Melhores Passeios Turísticos e Diurnos saindo de Reims

A cidade de Reims tem alguns arredores dignos de serem conhecidos que fazem parte da principal atração turística desta localidade. Por isso, convido-vos a conhecer as melhores excursões a partir desta bela cidade.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

Melhores Passeios Turísticos e Diurnos saindo de Reims

Reims | ©Adlan

A maioria das melhores coisas para fazer na cidade de Reims tem a ver com explorar a região vinícola circundante. Esta cidade é um importante destino turístico porque é considerada a capital cultural da região de Champagne, onde é produzido o mundialmente famoso vinho espumante.

Assim, neste post vou explicar-lhe brevemente como funcionam algumas das melhores excursões que partem do centro da cidade. Ao mesmo tempo, apresento-lhe as principais alternativas para que tenha a possibilidade de escolher uma delas, compreendendo as suas vantagens e condições.

1. Um dia de champanhe na sede e na adega da Moët & Chandon

Degustação durante a visita| ©Eric Flexyourhead
Degustação durante a visita| ©Eric Flexyourhead

Uma das excursões mais recomendadas para os turistas que chegam à cidade de Reims é participar num passeio que leva à sede onde se encontram as principais caves da Moët & Chandon. Se nunca ouviu falar deste nome, deve saber que é uma referência mundial quando se trata de champanhe de qualidade. Assim, este tipo de experiência turística tem como objetivo conhecer a história desta empresa, bem como o processo de produção desta bebida alcoólica.

A excursão propriamente dita é normalmente reservada a um grupo limitado de pessoas, normalmente não superior a 10 participantes. Desde o início, é também um evento guiado, pois está sempre presente um especialista na história do champanhe como bebida. Assim como a história das empresas que fizeram deste tipo de vinho uma referência mundial de qualidade.

É, sem dúvida, uma experiência exclusiva em que o conforto dos participantes é sempre cuidado e deve também saber que o serviço turístico inclui a degustação de cerca de 10 tipos diferentes de champanhe que pertencem à cave Moët & Chandon.

Para além disso, é também comum incluir um almoço tradicional de gastronomia típica da região. Por estas razões, é um plano altamente recomendado para aqueles que estão a fazer uma visita de três dias à cidade de Reims.

Detalhes interessantes

  • Preço: estas excursões custam normalmente cerca de 250 euros por pessoa, o que é um valor compreensível, sabendo que se trata de uma experiência de luxo.
  • Duração: A duração aproximada de uma excursão deste tipo é de cerca de nove horas no total.
  • Meio de transporte: é quase sempre uma minivan que inclui todos os confortos, como ar condicionado, Wi-Fi a bordo e assentos reclináveis.
  • Vantagens desta opção: esta alternativa é altamente recomendada para os verdadeiros amantes desta marca de champanhe e, sobretudo, para aqueles que desejam explorar outros cantos desta região vinícola.
  • Desvantagens desta opção: não é, definitivamente, uma experiência muito económica e, como tal, pode ser incomportável para o orçamento de alguns viajantes.

Reservar uma visita às caves Moët & Chandon

2. Uma viagem de um dia inteiro de Reims à sede da Veuve Clicquot

Catedral de Reims| ©GaudiumPress Imágenes
Catedral de Reims| ©GaudiumPress Imágenes

Se a ideia de visitar a sede da Moët & Chandon não lhe agrada pelo simples facto de não ser a sua marca de champanhe preferida, então deve saber que a Veuve Clicquot é o destino final de outras excursões altamente recomendadas que partem da cidade de Reims. O itinerário destas excursões é um pouco diferente, uma vez que é habitual incluir também uma visita guiada à catedral de Notre Dame de Reims. Assim como um passeio por alguma outra aldeia próxima desta cidade.

A visita à adega Veuve Clicquot é sem dúvida o ponto alto do itinerário, mas isso não significa que o almoço acompanhado de uma aula de prova de vinhos não seja um bom entretenimento. A visita à cave subterrânea da empresa inclui também uma prova de outros tipos de champanhe.

Assim, este itinerário é muito mais adequado para quem não se considera amante de uma marca de champanhe específica e prefere conhecer um pouco mais sobre outra empresa também mundialmente famosa. Isso sem deixar de ter a oportunidade de visitar outras vinícolas familiares e aproveitar o passeio por um belo local rural.

Saiba também que esse tipo de excursão é uma das melhores coisas para se fazer em Reims na época do Natal. Isto porque o jantar ou almoço de serviço da excursão é normalmente orientado para desfrutar de um evento temático inspirado nas tradições natalícias.

Detalhes interessantes

  • Preço: este tipo de excursões custa normalmente cerca de 280 euros por pessoa.
  • Duração: a duração aproximada é de cerca de oito horas no total ou um pouco mais, consoante a estação do ano e as condições climatéricas.
  • Meio de transporte: é normalmente uma carrinha, uma vez que estão reservadas a grupos muito limitados de pessoas.
  • Vantagens desta opção: É, sem dúvida, uma opção mais favorável para aqueles que desejam que a visita se centre um pouco mais na beleza da região do que na empresa de champanhe a visitar.
  • Desvantagens desta opção: Continua a ser uma experiência cara que não está ao alcance de todos os turistas.

Reservar uma visita guiada ao vinho de Reims

3. Um passeio de bicicleta pela zona rural de Champagne com almoço e prova de vinhos.

Conhecer uma vinha| ©gjegan
Conhecer uma vinha| ©gjegan

Se estiver interessado em percorrer a paisagem rural em torno da cidade de Reims de uma forma um pouco menos convencional, então deve optar por uma visita guiada numa bicicleta eléctrica.

É claro que esta é uma alternativa favorável para quem está habituado a percorrer alguns quilómetros de bicicleta, mas é sem dúvida uma forma altamente recomendada de entrar em contacto direto com a natureza, bem como de se entreter durante uma visita à região de Champagne, que foi declarada Património Mundial pela UNESCO.

O ponto de encontro é sempre algures no centro da cidade de Reims e a partir daí inicia-se uma viagem de autocarro através dos bosques perto da cidade para chegar à aldeia de Epernay. É aqui que começa o passeio de bicicleta, quando o pequeno grupo de participantes se dirige a uma das aldeias para ver de perto as vinhas onde o champanhe é produzido.

O passeio de bicicleta eléctrica também inclui uma visita a algumas adegas familiares e uma paragem para almoço num restaurante tradicional francês. A igreja onde Dom Pérignon está enterrado também faz parte do itinerário do passeio. Trata-se, portanto, de um passeio muito mais diversificado e interessante. Especialmente para aqueles que preferem desfrutar da paisagem em contacto direto com ela.

Tanto as provas de vinho como o almoço estão normalmente incluídos no preço da experiência, juntamente com o acompanhamento do guia local que normalmente fala inglês. Tal como o resto das excursões. Por isso, esta é uma excelente forma de acelerar a exploração turística numa visita de dois dias a Reims, onde é essencial conhecer em primeira mão a beleza que caracteriza esta zona rural do país.

Detalhes de interesse

  • Preço: um passeio de bicicleta eléctrica com as características acima mencionadas custa normalmente cerca de 175 euros por pessoa.
  • Duração: a duração aproximada deste tipo de excursão é de sete ou oito horas no total, devendo ter-se em conta que se pedalará durante aproximadamente 3 horas durante este período.
  • Meios de transporte: o transfer de Reims para Épernay é geralmente feito em minibus e o resto da experiência é feito numa bicicleta eléctrica de última geração.
  • Vantagens desta opção: é, sem dúvida, a melhor alternativa para aqueles que pretendem juntar um pouco de exercício físico à experiência de percorrer as paisagens da região de Champagne.
  • Desvantagens desta opção: Esta é uma experiência que só está disponível para pessoas com capacidade para pedalar durante 3 horas.

Reservar o passeio de champanhe em bicicleta eléctrica

4. Uma visita ao campo de batalha de Verdun com guia e entradas incluídas

Campo de batalha de Verdun| ©Jochen Hertweck
Campo de batalha de Verdun| ©Jochen Hertweck

Uma das batalhas mais longas e mortais da história moderna teve lugar perto de Reims. Trata-se da Batalha de Verdun e foi um conflito ininterrupto entre a França e a Alemanha que se desenrolou durante 303 dias durante a Primeira Guerra Mundial.

Atualmente, o campo onde se situavam as trincheiras tornou-se um destino turístico para que as pessoas possam compreender como se travaram estas batalhas. Existem também diferentes monumentos que comemoram este acontecimento em que tantas pessoas morreram.

Assim, este local é, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer na cidade de Reims e faz parte das suas principais atracções históricas. O preço da excursão inclui o transporte privado, bem como a entrada no campo e nos dois memoriais existentes. Há também o pagamento do guia que está disponível para que o grupo não perca nenhum detalhe importante sobre a história deste acontecimento.

De qualquer forma, esta é uma excursão que não ocupa todo o seu dia e, portanto, pode complementá-la se estiver interessado em visitar a catedral de Notre Dame de Reims, que é uma igreja muito importante que é conhecida por ter sido o centro de coroação dos reis franceses durante vários séculos. Assim, se complementar estas duas actividades no mesmo dia, obterá muita informação sobre uma das regiões mais importantes do nordeste de França.

Detalhes interessantes

  • Preço: este tipo de excursões custa normalmente cerca de 380 euros por pessoa, embora os jovens com menos de 17 anos paguem preços mais favoráveis.
  • Duração: uma excursão deste tipo dura geralmente seis horas no total, uma boa parte das quais é passada a viajar de Reims para o campo de batalha.
  • Meio de transporte: na maior parte dos casos, trata-se de um miniautocarro, uma vez que se trata de uma excursão reservada a um grupo limitado de pessoas do mesmo grupo familiar.
  • Vantagens desta opção: esta atividade é uma das mais interessantes para os que se interessam pela história da Primeira Guerra Mundial, bem como para os que querem ver uma atração um pouco diferente do mundo da produção de champanhe.
  • Desvantagens desta opção: este é o passeio mais caro de todos, mesmo sem almoço e degustação de vinhos.

Como reservar uma excursão a partir de Reims?

Reservar online| ©Glenn Carstens-Peters
Reservar online| ©Glenn Carstens-Peters

Existem várias opções disponíveis se quiser reservar qualquer uma destas excursões de Reims. A melhor de todas é através de uma compra online do serviço. Isto porque desta forma pode pagar com cartão de crédito e pode ter a opção de cancelar a experiência gratuitamente se avisar com antecedência suficiente. Além disso, pode também informar-se sobre a opinião de outras pessoas que tenham participado na excursão.

Pode também aceder a este tipo de excursão visitando uma das agências de turismo situadas no centro da cidade de Reims. O problema desta ideia é que não há garantia de encontrar a possibilidade de participar nestas experiências na altura exacta da sua visita. Especialmente se a sua viagem ocorrer durante a época alta do turismo.

Reservar uma excursão às caves Moët & Chandon e Taittinger

Duração das excursões a partir de Reims

Relógio| ©Cats Coming
Relógio| ©Cats Coming

A duração média de todas as excursões a partir de Reims varia normalmente entre seis e oito horas. Isto é lógico, dado que muitas das zonas vinícolas não estão tão perto do centro da cidade.

Ao mesmo tempo, estão incluídas no itinerário provas de vinhos e almoços, que são eventos que demoram bastante tempo, mais o tempo necessário para ir de um sítio para outro.

De qualquer forma, deve saber que estas durações são extremamente favoráveis dentro da logística da maioria das viagens. Tanto mais que a própria cidade de Reims não dispõe de tantas atracções turísticas fora dos locais visitados nestas excursões. Por isso, é lógico e aconselhável concentrar uma grande parte da viagem na visita à região natural em que Reims se situa.

Conselhos para uma excursão a partir de Reims

Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran
Sapatos confortáveis| ©Alexandra Tran

Há vários conselhos que lhe posso dar para desfrutar das suas excursões a partir de Reims, mas o melhor de todos tem a ver com o seu vestuário. É essencial que use roupas adequadas ao clima na altura da sua viagem. A verdade é que durante o verão a humidade é bastante elevada, enquanto que no resto do ano a chuva, o vento e o frio podem ser uma realidade diária.

Reservar uma excursão às adegas Moët & Chandon e Taittinger

Porque é que recomendamos uma viagem a partir de Reims?

Fontaine de la Solidarité| ©Tourisme Champagne
Fontaine de la Solidarité| ©Tourisme Champagne

Estas excursões são recomendadas porque as caves e os campos de vinho são a verdadeira razão pela qual a cidade de Reims é um importante destino turístico.

A catedral e dois outros edifícios são Património Mundial da Unesco, mas a cidade em si destaca-se como a capital honorária da região de Champagne. Tem uma denominação de origem, o que significa que este nome só pode ser utilizado para o vinho espumante desta parte de França.

Assim, se passar 48 ou 72 horas na região, é importante que aproveite o seu tempo para visitar os locais que a tornaram mundialmente famosa, entre os quais as caves de grandes empresas e de pequenas famílias que se dedicam à produção de champanhe, de qualidade inquestionável.

O mesmo acontece com a excursão que o leva ao campo de batalha de Verdun. Durante muitos anos, este local foi um dos principais centros de comemoração das desgraças da Primeira Guerra Mundial.

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada em relação a uma visita autónoma?

Conhecer Reims| ©Patrick Nouhailler
Conhecer Reims| ©Patrick Nouhailler

Uma visita guiada é sem dúvida uma melhor opção do que percorrer a região por conta própria, uma vez que o preço inclui o transporte e o acesso às caves que irá visitar. Além disso, está incluído o acompanhamento de um guia, para que não regresse a casa com dúvidas importantes sobre os locais que visitou.

Assim, se compararmos, a experiência permite-lhe poupar dinheiro, porque a verdade é que entre o que custaria alugar um carro e o que gastaria em combustível para ir de um local para outro, uma grande parte do orçamento já se foi. Além disso, teria de pagar taxas de entrada adicionais para a visita guiada ao local.

Além disso, o simples facto de só ter de se preocupar em divertir -se e não ter de se preocupar com quaisquer detalhes logísticos torna o preço de uma visita guiada recomendável para aqueles que querem desfrutar ao máximo das suas férias.

Reservar uma visita às caves Moët & Chandon e Taittinger