Melhor Momento para Visitar Tóquio

Está a planear visitar Tóquio, mas não sabe qual a melhor altura do ano para o fazer? Eu digo-lhe o melhor e o pior de cada estação na capital japonesa.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Melhor Momento para Visitar Tóquio

Tóquio | ©Pixabay

A Cidade do Sol Nascente tem tantas atracções turísticas e actividades culturais que não saberá por onde começar, perguntando-se o que ver e fazer em Tóquio durante a sua estadia. No entanto, para aproveitar ao máximo todas as atracções naturais e eventos culturais que a capital de Tóquio tem para oferecer, é necessário saber como é a cidade durante as diferentes estações climatéricas do ano.

Na capital do Sol Nascente encontrará um clima variado. Durante o verão, o clima é muito quente, com muita humidade e tufões, enquanto no outono a temperatura é quente e seca durante o dia, mas bastante fresca quando o sol se põe. No inverno, o frio é intenso, com queda de neve e precipitação. Na primavera, há dias de sol, noites quentes e pouca chuva.

1. Qual é a melhor altura para visitar Tóquio?

Tóquio à noite| ©Keith Twyman
Tóquio à noite| ©Keith Twyman

As muitas atracções de Tóquio significam que qualquer altura do ano é uma boa altura para a visitar. Determinar a melhor altura para visitar não é fácil, uma vez que cada um tem os seus próprios interesses e orçamentos.

Algumas pessoas podem ficar entusiasmadas com o clima e as paisagens de inverno, enquanto outras podem querer apreciar as cerejeiras ou os festivais de verão, apesar das temperaturas elevadas.

Tudo depende do que quer ver e do orçamento que tem disponível.

  • primavera (março, abril e maio): poderá fazer Hanami às flores de Sakura enquanto desfruta de um tempo agradável e soalheiro com pouca chuva. No entanto, a cidade é muito movimentada e as atracções estão sempre cheias de turistas.
  • verão (junho, julho e agosto): aproveite os festivais, os desfiles de rua e explore o famoso Monte Fuji. No entanto, encontrará temperaturas muito elevadas, muita humidade, preços elevados e um grande número de turistas estrangeiros.
  • outono japonês (setembro, outubro e novembro): terá dias quentes e noites frescas, mas acabará por sentir ventos fortes e chuva. Além disso, notar-se-á uma baixa afluência de turistas nacionais e estrangeiros nas ruas da cidade.
  • inverno (dezembro, janeiro e fevereiro): verá uma cidade menos movimentada com uma bela paisagem de neve. Os preços são acessíveis, o que a torna ideal para os viajantes com orçamento limitado. No entanto, as baixas temperaturas podem ser um problema para visitar certas atracções naturais.

Embora cada estação tenha os seus prós e contras, também é verdade que em qualquer estação descobrirá um lado diferente de Tóquio. Desde o colorido subtil das Sakuras (flores de cerejeira), à variedade de momiji (folhas vermelhas), às paisagens nevadas de cortar a respiração.

São todos cenários fantásticos que pode explorar sozinho ou juntar-se a uma das melhores visitas guiadas a Tóquio, como a Tokyo Photo Tour, que lhe permitirá obter imagens únicas da sua viagem.

Reservar uma visita guiada a Tóquio

2. Visitar Tóquio nos meses de outono é a melhor opção

O outono em Tóquio| ©Blue Ridge Walker
O outono em Tóquio| ©Blue Ridge Walker

Os meses de outono são a melhor altura para visitar Tóquio em termos de condições climatéricas. Encontrará temperaturas amenas, pouca humidade e não terá de se preocupar com os tufões.

Poderá também apreciar o colorido das paisagens naturais nas ruas que, aliás, são fáceis de percorrer devido ao pouco tráfego turístico durante o período outonal .

Durante a sua estadia, encontrará temperaturas máximas de 22°C durante o dia, enquanto as noites são frescas, com uma mínima de 15°C. Por isso, pode usar camisas sem mangas, calções e um casaco leve à noite.

Terá também a oportunidade de ver o momiji (folhas vermelhas) desta região asiática. Trata-se de uma variedade de tons avermelhados, alaranjados e amarelos proporcionados pelas folhas dos áceres, do Ginkgo Biloba e do Sumac chinês, que em conjunto criam um contraste visual deslumbrante.

Tóquio no outono proporciona certamente um ambiente quente e tranquilo para fazer Momijigari e aproximar-se das tradições budistas e xintoístas.

É também uma boa altura para participar nas excursões gastronómicas de Tóquio, uma vez que há muitos alimentos e produtos sazonais para provar.

Festivais e férias em Tóquio no outono

Estes meses são os meses em que se realizam actividades e devem fazer parte das coisas para ver e fazer em Tóquio no outono durante a sua estadia. Aqui estão algumas delas:

  • Ver momiji (folhas vermelhas) nas zonas naturais da cidade. Pode ir ao Palácio Imperial, à Rua Meiji Jingu Gaien, ao Parque Rikugien e ao Parque Koishikawa Korakuen.
  • Tokyo Game Show. Um evento mundial anual, ideal para os entusiastas dos jogos de vídeo e da cultura cosplay.
  • Visita ao Templo Toshogu, para passear, apreciar a paisagem e admirar uma impressionante procissão de samurais.
  • Tsukimi ou festival da lua. Esta é uma celebração com mais de 500 anos de tradição, realizada durante o mês de setembro. É possível comer dangos Tsukimi, apreciar danças, actuações musicais e a hipnótica lua cheia de outono a partir de qualquer santuário xintoísta, jardim tradicional, templo budista ou miradouro da Torre de Tóquio.
  • Mercado Tori no Ichi no bairro de Asakusa em Tóquio durante o mês de novembro. Poderá ver muitos artigos tradicionais utilizados na celebração do Ano Novo japonês.

Reservar uma excursão gastronómica a Tóquio

3. Visite Tóquio na primavera, a época mais movimentada do ano

A primavera em Tóquio| ©Sorato77
A primavera em Tóquio| ©Sorato77

A primavera em Tóquio, entre março, abril e maio, é a época mais movimentada do ano.

Todos os anos, Tóquio recebe um grande número de turistas internacionais e nacionais. Todos eles estão ansiosos por desfrutar da beleza paisagística dos templos, parques e florestas, das celebrações tradicionais e do agradável clima quente.

No entanto, deve ter em atenção que, sendo a primavera uma época de grande movimento em Tóquio, os preços dos passeios turísticos, da alimentação e das compras em geral serão mais elevados do que o habitual. Além disso, deve planear as visitas individuais ou em grupo que deseja fazer, para evitar inconvenientes em relação aos bilhetes.

De facto, o ideal é reservar com antecedência o dia e a hora da atividade, por exemplo, uma excursão ao Monte Fuji e ao Lago Ashi, um passeio de comboio-bala em Tóquio ou a visita a um dos mais de 50 museus da cidade, entre outros.

Quanto à forma correcta de lidar com o tempo quente, que varia entre 18 e 24°C durante os meses de primavera, deve tentar, se possível, usar roupas leves e de algodão para se manter fresco. Além disso, use sapatos com sola de borracha para uma caminhada confortável.

Reservar uma viagem ao Monte Fuji e ao Lago Ashi a partir de Tóquio

Feriados e férias em Tóquio na primavera

A primavera em Tóquio traz consigo uma série de celebrações tradicionais muito concorridas.

Aqui estão algumas das coisas imperdíveis para ver e fazer em Tóquio na primavera:

  • Hana Matsuri (festival das flores): esta é a comemoração do nascimento de Siddhartha Gautama ou Gautama Buda. Todos os anos, a 8 de maio, é possível visitar qualquer um dos templos budistas da cidade para apreciar o folclore e a religiosidade desta importante celebração.
  • Sanja Matsuri: esta é uma das celebrações xintoístas mais populares da cidade, que se realiza na terceira sexta-feira, no terceiro sábado e no terceiro domingo de maio. Turistas e habitantes locais reúnem-se no Santuário Asakusa, em Tóquio, para homenagear os fundadores do templo budista Sensō-ji. Poderá assistir a danças tradicionais de Maikos (jovens aprendizes de gueixas) e a uma série de espectáculos.
  • Hanami ou sakura (flor de cerejeira): este é um espetáculo natural que pode ser visto em toda a cidade de meados de março a meados de abril. Terá a oportunidade de visitar os templos da cidade, aprender sobre a história das flores de cerejeira e sentar-se debaixo destas belas árvores para um piquenique enquanto admira as sakura e tira fotografias.

Reservar uma excursão fotográfica em Tóquio

4. Visitar Tóquio no inverno, a época dos preços baixos

Palácio Imperial no inverno| ©Gustavo Thomas
Palácio Imperial no inverno| ©Gustavo Thomas

Tóquio no inverno caracteriza-se pelo facto de este período ser o mais frio do ano.

Por conseguinte, se é fã de temperaturas baixas, não terá qualquer problema em visitar a capital japonesa durante os meses de dezembro, janeiro ou fevereiro.

Viajar no inverno tem alguns aspectos positivos a considerar:

  • Preços baixos no alojamento, nas companhias aéreas e nas entradas para as várias atracções turísticas da cidade.
  • Pouca afluência de turistas às zonas públicas, o que é conveniente, uma vez que se pode andar mais livremente pelas ruas, apanhar transportes públicos praticamente vazios, evitar filas nas bilheteiras onde, geralmente, se pode passar até uma hora, como na Tokyo DisneyLand.
  • Ataxa de câmbio de euros para ienes é favorável em comparação com outras épocas do ano.

Além disso, durante o período de inverno, poderá desfrutar de belas paisagens naturais nevadas: parques, jardins públicos, florestas e uma vista deslumbrante do Monte Fuji, entre outros.

Conhecerá certamente um lado diferente da cidade, que é muito atrativo para os viajantes, apesar de não apresentar as coloridas sakuras (flores de cerejeira) e momiji (folhas vermelhas).

É certo que há muitas coisas para ver e fazer em Tóquio no inverno. No entanto, esta estação tende a ser a mais fria do ano, especialmente de meados de dezembro a meados de fevereiro, quando as temperaturas descem para cerca de 5°C e não ultrapassam os 13°C.

Em todo o caso, deve usar roupa de inverno em camadas: calças térmicas, uma T-shirt, uma camisola, um cachecol, um casaco, um chapéu e luvas.

Feriados e datas especiais em Tóquio no inverno

No inverno, tal como no resto do ano, é possível desfrutar de uma série de celebrações seculares, que fazem parte do folclore tradicional do Japão:

  • OFestival Ako Gishi-sai, a 14 de dezembro, no Templo Sengaku-ji, permite-lhe participar na comemoração do sacrifício e da lealdade dos 47 ronin que, durante o século XVII, vingaram o seu senhor feudal. Terá a oportunidade de acender incenso e ajudar a iluminar o caminho destes samurais caídos.
  • Aniversário do Imperador, celebrado a 23 de dezembro. Neste dia, terá uma experiência única, pois é uma das poucas vezes em que pode ver o Palácio Imperial da cidade aberto.
  • Comemoração do Shogatsu nos primeiros dias de janeiro em todos os santuários da cidade. É possível assistir à primeira oração do ano e participar nas tradições japonesas.
  • Dezomeshiki ou desfile dos bombeiros no dia 6 de janeiro. Ficará maravilhado com o espetáculo de acrobacias ao longo das ruas.
  • Setsubun ou separação das estações. Esta é uma celebração para se despedir do inverno, afastar os espíritos e trazer boa sorte. Verá crianças nas ruas e nos templos a atirar grãos de soja a pessoas disfarçadas de espíritos malignos, tentando afugentá-los.

5. Visitar Tóquio no verão, uma opção muito quente

verão em Tóquio| ©the 19th Floor
verão em Tóquio| ©the 19th Floor

Visitar Tóquio no verão é certamente uma opção muito quente, uma vez que as temperaturas atingem uma média máxima de 32°C durante o dia e 20°C à noite.

Além disso, o calor destes meses é carregado de elevada humidade, fazendo com que a cidade se pareça com uma sauna, tanto irritante como fisicamente cansativa.

No verão, o seu orçamento não será limitado, uma vez que os preços tendem a ser elevados devido à elevada procura externa de turistas. De facto, terá de ser muito proactivo em relação ao alojamento para não ter problemas em encontrar um hotel.

Mas nem tudo é mau. Na cidade de Tóquio, poderá desfrutar de céus limpos e festivais com belos fogos de artifício, ideais para incorporar entre as coisas para ver e fazer em Tóquio à noite.

Além disso, terá a oportunidade de realizar actividades ao ar livre que não são acessíveis durante o resto do ano. É o caso da visita ao Monte Fuji, que apenas nos meses de verão oferece uma subida segura devido às boas condições climatéricas.

Também verá muitas pessoas nas ruas com o seu yukata (roupa tradicional japonesa), que, graças ao seu tecido de algodão, oferece uma grande frescura durante os dias de verão. De facto, se quiser viver uma verdadeira experiência japonesa, pode alugar esta roupa juntamente com um par de pokkuri geta ou Okobo (sandálias de madeira com uma plataforma) e passear pelas ruas da cidade.

Festivais e férias em Tóquio no verão

Os meses mais quentes do ano oferecem muitas celebrações e eventos ao ar livre, que se tornaram uma tradição para os japoneses e, portanto, actividades que não devem faltar na sua lista de coisas para ver e fazer em Tóquio no verão:

  • Bon-odori julho e agosto, durante estes meses verá grupos de pessoas (locais e turistas) nas ruas, girando em torno de uma torre decorada com lanternas de papel e ao ritmo de tambores.
  • Mitama Matsuri de 12 a 15 de julho. Durante quatro dias, terá a oportunidade de assistir a uma série de danças tradicionais, carros alegóricos coloridos, espectáculos teatrais, bancas de comida e muito mais na rua principal do Santuário Yasukuni.
  • Rio Sumidagawa no último sábado de julho. Poderá apreciar o mais antigo espetáculo de fogo de artifício, realizado desde 1732.
  • Fukagawa Hachiman Matsuri, de 11 a 15 de agosto. No santuário de Fukagawa, assiste-se a um colorido desfile com milhares de assistentes, aos quais se deve tradicionalmente atirar água para agradar aos deuses.
  • inverno
  • dezembro - fevereiro
  • Clima Frio e com neve
  • Máxima 5°C
  • Baixa 13°C
  • primavera
  • março - maio
  • Clima temperado
  • Máxima 24°C
  • Mínima 18°C
  • verão
  • junho - agosto
  • Clima Quente e húmido
  • Máxima 32°C
  • Mínima 20°C
  • outono
  • setembro - novembro
  • Clima temperado
  • Alta 22°C
  • Mínima 15°C