Melhores Coisas para Fazer em Kuala Lumpur

Kuala Lumpur é uma cidade de contrastes culturais, religiosos, naturais e arquitectónicos. Aqui estão os locais e actividades imperdíveis na capital da Malásia.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Melhores Coisas para Fazer em Kuala Lumpur

Kuala Lumpur | Pexels

A capital da Malásia, Kuala Lumpur, é uma metrópole movimentada, que alberga locais naturais e culturais, bem como uma arquitetura fascinante. Quer se aventure a explorar a cidade por si próprio ou através de uma atividade guiada, descobrirá alguns destinos realmente interessantes.

Durante a sua estadia em Kuala Lumpur, descobrirá muitas coisas para ver e fazer. Pode desfrutar de um passeio panorâmico de autocarro, visitar o Aquário KLCC para descobrir as suas mais de 150 espécies e aprender sobre a diversidade da vida selvagem da Malásia no Jardim Zoológico Nacional. Terá também a oportunidade de explorar as Grutas de Batu, que albergam mais de 200 anos de história e muito mais.

1. Explore a cidade ao seu próprio ritmo no autocarro turístico de Kuala Lumpur

Kampung Baru| ©zol latiff
Kampung Baru| ©zol latiff

Fazer um passeio de autocarro turístico por Kuala Lumpur durante a sua estadia é uma excelente forma de explorar a cidade ao seu próprio ritmo. O autocarro faz um passeio panorâmico pelas ruas da capital da Malásia, subindo e descendo em destinos de interesse sempre que desejar.

Passará por, pelo menos, 60 dos marcos mais emblemáticos de Kuala Lumpur, tais como:

  • Kampung Baru; este é um bairro com uma história de aproximadamente 100 anos. Verá uma atmosfera pitoresca com casas de madeira tradicionais, algumas cabras e galinhas nas ruas.
  • O Jardim Botânico de Perdana, um importante pulmão natural com uma grande coleção de plantas tropicais.
  • O Palácio Nacional da Malásia, um edifício de 1931 que foi convertido num Museu Real.
  • As Torres Petronas, um par de arranha-céus de 88 andares, construídos em 1992 num estilo arquitetónico claramente pós-moderno.

Uma vez a bordo do primeiro andar do autocarro turístico de Kuala Lumpur, com paragens gratuitas, verá a cidade de uma perspetiva diferente. Desfrutará também de um audioguia , que lhe dará informações sobre a história de cada destino à medida que for passando.

Informações úteis

  • Preço: O preço do autocarro turístico hop-on hop-off de Kuala Lumpur começa em 7 euros por pessoa.
  • Duração: O bilhete para este autocarro é válido por 24 ou 48 horas, dependendo do passe que adquirir.

Comprar bilhetes para o autocarro turístico

2. Vista panorâmica de Kuala Lumpur a partir da Torre KL

Torre KL| ©redaleka
Torre KL| ©redaleka

Outra coisa que pode fazer na sua viagem de 2 dias a Kuala Lumpur ou mais é ter uma vista aérea da cidade a partir do miradouro da Torre KL, a uma altura de cerca de 300 metros. Terá uma perspetiva única da paisagem urbana e natural da capital da Malásia.

A partir do miradouro desta famosa torre de comunicações, que se ergue no centro da cidade, poderá apreciar a beleza paisagística de Kuala Lumpur. Poderá ver o Jardim Zoológico Nacional da Malásia, as pitorescas casas tradicionais de Kampung Baru, a Mesquita Nacional da Malásia, o Palácio do Rei, entre outros.

Além disso, se visitar a Torre KL em Kuala Lumpur ao pôr do sol, desfrutará de um verdadeiro espetáculo visual. Verá como o sol se põe lentamente, fundindo-se no horizonte junto às águas do Estreito de Malaca, na imensidão do Oceano Índico.

Informações úteis

  • Preço: a entrada geral na torre custa cerca de 8 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: das 9h às 22h (diariamente).

Reservar bilhetes para a Torre KL

3. Vislumbre a vida marinha no Aquário KLCC

Aquário KLCC| ©Mohd Fazlin Mohd
Aquário KLCC| ©Mohd Fazlin Mohd

Se é um entusiasta da vida marinha e está em Kuala Lumpur, então tem de incluir uma visita ao Aquário KLCC no seu itinerário. Ali, terá a oportunidade de descobrir mais de 150 espécies de animais: tubarões, peixes, estrelas-do-mar, entre outros.

Com os bilhetes para o KLCC Aquarium em Kuala Lumpur terá acesso às diferentes áreas deste recinto. Por exemplo, o oceano vivo, com tubarões-touro e tartarugas marinhas; a floresta inundada, que alberga peixes de países da América do Sul, como o pirarucu, que habita o rio Amazonas.

Além disso, se estiver em Kuala Lumpur com crianças, elas vão divertir-se imenso na piscina tátil, onde vão interagir com cavalos-marinhos, tubarões-bambu, estrelas-do-mar, piranhas de barriga vermelha, caranguejos-ferradura, etc.

Informações úteis

  • Preço: O custo médio dos bilhetes para o Aquário de Kuala Lumpur é de 18 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: diariamente, das 10:00 às 20:00 horas.

Reservar bilhetes para o Parque Aquático SplashMania

4. Sinta-se como uma criança no parque temático Berjaya Times Square

Berjaya Times Square| ©Nor Zanariah Zainol Abidin
Berjaya Times Square| ©Nor Zanariah Zainol Abidin

Um destino de entretenimento obrigatório em Kuala Lumpur é o parque de diversões interior localizado no centro comercial Berjaya Times Square. É um sítio animado com entretenimento mecânico para todas as idades. Sentir-se-á como uma criança.

Ao entrar neste parque, terá várias opções de diversão. Ao longo dos seus três andares, encontrará uma grande montanha russa Supersonic Odyssey, onde poderá desfrutar de uma aventura vertiginosa. Há também jogos de arcada virtual, jogos de carnaval, passeios emocionantes e muito mais.

Esta é definitivamente uma atividade que você pode adicionar ao seu itinerário, juntamente com os melhores passeios de Kuala Lumpur. Depois de passar um tempo único e divertido no parque temático indoor Berjaya Times Square em Kuala Lumpur, pode aproveitar a oportunidade para percorrer as lojas deste edifício comercial.

Informações úteis

  • Preço: Os bilhetes para esta atração custam cerca de 19 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira (12:00 às 20:00), sábado e domingo (11:00 às 20:00).

Reservar bilhetes para o parque temático interior Berjaya Times Square

5. Descubra a diversidade da vida selvagem da Malásia no Jardim Zoológico Nacional

Jardim Zoológico Nacional da Malásia| ©S.M. Tham
Jardim Zoológico Nacional da Malásia| ©S.M. Tham

A Malásia é um país asiático caracterizado por uma fauna rica: elefantes, orangotangos, tigres e muito mais. Na sua visita à capital da Malásia, Kuala Lumpur, terá a oportunidade de ver de perto cerca de 450 espécies no Jardim Zoológico Nacional de Kuala Lumpur.

Ao explorar este parque natural, verá paisagens naturais de cortar a respiração, típicas do habitat dos mais de 5.000 animais protegidos neste recinto. Pode juntar-se ao passeio de elétrico pela savana e ver livremente girafas, zebras, palancas, avestruzes, rinocerontes brancos e muito mais.

Terá também acesso ao centro de conservação do panda, à casa dos répteis, ao centro dos macacos, ao aviário, ao centro dos calitriquídeos, ao reino dos mamíferos e muito mais. E, se comprar bilhetes para o Jardim Zoológico Nacional da Malásia em Kuala Lumpur para assistir a um fim de semana ou feriado na cidade, poderá desfrutar do espetáculo dos leões-marinhos e do espetáculo das aves.

Informações de interesse

  • Taxa de entrada: os bilhetes para o Jardim Zoológico Nacional da Malásia em Kuala Lumpur custam cerca de 20 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: 9h00-17h00 (diariamente).

Reservar bilhetes para o jardim zoológico nacional da Malásia

6. Provar a cozinha de Kuala Lumpur nas bancas de comida ao longo da Rua Jalan Alor.

Jalan Alor| ©IQRemix
Jalan Alor| ©IQRemix

Kuala Lumpur tem muitas ofertas gastronómicas para desfrutar durante a sua estadia. Dirija-se à Rua Jalan Alor e delicie o seu paladar com a autêntica cozinha malaia nas dezenas de restaurantes e bancas de comida ao longo da rua.

É uma rua movimentada que pode percorrer ao seu próprio ritmo como um local e embarcar numa excursão de comida de rua em Kuala Lumpur. Encontrará muitos restaurantes com lugares ao ar livre e outros com um ambiente mais íntimo. Também verá bancas de comida de rua que cozinham carnes grelhadas e marisco.

Experimente Nasi Lemak (pudim de arroz com coco), siew bao (bolinhos de frango grelhado), dim sum (bolinhos recheados com carne, peixe ou legumes), Teh Tarik (chá malaio). Terá ainda a oportunidade de comer uma variedade de noodles cortados à mão, o famoso caril de frango, entre outras iguarias.

Informações úteis

  • Preço: O acesso à Rua Jalan Alor é gratuito.
  • Horário de funcionamento: Encontrará mais restaurantes e bancas de comida abertos das 18:00 às 23:00.

Reservar uma excursão de comida de rua

7. Dê um passeio por Kuala Lumpur para conhecer a sua história e cultura

Mesquita Nacional da Malásia| ©ClickSnapShot
Mesquita Nacional da Malásia| ©ClickSnapShot

A melhor maneira de aprender sobre a história e a cultura da capital da Malásia, Kuala Lumpur, é passear pelas suas ruas. Descobrirá uma metrópole vibrante e grandiosa que combina o moderno com o tradicional: arranha-céus imponentes coexistem com templos tradicionais, museus e espaços naturais.

Ao caminhar pelas ruas de Kuala Lumpur, verá marcos icónicos como os seguintes:

Esta é uma atividade que pode ser feita por conta própria ou através de uma das visitas guiadas à cidade de Kuala Lumpur. De facto, se escolher esta última opção, ou seja, a visita guiada de Kuala Lumpur, será acompanhado por uma pessoa local, que o levará diretamente a cada um dos destinos, poupando-lhe tempo.

Reservar uma visita guiada a Kuala Lumpur

8. Aprecie o contraste religioso e arquitetónico de Kuala Lumpur nas mesquitas locais

Mesquita Jamek| ©Juan R. Aznar Colino
Mesquita Jamek| ©Juan R. Aznar Colino

A capital da Malásia oferece um interessante contraste religioso e arquitetónico, que é evidente através das mesquitas locais. Durante a sua estadia em Kuala Lumpur, visite estes locais impressionantes e mergulhe na sua história.

Mesquita Jamek

A Mesquita Jamek é considerada uma das mais antigas mesquitas da cidade e destaca-se pela sua impressionante estrutura que combina a arquitetura islâmica, mogol e mourisca. Não só desfrutará da sua exótica estrutura interior, como também da beleza natural dos rios Gombak e Klang que a rodeiam.

  • Preço: A entrada na mesquita é gratuita.
  • Horário de abertura: Sábado a quinta-feira (10h-12h30 e 12h30-4h). Encerra todas as sextas-feiras.

Mesquita de Wilayah

Outro local a não perder é a Mesquita Wilayah, cujo design foi inspirado no Taj Mahal e na Mesquita Azul de Istambul. Também incorpora pormenores malaios nas suas arcadas. Ali, experimentará uma atmosfera de paz e grandeza.

  • Preço: a entrada é gratuita.
  • Horário de abertura: 10:00 às 18:00 (diariamente). A mesquita está fechada durante as 5 orações diárias, que são regidas pelos movimentos do sol e da lua.

A Mesquita Nacional em Kuala Lumpur

A Mesquita Nacional de Kuala Lumpur é um local com uma história que remonta à década de 1960. Lá, você encontrará áreas ajardinadas, um impressionante salão de orações e uma biblioteca. Também ficará maravilhado com a cúpula do edifício, cujo desenho de 18 pontas pretende representar os 13 estados da Malásia e os 5 pilares fundamentais do Islão.

Pode fazer esta visita por conta própria. No entanto, existem algumas actividades guiadas que incorporam este destino. É o caso da visita privada às Grutas de Batu e à Mesquita Nacional em Kuala Lumpur.

  • Preço: A entrada é gratuita.
  • Horário: diariamente das 9:00 às 18:30 horas. A mesquita está fechada durante as orações diárias.

Reserve uma visita privada às Grutas de Batu e à Mesquita Nacional

9. Passe um dia diferente na Chinatown de Kuala Lumpur

Chinatown| ©Raúl Alejandro Rodríguez
Chinatown| ©Raúl Alejandro Rodríguez

Durante a sua estadia em Kuala Lumpur, não terá de se preocupar com o que ver e fazer, pois há muitos destinos para descobrir. É o caso de Chinatown, em Petaling Street. Este é um lugar vibrante onde se pode experimentar a diversidade cultural. Terá um dia diferente e divertido.

Nesta aventura autoguiada em Chinatown, poderá explorar o histórico Mercado Central, onde encontrará uma grande oferta gastronómica: produtos frescos e comida pronta a comer. Há também uma série de lojas de artesanato, moda e lembranças.

Nesta excursão a Chinatown, também passeará por lugares imperdíveis, como os seguintes:

  • Templo Sin Sze Si Ya; este é um templo budista taoísta com estátuas e esculturas pitorescas.
  • O Templo Sri Mahamariamman, dedicado à veneração de algumas divindades hindus. É um local com uma arquitetura ornamentada e colorida.
  • Obeco Kwai Chai Hong, com várias lojas de chá chinês.
  • Arua Lorong Panggung, onde se pode mergulhar numa atmosfera artística, graças à arte de rua que se encontra nas paredes desta zona.

10. Experimente o turismo religioso nas grutas de Batu

Dentro das cavernas de Batu| ©Dennis Sylvester Hurd
Dentro das cavernas de Batu| ©Dennis Sylvester Hurd

Um destino imperdível em Kuala Lumpur são as Batu Caves, que abrigam uma série de templos dedicados ao deus Murugan e outras divindades hindus. Trata-se de um complexo de grutas com cerca de 100 metros de altura, esculpidas pela própria natureza ao longo de mais de 200 anos.

Ao chegar às Grutas de Batu a partir de Kuala Lumpur, será recebido por uma estátua monumental de Murugan (com cerca de 42 metros de altura). De seguida, terá de subir uma escadaria de pelo menos 272 degraus para aceder ao interior.

Durante esta visita, descobrirá uma série de câmaras onde são guardadas aranhas e morcegos. Encontrará também uma escultura gigante de Kumbhakarna deitado e outras esculturas representando o famoso épico Ramayana, entre outras coisas.

Esta aventura turística religiosa pode ser feita por conta própria. Também devido à grande popularidade deste destino, encontrará várias actividades guiadas que o incorporam no seu itinerário. Por exemplo, a excursão às Genting Highlands e às Batu Caves em Kuala Lumpur, entre outras.

Informações úteis

  • Preço: O acesso às Grutas de Batu é gratuito.
  • Horário: As Grutas de Batu estão abertas ao público das 6h30m às 20h30m.

Reservar uma excursão a Genting Highlands e às grutas de Batu

11. Subir às Torres Petronas

Torres Petronas| ©John Mason
Torres Petronas| ©John Mason

Outra visita obrigatória durante a sua estadia na capital da Malásia são as famosas Torres Petronas. Suba a este edifício icónico erguido em 1998 e veja a cidade a partir do deck de observação do edifício mais alto de Kuala Lumpur.

Pode aceder ao deck de observação localizado no 86º andar e desfrutar de uma vista de 360º. A partir daí, pode ver lugares como o Jardim Zoológico Nacional da Malásia, a Torre KL, a Mesquita Nacional da Malásia, a zona de Kampung Baru com as suas pitorescas casas de estilo tradicional, etc.

Além disso, com os bilhetes para as Torres Petronas em Kuala Lumpur terá a oportunidade de estar na Skybridge, no 41º e 42º andar. Andará numa ponte de vidro que liga as duas torres.

Informações úteis

  • Preço: o acesso às Torres Petronas custa em média 37 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: das 9h00 às 21h00 (de terça-feira a domingo). Fechado às segundas-feiras.

Reservar bilhetes para as Torres Petronas

12. Ir ao parque aquático SplashMania em Kuala Lumpur

Parque de diversões| ©AquaVera
Parque de diversões| ©AquaVera

O parque aquático SplashMania é o destino ideal para quem quer testar a sua adrenalina. Poderá deslizar por cerca de 29 escorregas de diferentes alturas, andar numa prancha de surf e deslizar por ondas artificiais, entre outras coisas.

Depois de comprar os bilhetes para o parque aquático Splash Mania em Kuala Lumpur, terá cerca de 15 atracções à sua disposição, sendo algumas delas as seguintes

  • O Twister, onde irá acelerar por um escorrega em espiral.
  • O Lazy River, onde pode desfrutar de um passeio de barco sem pressa e descobrir todo o parque.
  • A área infantil, que oferece mini escorregas e jogos interactivos.
  • A Wave Pool, uma praia de ondas que o fará sentir-se como se estivesse no oceano.

Sem dúvida, esta é uma atividade obrigatória que pode incorporar no seu itinerário, juntamente com as melhores viagens de um dia a partir de Kuala Lumpur, visitas a mesquitas e excursões gastronómicas.

Informações úteis

  • Preço: a taxa de entrada para este parque aquático é de aproximadamente 23 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: de quinta a terça-feira (10h às 18h). Fechado às quartas-feiras.

Reservar bilhetes para o parque aquático SplashMania