Tours de Bullet Train em Tokyo

Optar por viagens de comboio-bala pode ser uma das formas mais eficazes de se deslocar por Tóquio de forma rápida e confortável. Aqui está tudo o que precisa de saber para tirar o máximo partido do Shinkansen.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

Tours de Bullet Train em Tokyo

Comboio-bala, Tóquio | ©Andreas Jakob

O comboio-bala é uma das opções mais confortáveis e mais rápidas para descobrir todos os cantos do Japão a partir de Tóquio. Com uma extensa rede ferroviária que inclui nove linhas e rotas que cobrem quase todo o país, o Shinkansen, como é chamado o comboio de alta velocidade, é um dos grandes orgulhos dos japoneses.

Entre as coisas para ver e fazer em Tóquio, há algumas excursões que incluem viagens no Shinkansen para otimizar o conforto das transferências e poupar tempo graças à sua velocidade de até 320 quilómetros por hora. Eis as excursões que pode escolher e as cidades que pode visitar no comboio de alta velocidade.

1. Excursão de comboio-bala ao Monte Fuji e ao Lago Ashi a partir de Tóquio

Monte Fuji| ©***irene***
Monte Fuji| ©***irene***

Entre as excursões de comboio-bala que partem de Tóquio, as mais populares são as excursões ao Monte Fuji e ao Lago As hi. O Fuji é o pico mais alto do Japão e um local natural venerado e considerado sagrado pelos japoneses desde os tempos antigos.

Atualmente, é uma das atracções mais visitadas da Ásia e milhões de pessoas vêm a Tóquio todos os anos para ver a montanha, que oferece algumas das melhores vistas panorâmicas do Japão e os trilhos para caminhadas mais interessantes.

Devido à proximidade de Tóquio com a montanha e à conveniência de poder chegar lá através do Shinkansen, muitos fornecedores de serviços turísticos oferecem uma viagem de um dia inteiro a partir da capital japonesa ao Monte Fuji, ao Lago Ashi no seu sopé e a outros destinos próximos, como o Monte Komagatake e o Vale Vulcânico Owakudani.

Tanto o Monte Fuji como o Shinkansen são símbolos do Japão e a fotografia do comboio-bala a passar em frente ao omnipresente vulcão é uma das imagens mais representativas do país, unindo o tradicional ao tecnológico.

Se quiser fazer a excursão de comboio-bala a partir de Tóquio, apanhe a linha Tokaido até à estação de Mishima e depois embarque no autocarro para Fujinomiya, perto do topo do Monte Fuji.

A excursão organizada costuma marcar um ponto de encontro com o guia local em Shinjuku e, a partir daí, será levado em autocarro privado até à estação de Tóquio para iniciar a viagem de comboio-bala.

Detalhes de interesse

  • Preço... Estas excursões têm um custo inicial de cerca de 118 euros, incluindo os transferes, o guia local especializado e as entradas nas atracções.
  • Duração... A duração da excursão é de aproximadamente doze horas, desde a partida de Tóquio até ao regresso.

Reservar uma excursão ao Monte Fuji

2. Excursão de um dia a Quioto a partir de Tóquio em comboio-bala

Em Quioto| ©zozoji
Em Quioto| ©zozoji

Quioto é uma das cidades mais importantes do Japão. Foi a capital do país até ao século XIX e a única que não foi destruída pelos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial, pelo que se mantém inalterada.

É conhecida pelos seus templos budistas, jardins e palácios imperiais, bem como pelas suas requintadas tradições gastronómicas, como as refeições kaiseki. A partir de Tóquio, é possível visitá-la de comboio-bala com uma excursão organizada.

Nestas excursões, é possível visitar as principais atracções da cidade, como o templo budista Sanjusangen-do, o santuário xintoísta Fushimi Inari Taisha e o templo Kiyomizu-dera, que se destaca pela sua complexa arquitetura no topo da colina.

Se decidiu visitar Tóquio no verão, poderá ver o Monte Fuji a partir do Shinkansen ao longo do percurso.

Nesta excursão, depois de se encontrar com o guia local e o seu grupo na estação de Tóquio, utilizará a linha Tokaido, que é a linha mais movimentada do Shinkansen, ligando a capital japonesa a Osaka e Yokohama, as três maiores áreas urbanas do Japão, e chegará de Tóquio a Quioto em duas horas.

Pormenores interessantes

  • Preço... Estas excursões têm um custo inicial de aproximadamente 95 euros, incluindo transferes, guia local especializado e entradas nas atracções. Como Quioto é um dos locais gastronómicos mais notáveis do Japão, estas excursões incluem normalmente o almoço.
  • Duração... A duração da excursão é de aproximadamente doze horas, desde a partida de Tóquio até ao regresso.

3. Viagem de comboio-bala para Yokohama a partir de Tóquio

Anoitecer em Yokohama| ©skyseeker
Anoitecer em Yokohama| ©skyseeker

Yokohama é a segunda maior cidade do Japão e tem muitas atracções que valem a pena visitar. Famosa pelo seu distrito financeiro e centros comerciais, é também o lar de jardins luxuriantes e da área urbana à beira-mar Minato Mirai 21, com museus e um parque de diversões encimado por uma roda gigante.

A partir de Tóquio, é possível fazer uma viagem de um dia de comboio-bala.

A estrela da cidade futurista de Yokohama é o miradouro Landmark, o segundo edifício mais alto do Japão, que oferece uma vista panorâmica da baía e de Chinatown, onde se encontra a maior comunidade chinesa do país.

Em frente ao Minato Mirai 21, na Ilha Shinko, pode visitar o Museu Ramen, dedicado exclusivamente ao noodle japonês.

Outros locais de interesse em Yokohama incluem o Santuário Enoshima com os seus enormes torii de cedro pintados de vermelho e o Aquário, embora estes não estejam normalmente incluídos no circuito turístico.

Depois de se encontrar com o guia local e com o seu grupo na estação de Tóquio, para esta excursão, apanhará a linha Tokaido do Shinkansen para a cidade de Yokohama.

Detalhes de interesse

  • Preço... Estas excursões têm um custo inicial de cerca de 85 euros, incluindo os transferes, o guia local especializado e as entradas nas atracções.
  • Duração... A duração da excursão é de cerca de dez horas, desde a partida de Tóquio até ao regresso.

4. Viagem de comboio-bala para Osaka a partir de Tóquio

Osaka| ©Yuya Tamai
Osaka| ©Yuya Tamai

Osaka é outra das grandes cidades do Japão e com uma excursão de comboio-bala a partir de Tóquio poderá descobrir as suas melhores atracções, como o Castelo Imperial, o bairro de Dotonbori, o Templo Shitenno-ji e o miradouro da Torre Tsutenkaku.

Uma excursão de um dia também lhe dará tempo suficiente para visitar a feira da ladra de Kuromon Ichiba e os estúdios de cinema da Universal.

Osaka possui também um vasto circuito de museus, incluindo o Museu Nacional de Arte, o Museu da Ciência e o Museu de História, que comemora principalmente os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

Em qualquer caso, descobrir esta cidade cosmopolita é uma ocasião a não perder, especialmente se viajar para Tóquio durante a primavera e decidir fazer uma das excursões a Osaka, que tem grandes parques e jardins cheios de cerejeiras onde pode tirar as melhores fotografias.

Nesta excursão, o seu guia local encontrar-se-á consigo na estação de Tóquio e, a partir daí, apanhará o comboio-bala para Shin-Osaka, que é a estação final da linha Tokaido, a parte mais importante e mais utilizada do Shinkansen.

A partir de Tóquio, é possível percorrer os quase 500 quilómetros que separam a capital japonesa de Osaka em menos de duas horas e meia.

Detalhes interessantes

  • Preço... Estas excursões têm um custo inicial de cerca de 105 euros, incluindo os transferes, o guia local especializado e as entradas nas atracções.
  • Duração... A duração da excursão é de aproximadamente doze horas, desde a partida de Tóquio até ao regresso.

Como reservar uma excursão de comboio-bala a partir de Tóquio?

No interior de um comboio-bala| ©Rory Hyde
No interior de um comboio-bala| ©Rory Hyde

Pode reservar qualquer uma das excursões de comboio-bala a partir de Tóquio online ou quando estiver na cidade.

A partir da capital japonesa, há muitas viagens de um dia disponíveis e a velocidade do Shinkansen ajuda nestas excursões.

As excursões às cidades de Yokohama, Osaka e Quioto estão normalmente disponíveis, mas as excursões ao Monte Fuji e ao Lago Ashi tendem a esgotar, especialmente se visitar Tóquio durante outubro e novembro. Recomendo que faça a sua reserva com bastante antecedência.

Reservar uma excursão ao Monte Fuji

Quanto tempo dura uma viagem de comboio-bala a partir de Tóquio?

Leitura no interior do comboio| ©Daniele Salutari
Leitura no interior do comboio| ©Daniele Salutari

Dependerá do destino escolhido, mas as excursões duram normalmente entre oito e doze horas. Todas incluem transporte de ida e volta no Shinkansen e começam nas primeiras horas da manhã, regressando a Tóquio ao início da noite.

As excursões mais longas são a Quioto, ao Monte Fuji e ao Lago Ashi. A duração das excursões é sempre aproximada, uma vez que as condições climatéricas adversas ou o cancelamento de serviços devido a variáveis meteorológicas podem alterar a excursão proposta. O meu conselho é que, quando se trata de excursões que envolvam visitas naturais, como o Monte Fuji, verifique a previsão meteorológica para o dia da visita.

O que é que vou ver neste tipo de excursão?

Embarcar num comboio-bala| ©Luca Comparini
Embarcar num comboio-bala| ©Luca Comparini

Cada uma das excursões oferece itinerários diferentes. Nas excursões ao Monte Fuji e ao Lago Ashi, descobrirá a magia de um dos locais naturais venerados e considerados sagrados pelos japoneses desde a antiguidade.

Poderá também aceder ao miradouro do Monte Komagatake e desfrutar de uma vista panorâmica dos vales vulcânicos e do lago da cratera.

No caso de Quioto, descobrirá o que foi a antiga capital do Japão e uma das únicas cidades que permanece intacta, pois não foi atingida pelos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial.

Uma cidade de templos e colinas, poderá ver edifícios mágicos e desfrutar da comida local, pois tem uma das cozinhas mais requintadas do país.

Yokohama é a cidade do futuro, com os seus enormes arranha-céus e miradouros, e os seus museus únicos, como o Museu do Ramen, enquanto em Osaka visitará parques e jardins luxuriantes, museus variados e alguns dos bairros mais característicos da cidade, como o Dotonbori, com a sua iluminação intensa.

Dicas para uma viagem de comboio-bala a partir de Tóquio

Comboio-bala na estação| ©Rory Hyde
Comboio-bala na estação| ©Rory Hyde

Recomendo que considere a altura da sua viagem a Tóquio e que verifique qual a melhor altura do ano para visitar a capital do Japão.

Em alguns meses, especialmente de agosto a dezembro, o número de visitantes aumenta e as excursões, especialmente as ao Monte Fuji, podem esgotar. Em qualquer caso, aconselho-o a reservar com antecedência para garantir um lugar na excursão.

Se viajar para Tóquio durante o inverno, recomendo também que leve roupa quente e um mackintosh, pois a queda de neve é comum e persistente e as temperaturas descem significativamente.

As excursões são organizadas e programadas, mas todas incluem períodos de descanso em que os visitantes têm tempo para fazer as actividades que desejarem, pelo que recomendo que planeie um itinerário para aproveitar ao máximo o tempo entre elas.

Se, depois da viagem de comboio-bala, estiver interessado em visitar outras cidades por sua conta e o Shinkansen for caro por trajeto, pode optar pelo JR Pass, que pode ser muito conveniente se viajar para Tóquio durante sete dias ou mais.

Reservar uma viagem ao Monte Fuji

Quanto custa uma viagem de comboio-bala a partir de Tóquio?

Dinheiro de Tóquio| ©redaslove
Dinheiro de Tóquio| ©redaslove

Depende do destino que escolher, mas há excursões que começam nos 85 euros, incluindo o transporte de ida e volta a partir de Tóquio e a maioria dos bilhetes para as atracções.

Com exceção das excursões a Quioto, estas excursões não incluem normalmente uma refeição.

De qualquer modo, uma excursão pode ser muito mais barata do que uma visita por conta própria utilizando o comboio-bala, uma vez que cada bilhete do Shinkansen custa cerca de 30 euros em cada sentido.

Para reduzir os custos, pode optar pelo JR Pass, que permite viajar ilimitadamente nos comboios de alta velocidade, mas exige uma utilização contínua para pagar o investimento.

Por que razão devo fazer uma viagem de comboio-bala a partir de Tóquio?

Comboio-bala através de Tóquio| ©AKIFUMI
Comboio-bala através de Tóquio| ©AKIFUMI

O Shinkansen é uma das grandes experiências a ter na sua visita a Tóquio e, a partir da capital japonesa, é possível chegar a praticamente qualquer cidade do Japão nos comboios de alta velocidade.

E com uma grande variedade de excursões que incluem transferes em comboios-bala, irá certamente encontrar uma que se adeqúe aos seus interesses, quer esteja à procura de uma cidade futurista como Yokohama ou de uma experiência samurai

Por outro lado, viajar a mais de 300 quilómetros por hora nas estradas montanhosas do Japão pode ser uma explosão e uma grande poupança de tempo se estiver à procura de ver os arredores de Tóquio. E são muito confortáveis, mesmo se estiver a viajar por Tóquio com crianças!

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada de comboio-bala a partir de Tóquio em vez de visitar as cidades por conta própria?

Comboio-bala| ©Daniel
Comboio-bala| ©Daniel

Tóquio tem a maior área metropolitana do mundo e pode ser esmagadora. Em menor escala, este padrão repete-se nas cidades periféricas da capital japonesa, pelo menos nas mais visitadas, como Yokohama, Osaka e Quioto, pelo que organizar a visita por conta própria pode ser cansativo e avassalador.

Além disso, a experiência de viajar de comboio-bala a partir de Tóquio é altamente recomendada, mas não costuma ser barata, porque cada bilhete de Shinkansen custa cerca de trinta euros por troço, pelo que somar o custo das atracções aos transferes pode ser muito caro.

Tal como recomendo que se conheça a capital japonesa através de uma visita guiada à cidade, optar por uma excursão organizada a partir de Tóquio resolverá todos esses problemas e permitir-lhe-á relaxar e desfrutar da viagem e da visita.

Por outro lado, alguns locais, como o Monte Fuji ou o Lago Ashi, são um pouco inconvenientes para aceder através de transportes públicos, pelo que uma excursão organizada optimizará o seu tempo de viagem e também lhe permitirá descobrir alguns segredos locais, como as vistas panorâmicas do Monte Komagatake e o vale vulcânico de Owakudani.

Deve também ter em conta que, devido às longas distâncias, visitar cidades distantes como Osaka ou Quioto de carro pode ser cansativo e demorado.

Reservar uma viagem ao Monte Fuji