Melhores Passeios Turísticos Fantasma em São Francisco

Atreve-se a dar um passeio por São Francisco e descobrir as histórias mais assustadoras? Fique e eu mostro-lhe as melhores visitas guiadas de fantasmas na cidade!

Andressa García

Andressa García

leitura de 11 minutos

Melhores Passeios Turísticos Fantasma em São Francisco

Excursões fantasma em São Francisco | ©xnedski

Desde misteriosos assassínios por resolver a fantásticas histórias de vampiros. Este tipo de passeio foi concebido para agradar aos gostos mais exigentes. Por mais corajoso que seja, este passeio fantasmagórico por São Francisco vai certamente pôr-lhe os cabelos em pé.

Recomendo vivamente que reserve esta excursão se não quiser perder* uma das melhores partes de conhecer a cidade. É definitivamente uma das coisas a ver e fazer em São Francisco pelo menos uma vez na vida. Vamos lá, medo lá fora e conhecer o horror!

A opção mais completa

Passeio Turístico Fantasma em San Francisco

Um passeio noturno para conhecer o lado mais sombrio da cidade

Espíritos da febre do ouro, casas e hotéis assombrados. Um passado de gangues e contrabando alimentado pelos efeitos da Lei Seca que deixou um rasto de histórias de fantasmas.

O passeio acontece ao anoitecer, então você terá a chance de ouvir algumas das histórias mais assustadoras de São Francisco. O guia é profissional e tem equipamento de caça-fantasmas para tornar a experiência ainda mais incrível.

O ponto de encontro é na Union Square e, a partir daí, começará a caminhar pelo centro da cidade, passando por Chinatown e outros locais interessantes do centro de São Francisco.

Recomendado se... for um fã de histórias de fantasmas.

Como reservar uma excursão fantasma em São Francisco?

Teatro Curran| ©Jeremy Thompson
Teatro Curran| ©Jeremy Thompson

Para reservar uma excursão fantasma, recomendo que procure a opção mais completa, aquela que não só é barata, mas também tem diferentes lugares para visitar e assustar. Depois de encontrar a opção perfeita, basta reservar a excursão online.

Para fazer este tipo de excursões é preciso reservar com bastante antecedência, tendo em conta que requer uma participação mínima, mas ao mesmo tempo é uma atividade muito procurada.

Se não quiser perder o seu passeio fantasmagórico pelo centro de São Francisco, é melhor fazer uma reserva antes de viajar. O processo de confirmação é feito no momento da reserva para garantir que a excursão se realizará e que o seu lugar na excursão está garantido.

Por outro lado, outro aspeto a ter em conta é a política de cancelamento. O cancelamento é geralmente gratuito, mas deve ser efectuado com pelo menos 24 horas de antecedência para receber o montante total do seu depósito para a experiência.

Reservar a excursão dos fantasmas de São Francisco

Duração das excursões aos fantasmas de São Francisco

No início do passeio| ©Rick
No início do passeio| ©Rick

Estes passeios não são muito longos, tendo em conta que é de noite e não vai querer passar quatro horas da noite assustado com histórias de fantasmas e mortes fatais. Uma hora e meia é suficiente para ficar a conhecer as histórias mais assustadoras da cidade.

No entanto, este tipo de passeio pode durar um pouco mais, dependendo do tempo que se passa em cada um dos locais a visitar. Por vezes, acontece que as histórias são tão interessantes ou que se fazem contactos tão interessantes que é necessário ficar um pouco mais.

Reservar a excursão dos fantasmas de São Francisco

O que é que eu vou ver neste tipo de tour?

À caça do Phantastama| ©Rick
À caça do Phantastama| ©Rick

Este é um passeio muito interessante, basicamente porque oferece a oportunidade de conhecer as histórias macabras que foram tecidas nesta cidade desde o início da sua história. O guia narrador que o acompanhará nesta experiência levá-lo-á aos locais assombrados mais populares de São Francisco, alguns dos quais se encontram entre os mais aterradores do mundo.

O seu guia não só lhe contará as típicas histórias paranormais de fantasmas famosos, como também lhe contará histórias macabras de como era a vida na zona durante a Corrida do Ouro, quando São Francisco era uma cidade sem lei onde as pessoas perdiam a vida com muita facilidade.

Também verá equipamento autêntico para reconhecer fantasmas e atividade paranormal em diferentes locais. É claro que o manuseamento deste dispositivo está a cargo do guia, que é obviamente uma pessoa qualificada para realizar esta tarefa.

Uma das coisas que certamente mais lhe agradará é o ambiente noturno durante a visita, porque durante o dia há locais que nunca imaginaria estarem assombrados ou terem histórias obscuras para contar.

Mas este passeio é muito mais do que apenas ver, as histórias são o que dá vida aos lugares que visitará durante o passeio fantasma. É por isso que algumas das lendas que irá ouvir são descritas abaixo.

Histórias de cemitérios assombrados e túmulos esquecidos

Locais icónicos que foram construídos sobre antigos cemitérios dão agora lugar às histórias de terror mais arrepiantes de toda a São Francisco. Por exemplo, a Câmara Municipal é um desses locais que já foi um cemitério ativo.

Atualmente, a Câmara Municipal é um dos locais mais assombrados de São Francisco, juntamente com outros locais com histórias semelhantes. Presidio, o local de um dos melhores museus de São Francisco, aquele dedicado à vida e obra de Walt Disney, também está muito próximo de um cemitério de animais de estimação.

As histórias deste local centram-se em avistamentos frequentes de espíritos de animais que vagueiam pela área, como se estivessem à espera dos seus donos. Também nas proximidades existe um Cemitério Nacional, perto do qual se diz que os espectros dos soldados foram vistos a cumprir os seus deveres oficiais.

Este último é considerado um dos locais de maior atividade paranormal em São Francisco. Estas narrativas, que continuam a ser tão interessantes ainda hoje, podem ser ouvidas na voz do seu guia numa visita nocturna de fantasmas.

Histórias da peste bubónica que atingiu a cidade em 1900

Em 1900, a temida Peste Negra chegou a São Francisco, a primeira cidade dos Estados Unidos a sofrer a epidemia. Os políticos da altura fizeram mais para esconder o problema do que para o resolver.

Nesta altura, já era o terceiro surto de Peste Negra no mundo, e desta vez tinha começado na China e noutros países asiáticos. Pensa-se que terá chegado a São Francisco com a grande imigração de chineses que vieram para a Bay Area atraídos pela corrida ao ouro.

A peste bubónica instalou-se então no gueto chinês e espalhou-se por toda a cidade. A desigualdade e o racismo na forma de lidar com a doença estiveram presentes durante todo o surto, deixando no seu rasto histórias arrepiantes.

Mortes de grandes artistas de Hollywood

São várias as histórias de actores e actrizes de Hollywood que perderam a vida em situações trágicas em São Francisco. Em alguns casos, as mortes ocorreram nos famosos hotéis da cidade.

O seu guia turístico irá certamente contar-lhe as histórias mais incríveis das estranhas mortes de artistas nesta cidade.

Histórias sórdidas da época da proibição

Durante 14 anos, os Estados Unidos viveram uma época feroz de proibição do álcool, também conhecida como período da Proibição ou Proibição. A medida não foi bem sucedida nem aceite desde o início, fazendo disparar a corrupção em todo o país.

As máfias e a corrupção grassavam, conduzindo a sociedade americana a um turbilhão de violência desenfreada. Esta agitação foi sentida de forma mais aguda em São Francisco, onde se criou o terreno perfeito para o reinado supremo.

Esta era de violência desenfreada e excessiva deixou no seu rasto milhares de assassinatos e outros crimes hediondos e, com eles, muitas histórias de fantasmas e espíritos errantes.

Não existe um local específico para pôr as mãos nos espíritos da era da Lei Seca, mas se quiser visitar um local, será definitivamente Chinatown ou Jackson Square, o antigo local do distrito da Costa da Bárbara.

Reserve a excursão dos fantasmas de São Francisco

Dicas para uma excursão de fantasmas em São Francisco

Excursão fantasma| ©Jeremy Thompson
Excursão fantasma| ©Jeremy Thompson
  • Recomendo que faça esta excursão com amigos, família ou com o seu parceiro, mas nunca leve crianças com menos de 10 anos numa excursão fantasma. A experiência pode ser avassaladora para uma criança dessa idade.
  • Vista-se em camadas, seja qual for a estação do ano, pois a noite na cidade pode ficar muito fria.
  • É importante usar sapatos confortáveis e fechados, uma vez que se trata de um passeio a pé pelo centro da cidade.
  • A excursão pode ser cancelada se o tempo estiver mau, pelo que recomendo que confirme novamente antes de ir para o ponto de encontro.
  • Para chegar ao ponto de encontro, recomendo que utilize os transportes públicos, para evitar problemas de estacionamento no caso de viajar num veículo privado.
  • Dado que a caminhada é feita ao ar livre, recomendo que traga proteção extra, como um casaco, para o caso de chover durante a experiência.
  • Não pare se você ou alguma das pessoas que o acompanham na experiência usar uma cadeira de rodas, pois o passeio também é adequado para utilizadores de cadeiras de rodas.

Reserve a excursão fantasma de São Francisco

Quanto custa uma excursão fantasma em São Francisco?

Excursão fantasma| ©Jeremy Thompson
Excursão fantasma| ©Jeremy Thompson

A excursão fantasma de São Francisco pode custar a partir de 35 euros por pessoa. O preço deste tipo de excursão depende do número de sítios em que se pára, bem como da duração da excursão.

As gorjetas não estão incluídas no preço da excursão. É necessário considerar a possibilidade de dar gorjeta ao guia turístico, uma vez que a gorjeta é mais do que um ato de apreço nos Estados Unidos, é quase uma prática obrigatória para todos os utilizadores.

Os custos de transporte não estão incluídos no preço, pelo que para iniciar a excursão terá de chegar ao ponto de encontro pelos seus próprios meios. Caso lhe apeteça comer alguma coisa pelo caminho, terá de trazer as suas próprias provisões ou dinheiro para comprar pelo caminho.

Quais são os sítios obrigatórios na visita guiada aos fantasmas de São Francisco?

Gordon Wrigley| ©Transamerica Pyramid
Gordon Wrigley| ©Transamerica Pyramid

A experiência leva-o a passar por locais fantasmagóricos e históricos da cidade. Na maior parte dos casos, a história é responsável por guardar conchas obscuras que mais tarde se tornam lendas paranormais.

É por isso que, neste tipo de passeio, o guia se concentra mais na área histórica da cidade e em como ela deixou alguns dos contos mais arrepiantes que hoje dão vida aos piores medos de muitos moradores e visitantes.

Pirâmide Transamérica

Este lugar abriga suas histórias de fantasmas e outros contos mais sombrios, dentro da própria história da construção da torre. Desde meados do século XIX até aos anos 50, a área onde se encontra a Pirâmide Transamérica foi ocupada por um edifício comercial de baixa altura.

Aqui reuniam-se artistas, escritores, advogados e outros profissionais da literatura. No final da década de 1950 e durante a década de 1960 , o local foi utilizado como parque de estacionamento, até que, finalmente, na década de 1970, foi iniciada a construção do edifício que é hoje.

Durante os trabalhos de construção e para iniciar as escavações, os trabalhadores começaram a aperceber-se de que, dada a sua proximidade do cais, o antigo edifício estava construído sobre navios e pedaços de navios enterrados.

Pode imaginar todas as histórias aterradoras que irá ouvir sobre estas escavações e porque é que estas histórias continuam a ser verdadeiras até aos dias de hoje.

Praça Jackson

A corrida ao ouro de 1800 mudou a paisagem de São Francisco, aparentemente dando um propósito aos seus habitantes e trazendo grande crescimento económico à região, mas também trouxe uma mancha de sangue, terror e violência à cidade.

Basta dizer que em Jackson Square ainda sobrevivem edifícios que pertenceram ao antigo núcleo central de São Francisco para que se imagine a quantidade de histórias que daí podem sair. De facto, este local começou a ser construído em meados do século XIX.

Este local fazia parte do antigo distrito da luz vermelha da Barbary Coast, que era conhecido pelos seus muitos bares, clubes de jazz e especialmente bordéis. Naquela época, Jackson Square e todo o distrito da luz vermelha eram completamente sem lei, com agitação social, violência e prostituição na ordem do dia.

Chinatown

Noite de fantasmas em Chinatown| ©Viator
Noite de fantasmas em Chinatown| ©Viator

O que durante o dia é um excelente lugar para incluir entre as melhores excursões gastronómicas de São Francisco, à noite torna-se um lugar verdadeiramente assombrado, cheio de história e um passado sombrio, mas muito vermelho, com infinitas coisas para ver e fazer em Chinatown.

Durante o século XIX, Chinatown também fazia parte do sinistro distrito da luz vermelha da Barbary Coast. Este bairro cheio de bordéis e, sobretudo, de muita violência, foi palco de assassínios chocantes, mortes horríveis e exploração. Tudo isto aconteceu durante a chamada corrida ao ouro.

É claro que, com histórias tão turbulentas, este lado da cidade deixou para trás muitas histórias que agora estão incluídas entre as lendas negras de São Francisco. Precisamente nesta parte do bairro antigo, costumavam ocorrer múltiplas guerras de gangs que acabaram por manchar a cidade de sangue.

Esta história repetiu-se vezes sem conta com múltiplos grupos criminosos que se instalaram neste local sem lei e esquecido pelos governos, até que finalmente esse passado negro ficou para trás e se formaram os bairros hoje conhecidos como Chinatown, Jackson Square e North Beach.

Reservar a excursão fantasma de São Francisco

Porque é que se deve fazer uma visita guiada aos fantasmas em São Francisco?

Excursão fantasma| ©Jeremy Thompson
Excursão fantasma| ©Jeremy Thompson

Este passeio é altamente recomendado não só por causa das histórias assustadoras que lhe serão contadas ao longo do caminho, mas também porque lhe dá uma visão histórica de como eram estas partes de São Francisco. Pensar em como era o início do século XX neste lugar permite-nos pensar no grande progresso social que a nação, e especialmente São Francisco, fez.

É também uma atividade que recomendo que inclua entre as suas opções de coisas para fazer em São Francisco à noite, porque penso que é uma excelente maneira de começar a noite, e depois ir desfrutar da vida nocturna atual, que se pensarmos bem, tem algo a ver com a São Francisco que está agora no passado.

Gosto de recomendar este passeio porque o vasto conhecimento que o guia partilha consigo raramente se encontra noutros tipos de guias turísticos. Tende a ser uma experiência participativa interessante, em que não só tem de estar presente a ouvir as histórias que ele tem para lhe contar, como também está aberto a ouvir todas as suas preocupações e as do resto do grupo.

Reservar o San Francisco Ghost Tour

Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada de fantasmas em vez de ir por conta própria?

Chinatown, Fantasma| ©Viator
Chinatown, Fantasma| ©Viator

Não recomendo que faça uma visita guiada a um fantasma por conta própria. Embora se fores um entusiasta de visitas guiadas a fantasmas e tiveres feito alguma pesquisa sobre São Francisco e os seus mistérios, vai em frente, será uma boa experiência.

Mas se não tiveres conhecimentos sobre este tipo de assuntos paranormais, o ideal é fazeres uma visita guiada, com uma pessoa que também te possa contar exatamente o que acontece nestes locais e todos os segredos que escondem.

Além disso, como se trata de uma atividade para fazer em São Francisco à noite, é melhor ir com pessoas que conheçam os locais à noite. Pense que, ao fazer uma visita guiada , terá a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas que talvez não consiga esclarecer numa visita auto-guiada.

Reservar a visita aos fantasmas de São Francisco