantes sobre o Lago Texcoco, ou parar no Museo Regional del Pulque y el Maguey, onde pode provar as autênticas bebidas mexicanas.

Se ainda quiser continuar a explorar, convido-o a visitar a Zona Arqueológica de Tetzcotzinco para descobrir tudo sobre o passado ancestral do México ou o Ex-Convento de Coatlinchan que funde a cultura espanhola e mexicana.

Festival do Centro Histórico

Todos os anos, o Festival do Centro Histórico anima a zona arquitetónica mais importante da cidade, com exposições de arte, espectáculos de dança e música, actuações de ópera e bancas de comida local.

Muitas actividades são gratuitas e este é um dos festivais mais antigos do país. Há também uma variedade de opções de entretenimento para as crianças. Os principais locais para os eventos do festival são o Museu Nacional de Arte, o Palácio de Belas Artes, a Catedral Metropolitana e o Museu Franz Mayer. Outras atracções na área incluem:

  • Corredor Cultural Madero, a rua dos talentos escondidos e do artesanato, ideal para explorar lojas, cafés e livrarias.
  • Mercado Ciudadela, um ótimo lugar para passar uma tarde a explorar o artesanato local.
  • La Peninsular, visita a uma das cantinas mais emblemáticas da cidade, onde se mantêm as autênticas tradições mexicanas.

Festa das Flores

Os amantes da natureza podem desfrutar do Festival de las Flores (Festival das Flores) que se realiza no Centro Histórico da cidade, um evento totalmente gratuito com uma variedade de atracções divertidas. Há exposições de flores preparadas por paisagistas e são oferecidos descontos nas lojas dos arredores. Para celebrar, realizam-se outras actividades noutros monumentos da zona, como o Museu Templo Mayor, que expõe obras inspiradas nas flores.

Uma opção semelhante é o Jardim da primavera, que se realiza duas vezes por ano: em março e abril. Na praça do Zócalo há stands cobertos por monumentos cujo desenho é inspirado nas flores.

desfiles, jardins artificiais e naturais, barracas de comida, áreas de piquenique e música ao vivo. Além disso, entre as últimas semanas de março e os primeiros dias de abril, tem lugar a Noche de primavera (Noite da primavera), onde mais de 400 artistas actuam em diferentes partes do Centro Histórico.

Reservar uma visita guiada à Cidade do México

2. Assistir aos desfiles e procissões da Semana Santa

Via Sacra de Iztapalapa| ©Mittchel Alcantara
Via Sacra de Iztapalapa| ©Mittchel Alcantara

As tradições da Páscoa são uma parte muito importante da cultura mexicana, por isso, os seus habitantes mostram o seu respeito através da comida, danças, desfiles e procissões. Os eventos do santo padroeiro são distribuídos ao longo da semana, em diferentes partes da cidade.

Via Sacra de Iztapalapa

A Viacrucis Iztapalapa é uma procissão que homenageia a Paixão de Cristo através de uma representação. Tem lugar na zona do Cerro la Estrella e é uma tradição muito antiga que se realiza desde 1843. São recriadas diferentes cenas, como a Última Ceia, o lava-pés e a traição de Judas. É uma longa caminhada, por isso recomendo que use sapatos confortáveis.

Visitar os 7 templos

Em muitas cidades do mundo, os 7 templos ou monumentos são visitados para acompanhar simbolicamente Jesus Cristo durante a crucificação. A Cidade do México não é exceção e é uma das tradições mais importantes durante a Semana Santa. A maioria dos templos está concentrada no Centro Histórico, sendo os mais visitados a Parroquia de la Santa Veracruz, a Iglesia de la Profesa e o Templo de San Francisco.

Provar os pratos típicos da Semana Santa

Durante a Semana Santa há dias em que se considera inapropriado comer carne, pelo que encontrará diferentes propostas nos restaurantes da cidade, como a sopa de habas con nopales (sopa de feijão com nopales) preparada com frango e legumes, a capirotada (um pudim com pão), diferentes pratos em que o peixe e as lentilhas são os protagonistas. Também se celebra a tradição das 7 potajes, que consiste numa variedade de guisados exclusivos desta época.

Reserve uma excursão de autocarro com paragens gratuitas na Cidade do México!

3. Refresca-te nos spas da cidade

Spa no México| ©zscezsar
Spa no México| ©zscezsar

Durante o mês de abril, a cidade pode passar por alguns dias de calor, pelo que recomendo que adiciones ao teu itinerário alguns locais fantásticos para te refrescares, como os spas da cidade. As piscinas do Balneário Elba são uma óptima opção para um mergulho refrescante, um churrasco ou uma refeição à beira da água. A entrada custa cerca de 4 Є, pelo que é um plano económico a não perder.

Outra opção é ir ao Parque Aquático Jajalpa y Águilas Japan, que tem dois spas totalmente gratuitos.

4. Desfrutar das exposições e feiras

Enchiladas| ©camknows
Enchiladas| ©camknows

Na Cidade do México ainda há muitas actividades para continuar a desfrutar o mês de abril. Pode fazer um passeio gastronómico pela cidade, visitar feiras ou exposições de arte.

Provar enchiladas mexicanas

A Feira Nacional de Enchiladas é um dos festivais gastronómicos mais importantes do México. Para a desfrutar, é necessário ir até ao sudeste da cidade, onde encontrará uma variedade de bancas que oferecem pratos em que as enchiladas são as protagonistas. Há espectáculos de dança, música ao vivo e jogos mecânicos. Esta feira também pode ser apreciada entre agosto e setembro.

Exposição MUFO

Um dos melhores museus da Cidade do México é o Museu do Futuro, mais conhecido como MUFO. As exposições acontecem entre março e maio, sua proposta convida a viver através dos sentidos, você pode desfrutar de ilusões de ótica, degustações, galerias Metaverse, e música ao vivo com efeitos dimensionais.

A entrada vai de 8 a 18 Є. Este museu está fechado durante o resto do ano, por isso recomendo a visita em abril.

5. Fazer uma visita guiada nocturna

Palácio de Belas Artes à noite| ©Sir_Lee_
Palácio de Belas Artes à noite| ©Sir_Lee_

Durante a noite a Cidade do México ilumina-se e há sítios que não pode perder. A melhor opção para desfrutar ao máximo é fazer uma excursão em autocarro turístico que o levará a ver o melhor da cidade, para que possa visitar o Centro Histórico, Polanco, Basílica ou Coyoacan Sul, com comentários áudio-guiados.

Também pode inscrever-se numa visita guiada nocturna pela cidade, desta forma sentir-se-á mais seguro e poderá conhecer a história em profundidade pela mão de um guia profissional. Alguns locais que pode visitar são:

  • O Palácio Nacional, que guarda a história do país e tem exposições artísticas, murais e outras representações culturais.
  • O Palácio de Belas Artes, uma das atracções mais importantes da capital, onde se encontra o Museu Nacional de Arquitetura e onde se podem observar maquetas dos principais edifícios. Há também murais, exposições e uma companhia de dança que organiza espectáculos.
  • A Catedral Metropolitana, considerada uma das igrejas mais importantes da cidade, tanto pela sua história como pela sua arquitetura.

Dica de viajante

Algumas zonas da Cidade do México são pouco seguras, especialmente à noite. É aconselhável fazer passeios em grupo com um guia profissional.

6. Subir a Torre Latinoamericana

Torre Latinoamericana| ©Alvaro Sánchez
Torre Latinoamericana| ©Alvaro Sánchez

Um dos melhores meses para subir a Torre Latinoamericana é abril, pois as vistas são claras e as cores do céu são dignas de fotografia. É considerado um dos edifícios mais altos da América Latina e durante este mês há actividades divertidas como aulas de ioga no topo da cidade.

No 41º andar encontra-se o restaurante Miralto, ideal para uma paragem ao meio-dia. Outra opção é passar pelos museus para conhecer a história da torre e a sua importância para a cidade, ou comprar uma lembrança na loja de recordações. Claro que a principal atração é o miradouro que se assemelha ao Empire State Building em Nova Iorque.

Comprar bilhetes para a Torre Latinoamericana na Cidade do México

7. Participe do piquenique noturno no Bosque de Chapultepec

Floresta de Chapultepec| ©luuzzy :)
Floresta de Chapultepec| ©luuzzy :)

Uma experiência gratuita a não perder é a série de piqueniques que se realizam na floresta do Jardim Botânico de Chapultepec. Para desfrutar desta experiência, recomendo que chegue cedo e traga o seu próprio equipamento para organizar uma refeição nos espaços verdes, como uma toalha de mesa, um cesto e, claro, roupas quentes, uma vez que as temperaturas arrefecem consideravelmente à noite. No resto do ano, há um piquenique por mês, consoante as condições climatéricas.

8. Passear numa trajinera pelos coloridos canais de Xochimilco

Xochimilco| ©Anne and David
Xochimilco| ©Anne and David

Xochimilco é uma das zonas mais famosas da Cidade do México. Os passeios de primavera em abril são ideais, pois as temperaturas agradáveis permitem percorrer os onze cais correspondentes a Nuevo Nativitas, Las Flores, Zacapa, Caltongo, Salitre, San Cristobal, Belem, Belem de las Flores, Cuemanco, Fernando Celada e Puente de Urrutia.

Recomendo pelo menos um dia para conhecer a zona, nos arredores encontrará outras actividades e pode fazer um passeio de bicicleta para a explorar em profundidade. Se quiser desfrutar de um passeio numa trajinera, recomendo que vá ao cais de Salitre, que também tem barcos desportivos.

Se for de carro, pode deixá-lo num dos parques de estacionamento perto dos canais, e ir a pé até El Bosque de Nativitas, ao Mercado de Plantas e Flores de Madreselva e à Isla de las Muñecas, um lugar peculiar cuja entrada custa 2 Є e está cheio de bonecas antigas. Uma excelente opção para almoçar é o Restaurante Manantiales.

9. Celebrar o Dia Internacional do Livro

Pessoa que lê| ©Joel Muniz
Pessoa que lê| ©Joel Muniz

O Dia Internacional do Livro celebra-se a 23 de abril e na Cidade do México é considerado um dia muito importante, pelo que poderá encontrar workshops, palestras para crianças, clubes de leitura, lançamentos de livros, eventos nas principais editoras da cidade, projecções de documentários e feiras. Os locais onde se podem realizar os eventos incluem livrarias, museus, centros culturais e as ruas do Centro Histórico.

Para além disso, também se pode visitar a Fiesta del Libro y la Rosa, que tem um itinerário variado que inclui fóruns e leituras em voz alta, entre outros.

Reservar uma excursão à Cidade do México

10. Venha assistir aos eventos gratuitos do Dia da Criança

Dia da Criança| ©Tania Victoria
Dia da Criança| ©Tania Victoria

O Dia da Criança é muito importante no México, pois comemora as vítimas infantis da Primeira Guerra Mundial. Neste dia, realiza-se um festival na praça Zocalo com música, feiras de montanha-russa e barracas de comida. A meia hora do centro encontra-se o Centro Nacional de Artes, que organiza jogos, teatro, workshops e actividades para crianças.

Os museus e as bibliotecas também têm áreas para crianças e o Aquário Virtual tem jogos interactivos, como um simulador de vela, bem como terraços e áreas ao ar livre. Alguns parques organizam campos de férias e o planetário é um ótimo local para partilhar.

Nas ruas, verá crianças com penteados malucos, uma tradição usada nas escolas e bairros da Cidade do México.

Outras coisas para ver e fazer na Cidade do México em abril

Catrina| ©Karelman
Catrina| ©Karelman

Ainda há muitos festivais para visitar, atracções para reservar e actividades que valem a pena fazer. Alguns dos menos conhecidos que se realizam em abril são:

  • Mezcalverso Fest, é um bazar realizado durante o mês de abril que permite animais de estimação e é de entrada livre. Se quiser provar a típica cochinita pibil, tacos ou quesadillas, encontrará bancas de comida com uma variedade de propostas. O principal protagonista deste evento é o mezcal, uma bebida mexicana que o manterá no clima.
  • Cantinas, muitas cantinas organizam eventos durante o mês de abril, algumas delas oferecem bailes onde os protagonistas são as famosas catrinas.
  • Festival Vaivén, venha até aos Jardins do México e desfrute de uma experiência musical. Deve trazer tudo o que precisa, pois não é permitida a reentrada. No local, há jardins temáticos, bancas de comida, bares de bebidas, cacifos e zonas de campismo. Além disso, o estacionamento é gratuito, pelo que pode chegar com o seu carro.

Reservar uma excursão às Pirâmides de Teotihuacan a partir da Cidade do México