Os Melhores Passeios da Máfia em Palermo

Palermo é a cidade da Sicília onde nasceu a Cosa Nostra e os seus arredores foram escolhidos como locais para filmar algumas cenas de O Padrinho. Se é fã da história dos gangsters, aqui estão as melhores excursões da máfia.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

Os Melhores Passeios da Máfia em Palermo

Puerta verde y pared amarilla |©Dan Masa

Palermo é a capital da Sicília, possui algumas das obras arquitectónicas mais representativas do sul de Itália e é um exemplo da coexistência de diferentes estilos normandos, bizantinos e românicos, mas é também a cidade onde surgiu a Cosa Nostra e onde a máfia se movimentou livremente, especialmente durante a primeira metade do século XX.

Entre as melhores coisas para ver e fazer em Palermo para seguir os caminhos da máfia, pode fazer um passeio guiado pela cidade para descobrir as origens do gangsterismo, visitar o Mercado del Capo, onde uma loja medieval fundou a organização criminosa Cosa Nostra, percorrer Corleone para encontrar os locais de O Padrinho e visitar Portella della Ginestra para reviver o famoso massacre.

1. Faça um passeio guiado pelos trilhos da máfia em Palermo

Piazza Giuseppe Verdi,|©John LaMotte
Piazza Giuseppe Verdi,|©John LaMotte

Um passeio guiado pela cidade para conhecer os caminhos da Máfia é a mais completa das excursões para conhecer a Cosa Nostra em Palermo, que é a cidade fundadora da organização criminosa na Sicília. Nestas excursões, é possível visitar a Piazza Giuseppe Verdi, que é o epicentro da capital, o Mercado del Capo, onde nasceu o gangsterismo italiano, e também a Piazza della Memoria.

Durante estas excursões, também se pode aprender sobre as ligações entre a política e a Máfia na Sicília e a influência da Cosa Nostra nos movimentos de resistência e separatistas durante a Segunda Guerra Mundial e no período pós-guerra. Normalmente, durante estas excursões, também se visita a pitoresca Catedral e a Câmara Municipal.

Além disso, se for fã da trilogia O Padrinho, poderá visitar os recantos da capital siciliana que foram utilizados como locais de filmagem, como o Teatro Massimo, onde foi filmada a cena final do terceiro filme, e o Mosteiro de Palermo, onde Michael Corleone se encontra com o Papa.

Note-se também que as excursões temáticas da Máfia são também uma alternativa divertida para ver os principais locais do centro histórico de Palermo numa divertida visita guiada, especialmente se estiver interessado no tema da Máfia.

Pormenores interessantes

  • Preço destas excursões... Têm um custo inicial de aproximadamente 32 euros por pessoa. As crianças entre os 10 e os 17 anos pagam 16 euros.
  • Duração destas excursões... Cerca de 3 horas.
  • Vantagens destas excursões... É uma excursão ideal para conhecer os principais pontos da cidade de uma forma alternativa.
  • Desvantagens destas excursões... São normalmente passeios a pé durante todo o percurso, pelo que nos dias de calor podem tornar-se muito cansativos.

Reservar uma excursão da Máfia em Palermo

2. Visita a Corleone e Portella della Ginestra

Corleone, Sicília|©Francesco Mondello
Corleone, Sicília|©Francesco Mondello

Corleone não é apenas o apelido da família protagonista da trilogia O Padrinho, mas também uma antiga vila siciliana onde existem muitos exemplos reais de chefes da máfia que nasceram lá. Nestas excursões de meio dia , poderá percorrer as ruas de Corleone, ver alguns dos locais de filmagem e visitar o Museu da Máfia, conhecido por conter os arquivos do gangsterismo siciliano.

Em Corleone, haverá também tempo para almoçar, apreciar a gastronomia siciliana e provar os vinhos das adegas da cidade, em restaurantes que não têm nada a invejar aos que costumam estar incluídos nas melhores excursões gastronómicas de Palermo. Depois do almoço, o passeio continua até Portella della Ginestra.

Portella della Ginestra é um pequeno local situado entre as aldeias de San Giuseppe Jato e Piana degli Albanesi e é um local tornado famoso pelo bandido Salvatore Giuliano, um gangster e traficante siciliano do pós-guerra que liderou os movimentos separatistas da ilha durante muitos anos e que provocou o massacre que terminou com 11 mortos durante as celebrações de verão de 1 de maio de 1947. Durante a visita, é possível visitar o memorial das vítimas.

Detalhes interessantes

  • Preço destas visitas... Têm um custo inicial de cerca de 75 euros por pessoa. O preço final varia em função do número de visitantes e inclui o transporte de ida e volta e a assistência de um guia local especializado.
  • Duração destas excursões... Cerca de 5 a 6 horas.
  • Vantagens destas excursões... Poderá conhecer algumas das aldeias mais famosas da Sicília.
  • Desvantagens destas excursões... A excursão tem um ritmo muito agitado, não sendo recomendada para adultos mais velhos e crianças pequenas.

Reservar uma excursão à Máfia em Palermo

3. Faça uma excursão anti-máfia para descobrir a cultura que luta contra a Cosa Nostra em Palermo

Marina, Palermo|©Anne Onimous
Marina, Palermo|©Anne Onimous

Assim como há muitas excursões que tentam mostrar a história da máfia e as relações da Cosa Nostra com Palermo e a ilha da Sicília, há também excursões anti-máfia que querem promover a cultura que luta contra o gangsterismo na capital siciliana e também defender a memória daqueles que morreram lutando contra os chefes da máfia.

Estas excursões estão entre os melhores passeios de Palermo, uma vez que não só passam em revista os principais locais da cidade relacionados com a máfia, mas também os memoriais daqueles que sacrificaram as suas vidas na tentativa de restabelecer uma cultura de legalidade em Palermo, como o juiz Giovanni Falcone, que foi assassinado pela Cosa Nostra numa tentativa de assassinato.

Estas visitas são geralmente conduzidas por um guia que pertence a uma organização anti-máfia, pelo que poderá dar informações em primeira mão sobre as medidas tomadas por estas associações para ajudar a erradicar o gangsterismo na capital siciliana. Nestas visitas, também é possível parar para almoçar na zona da Piazza della Memoria, situada entre o antigo e o novo Tribunal de Palermo.

Os passeios anti-máfia duram cerca de 3 horas, pelo que são compatíveis com uma curta visita à cidade. Se este é o seu caso, aqui está uma lista de actividades que pode fazer para descobrir Palermo em 3 dias.

Detalhes interessantes

  • Preço destas excursões... Têm um custo inicial de aproximadamente 31 euros por pessoa, incluindo a assistência de um guia local especializado.
  • Duração destas excursões... Cerca de 3 horas.
  • Vantagens destas excursões... Poderá fazer uma excursão alternativa com o tema da máfia.
  • Desvantagens destas excursões... Normalmente não se visita o Mercado del Capo, que é um dos mercados mais importantes de Palermo.

Reservar uma excursão da Máfia em Palermo

4. Passeio de bicicleta pelos terrenos da Máfia em Bagli de Ciaculli...

Rapariga numa bicicleta|©Andrea Piacquadio
Rapariga numa bicicleta|©Andrea Piacquadio

Se quiser combinar uma atividade de bicicleta com um passeio mafioso em Palermo, pode optar por estas excursões, que consistem num passeio desde o centro histórico da capital siciliana até Bagli de Ciaculli, uma aldeia de camponeses onde pode descobrir edifícios normandos e árabes islâmicos e também revisitar histórias da máfia, como o Massacre de Ciaculli.

Este massacre consistiu num carro armadilhado que explodiu em Ciaculli em 1963, matando 7 polícias e soldados, num ataque que foi promovido pelo chefe da máfia Pietro Torretta. Este massacre não passou despercebido ao governo nacional, mas foi o início da primeira guerra contra a máfia, tornando-o um destino central na história da Cosa Nostra.

Esta excursão é uma das melhores actividades para fazer a partir de Palermo, uma vez que poderá pedalar mais de 30 quilómetros de ida e volta e também visitar um dos locais representativos da luta contra o gangsterismo siciliano.

Detalhes interessantes

  • Preço destas excursões... Têm um custo inicial de cerca de 39 euros por pessoa, incluindo a assistência de um guia local especializado.
  • Duração destas excursões... Cerca de 4 horas.
  • Vantagens destas excursões... É a melhor atividade para combinar o ciclismo desportivo e um tour da máfia em Palermo.
  • Desvantagens destas excursões... É uma excursão fisicamente exigente, pelo que não é recomendada para o verão, devido ao calor.

Reservar uma excursão da máfia em Palermo

5. Visita ao Mercado del Capo para conhecer as origens da Cosa Nostra

Bancas (Mercado del Capo)|©Sergio Calleja (Life is a trip)
Bancas (Mercado del Capo)|©Sergio Calleja (Life is a trip)

Se planeia visitar Palermo na época do Natal, verá que os mercados de Natal são uma grande caraterística da cidade, especialmente o localizado no Mercado del Capo, que se torna temático durante o mês de dezembro, mas estes mercados estão abertos durante todo o ano e alguns têm uma história impressionante no seu passado.

O Mercato del Capo, que é um dos quatro mercados mais importantes da cidade, esconde muitos dos segredos da máfia siciliana, pois acredita-se que foi nas suas passagens subterrâneas, agora fechadas, que a Cosa Nostra teve origem através das actividades criminosas de uma seita medieval conhecida como Beati Paoli. Aqui é possível fazer uma visita guiada pelas ruelas do mercado para descobrir os seus mitos.

Estas visitas são normalmente curtas e duram cerca de 2 horas, pelo que são ideais se pretender continuar a percorrer a cidade depois, porque o Mercado del Capo está localizado no centro da cidade, muito perto da Catedral de Palermo, da Câmara Municipal, da Piazza della Memoria e da Piazza Giuseppe Verdi, que é o epicentro da maioria das actividades da cidade.

Detalhes interessantes

  • Preço destas excursões... Têm um custo inicial de aproximadamente 18 euros por pessoa, incluindo a assistência de um guia local especializado.
  • Duração destas excursões... Cerca de 2 horas.
  • Vantagens destas excursões... Conhecerá numa breve visita um dos lugares de fundação da Cosa Nostra em Palermo.
  • Desvantagens destas excursões... Embora o Mercado del Capo seja muito importante na história local da Máfia, não é o sítio central da Cosa Nostra em Palermo, pelo que pode ser incompleto.

6. Faça um passeio noturno pelos mistérios e segredos de Palermo

Corso Vittorio Emanuele à noite|©Elio buscemi
Corso Vittorio Emanuele à noite|©Elio buscemi

Uma das melhores alternativas para fazer parte da atmosfera da cidade num tour da máfia é fazer um tour noturno pelos lugares que escondem os mistérios e segredos de Palermo. Nestas excursões, é possível visitar o Mercado del Capo, considerado o local de fundação da Cosa Nostra na Idade Média, a Piazza della Memoria, a Câmara Municipal, a Piazza Giuseppe Verdi e a Catedral, que testemunhou as ligações entre a Igreja e os chefes da Máfia.

Nestas visitas, também se pode visitar o Memorial No Mafia, um dos melhores museus de Palermo, dedicado a homenagear as vítimas que morreram na luta contra a Cosa Nostra na Sicília. Durante o passeio pelo Mercado del Capo, pode também parar para comprar comida e bebidas ao longo do caminho.

Estes passeios a pé duram aproximadamente 2 horas e são também úteis para ver os principais locais à noite e apreciar a arquitetura e a iluminação da capital siciliana.

Embora estas excursões estejam disponíveis durante todo o ano, se estiver a planear visitar Palermo no inverno, recomendo que leve consigo um casaco leve, uma vez que a temperatura tende a baixar substancialmente à noite.

Informações úteis

  • Preço destas excursões... Têm um custo inicial de aproximadamente 24 euros por pessoa, incluindo a assistência de um guia local especializado.
  • Duração destas excursões... Cerca de 2 horas.
  • Vantagens destas excursões... Esta é a melhor alternativa nocturna entre as excursões da máfia.
  • Desvantagens destas excursões... A paragem para comer e beber pode ser demasiado curta.

Reserve uma excursão da máfia em Palermo

Como reservar uma excursão da máfia em Palermo?

Mulher com portátil à mesa|©Vlada Karpovich
Mulher com portátil à mesa|©Vlada Karpovich

Pode comprar as excursões antecipadamente online ou reservar as excursões quando estiver na cidade, embora se planear visitar Palermo em agosto ou durante os meses de verão seja melhor comprar antecipadamente a sua visita para garantir o seu lugar nas excursões e também para evitar aumentos de preços de última hora.

Além disso, alguns prestadores de serviços turísticos oferecem descontos para reservas online e ter os passeios programados antes da sua visita permitir-lhe-á organizar um itinerário para conhecer a cidade.

O que é que vou ver neste tipo de excursão?

Dois homens de fato na rua|©dannylampa
Dois homens de fato na rua|©dannylampa

A resposta dependerá do passeio que escolher, mas se estiver interessado no tema da máfia, poderá ver os principais locais de Palermo e arredores onde a Cosa Nostra teve origem e se desenvolveu e também conhecer os protagonistas da luta contra o gangsterismo, o terrotismo, o tráfico e o crime na cidade.

É também uma boa alternativa para conhecer a cidade a partir de uma abordagem diferente, embora a maioria dos passeios cubra os principais sítios da capital siciliana.

Reservar uma visita guiada de Palermo para a Máfia

Dicas para uma excursão da máfia em Palermo

Rua com varandas em Palermo|©Maurizio
Rua com varandas em Palermo|©Maurizio

Se está a planear visitar Palermo no verão, que é a época alta da cidade, recomendo que reserve as suas excursões com antecedência para evitar multidões, espaços esgotados e aumentos de preços de última hora.

Além disso, se planear visitar Palermo com crianças, aconselho-o a optar por excursões mais curtas ou que exijam menos esforço físico, para evitar que as crianças se aborreçam e não possam desfrutar das atracções.

Reservar uma excursão da Máfia em Palermo

Porque é que é aconselhável fazer uma excursão da máfia em Palermo?

Corredor escuro|©Alessandro T.
Corredor escuro|©Alessandro T.

Se é fã do tema da máfia, estes passeios são imperdíveis, pois Palermo não só está intimamente ligado à Cosa Nostra e faz parte da sua história, como também oferece passeios de grande sucesso para abordar o tema.

As excursões da máfia são também excelentes oportunidades para conhecer lugares importantes e periféricos de Palermo, como Corleone e Portella della Ginestra, que de outra forma seriam difíceis de conhecer por conta própria.