Melhores Passeios Turísticos de Pisa

A Torre Inclinada é a principal atração da cidade, mas Pisa tem muito mais para oferecer. Aqui estão as melhores excursões que pode fazer para descobrir um dos sítios mais famosos da Toscana.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

Melhores Passeios Turísticos de Pisa

Personas formadas afuera de la Torre inclinada |©Dmitry Bukhantsov

A Torre Inclinada, situada na Piazza dei Miracoli, é o emblema universal de Pisa, mas é apenas a mais conhecida das muitas atracções da cidade, que se destaca pelos seus edifícios góticos e medievais feitos de mármore de Carrara e pela beleza das suas praias, que pode descobrir nas excursões que pode descobrir quando chegar ao destino.

Algumas das melhores coisas para ver e fazer em Pisa nas visitas à cidade incluem fazer uma visita guiada à Catedral, ao Batistério e à Torre Inclinada, fazer uma excursão para descobrir os mistérios e segredos locais, andar de bicicleta ao longo da Marina de Pisa para descobrir algumas das estâncias balneares paradisíacas da Toscana e fazer uma visita gastronómica para se deliciar com os sabores da cidade.

1. Visita guiada à Catedral, ao Batistério e à Torre Inclinada de Pisa

Piazza dei Miracoli, Pisa, Itália.|©Elias Rovielo
Piazza dei Miracoli, Pisa, Itália.|©Elias Rovielo

As principais atracções de Pisa, a começar pela Torre Inclinada, estão localizadas na zona da Piazza dei Miracoli, e nestas visitas com um guia local especializado pode visitar a Catedral de Santa Maria Assunta, que foi construída no século XI e é conhecida pela sua coleção de arte e esculturas em mármore, o Batistério, que é o maior edifício batismal do catolicismo no mundo, e finalmente pode ver a famosa torre da cidade.

Todos os edifícios da Piazza dei Miracoli foram declarados Património Mundial pela Unesco e ficará impressionado com o seu tamanho e a qualidade dos seus materiais, uma vez que foram construídos principalmente com mármore de Carrara, que durante muito tempo marcou a economia da Toscana como uma das suas principais indústrias.

Durante estas excursões, terá tempo livre para tirar fotografias com a Torre Inclinada de Pisa e o guia local contar-lhe-á a história desta torre sineira românica, as razões da sua inclinação particular e a relação que teve com o desenvolvimento das personalidades mais proeminentes da cidade, como Galileu Galilei e o escritor Antonio Tabucchi.

De notar que estas excursões costumam incluir a visita guiada, mas não a entrada no campanário, pelo que terá de comprar o seu próprio bilhete, com um custo adicional.

Pormenores interessantes

  • Preço: a visita guiada tem um custo inicial de aproximadamente 29 euros por pessoa, que não inclui a subida à Torre Inclinada.
  • Duração: aproximadamente 2 horas.
  • Vantagens destas visitas: poderá ver os principais pontos de interesse da cidade numa visita rápida.
  • Desvantagens destas excursões: não incluem bilhetes para a Torre, pelo que, se não os comprar por sua conta, terá de a ver do exterior.

Reservar bilhetes para a Torre Inclinada de Pisa

2. Tour Mistérios e Lendas de Pisa

Piazza dei Cavalieri em Pisa|©Matteo Leoni
Piazza dei Cavalieri em Pisa|©Matteo Leoni

Se você é um daqueles que preferem uma excursão alternativa durante os passeios pela cidade, então você pode optar por um passeio de mistérios e lendas em Pisa, que é um lugar muito particular e adequado para este tipo de atividades, pois não só tem uma história muito rica e milenar, mas também tem sido o local de nascimento de muitos personagens lendários da Itália e da Europa.

Durante estes passeios a pé pelos principais locais de Pisa, ficará a conhecer os muitos enigmas da cidade: é verdade que Galileu Galilei se inspirou na Torre Inclinada para se dedicar à ciência, é verdade que ocorreram assassínios macabros na Piazza Garibaldi, é verdade que a Ponte Mezzo esconde o segredo do espírito guerreiro da cidade?

Todas estas questões e muitas outras surgirão nestas excursões que o levarão também às obras do artista urbano Keith Haring, às curiosidades que tornaram famoso Leonardo Fibonacci e a alguns dos principais locais de Pisa que não costumam estar incluídos no circuito principal, como a Piazza dei Cavalieri.

Note-se ainda que pode optar por estes passeios durante a versão nocturna, pelo que pode ser também uma das melhores opções para conhecer Pisa à noite.

Detalhes interessantes

  • Preço: a visita guiada tem um custo inicial de aproximadamente 30 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 2 horas e meia.
  • Vantagens destas visitas: é uma alternativa diferente para conhecer alguns dos principais sítios de Pisa.
  • Desvantagens destas visitas: não inclui a entrada nas atracções visitadas, como a Torre Inclinada ou a Catedral.

Reservar uma visita privada a Pisa

3. Passeio de bicicleta à Marina de Pisa

Passeio a pé com vista para a praia|©Yuri Rapoport
Passeio a pé com vista para a praia|©Yuri Rapoport

Pisa é muito mais do que a sua famosa Torre Inclinada e, para descobrir um dos melhores lados da cidade, a melhor opção é descobrir os seus arredores, que estão cheios de paisagens pitorescas e também algumas das melhores praias da Toscana, muitas vezes ofuscadas pelas de Cinque Terre, mas não menos interessantes por isso.

A melhor alternativa para conhecer a Marina de Pisa, que é a principal zona balnear da cidade, é um passeio de bicicleta, que pode ser feito com a assistência de um guia local especializado ou com um passeio auto-guiado. Nestes passeios, poderá pedalar ao longo do canal Navicelli e ao longo da Riviera Pisana para ver o Mar Tirreno a partir da costa.

Este passeio panorâmico dura cerca de 4 horas, pelo que também é ideal para uma visão diferente da cidade, mesmo que esteja a planear uma estadia curta. Se este é o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Pisa em 2 dias.

Detalhes interessantes

  • Preço: a visita guiada tem um custo inicial de aproximadamente 35 euros por pessoa, incluindo o dispositivo de visita auto-guiada.
  • Duração: aproximadamente 4 horas.
  • Vantagens destas excursões: é a melhor alternativa para conhecer o sector principal das praias de Pisa.
  • Desvantagens destas excursões: embora os caminhos estejam sinalizados e existam faixas especiais para bicicletas, o percurso pode ser cansativo.

4. Passeio gastronómico pelos sabores de Pisa

Pizza em Pisa|©Sheep
Pizza em Pisa|©Sheep"R"Us

Uma das melhores opções para conhecer a idiossincrasia das cidades italianas é fazê-lo a partir dos seus sabores e Pisa não é exceção neste caso. Nestes passeios gastronómicos poderá visitar os principais pontos da cidade e provar os melhores pratos locais e regionais durante as paragens.

Nestas excursões poderá provar os famosos enchidos de Pisa acompanhados por um vinho local, alguns pratos tradicionais camponeses como a sopa toscana e a ribollita, bem como outros pratos mais sofisticados como o ensopado de raças e o feijão com enchidos. Como a doçaria também ocupa um lugar de destaque na gastronomia italiana, descobrirá o gelato gourmet, típico da Riviera Italiana.

Estes passeios gastronómicos são populares durante todo o ano, mas se planear visitar Pisa na época do Natal, pode também visitar os mercados de Natal, que se tornam os locais mais movimentados durante a véspera do Natal.

Detalhes interessantes

  • Preço: a visita guiada tem um custo inicial de cerca de 88 euros por pessoa, incluindo as degustações e a assistência de um guia local especializado.
  • Duração: aproximadamente 4 horas.
  • Vantagens destas excursões: conhecerá os sabores de Pisa num delicioso passeio que o levará também aos principais locais da cidade.
  • Desvantagens destas excursões: embora incluam degustações e a assistência do guia, podem não ser experiências muito económicas.

5. Visita guiada ao centro histórico de Pisa

Ponte Mezzo|©Benny Traeger Hünersen
Ponte Mezzo|©Benny Traeger Hünersen

O grande desafio dos guias turísticos da cidade é mostrar tudo o que está por detrás da Torre Inclinada, e estas excursões pelo centro histórico da cidade dão-lhe um vislumbre da riqueza milenar da cidade. Durante estes passeios, visitará locais tão diversos como a Ponte Mezzo e o bairro medieval Borgo Stretto, enquanto aprende sobre a influência dos Medici em Pisa e as guerras da Toscana.

Nestas excursões, também é possível ampliar a importância histórica de Pisa no desenvolvimento da Itália moderna e o trabalho de Giuseppe Garibaldi, que reunificou o país no século XIX. Pode também visitar a Igreja de San Michele, que desempenhou um papel importante durante os papados medievais, e descobrir os locais que marcaram a vida de Galileu Galilei, o proeminente inventor pisano do telescópio.

Por último, estas excursões terminam normalmente na Piazza dei Miracoli, pelo que, se quiser combinar estas actividades com uma visita mais tradicional, pode visitar a Torre Inclinada e a Catedral no final da excursão, o que será ideal se estiver a planear uma estadia curta na cidade. Se esse é o seu caso, aqui estão as melhores alternativas para conhecer Pisa em 1 dia.

Detalhes interessantes

  • Preço: a visita guiada tem um custo inicial de aproximadamente 35 euros por pessoa, incluindo a assistência de um guia local especializado.
  • Duração: aproximadamente 2 horas.
  • Vantagens destas visitas: conhecerá Pisa para além da Torre Inclinada e das atracções da Piazza dei Miracoli.
  • Desvantagens destas visitas: a entrada nas atracções não está incluída e não terá muito tempo para tirar fotografias.

Reservar uma visita privada a Pisa

Como reservar uma visita guiada em Pisa?

Homem a olhar para o telefone|© Malte Helmhold
Homem a olhar para o telefone|© Malte Helmhold

É possível reservar visitas guiadas em Pisa com antecedência online ou reservá-las quando estiver na cidade. Em geral, apesar de ser um dos lugares mais visitados da Toscana, encontrará espaço nas excursões, embora se planear visitar Pisa no verão, recomendo que reserve com antecedência para evitar aumentos de preços de última hora.

Outra vantagem de reservar as excursões com antecedência é que poderá organizar um itinerário de modo a que as visitas à cidade não interfiram com o resto das suas actividades, especialmente se planear fazer uma excursão de Pisa para locais próximos, como Cinque Terre, Siena, Livorno, Lucca ou Massa Carrara.

Não se esqueça que, dependendo dos fornecedores de excursões, muitas vezes quando se reserva com antecedência pode obter descontos no preço final, o que pode ser ideal se planeia visitar Pisa durante a época alta, que é normalmente uma época cara.

O que é que vou ver neste tipo de excursão?

Vista ao longe da Torre Inclinada de Pisa|© Julie Clarke
Vista ao longe da Torre Inclinada de Pisa|© Julie Clarke

A resposta dependerá da excursão que escolher, mas , em geral, poderá ver os principais locais de Pisa, que são os famosos edifícios da Piazza dei Miracoli, principalmente a Torre Inclinada, que é a torre do sino da Catedral, mas também inclui o Batistério, o Cemitério Monumental e o Museo Dell'Opera del Duomo.

Também pode visitar o centro histórico da cidade, a Marina di Pisa, que tem algumas das melhores praias da Toscana, fazer uma excursão para descobrir os mistérios e lendas de Pisa e descobrir os sabores locais e regionais num passeio gastronómico com degustações que também o levará aos mais belos recantos da cidade nas margens do rio Arno.

Conselhos para uma excursão em Pisa

Vista da Torre Inclinada de Pisa|© davide ragusa
Vista da Torre Inclinada de Pisa|© davide ragusa

Pisa é uma das cidades mais visitadas da Toscana, por isso recomendo que se você é um daqueles que tentam evitar as multidões de turistas, escolha visitar o local durante o inverno ou durante os meses de baixa temporada, caso contrário, você terá que esperar em longas filas, esperar para tirar fotos dos principais pontos turísticos e você também pode ter atrasos na contratação das excursões.

No entanto, se optar por viajar durante a época alta, pode poupar tempo e dinheiro reservando as excursões e os bilhetes de entrada com antecedência e organizando um itinerário para não perder nenhuma das principais atracções, que muitas vezes se situam nos arredores da cidade.

Não se esqueça de que Pisa também tem muitas igrejas, pelo que é frequente haver muitas actividades dos santos padroeiros, o que pode alterar os horários de visita e o número de visitantes. Se está a planear visitar a Igreja de Santa Maria della Spina, que é uma das mais pitorescas da cidade, deve ter em conta que durante a Semana Santa há muita atividade de culto.

Porque é que é aconselhável fazer uma excursão em Pisa?

pessoas a passear na rua|©Taylor Smith
pessoas a passear na rua|©Taylor Smith

Há muitas das principais atracções de Pisa que podem ser visitadas por conta própria, mas outras não fazem muito sentido se não as descobrirmos numa visita guiada, pois encontraremos casas que foram locais de nascimento de figuras famosas da cidade, praças que abrigaram eventos históricos e outros mistérios e lendas que só podemos descobrir durante as visitas.

Por isso, recomendo que faça passeios em Pisa para aproveitar ao máximo a sua visita e conhecer o horizonte da cidade para além da Piazza dei Miracoli e da Torre Inclinada, que é um dos locais mais famosos da região da Toscana.

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em relação a visitar Pisa por conta própria?

Vista da Torre Inclinada de Pisa ao sol|© Laura Hart
Vista da Torre Inclinada de Pisa ao sol|© Laura Hart

Se fizer uma visita guiada, poderá poupar tempo e também dinheiro na sua visita a Pisa, pois poderá otimizar o passeio e também conhecer alguns dos locais que, sem a assistência de um guia local especializado, passaria sozinho. Além disso, pode também delegar no prestador de serviços turísticos a tarefa de organizar a sua visita.

Se optar por uma visita guiada, pode relaxar e desfrutar do passeio sem ter de planear o seu itinerário, enquanto aprende sobre a história de uma cidade tão rica como Pisa, que foi protagonista durante a Idade Média e um pilar fundamental da integração italiana no século XIX.