Melhores Passeios Diurnos saindo de Pisa

Pisa, localizada no coração da Toscana, tem muitas actividades para oferecer, mas é também um local ideal para usar como base para descobrir as atracções próximas. Aqui estão algumas das melhores excursões que pode fazer a partir da cidade.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

Melhores Passeios Diurnos saindo de Pisa

Florencia con vista al rio |©Iñigo Elechiguerra

Pisa é mundialmente famosa pela torre sineira inclinada da Catedral, mas também possui outros edifícios notáveis, como o Cemitério monumental, o Batistério e a Ponte Mezzo e, devido à sua localização, é também um local ideal para usar como base para descobrir outras atracções próximas.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer para descobrir Pisa e as cidades vizinhas incluem uma excursão de dia inteiro a Cinque Terre, uma visita a Florença, uma viagem a Livorno, uma excursão a Lucca e uma experiência de degustação de vinhos na Toscana.

1. Excursão a Cinque Terre a partir de Pisa

Manarola - Cinque Terre|©Manuel Fanciullacci
Manarola - Cinque Terre|©Manuel Fanciullacci

Nestas excursões de dia inteiro a Cinque Terre, a partir de Pisa, ficará a conhecer um dos lugares mais emblemáticos da Toscana e também algumas das mais belas paisagens da Ligúria. De autocarro, visitará Manarola, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Monterosso al Mare, que é a principal e mais importante aldeia da Riviera italiana.

O passeio inclui tempo livre para caminhar em cada um dos sítios e também um passeio de barco no Mar da Ligúria para ver a partir da água um perfil diferente da região caracterizada pelos seus edifícios coloridos empoleirados nas falésias como varandas com vista para o mar. A partir daí, pode também visitar a cidade costeira de Porto Venere e, se planear viajar no verão, terá tempo para dar um mergulho.

Durante o passeio pelas Cinque Terre, verá também as vinhas e as paisagens do interior de Itália, onde terá tempo para tirar algumas das melhores fotografias da sua viagem. A viagem de regresso leva-o ao longo da costa do Tirreno, onde verá algumas das melhores praias de Pisa.

Detalhes de interesse

  • Preço: a excursão às Cinque Terre a partir de Pisa tem um custo inicial de cerca de 130 euros por pessoa, incluindo o transporte de ida e volta e a recolha no hotel.
  • Duração: aproximadamente 9 a 10 horas.
  • Vantagens destas excursões: conhecer um dos lugares mais importantes da Toscana e da Itália.
  • Desvantagens destas excursões: apesar de incluírem paragens, a excursão é intensiva, pelo que não terá muito tempo para descansar entre cada uma das atracções.

Reservar uma visita guiada a Pisa

2. Excursão de dia inteiro a Florença a partir de Pisa de comboio

Vista panorâmica de Florença|©Gloria Vejarano
Vista panorâmica de Florença|©Gloria Vejarano

Florença é a capital da Toscana e também um dos destinos mais bonitos e famosos da Itália, por isso, conhecê-la numa excursão de dia inteiro a partir de Pisa é uma das melhores coisas a fazer durante a sua visita à cidade da Torre Inclinada. Nestas excursões, pode viajar de comboio com o seu guia local especializado e ver o local de nascimento de Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Sandro Botticelli.

Estas excursões levam-no normalmente através da cidade velha de Florença, que foi também o local de nascimento do Renascimento. Durante a excursão, visitará a pitoresca Catedral de Santa Maria dei Fiori, a Piazza della Signoria, o Palazzo Vecchio e dará um passeio ao longo das margens do rio Arno, que é a ligação fluvial que Florença partilha com Pisa. Além disso, da Ponte Vecchio poderá contemplar as melhores vistas panorâmicas da cidade.

Durante a sua viagem, pode optar, com um custo extra, por visitas guiadas à Galeria Uffizi e à Galeria Accademia, dois museus que contêm algumas das obras mais importantes do Renascimento italiano.

Informações úteis

  • Preço: a excursão a Florença a partir de Pisa, de comboio e com a assistência de um guia local especializado, custa cerca de 79 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 11 horas.
  • Vantagens destas excursões: conhecer a capital da Toscânia e um dos principais centros do Renascimento italiano.
  • Desvantagens destas excursões: não está incluído o transporte de autocarro, o que pode ser cansativo. Além disso, se optar por completar a excursão com visitas às galerias, não terá muito tempo livre para passear.

Reservar bilhetes para a Torre Inclinada de Pisa

3. Excursão de autocarro para Livorno a partir de Pisa

Barcos no porto de Livorno|©Marco Cei
Barcos no porto de Livorno|©Marco Cei

Se quiser fazer uma excursão a partir de Pisa que rompe com o circuito tradicional, pode visitar Livorno, que é uma das cidades costeiras toscanas mais notáveis, especialmente pelo seu porto, que é um lugar ideal para dar um passeio, mas também para aprender sobre o passado guerreiro da Riviera Toscana.

Durante estas excursões de autocarro de dia inteiro, pode também visitar o Mercado Central, onde pode provar os melhores sabores locais e regionais, a Fortezza Nuova, de onde pode obter algumas das melhores vistas da cidade e do mar, o Museo Civico Giovanni Fattori, o parque urbano de Villa Puccini e a famosa Terrazza Mascagni, que é um miradouro localizado no ponto mais alto de Livorno.

Além disso, se planear visitar Pisa durante a época de Natal, verá que Livorno também entra no espírito festivo, principalmente nas suas feiras da ladra, repletas de bancas decorativas, actividades para crianças e concertos de canções de Natal.

Como estas excursões duram normalmente entre 7 e 8 horas, podem ser ideais se estiver a planear uma estadia curta na cidade. Se é esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Pisa em 2 dias.

Detalhes interessantes

  • Preço: a excursão de Pisa a Livorno tem um custo inicial de cerca de 98 euros e inclui um transfer de ida e volta em autocarro com recolha no hotel e a assistência de um guia local especializado.
  • Duração: cerca de 7 a 8 horas.
  • Vantagens destas excursões: conhecerá uma das mais belas cidades portuárias de Itália.
  • Desvantagens destas excursões: normalmente, o preço destas excursões não inclui os bilhetes de entrada para as atracções, pelo que terá de os comprar por sua conta.

Reservar uma excursão privada a Pisa

4. Excursão de autocarro para Lucca a partir de Pisa

Pessoas a passear em Lucca|©Mannus Etten
Pessoas a passear em Lucca|©Mannus Etten

Devido à sua proximidade geográfica e à semelhança de alguns dos seus edifícios históricos, Lucca é considerada por muitos como a irmã mais nova de Pisa, por isso, se está a planear fazer uma excursão aos arredores da cidade, não pode deixar de visitar esta pequena cidade toscana que foi declarada Património Mundial pela Unesco.

Em Lucca, poderá visitar a Torre delle Ore, a Catedral gótica de San Martin, a Basílica românica de San Frediano, a Piazza dell'Anfiteatro, que deve o seu nome ao facto de ter sido construída em forma oval sobre as ruínas de um anfiteatro romano, e também a Mura di Lucca, que é o conjunto das antigas muralhas medievais que rodeiam a cidade e que permaneceram intactas desde o século XVI, porque a cidade não enfrentou guerras desde então.

Durante a visita, compreenderá porque é que Lucca é conhecida como a cidade das 100 torres e das 100 igrejas e ficará a conhecer a importância histórica deste local como refúgio de soldados e políticos durante a Idade Média e o Renascimento.

Detalhes interessantes

  • Preço: a excursão de Pisa a Lucca tem um custo inicial de cerca de 80 euros e inclui o transporte de autocarro de ida e volta com recolha no hotel e a assistência de um guia local especializado.
  • Duração: cerca de 8 horas.
  • Vantagens destas excursões: conhecerá um local muito interessante da Toscânia, muito próximo de Pisa e com uma história muito diferente da dos locais circundantes.
  • Desvantagens destas excursões: estas excursões deixam-lhe pouco tempo livre para passear sozinho.

5. Excursão de degustação de vinhos da Toscana a partir de Pisa

Villa na Toscana|©Olin555
Villa na Toscana|©Olin555

Se quiser uma excursão que combine um dia inteiro com os sabores da Toscana, então pode optar por esta alternativa que inclui uma visita a Volterra e Bolgheri a partir de Pisa, com uma paragem para almoço e uma degustação de vinhos locais numa adega em Castiglioncello.

Durante estas excursões, poderá relaxar enquanto viaja de autocarro ao longo das sinuosas estradas rurais da Toscânia e apreciar a paisagem, com paragens para tirar algumas das melhores fotografias da sua viagem. Será também assistido por um guia local especializado que lhe falará da história das cidades que visitar e das suas principais atracções.

Em Volterra, poderá também visitar o Teatro Romano, o fortificado Palazzo dei Priori e o Museu Etrusco Guarnacci, bem como as oficinas de alabastro, onde poderá conhecer os artesãos que moldam este material tradicional da cidade.

Estas excursões são uma combinação ideal entre um passeio pela paisagem toscana e uma visita gastronómica, embora ocupem o dia inteiro, o que pode não ser compatível com uma visita curta à cidade. Se é esse o seu caso, aqui estão as melhores alternativas para conhecer Pisa num dia.

Detalhes interessantes

  • Preço: a excursão de autocarro de Pisa a Volterra, Bolgheri e Castiglioncello com almoço e prova de vinhos tem um custo inicial de cerca de 105 euros por pessoa.
  • Duração: cerca de 11 horas.
  • Vantagens destas excursões: poderá combinar uma excursão aos arredores de Pisa com uma visita gastronómica e uma visita às adegas locais.
  • Desvantagens destas excursões: embora seja uma excursão de dia inteiro, não terá a oportunidade de ver tantos sítios.

Como reservar uma excursão a partir de Pisa?

mulher a mastigar um lápis em frente a um computador|©JESHOOTS.COM
mulher a mastigar um lápis em frente a um computador|©JESHOOTS.COM

Pode reservar uma excursão a partir de Pisa com antecedência online ou reservar as excursões quando estiver na cidade, mas tenha em atenção que, se planear visitar a Toscânia durante os meses de verão ou durante a época alta, poderá não conseguir lugar em algumas excursões ou poderá sofrer aumentos de preços de última hora.

Além disso, se reservar com antecedência online, alguns fornecedores de excursões oferecem descontos significativos e também descontos futuros para as melhores excursões em Pisa.

Note-se também que, ao reservar com antecedência, poderá organizar um itinerário para a sua viagem, o que será mais eficaz para poupar tempo e dinheiro em excursões e otimizar a sua viagem pela cidade.

O que verei neste tipo de passeio?

Cinque Terre vista do alto|©Trey Ratcliff
Cinque Terre vista do alto|©Trey Ratcliff

Todas as excursões a partir de Pisa levam-no aos principais locais da cidade, embora em cada cidade visite atracções diferentes. Se visitar Cinque Terre, poderá percorrer um dos melhores destinos de Itália e as principais praias em direção ao Mar da Ligúria, enquanto que se optar pelas excursões de um dia a Florença, visitará a capital da Toscana e um dos principais centros do Renascimento.

Fora dos circuitos principais, é possível visitar Livorno, onde se encontra um dos portos mais famosos de Itália, Lucca, que pela sua história e semelhança arquitetónica é considerada a irmã mais nova de Pisa, e Volterra, Bolgheri e Castiglioncello, o passeio ideal pelo interior da Toscânia para algumas das melhores provas de vinhos regionais.

Conselhos para uma excursão a partir de Pisa

Turistas em Pisa|©Mannus Etten
Turistas em Pisa|©Mannus Etten

Pisa é um dos destinos mais visitados da Toscana, tal como Florença e Cinque Terre, por isso saiba que, independentemente da época do ano em que escolher visitar, encontrará muitos turistas, embora se quiser otimizar as suas excursões, poupar dinheiro e evitar as multidões, pode organizar o seu itinerário durante os meses de inverno ou época baixa.

Tenha também em conta que, se viajar durante a época alta, é melhor reservar com antecedência para garantir o seu lugar e evitar sobretaxas de última hora. O mesmo se aplica se planear visitar Pisa durante o Natal, que é outra época que atrai um grande número de visitantes.

Quais são as cidades imperdíveis a partir de Pisa?

Cinque Terre - Corniglia|©Lutz Aehlig
Cinque Terre - Corniglia|©Lutz Aehlig

Durante as excursões a partir de Pisa, visitará as principais aldeias à volta da cidade e cada uma delas terá o seu próprio encanto, porque são muito diferentes umas das outras. Enquanto em Lucca verá uma muralha medieval perfeitamente preservada que conserva a história local, em Livorno encontrará um dos portos guerreiros mais eficazes de Itália.

Em Cinque Terre conhecerá as particularidades de cada um dos locais, desde a importância central de Monterosso al Mare e da sua Catedral, até à beleza de Corniglia, a única das cinco aldeias que não tem uma ligação direta com o mar da Ligúria e à qual terá de aceder por uma escadaria com mais de 300 degraus.

Se optar por Florença, por outro lado, não só conhecerá a mais importante cidade renascentista, mas também um dos principais destinos das mais notáveis obras de arte italianas.

Porque é que é aconselhável fazer uma viagem a partir de Pisa?

Conduzir na Toscânia|©rensenbringk
Conduzir na Toscânia|©rensenbringk

Da Torre Inclinada à Catedral de Santa Maria Assunta e do Batistério ao monumental Camposanto, Pisa tem muitas atracções para oferecer, mas devido à sua localização, é também o local ideal para usar como base para explorar as melhores cidades vizinhas, por isso, se planeia aproveitar ao máximo o seu passeio em Pisa, não vai querer perder também as actividades na área circundante.

Além disso, como Pisa é um dos principais destinos da Toscana, terá uma maior variedade de ofertas e opções para visitar os locais próximos, algo que pode não acontecer se usar Lucca, Livorno ou mesmo Cinque Terre como base, que estão um pouco mais longe do coração da região.

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em relação a visitar uma cidade de Pisa por conta própria?

Turistas na Torre Inclinada de Pisa|©Jess
Turistas na Torre Inclinada de Pisa|©Jess

Pode alugar um carro ou utilizar os transportes públicos e visitar os locais em redor de Pisa por conta própria, mas perderá tempo e também não poderá tirar o máximo partido da sua visita, uma vez que não aprenderá pormenores ao longo do caminho com o guia especializado local, pelo que recomendo que opte por uma visita guiada.

Além disso, se optar por uma visita guiada, não terá de se preocupar com o itinerário e a organização, e também poderá obter recomendações sobre os melhores restaurantes para comer, as zonas comerciais de cada local e as principais atracções que não estão incluídas na visita, mas que pode visitar durante o seu tempo livre.