As Melhores Viagens de Um Dia Saindo de Palermo

Palermo é a capital da Sicília e uma das cidades italianas com maior património arquitetónico e artístico, mas, devido à sua localização geográfica, é também um local ideal para excursões a locais próximos. Aqui estão algumas das melhores excursões.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

As Melhores Viagens de Um Dia Saindo de Palermo

Vista panorámica de Palermo |©K.H.Reichert [ ... ]

Situada na costa da Sicília, nas margens do Mar Tirreno, Palermo é a cidade mais importante da ilha e também um dos principais centros artísticos e arquitectónicos de Itália. É também um local ideal para usar como base para explorar outros destinos próximos.

Entre as melhores coisas para ver e fazer em Palermo, uma excursão às cidades vizinhas é uma das alternativas mais interessantes. A partir da capital da Sicília, pode fazer excursões de dia inteiro a Agrigento e Escala dei Turci, Monreale e Cefalù na Bacia do Ouro, as minas de sal de Segesta, Erice e Trapani e as aldeias de Corleone e Portella della Ginestra, entre outros locais.

1. Faça uma excursão a Monreale e Cefalù em carrinha privada

A Catedral de Monreale em Palermo, Sicília|©Mark Atkins
A Catedral de Monreale em Palermo, Sicília|©Mark Atkins

A Cuenca d'Oro é a região montanhosa que circunda Palermo e Monreale é o principal sítio na periferia, conhecido pela sua Catedral, que foi a inspiração para a catedral da capital siciliana e é considerada uma das igrejas medievais mais importantes do mundo. A catedral é impressionante pelos seus mosaicos e terraços abertos. É possível visitar a cidade numa excursão privada em carrinha a partir de Palermo.

Em Monreale, também é possível visitar o mosteiro de San Benedetto, um imponente edifício românico decorado com colunas cobertas de mosaicos, e a praça principal da cidade. Antes de continuar o passeio, também é possível parar para almoçar nos restaurantes locais, que não têm nada a invejar aos dos melhores passeios gastronómicos de Palermo

A próxima paragem do passeio é Cefalù, uma cidade à beira-mar que também se destaca pela Catedral e os seus mosteiros religiosos e pela lavandaria medieval localizada no sopé da Porta della Pescara. Em Cefalù também se pode perder nas ruas estreitas, visitar as casas antigas com varandas com vista para o mar e apreciar as gelatarias locais.

Em Cefalù também se pode visitar uma das melhores praias da Sicília, com areia branca e águas cristalinas, embora o tempo para nadar dependa do prestador de serviços turísticos e do número de visitantes.

Pormenores interessantes

  • Preço destas excursões... Têm um custo inicial de aproximadamente 110 euros por pessoa. O preço final varia em função do número de visitantes e inclui os transferes de ida e volta com recolha no hotel e a assistência de um guia local especializado.
  • Duração destas excursões... Cerca de 7 horas.
  • Vantagens destas excursões... Visitará uma das regiões mais bonitas da Sicília.
  • Desvantagens destas excursões... Se viajar no verão, poderá não poder nadar na praia de Cefalù devido à hora da excursão.

Reservar uma excursão a Monreale, Cefalù e Castelbouno

2. Fazer uma excursão privada a Agrigento e às Escadas dos Turcos

A população de Agrigento|©Marco Vetulli
A população de Agrigento|©Marco Vetulli

Agrigento foi, no Século de Ouro da Grécia Antiga, uma das cidades mais importantes da civilização helenística e também um ponto central da cultura grega. Atualmente, é possível visitar o Vale dos Templos em excursões privadas de dia inteiro a partir de Palermo, para ver as ruínas mais famosas do sul de Itália.

Um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, o Vale dos Templos é na verdade uma acrópole que compreende uma área sagrada com edifícios antigos de culto religioso e estilo dórico, mas também outras construções que faziam parte do governo e da administração de Agrigento. Durante a sua visita, poderá também apreciar as vistas abertas da paisagem rural, repleta de oliveiras e amendoeiras.

Ao longo do mesmo percurso, pode também visitar a Escadaria dos Turcos, que se situa a cerca de 20 minutos de Agrigento, na costa de Punta Piccola. Estas escadas naturais, formadas nas falésias salinas, tornaram-se uma das principais atracções de Itália. O seu nome deriva das incursões de contrabandistas e piratas turcos na ilha da Sicília e da sua utilização das falésias como refúgio contra a perseguição.

Esta excursão privada em pequenos grupos de até 8 pessoas é ideal se planear viajar em grupo, embora se não perfizer o número de visitantes possa ser incluído noutro contingente. Estas excursões costumam incluir a recolha no hotel e o transporte de regresso. Se planear viajar para Palermo no verão, poderá desfrutar das vistas desafogadas de Agrigento e do melhor clima da ilha.

Pormenores de interesse

  • Preço destas excursões... Têm um custo inicial de cerca de 140 euros por pessoa. O preço final varia em função do número de visitantes e inclui os transferes de ida e volta com recolha no hotel e a assistência de um guia local especializado.
  • Duração destas excursões... Cerca de 8 horas.
  • Vantagens destas excursões... Poderá visitar um dos principais sítios arqueológicos do mundo.
  • Desvantagens destas excursões... Se viajar durante o inverno, as vistas da Acrópole podem estar muito nubladas e os dias são chuvosos.

3. Fazer uma excursão a Corleone e Portella della Ginestra

Estátua de Corleone|©Luigi Strano
Estátua de Corleone|©Luigi Strano

Se é fã do tema da máfia, uma excursão de Palermo a Corleone e Portella della Ginestra é o plano ideal. Nestas excursões partilhadas para pequenos grupos, poderá visitar alguns dos locais onde foi filmada a trilogia O Padrinho e conhecer a história do bandido Salvatore Giuliano, numa das melhores excursões da máfia.

Em Corleone, verá o centro histórico da cidade, fará uma visita guiada ao Museu da Máfia e terá tempo para almoçar num dos restaurantes locais, enquanto prova vinhos das adegas sicilianas. A excursão prosseguirá depois para alguns dos locais onde foi filmado O Padrinho e onde foi dada vida à mítica personagem de Vito Corleone, inspirada nos gangsters locais.

A próxima paragem da excursão será Portella della Ginestra, uma pequena aldeia entre San Giuseppe Jato e Piana degli Albanesi que se tornou famosa quando o bandido Salvatore Giuliano causou um motim durante as celebrações do Dia de maio de 1947, que terminou com a morte de 11 pessoas. Durante a visita, é possível visitar o memorial às vítimas da revolta.

Estas excursões, que normalmente começam no Teatro Massimo, demoram cerca de 5 a 6 horas e são, portanto, compatíveis com uma curta visita à cidade. Se este é o seu caso, aqui está uma lista de actividades para que possa descobrir Palermo em 3 dias.

Detalhes interessantes

  • Preço destas excursões... Têm um custo inicial de aproximadamente 75 euros por pessoa. O preço final varia em função do número de visitantes e inclui os transferes de ida e volta e a assistência de um guia local especializado.
  • Duração destas excursões... Cerca de 5 a 6 horas.
  • Vantagens destas excursões... Poderá conhecer algumas das aldeias mais famosas da Sicília.
  • Desvantagens destas excursões... A excursão tem um ritmo muito agitado, não sendo recomendada para adultos mais velhos e crianças pequenas.

Reserve as melhores excursões da Máfia em Palermo

4. Faça uma excursão de dia inteiro às salinas de Segesta, Erice e Trapani

Tempio di Segesta, Sicília|©Martin Deane
Tempio di Segesta, Sicília|©Martin Deane

Um dos locais mais bonitos nas áreas periféricas de Palermo são as salinas de Segesta, um destino que pode visitar nestas excursões de dia inteiro a partir de Palermo. Em Segesta verá o teatro e o Grande Templo Grego, que está localizado no topo da colina da cidade. Também visitará as salinas que rodeiam os sítios arqueológicos e fará uma visita guiada à cidade, antes de continuar para Erice.

Erice esconde um dos segredos mais bem guardados da Sicília, que é a antiga receita de doces de amêndoa, um favorito das crianças, tornando-a uma excursão ideal e divertida se estiver a planear uma viagem a Palermo com crianças. No entanto, Erice também tem para oferecer vinhos de adegas locais e almoços sicilianos em restaurantes alojados em edifícios medievais.

Trapani, o último destino destas excursões, é a principal cidade da Sicília ocidental e é conhecida não só pela sua gastronomia, mas também pelas suas igrejas, pelo pitoresco porto que é um centro de actividades de iates e pelos monumentos de granito. Em Trapani também se podem visitar as minas de sal e o Museu do Sal da Núbia.

Detalhes interessantes

  • Preço destas excursões... Têm um custo inicial de cerca de 95 euros por pessoa. O preço final varia em função do número de visitantes e inclui os transferes de ida e volta com recolha no hotel e a assistência de um guia local especializado.
  • Duração destas excursões... Cerca de 8 horas.
  • Vantagens destas excursões... Esta é a melhor alternativa para conhecer o oeste da ilha e um plano ideal para fazer com crianças.
  • Desvantagens destas excursões... O percurso não inclui paragem para banho, apesar de se visitarem zonas de praia.

5. Fazer uma excursão ao Etna e a Taormina.

Taormina com vista para o mar|©Luigi Strano
Taormina com vista para o mar|©Luigi Strano

Se quiser uma experiência aventureira durante a sua viagem à Sicília, pode fazer uma excursão ao Etna e Taormina a partir da capital siciliana para descobrir um dos principais pontos turísticos da costa leste da ilha. Durante esta excursão privada, será transferido de carrinha numa excursão de dia inteiro que o levará a uma das melhores excursões a partir de Palermo.

O Etna é um dos vulcões vivos mais altos do mundo e uma maravilha natural. Durante a visita, poderá ver o pico vulcânico e, se desejar, a um custo adicional, poderá subir ao topo por sua conta. Durante o passeio, será assistido por um guia local especializado e, após a visita ao Etna , visitará a cidade histórica de Taormina, que se caracteriza pelo Teatro Grego, o pitoresco Palazzo Corvaja e a Villa Mon Pons, que é um bairro construído em terreno elevado.

Em Taormina, pode almoçar num restaurante típico siciliano recomendado pelo seu guia ou pode optar por utilizar o tempo livre para explorar a cidade histórica ao seu ritmo até à hora do seu regresso. Nestas excursões, ficará a conhecer a costa leste da ilha, com paisagens muito diferentes das de Palermo.

Note-se que estas excursões duram um dia inteiro, pelo que será difícil combiná-las com uma curta estadia na cidade. Se for esse o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para conhecer Palermo em 2 dias.

Pormenores de interesse

  • Preço destas excursões... Têm um custo inicial de aproximadamente 155 euros por pessoa. O preço final é modificado em função do número de visitantes e inclui os transferes de ida e volta com recolha no hotel e a assistência de um guia local especializado.
  • Duração destas excursões... Cerca de 11,5 horas.
  • Vantagens destas excursões... Poderá conhecer as paisagens em mutação do leste da Sicília.
  • Desvantagens destas excurs ões... Terá de fazer a excursão a um ritmo muito intenso, especialmente se decidir subir ao cume do Etna.

Como reservar uma excursão a partir de Palermo?

Mulheres reservam a partir do computador|©Ivan Samkov
Mulheres reservam a partir do computador|©Ivan Samkov

Pode reservar as excursões com antecedência online ou reservá-las quando estiver na cidade. Se está a planear visitar Palermo em agosto ou durante os meses de verão , recomendo que reserve as excursões com antecedência para evitar que se esgotem.

Além disso, alguns fornecedores de excursões oferecem descontos para reservas antecipadas online, pelo que também pode poupar dinheiro.

O que é que vou ver nestas excursões?

Rua Corleone|©Harvey Barrison
Rua Corleone|©Harvey Barrison

A resposta dependerá das excursões que escolher, mas em geral poderá ver os principais locais da Sicília e algumas das atracções mais interessantes de Itália, como o Vale dos Templos em Agrigento, as minas de sal de Segesta e o vulcão Etna, que é um dos maiores vulcões activos do mundo.

Também pode visitar sítios emblemáticos, como a aldeia de Corleone ou o sítio da Portella della Ginestra. Se gosta da arquitetura de Palermo, também vai gostar da Catedral e do Mosteiro de Monreale, uma vez que foram construídos no mesmo estilo que a maioria dos edifícios da capital siciliana.

Conselhos para uma excursão a partir de Palermo

Costa marítima|©t.chmielewski
Costa marítima|©t.chmielewski

Palermo situa-se na costa ocidental da Sicília e está geralmente bastante afastada da maioria das cidades turísticas da ilha, pelo que todas as excursões terão uma duração média de 8 a 10 horas. Este facto deve ser tido em conta ao organizar o seu itinerário, uma vez que dificilmente poderá combinar estas excursões com outros passeios em Palermo.

Além disso, se planear visitar Palermo no Natal ou durante a época festiva, deve certificar-se de que o transporte para as excursões decorre sem problemas e que a entrada para as atracções permanece inalterada, uma vez que muitas das condições mudam durante a época festiva.

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em relação a visitar os destinos por conta própria?

Carrinhos na rua|©Michelangelo Delu'
Carrinhos na rua|©Michelangelo Delu'

É possível visitar os destinos nos arredores de Palermo por conta própria, embora seja necessário organizar os transferes e as entradas para as excursões. Se decidir alugar um carro, terá de conduzir e, se decidir viajar de comboio ou de autocarro, perderá tempo, pelo que, se recorrer a uma visita guiada , poderá relaxar e desfrutar da viagem.

Tenha em conta que, se depender dos transportes públicos, muitas vezes não conseguirá completar as excursões num só dia, uma vez que alguns destinos, como o Monte Etna ou Taormina, ficam a 2 ou 3 horas de Palermo.