Melhores Coisas para Fazer em Aix-en-Provence

Aix-en-Provence é um museu ao ar livre com um património riquíssimo. Eis os pontos de interesse obrigatórios desta elegante cidade provençal

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Melhores Coisas para Fazer em Aix-en-Provence

Fuente en Provenza |©Yasunari Goto

Na região de Provence-Alpes-Côte d'Azur, no sul de França, situa-se a cidade de Aix-en-Provence, berço do importante pintor pós-impressionista Paul Cézanne. Nas suas ruas, encontrará uma combinação de história e beleza, reflectida nos seus monumentos, praças e edifícios.

Durante a sua estadia, não terá de se preocupar com o que ver e fazer em Aix-en-Provence, uma vez que existe uma vasta oferta de actividades. Pode explorar a cidade velha, descobrir a cultura do vinho, contemplar as exposições arquitectónicas da Catedral de Saint-Sauveur, visitar o Mercado Provençal ou provar produtos frescos, entre outras actividades. Quer saber mais?

1. Participe numa visita guiada de vinhos em Aix-en-Provence

Lourmarin (Provença)|©nadia & massimo
Lourmarin (Provença)|©nadia & massimo

Se é um amante da enologia, não pode deixar de reservar uma visita guiada ao Monte Sainte-Victoire, onde irá descobrir os sabores e aromas das diferentes colheitas de tintos, rosés e brancos.

Estas visitas incluem normalmente a companhia de um guia especializado e têm lugar na região vinícola por detrás da montanha de Sainte-Victoire (a 30 minutos do centro da cidade), uma vez que várias vinhas estão localizadas nesta área. Por exemplo, Vignerons du Mont Sainte-Victoire.

Pode desfrutar de uma paisagem natural pitoresca, aprender sobre o processo de cultivo, colheita e poda das vinhas, aprender como o produto é criado e engarrafado. A experiência termina com uma prova de vinhos premiados.

Informações úteis

  • Preço: pode encontrar esta atividade por preços a partir de 84 € por pessoa.
  • Duração: a visita guiada aos vinhos tem normalmente uma duração máxima de três horas e meia.

Reservar a excursão do vinho do Monte Sainte-Victoire

2. Fazer uma viagem a Cassis

Vista de Cassis| ©Joaquín Montaño - Midjourney
Vista de Cassis| ©Joaquín Montaño - Midjourney

Outro plano ideal é reservar uma excursão a Cassis, uma aldeia piscatória de beleza inigualável que descobrirá em pormenor com um guia profissional que o levará aos pontos altos da região: a estrada costeira Corniche des Crêtesconocer, as falésias de Cap Canaille ou o pitoresco Porto de Cassis.

Esta atividade, com uma duração aproximada de quatro horas, levá-lo-á à joia da Côte d'Azur, onde terá também tempo livre para passear pela aldeia, saborear a gastronomia local, tirar as melhores fotografias ou comprar lembranças únicas.

A excursão, em pequenos grupos de oito pessoas no máximo, inclui transporte de ida e volta em miniautocarro.

Informações úteis

  • Preço: pode reservar esta excursão a partir de 74 euros por pessoa.
  • Duração: A excursão tem uma duração máxima de quatro horas.

Reservar uma excursão a Cassis

3. Descubra a cidade velha de Aix-en-Provence e faça um passeio de sidecar

Passeio pela cidade velha|©Elliott Brown
Passeio pela cidade velha|©Elliott Brown

Entre os melhores passeios, recomendo que reserve um passeio de sidecar por Aix-en-Provence, seja com um guia áudio ou com um guia local. Poderá descobrir a história interessante dos seus edifícios, monumentos, praças com fontes ornamentais e outros locais de interesse ao longo das ruas.

Com o audioguia

Com o sistema de audioguia, poderá explorar Aix-en-Provence com as informações do seu telemóvel, mas ao seu próprio ritmo, uma vez que pode fazer pausas e retomar ao seu ritmo. Graças ao sistema GPS, seguirá um percurso desde a Câmara Municipal de Aix-en-Provence, a câmara municipal da cidade, até à Fontaine de la Rotonde, a fonte ornamental que data de 1860.

  • Preço: a utilização do audioguia custa normalmente 7,49 euros.
  • Duração: o audioguia tem uma duração aproximada de 75 minutos.

Com um guia local

Neste tipo de visita, o guia fornecer-lhe-á factos e anedotas interessantes que só os habitantes locais podem conhecer. Percorrerá o Cours Mirabeau onde verá as quatro famosas fontes: La Rotonde, a Fonte dos Nove Cânones, a Fonte coberta de musgo e a Fonte do Rei René. Descobrirá a Câmara Municipal, a Catedral, o Palácio do Arcebispo, os monumentos, as praças, os terraços e muito mais.

  • Preço: as visitas guiadas em sidecar custam a partir de 123 euros por pessoa.
  • Duração: A duração média desta atividade guiada é de 45 minutos.

Reservar um passeio de sidecar

4. Descubra os campos de lavanda de Terre Ugo no coração de Aix-en-Provence

Os campos roxos da Provença|©Baraa Jalahej
Os campos roxos da Provença|©Baraa Jalahej

Visite a propriedade familiar de Terre Ugo e veja os seus belos campos de lavanda sem sair de Aix-en-Provence. Basta conduzir cerca de 15 minutos do centro histórico para encontrar este lugar mágico com uma longa história e uma abordagem eco-responsável.

Ao entrar neste campo, será imediatamente relaxado pelo doce aroma da lavanda e pelo som das cigarras. Poderá contemplar uma paisagem verdadeiramente onírica, composta por três hectares, onde o protagonista é esta flor emblemática. Durante a visita, aprenderá tudo o que precisa de saber sobre a cultura biológica da flor de alfazema, a sua origem, benefícios e variedade de utilizações. Terá também tempo livre para tirar fotografias, deitar-se para apanhar sol num dos chiliennes ou sentar-se à sombra.

Antes de terminar a experiência, pode ir à zona de restauração e provar o refrescante gelado de lavanda ou entrar na loja de produtos e comprar óleos, infusões ou sabonetes. Outra opção para descobrir os campos de lavanda é reservar uma excursão ao Parc Naturel du Verdon.

Informações úteis

  • Preço: a visita a este campo de lavanda no coração de Aix-en-Provence custa 7 euros por pessoa. As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita.
  • Duração: a experiência dura normalmente 2 horas no máximo.

Reservar uma viagem ao Parc Naturel du Verdon

5. Seguir as pegadas do pintor pós-impressionista Cézanne em Aix-en-Provence

Estátua de Cézanne, Aix-en-Provence|©ZiKiarts
Estátua de Cézanne, Aix-en-Provence|©ZiKiarts

Se está interessado na vida e obra do pintor pós-impressionista Paul Cézanne, Aix-en-Provence oferece-lhe a oportunidade de descobrir a sua vida e obra num passeio que pode fazer ao seu próprio ritmo. Comece em La Rotonde, em frente ao Posto de Turismo, onde verá algumas marcas no chão com a imagem do brasão da cidade que terá de seguir. Entre os mais de 30 locais que irá descobrir ao longo do percurso, destacam-se os seguintes:

  • A Estátua de Cézanne, feita em bronze por Gabriel Sterk.
  • A Société des amis des arts, na Avenue Victor Hugo 2 bis, conhecida por ser o local onde Cézanne realizou duas exposições.
  • O Collège Mignet, na rue Cardinale 41, onde o artista estudou.
  • A Câmara Municipal, onde ele juntou a sua vida legalmente com Hortense Fiquet.

Pode ainda acrescentar a esta experiência uma visita ao atelier de Cézanne, no nº 9 da Av. Paul Cézanne. Aí, encontrará as suas mesas de trabalho, fruteiras, as habituais caveiras, vasos, roupas e todas as suas ferramentas. E se quiser continuar a conhecer Aix-en-Provence do ponto de vista artístico, não deixe de reservar uma visita guiada a Van Gogh.

Informações úteis

  • Preço: o circuito das pegadas de Cézanne é gratuito. No entanto, para aceder ao estúdio do artista, terá de pagar uma taxa de entrada a partir de 6,50 euros. Também é possível melhorar a experiência com um guia áudio por um custo adicional de cerca de 3 euros.
  • Horário de funcionamento: O circuito está disponível durante todo o dia, uma vez que se trata de uma atividade autoguiada. A oficina está normalmente aberta de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h30 e das 14h às 17h.

Reservar uma visita guiada a Van Gogh

6. Partir para um passeio de bicicleta no sopé do Mont Sainte-Victoire

Passeio de bicicleta em grupo|©Philippe
Passeio de bicicleta em grupo|©Philippe

Durante a sua estadia em Aix-en-Provence, pode alugar uma bicicleta eléctrica e explorar a cidade por conta própria até ao sopé do Monte Sainte-Victoire, ou pode fazer a atividade acompanhado por um guia que lhe falará deste lugar emblemático, que inspirou o pintor francês Paul Cézanne.

Durante o percurso, percorrerá as ruas de Aix-en-Provence, obtendo uma perspetiva diferente das mesmas, sendo os primeiros quilómetros asfaltados. Os primeiros quilómetros são asfaltados. Em seguida, encontrará trilhos fora de estrada e algumas colinas íngremes.

Passará por vários miradouros com vista para a imponente montanha. Terá também a oportunidade de parar para admirar a natureza e tirar fotografias. Sem dúvida, uma atividade que não deve faltar no seu itinerário dos melhores passeios de um dia a partir de Aix-en-Provence.

Informações úteis

  • Preço: o preço da atividade começa a partir de 64 € por pessoa.
  • Duração: o passeio guiado de bicicleta geralmente dura 3 horas.

7. Visite a Catedral de Saint-Sauveur e descubra a sua beleza arquitetónica

Catedral de Saint-Sauveur|©Joan
Catedral de Saint-Sauveur|©Joan

Durante a sua estadia em Aix-en-Provence, não perca a Catedral de Saint-Sauveur. Aí, descobrirá um incrível exemplo arquitetónico de grande beleza e importância histórica.

Quando chegar à catedral, verá a fachada e pensará imediatamente que se trata de um edifício gótico. No entanto, quando entrar no interior, verá como o estilo românico e outras tendências arquitectónicas se misturam. Ao longo do percurso, verá:

  • A Nave Central, com uma adega gótica.
  • A navelateral direita, que antigamente era um templo para o culto do deus Apolo.
  • Um batistério circular, datado do século VI.
  • O corredoresquerdo, representativo do estilo barroco.

Existe também o claustro românico, construído no final do século XII, onde se pode ver um quadrilátero com os quatro evangelistas (Lucas, Mateus, João e Marcos), colunas gémeas e capitéis vegetalistas.

Informações úteis

  • Preço: a entrada na Catedral e a visita guiada ao Claustro são gratuitas.
  • Horários: a Catedral está aberta todos os dias das 8 às 19 horas. O acesso ao claustro é efectuado através de uma visita guiada que começa de 30 em 30 minutos, das 10h às 17h30m.

8. Passear no "Le Petit Train Touristique

Comboio turístico de Aix-en-Provence|©Clément QUANTIN
Comboio turístico de Aix-en-Provence|©Clément QUANTIN

Um passeio no Le Petit Train Touristique é outro ponto obrigatório na sua visita a Aix-en-Provence. Sentir-se-á como se tivesse recuado no tempo a bordo das carruagens deste pequeno comboio elétrico, enquanto percorre as animadas ruas da cidade velha.

Para viver esta experiência, dirija-se ao posto de turismo de Aix-en-Provence. A partir daí, iniciará um passeio panorâmico pelos principais destinos turísticos da cidade. É o caso da catedral de Saint-Sauveur e do palácio da câmara municipal. Também verá fontes como La Rotonde, a Fonte dos Nove Cânones, a Fonte coberta de musgo, a Fonte do Rei René, terraços, monumentos e muito mais.

Em qualquer uma das 57 carruagens do comboio, terá também à sua disposição auscultadores para desfrutar de um audioguia em várias línguas. Desta forma, ficará a conhecer a história da cidade e dos locais por onde passa.

Informações úteis

  • Preço: a entrada no Le Petit Train Touristique custa cerca de 10 ¤ para os adultos e 5 ¤ para as crianças dos 4 aos 12 anos.
  • Duração: a viagem no Le Petit Train Touristique dura normalmente cerca de 45 minutos.

9. Ir ao mercado de Aix-en-Provence e provar os produtos locais

Mercado de Aix-en-Provence|©Barbarella06
Mercado de Aix-en-Provence|©Barbarella06

O mercado de Aix-en-Provence é uma experiência única. Ficará cativado pelo cenário pitoresco do local e pelos aromas inebriantes de frutas, legumes, especiarias, carnes, queijos e mariscos.

Pode percorrer cada uma das bancas do mercado acompanhado por um guia local que lhe falará da história do local, dos alimentos e dos produtos, sugerindo-lhe os melhores locais para começar a provar. Também pode fazer esta atividade sozinho.

Em ambos os casos, degustará produtos como o azeite, o mel, os vinhos provençais, os queijos, o pão, os enchidos , as azeitonas e os frutos. Terá tempo para fazer compras de lavanda, flores, carne da Córsega, moda, artesanato e muito mais. E, se desejar, poderá saborear uma refeição cozinhada.

Informações úteis

  • Preço: a visita guiada tem um custo médio de 45 euros por pessoa. No entanto, se fizer a atividade por conta própria, a entrada no mercado é gratuita.
  • Duração: A atividade guiada tem normalmente uma duração máxima de 2 horas, mas se fizer a visita por conta própria não terá limite de tempo.

10. Passar um dia diferente nas termas de Aix-en-Provence

Banhos termais|©tom_laura
Banhos termais|©tom_laura

Durante a sua estadia em Aix-en-Provence, pode desfrutar das águas termais da cidade e passar um dia diferente. Relaxe e desfrute dos benefícios das águas que correm na cidade há mais de 2.000 anos.

Pode visitar as termas de Sextius ou as termas romanas, situadas a cerca de seis minutos a pé do centro de Aix-en-Provence. É um local que combina a arquitetura do século XVIII com a modernidade.

Embora não possa ver as ruínas das antigas termas, uma vez que não foram preservadas, terá o privilégio de se banhar nas águas minerais a uma temperatura de 34°C, situadas numa bela fortificação. Pode também desfrutar de tratamentos com lama, hidromassagem e banhos de vapor para relaxar ao máximo.

Informações úteis

  • Preço: o preço dos banhos termais começa em 32 euros por pessoa.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9:30 às 19:30 horas.

11. Visite o Museu Vasarely e admire as obras do pai da Op Art

Fundação Vasarely|©Frédéric Renaud
Fundação Vasarely|©Frédéric Renaud

A Fundação Vasarely é um destino imperdível para quem gosta de arte. Por isso, não deve hesitar em incluir esta visita na sua seleção dos 10 melhores museus de Aix-en-Provence.

Vai desfrutar de uma surpreendente exibição artística de Op Art, misturando arte abstrata e construtivista. Tudo isto através de linhas, cores e formas que tentam enganar os seus olhos através de ilusões.

Durante o seu passeio pelas salas deste museu dedicado a Victor Vasarely, que é considerado o pai da Op Art, irá descobrir a vida do artista e a história por detrás deste movimento. Verá também obras como Chessboard (1935), Zebra (1937), Vega-Nor (1969), Vega 200 (1968), Optical Cube (1997), entre outras.

Informações úteis

  • Preço: A entrada no museu custa a partir de 12 euros para adultos. Existem também preços reduzidos para grupos e com guia, que devem ser consultados com antecedência.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h; exceto no dia 24 de dezembro, das 10h às 16h. Encerrado a 25 de dezembro e a 1 de janeiro.