10 Coisas para Fazer na Cidade do México no Verão

A época de verão na Cidade do México é uma boa oportunidade para desfrutar de uma vasta gama de actividades culturais, desportivas e de lazer. Descubra quais são as actividades a não perder.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 Coisas para Fazer na Cidade do México no Verão

verão no México | Jeremy Pettis

O verão na Cidade do México é acompanhado por uma grande variedade de atracções turísticas e celebrações anuais que pode desfrutar durante a sua estadia. Não terá desculpa para não se divertir na cidade, pois encontrará tantas actividades como tipos de turistas.

Por exemplo, algumas das melhores coisas para fazer na Cidade do México no verão incluem a maratona ou meia maratona da cidade, a celebração do Grito de Independência, uma vista aérea da paisagem de verão a partir de um balão ou do miradouro da Torre Latinoamericana, entre outros destinos.

1. Desfrutar da maratona ou meia maratona da Cidade do México

Maratona no México| ©Christian Ramiro González
Maratona no México| ©Christian Ramiro González

Durante a época de verão na Cidade do México, pode desfrutar da meia maratona e da maratona de verão. Trata-se de uma iniciativa desportiva organizada anualmente e na qual se pode participar como espetador ou como corredor.

Se estiver na Cidade do México em julho, mais concretamente durante a segunda semana desse mês, poderá participar na meia maratona de 21K, que começa na Torre del Caballito e termina no Angel de la Independencia.

Mas, se viajar para a Cidade do México em agosto, poderá desfrutar da maratona de 42K. Pode ir à avenida Insurgentes Sur para assistir à partida dos corredores, cujo destino final é a Plaza de la Constitución no Zócalo.

Depois desta experiência desportiva, pode continuar com o seu itinerário de actividades. Por exemplo, fazer uma visita guiada à Cidade do México para conhecer a sua história, ou comprar bilhetes para o museu Frida Kahlo na Cidade do México, entre outros.

Reservar bilhetes para o museu Frida Kahlo

2. Faça um passeio de balão de ar quente e desfrute da paisagem de verão

Entre os balões| ©Karen Blaha
Entre os balões| ©Karen Blaha

A Cidade do México no verão caracteriza-se pelo seu céu pitoresco, carregado de uma série de tons quentes. Os raios de sol perfuram as nuvens e cobrem tudo no seu caminho. É uma óptima altura para fazer um passeio de balão de ar quente e ver uma perspetiva diferente de algumas das paisagens mais famosas do México.

Um dos melhores passeios de balão de ar quente na Cidade do México é normalmente sobre o vale de Teotihuacan. Voará sobre esta antiga cidade pré-hispânica, obtendo uma incrível vista panorâmica do vasto complexo arqueológico e dos seus arredores.

Durante o voo de balão em Teotihuacan, poderá identificar locais icónicos como os seguintes:

  • A Pirâmide do Sol, com 65 metros de altura. Esta construção, consagrada ao culto do deus Sol, é considerada a maior da Mesoamérica.
  • A Pirâmide da Lua; trata-se de um edifício de 43 metros de altura, cuja plataforma servia de palco para os sacrifícios em honra da deusa Chalchiuhtlicue.
  • O Museu de Murais de Teotihuacan, Beatríz de la Fuente, especializado na cultura, história e legado de Teotihuacan.

Reservar um voo de balão em Teotihuacán

3. Experimente algumas das bebidas tradicionais do México e refresque-se no verão

Degustação de Tepache| ©City Foodsters
Degustação de Tepache| ©City Foodsters

O calor pode ser um pouco cansativo durante o verão, por isso, durante a sua visita de 2 dias à Cidade do México ou mais, pode optar por se refrescar com algumas bebidas tradicionais. Desfrutará de uma variedade de sabores (doce, azedo, picante) e texturas (cremoso e leve).

Algumas das bebidas consumidas durante o verão são as seguintes:

  • Tepache, feito de ananás fermentado e adoçado com cana-de-açúcar.
  • Pozol, que é uma mistura de milho fermentado, cacau, açúcar e água. É servido com gelo.
  • Horchata; uma bebida que incorpora leite de amêndoa, arroz, baunilha e canela.
  • Cebadina, uma bebida gaseificada e refrescante feita de cevada e ananás.
  • Águas de frutos, sementes e floresfrescas. É o caso da água de hibisco, tamarindo, limão, etc.

Na cidade, encontrará muitos locais onde poderá refrescar o seu paladar: os carrinhos de bebidas no centro histórico, as lojas de aguas frescas, as bancas dos principais mercados da cidade, como as do Mercado de la Merced. Um destino imperdível se fizer um passeio gastronómico pelo centro da Cidade do México.

Reservar uma visita gastronómica à CDMX

4. Ver pirilampos nas florestas da Cidade do México e passar um momento diferente.

Conhecer a floresta| ©Mariana Lucchino
Conhecer a floresta| ©Mariana Lucchino

Se quiser estar em contacto com a natureza e desfrutar de um cenário mágico iluminado por centenas de pirilampos, então as florestas da Cidade do México são o destino ideal durante o verão. Passará um momento diferente caminhando sob o luar e acompanhado por estes insectos peculiares que decoram o ambiente da floresta.

A melhor altura para ir à Cidade do México para ver pirilampos é o verão. Estes insectos tendem a aparecer anualmente, graças à humidade produzida pelas chuvas características dos meses mais quentes.

Esta é uma atividade que pode ser feita por conta própria, sem necessidade de participar numa visita guiada nocturna à Cidade do México, embora seja sempre uma boa opção. Para ver os pirilampos, basta visitar o Bosque de Chapultepec e o Bosque de Tlalpan ao anoitecer. Ambos são espaços naturais protegidos aos quais se pode aceder sem sair da cidade.

Reservar uma visita guiada nocturna em CDMX

5. Subir ao miradouro da Torre Latinoamericana e ver a Cidade do México ao pôr do sol

Torre Latinoamericana| ©Alvaro Sánchez
Torre Latinoamericana| ©Alvaro Sánchez

Apreciar o pôr do sol de verão é outra das coisas que pode incorporar no seu itinerário de pelo menos 3 dias na Cidade do México. Para isso, pode subir ao miradouro da Torre Latinoamericana e, a partir daí, contemplar a cidade e os seus arredores, banhados pelos últimos raios de sol.

A Torre Latinoamericana na Cidade do México é um arranha-céus com cerca de 182 metros de altura, construído entre 1948 e 1956 e representativo do estilo arquitetónico moderno. Pode aceder ao 44º andar deste edifício emblemático e, a partir do seu terraço, obter uma vista de 360º da cidade.

Ficará maravilhado com a luz quente do verão, cheia de tons intensos (vermelho, laranja, amarelo). Verá como o sol se afunda lentamente no horizonte, dando-lhe uma perspetiva diferente da capital mexicana. Além disso, com os bilhetes para o miradouro da Torre Latinoamericana na Cidade do México, terá a oportunidade de aceder ao Museu do Bicentenário, localizado no 38º andar.

Reserve seus ingressos para a Torre Latinoamericana

6. Divirta-se nos parques aquáticos e spas da Cidade do México

Parque Aquático| ©AquaVera
Parque Aquático| ©AquaVera

O seu itinerário de verão de 4 dias na Cidade do México ou mais não pode ficar completo sem uma visita a um parque aquático ou a um spa. Poderá refrescar-se e relaxar enquanto desfruta de um dia diferente. Terá também a oportunidade de fazer um piquenique e praticar alguns desportos, dependendo do local visitado.

As opções de centros aquáticos na cidade são variadas, sendo algumas delas as seguintes:

  • O Balneario en el Bosque San Juan de Aragón, com um par de piscinas no meio do bosque e várias zonas de descanso e alimentação.
  • O centro recreativo Utopia Tezontli, onde se encontram escorregas, jactos de água, piscinas semi-olímpicas, campos desportivos, entre outras atracções para crianças e adultos.
  • O spa-spa El Geiser, um lugar afastado da agitação da cidade, onde poderá desfrutar de piscinas, tirolesas, pontes suspensas, etc.

Depois desta experiência refrescante, pode continuar a descobrir a capital. Talvez fazer um dos 10 melhores passeios gastronómicos na Cidade do México, ou assistir a uma noite de luta livre , mariachis e tequila na Cidade do México.

Reservar lucha libre, mariachis e tequila em CDMX

7. Passeie pelo centro histórico da Cidade do México ao seu próprio ritmo e tire algumas fotografias

Palácio de Belas Artes| ©Ivan Hernández
Palácio de Belas Artes| ©Ivan Hernández

Percorrer o centro histórico da capital mexicana é uma atividade imperdível em qualquer altura do ano. No entanto, se quiser tirar fotografias dos principais monumentos e edifícios, os meses de verão são mais favoráveis. O céu está ligeiramente limpo e a luz natural é bastante quente.

Poderá aproximar-se de locais turísticos como os seguintes:

  • A Catedral Metropolitana, atual sede da Arquidiocese Primaz do México, que o surpreenderá pelo seu estilo arquitetónico gótico, barroco e neoclássico.
  • OMonumento à Revolução, que é uma obra comemorativa da Revolução Mexicana.
  • A Plaza de la Constitución, também conhecida como Zócalo, representante do barroco mexicano.
  • O Palácio de Belas Artes. Uma obra monumental construída entre 1904 e 1934, na qual será possível identificar o estilo arquitetónico art déco, neoclássico e moderno.

Pode fazer esta visita ao seu próprio ritmo ou juntar-se a uma visita guiada ao centro histórico da Cidade do México. Neste último caso, dependendo do passeio que procura, poderá ser acompanhado por um fotógrafo profissional, que o ajudará a obter os melhores ângulos e a tirar o máximo partido da luz de verão.

Reservar uma visita guiada ao centro histórico da Cidade do México

8. Assistir ao desfile do Orgulho Gay na Cidade do México e apoiar a diversidade de género

Pessoas no Orgulho| ©TJ DeGroat
Pessoas no Orgulho| ©TJ DeGroat

Se estiver na Cidade do México em junho, mais concretamente na última semana deste mês, terá a oportunidade de assistir ao desfile do Org ulho Gay. Este é um evento muito animado e concorrido, cheio de cor e música.

Este desfile começou em 1979 como uma pequena marcha. No entanto, hoje em dia é um dos eventos mais aguardados pela comunidade LGBTQ+ e por pessoas (locais e turistas) que apoiam a diversidade cultural e de género.

O percurso deste desfile começa normalmente no Angel de la Independencia, que se situa entre a Avenida Paseo de la Reforma e a Rua Florencia. A partir deste ponto, o desfile avança pela Zona Rosa em Colonia Juárez até chegar à Plaza de la Constitución, mais conhecida como Zócalo.

Para além do desfile, encontrará muitas festas na cidade para celebrar este dia. Basta dirigir-se aos bares e discotecas LGBTQ+. Por exemplo, o Marrakech Salón ou o Teatro Garibaldi no centro histórico, o Blow Bar na Zona Rosa, entre outros.

9. Venha à Festa da Flor de verão e desfrute de um pequeno jardim no centro da cidade

A Flor e a Borboleta Monarca| ©TJ DeGroat
A Flor e a Borboleta Monarca| ©TJ DeGroat

Todos os anos, em meados de agosto, realiza-se a Festa da Flor de verão, cujo objetivo é dar a conhecer a grande riqueza da floricultura local. Venha até este pequeno jardim no centro da cidade e deixe-se levar pelos aromas doces das flores, cores vibrantes e texturas variadas.

Esta feira é considerada uma das mais antigas da cidade e reúne cerca de 140 produtores agro-ecológicos e floricultores, que costumam instalar-se no Paseo de la Reforma. Aí poderá ver e comprar uma grande variedade de espécies de plantas e flores: girassóis, margaridas, alfazemas, rosas, palmeiras, etc.

Além disso, durante todo o dia (das 10:00 às 20:00 horas) poderá desfrutar de alguns workshops que promovem a conservação das áreas de cultivo. Encontrará também bancas de comida onde poderá provar a cozinha tradicional mexicana e espectáculos de música ao vivo.

10. Comemore o aniversário do início da independência da Cidade do México como um local

Desfile no México| ©VicSeven
Desfile no México| ©VicSeven

Talvez a sua estadia na Cidade do México em setembro coincida com a segunda semana de setembro. Se assim for, terá a oportunidade de celebrar com os habitantes locais o aniversário do início da independência do seu país.

Este evento começa com uma cerimónia, conhecida como o Grito de Independência, realizada no Zócalo. Terá de se deslocar a esta praça no centro histórico da cidade. Aí, encontrará centenas de mexicanos reunidos, aguardando ansiosamente este apelo à liberdade. Tudo isto num ambiente de festa, com música ao vivo e fogo de artifício.

No dia seguinte, a comemoração continua com o desfile militar, cujo percurso se faz habitualmente desde a Avenida 20 de novembro, que rodeia o Zócalo, até ao Campo Marte, passando pelo Paseo de la Reforma.

Ao longo deste percurso, assiste-se a uma série de exibições de armas por parte dos soldados das diferentes divisões do exército nacional. Todos eles se movem ao ritmo das marchas militares.

Temperaturas na Cidade do México no verão

Conhecer o México| ©Caroline Cooke
Conhecer o México| ©Caroline Cooke

A Cidade do México no verão, desde as últimas semanas de junho até às primeiras semanas de setembro, é um local muito quente. Durante esta estação, as temperaturas variam entre uma máxima média de 26ºC e uma mínima de 14ºC.

Esta estação estival na Cidade do México é normalmente acompanhada por alguns dias de chuva, com uma precipitação média que varia entre 74 e 121 milímetros. Há também uma elevada percentagem de nebulosidade e ventos que raramente ultrapassam os 6,8 quilómetros por hora.

Planos alternativos para se proteger do calor na Cidade do México no verão

Pessoas com óculos de sol| ©Helena Lopes
Pessoas com óculos de sol| ©Helena Lopes

Durante a sua visita à Cidade do México no verão, deve considerar alguns planos alternativos para se proteger das altas temperaturas. Desta forma, poderá aproveitar ao máximo as diferentes actividades turísticas oferecidas durante estes meses.

  • Aplique constantemente protetor solar com FPS 50+ para evitar os danos causados pela radiação.
  • Leve uma garrafa de água consigo, para se manter sempre hidratado.
  • Usar óculos de sol e um chapéu quando estiver ao ar livre.
  • Inclua algumas actividades em espaços interiores no seu itinerário para não estar exposto ao sol durante todo o dia. Por exemplo, uma visita a um dos melhores museus da Cidade do México ou um passeio panorâmico no autocarro turístico da Cidade do México.

Reservar bilhetes para as excursões de autocarro turístico CDMX