10 coisas para fazer em Santorini no inverno

O inverno em Santorini é uma estação calma e a altura ideal para evitar as multidões. Vou falar-vos de algumas das coisas mais interessantes para fazer no inverno.

Andressa García

Andressa García

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer em Santorini no inverno

Santorini | David Lofink

O clima de inverno instala-se em Santorini entre dezembro e fevereiro, pelo que é considerada uma época baixa em termos de atividade turística. No entanto, durante esta estação, a ilha oferece actividades e oportunidades únicas se desejar uma atmosfera tranquila e autêntica. Antes de viajar durante esta altura, tenha em atenção que as temperaturas podem descer cerca de 10 graus Celsius durante o dia.

Embora algumas atracções turísticas possam estar encerradas durante o inverno, pode ainda inscrever-se em muitas das melhores coisas para ver e fazer em Santorini. Pode visitar adegas e provar os deliciosos vinhos locais, inscrever-se numa excursão gastronómica para apreciar os sabores gregos e até explorar as praias desertas. Além disso, uma grande vantagem da época é que os preços do alojamento e da alimentação baixam consideravelmente.

1. Desfrute de um dia nos banhos termais da ilha, na ilha de Palea Kameni

Ilha de Palea Kameni| ©Gaz n Nic
Ilha de Palea Kameni| ©Gaz n Nic

Esta é uma das coisas mais relaxantes para fazer em Santorini durante a época de inverno, porque tem a oportunidade de desfrutar dos banhos termais na ilha de Palea Kameni. Estes banhos estão localizados na baía de Nea Kameni e podem ser alcançados através de uma excursão de cruzeiro em Santorini, que parte de Fira durante todo o ano. O melhor desta ilha é que pode desfrutar de inúmeras fontes termais que são muito populares entre os visitantes e os habitantes locais que querem relaxar.

Estas águas termais são conhecidas desde o tempo dos romanos pelas suas propriedades curativas e relaxantes. Também contêm minerais que são benéficos para a pele e para a saúde, incluindo o alívio do stress e da ansiedade. O melhor de tomar banho nas águas termais durante o inverno é poder fugir ao frio e relaxar nas temperaturas quentes da água.

Detalhes de interesse

  • Preço: Para usufruir das termas, terá de pagar cerca de 30 euros por pessoa.
  • Horário: Estas termas estão abertas em horários variáveis, embora o horário deste tipo de visita, quando guiada, tenha de ser coordenado com o seu guia turístico.
  • Localização: As termas estão situadas na ilha de Palea Kameni.

Fazer um cruzeiro por Santorini

2. Visite o vulcão e caminhe pelas caldeiras

Vulcão Nea Kameni| ©Richard Martin
Vulcão Nea Kameni| ©Richard Martin

No inverno, recomendo que se inscreva para uma caminhada à volta do vulcão Nea Kameni e das caldeiras. Embora a temperatura na ilha possa ser um pouco fria, as vistas panorâmicas do vulcão e dos seus arredores são de cortar a respiração e fazem com que a caminhada valha a pena. Durante esta excursão, que está incluída entre as melhores excursões de Santorini, terá a oportunidade de explorar a cratera do vulcão e ver de perto as fumarolas e as rochas vulcânicas.

A excursão permitir-lhe-á desfrutar de magníficas vistas panorâmicas das caldeiras circundantes, bem como das águas azuis da zona. Além disso, como este passeio é normalmente efectuado em conjunto com guias turísticos, é uma boa oportunidade para aprender sobre a geologia e a história da ilha. No final da caminhada, pode descansar e, se desejar, entrar nos banhos termais nas proximidades da ilha de Palea Kameni.

Detalhes de interesse

  • Preço: Esta visita guiada pode custar cerca de 100 euros por pessoa.
  • Horário: Geralmente, esta atividade tem lugar durante a manhã.
  • Local: A caminhada é feita nas proximidades das caldeiras e do vulcão.

Inscrever-se para uma excursão a Santorini

3. Fazer uma prova de vinhos numa adega local

Degustação de vinhos| ©George Spanoudakiss
Degustação de vinhos| ©George Spanoudakiss

A degustação de vinhos numa adega local em Santorini é uma atividade obrigatória que vai adorar desfrutar durante a época de inverno. A maioria das adegas está fechada durante a estação fria, mas muitas mantêm-se abertas para visitas e provas, pelo que a sua experiência durante a atividade será muito mais exclusiva e pessoal.

Nesta visita, terá a oportunidade de provar alguns dos melhores vinhos de Santorini, como a variedade Assyrtiko, de sabor cítrico e mineral. Mas também terá a oportunidade de ver em primeira mão o método tradicional de cultivo de vinhas da ilha, que tem uma história que remonta a mais de 3.000 anos.

Um local fantástico para esta atividade é a aldeia vinícola de Pyrgos, que se situa numa colina perto de Fira, no entanto, recomendo que se certifique de que a aldeia tem adegas abertas durante o mês da sua viagem. Em geral, esta atividade é uma das melhores formas de conhecer a cultura local e desfrutar das paisagens rurais de Santorini, enquanto prova os diferentes vinhos produzidos na zona e aprende sobre o processo de vinificação.

Detalhes de interesse

  • Preço: As excursões de prova de vinhos custam normalmente cerca de 120 euros por pessoa.
  • Horário: Estas actividades decorrem normalmente entre a manhã e a tarde, no entanto, o horário específico terá de ser combinado com o seu guia turístico.
  • Localização: Os melhores vinhos podem ser encontrados em Pyrgos.

4. Visite Akrotiri para descobrir a história e a cultura da ilha.

Akrotiri| ©Chris
Akrotiri| ©Chris

Quando se viaja para Santorini durante o inverno, não se deve perder a oportunidade de conhecer a história e a cultura da ilha. Para conhecer estas raízes de uma forma detalhada e divertida, recomendo que se inscreva para uma visita a Akrotiri, que é um sítio arqueológico bem conhecido onde se pode aprender os fundamentos do passado da ilha. Para teres uma melhor visão geral deste local, precisas de saber que Akrotiri é considerada uma das mais importantes áreas de escavação no Mar Egeu.

Trata-se de uma povoação pré-histórica que foi abandonada após uma grande erupção vulcânica por volta de 1627 a.C., uma história muito semelhante à de uma certa cidade romana, razão pela qual é conhecida como a Pompeia da Grécia. Depois de tantos milhares de anos sob as cinzas, é atualmente uma espécie de cidade congelada no tempo.

A camada de cinzas deixada pela erupção permitiu que os vestígios arqueológicos fossem preservados durante milhares de anos, pelo que agora é possível visitá-los e apreciá-los como se estivessem suspensos no tempo.

As fundações de casas antigas, a cerâmica e as ferramentas, as paredes magnificamente preservadas e os frescos dar-lhe-ão uma visão da vida quotidiana dos habitantes da ilha na Idade do Bronze.

Detalhes interessantes

  • Preço: Uma visita guiada a este local custar-lhe-á em média 130 euros por pessoa.
  • Horário: Normalmente, terá a oportunidade de conhecer este local durante a manhã.
  • Localização: As ruínas de Akrotiri estão localizadas muito perto de Fira.

5. Visita ao Museu do Vinho Koutsogiannopoulos

Museu do Vinho| ©Sylwester Sokolowski
Museu do Vinho| ©Sylwester Sokolowski

Tal como é uma boa ideia participar numa prova de vinhos durante o inverno, também é uma boa ideia visitar o Museu do Vinho Koutsos Giannopoulos em Santorini. O museu está localizado na cidade de Vothonas, perto de Fira. Este é um lugar onde se pode ter uma experiência completa, porque se pode provar os vinhos locais de Santorini, enquanto se aprende sobre o processo de fabrico do vinho.

Também verá uma grande coleção de ferramentas e equipamentos antigos que foram utilizados na produção de vinho em algum momento da história. Alguns destes objectos incluem prensas de uva, barris de carvalho e prensas manuais. O melhor destes artefactos é que foram cuidadosamente restaurados e estão agora expostos numa atmosfera incrível que o faz recuar no tempo.

Para além de todas estas características, no museu pode também visitar uma adega subterrânea, escavada na margem da colina e considerada uma das maiores adegas de Santorini. No interior da adega está armazenado um grande número de garrafas de vinho, algumas das quais datam de há mais de 50 anos. Será uma experiência e tanto conhecer esta preciosa relíquia da ilha.

Pormenores interessantes

  • Preço: Para visitar este museu, terá de pagar cerca de 20-30 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: O museu está aberto entre as 9:00 e as 19:00. Aos domingos, abre a partir das 10:00.
  • Localização: Este museu está localizado na cidade de Vothonas.

6. Assistir a um espetáculo de casamento grego em Santorini

Casamento grego| ©MarryMe InGreece
Casamento grego| ©MarryMe InGreece

Uma experiência única em Santorini que pode ter no inverno, se não se importar com o frio, é desfrutar de uma noite inesquecível a celebrar um casamento grego numa casa com 200 anos em Fira. Trata-se de um espetáculo preparado pelos habitantes locais para lhe proporcionar a experiência intensa de um casamento grego na cidade.

O espetáculo é interessante e divertido porque oferece uma experiência interactiva de teatro, música ao vivo, tradições, cultura, dança e quebra de pratos, tudo numa celebração de casamento ambientada nos anos 40.

Também durante esta experiência terá a oportunidade de conhecer uma família grega, enquanto saboreia deliciosos aperitivos e pratos caseiros, acompanhados por uma boa degustação de vinho local. Mas também terá a oportunidade de se divertir a partir pratos e a dançar ao ritmo da música grega. O espetáculo dura cerca de duas horas, tempo suficiente para se apaixonar pela cultura grega.

Detalhes interessantes

  • Preço: Terá de pagar cerca de 70 euros para desfrutar desta experiência.
  • Duração: O espetáculo completo dura cerca de 2 horas.
  • Local: O casamento realiza-se numa casa com mais de 200 anos, situada em Fira.

7. Passeio pela zona de Oia e Fira

Em Fira| ©Daniele Torreggiani
Em Fira| ©Daniele Torreggiani

Visitar as zonas de Oia e Fira em Santorini durante o inverno é uma experiência que lhe permitirá desfrutar da beleza da ilha num ambiente mais tranquilo. Poderá encontrar diferentes actividades para fazer nesta região. Em Oia, pode desfrutar de vistas deslumbrantes sobre o Mar Egeu e a caldeira, bem como passear pelas suas ruas estreitas e calcetadas, repletas de lojas, galerias de arte e restaurantes com vistas panorâmicas.

Por outro lado, Fira, que é a capital de Santorini, oferece uma experiência mais cosmopolita e comercial. Se quiser ter uma experiência de vida nocturna animada, este é o local a visitar, também para diferentes bares e restaurantes. Em geral, durante o inverno em Santorini, poderá explorar as zonas de Oia e Fira, que permanecem menos concorridas.

Pormenores interessantes

  • Preço: Não há qualquer custo para visitar esta zona.
  • Horário: Pode fazer a excursão a qualquer hora do dia, embora seja preferível fazê-la de manhã.
  • Localização: Fira e Oia são as zonas mais populares da ilha de Santorini.

8. Dê um passeio rápido pelas praias negras e vermelhas

Praia Vermelha| ©cb1973
Praia Vermelha| ©cb1973

Se há duas das praias mais emblemáticas da ilha que não pode perder, mesmo durante a época de inverno, são as Praias Negra e Vermelha. Explorá-las durante o inverno tem as suas vantagens, principalmente porque encontrará menos pessoas do que durante o verão.

Touring As praias Negra e Vermelha são duas das praias mais populares em Santorini, graças à singularidade das suas paisagens. A Praia Negra é conhecida pela sua areia vulcânica preta, enquanto a Praia Vermelha é especial pelas suas falésias de rocha vulcânica vermelha, que são um espetáculo para se ver. Visitar ambas as praias é uma experiência curta que pode ser feita de manhã ou durante uma tarde livre e é uma opção ideal se quiser desfrutar da brisa fresca da costa durante o inverno.

Detalhes interessantes

  • Preço: A visita a estas praias é gratuita, a não ser que se faça uma excursão privada que custaria aproximadamente 100 euros por pessoa.
  • Horário: Este tipo de passeio pode ser efectuado à tarde ou de manhã. No caso de o fazer através de uma experiência guiada, terá de combinar a hora com o seu guia turístico.
  • Localização: A praia vermelha situa-se na parte sudoeste da ilha. A praia negra situa-se na praia de Kamari.

9. Desfrutar do Natal e do Ano Novo em Santorini

Cena de Natal| ©Klearchos Kapoutsis
Cena de Natal| ©Klearchos Kapoutsis

Santorini no inverno é um local perfeito para explorar a cultura tradicional grega, especialmente durante a época natalícia. Nesta altura do ano, pode descobrir tradições únicas, como decorar barcos em vez de árvores de Natal e partir romãs na véspera de Ano Novo, todas elas entre as tradições mais especiais da época natalícia em Santorini e na Grécia.

Outra coisa que irá adorar nesta época do ano é conhecer e partilhar com os habitantes locais, o que lhe dará uma visão real da hospitalidade grega. Estas actividades de Natal são certamente um prazer a incluir no seu itinerário se viajar para Santorini em dezembro.

Recomendoque faça uma reserva num restaurante ou taverna local para desfrutar da ceia de Natal, que pode ser vivida na companhia dos seus amigos e familiares se for com o seu grupo. Também pode fazer uma reserva para a véspera de Ano Novo.

Detalhes interessantes

  • Preço: As reservas para a passagem de ano nos restaurantes da ilha custam normalmente cerca de 30 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: Pode desfrutar das actividades de Natal e de Ano Novo durante todo o dia, mas especialmente à noite.
  • Local: Toda a ilha está imbuída da atmosfera natalícia.

10. Percurso pedestre de Oia a Fira

Caminhadas em Santorini| ©Steve Jurvetson
Caminhadas em Santorini| ©Steve Jurvetson

Visitar Santorini no inverno permite-lhe caminhar e explorar a ilha a pé, e um dos melhores locais para o fazer é o percurso pedestre entre Oia e Fira. Neste percurso, pode apreciar a paisagem, a vida quotidiana da região e os costumes dos habitantes locais.

O percurso pedestre de uma aldeia para a outra demora pouco menos de quatro horas. Poderá ver belas vistas panorâmicas ao longo do caminho e também visitar algumas igrejas como Psilos Stavros, a Pedra de Skaros e a encantadora aldeia de Imerovigli. A melhor coisa de fazer este percurso durante o inverno é que não encontrará tantos turistas no percurso.

Pode fazer este percurso sozinho, mas uma das melhores formas de o fazer é inscrever-se numa experiência guiada com um guia especializado que não só lhe dará a conhecer o local, mas também lhe contará factos interessantes sobre a ilha, a sua história, arqueologia e a extensa e rica cultura que tem para oferecer.

Pormenores interessantes

  • Preço: Se fizer esta excursão por conta própria, não terá de pagar nada. Mas se fizer uma visita guiada, terá de pagar um pouco mais de 30 euros por pessoa.
  • Horário: A melhor altura para fazer este passeio a pé é de manhã.
  • Localização: Este percurso liga Fira a Oia.