Dallas em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Se só estiver em Dallas por um dia, não se preocupe, com um itinerário bem organizado poderá ver os pontos turísticos mais interessantes da cidade.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Dallas em 1 Dia: tudo o que você precisa saber

Dallas, TX, EUA | ©R K

Dallas é uma das maiores cidades do Texas e tem vários locais importantes e históricos. O assassinato do presidente John F. Kennedy ocorreu nesta cidade e também os criminosos Bonnie e Clyde fizeram o seu trabalho nesta cidade. Se quiser viajar no tempo e conhecer todos os pormenores destas histórias, está no sítio certo.

Esta cidade também oferece outras actividades interessantes, como a sua vida nocturna repleta de histórias de fantasmas. Também encontrará bares com um ótimo ambiente para jantar e terminar a noite nesta cidade icónica.

1. Pequeno-almoço no centro de Dallas

Pequeno-almoço sulista| ©Malcolm Manners
Pequeno-almoço sulista| ©Malcolm Manners

Quando chegar ao Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth, terá de se dirigir ao seu hotel. A minha recomendação é encontrar um no centro de Dallas para que possa começar o seu dia nesta parte da cidade sem perder tempo. A partir do aeroporto, pode apanhar um autocarro público para lá chegar em menos de uma hora. No entanto, tem sempre a possibilidade de solicitar um transfer privado em Dallas.

Para tal, dirija-se à DFW Airport Station e apanhe o autocarro E, linha laranja - LBJ/Central. A paragem que o deixará no centro de Dallas é Akard. Nesta paragem, pode apanhar um táxi ou ir a pé para o seu hotel para se preparar e partir.

Recomendo que tome o pequeno-almoço em alguns dos restaurantes da zona. A apenas alguns minutos da paragem de Akard, pode entrar no restaurante Monarch. Se, por outro lado, quiser ir um pouco mais longe, encontrará o Ellen's a apenas 10 minutos de distância. Este é um restaurante sulista onde pode tomar o pequeno-almoço a qualquer hora do dia.

Se estiver interessado no lado gastronómico de Dallas, talvez uma boa maneira de começar o seu dia seja fazer uma excursão gastronómica e cultural por Dallas. Desta forma, pode tomar o pequeno-almoço e explorar um pouco mais da cidade na mesma atividade.

Reservar uma excursão gastronómica e cultural a Dallas

2. Visitar o Museu do Holocausto em Dallas

História do Holocausto em preto e branco| ©US Transportation Command
História do Holocausto em preto e branco| ©US Transportation Command

Do outro lado da Ross Avenue, em frente ao restaurante Elle's, encontra-se o Museu do Holocausto de Dallas. Enquanto estiver na área, é uma boa ideia entrar e explorá-lo por cerca de uma hora. Note que tem de comprar os seus bilhetes com antecedência e que estes custam em média 10 euros.

Se quiser poupar nos custos e tirar partido de todas as ofertas, recomendo que compre o Dallas City Pass. Este passe inclui este museu e outras atracções como o Perot Museum of Nature e o Reunion Tower GeO-Deck. Pode poupar até 50% se o comprar.

Também deve saber que este museu abre as suas portas a partir das 10h e pode explorá-lo em menos de uma hora. No interior, encontrará uma exposição permanente concebida por Berenbaum Jacobs Associates. Nas suas alas, aprenderá sobre o Holocausto, os direitos humanos e o Pivot para a América. Nesta última ala da exposição, pode aprender sobre a experiência dos EUA durante este período negro da história da humanidade.

Pormenores interessantes

  • Preço: cerca de 10 euros.
  • Horário: Aberto das 10h00 às 17h00
  • Localização: 300 N. Houston, Dallas, TX 75202.

Comprar o Dallas City Pass

3. Visite o Sixth Floor Museum e o John F. Kennedy Memorial Plaza

Murais do Memorial John F. Kennedy| ©Paul O'Connell
Murais do Memorial John F. Kennedy| ©Paul O'Connell

O Sixth Floor Museum também é conhecido como o Museu John F. Kennedy. Neste local icónico, pode fazer uma visita guiada pela vida, obra, morte e legado deste famoso presidente americano. Este museu está aberto ao público das 10:00 às 17:00 horas. Os bilhetes custam em média 15 euros.

O edifício onde se encontra este museu foi, de acordo com a Comissão Warren, o local de onde o Presidente Kennedy foi alvejado no dia 22 de novembro de 1963, às 12h30. Nessa altura, o edifício era apenas uma biblioteca. Como o nome indica, o museu está situado no sexto andar, exatamente no local onde foram disparados os tiros.

Quando visitar este museu, verá uma explicação progressiva deste acontecimento histórico. Também fica a conhecer o contexto histórico da época e as diferentes conclusões a que chegou a Comissão Warren sobre o sucedido.

À saída, recomendo uma visita ao John F. Kennedy Memorial Plaza. Este sítio fica a cerca de cinco minutos do museu. Aqui pode ver o monumento de betão ao presidente, criado pelo arquiteto pós-moderno Philip Johnson, um amigo próximo da família Kennedy.

Pormenores de interesse

  • Preço: cerca de 15 euros.
  • Horário de funcionamento: aberto das 10h às 17h.
  • Localização: Dealey Plaza, 411 Elm St, Dallas, TX 75202, EUA.

Opção alternativa: Fazer uma visita privada ao assassinato do Presidente John F. Kennedy

Se não quiser entrar nos museus acima referidos, mas sim fazer uma visita guiada aos principais locais do assassínio de JFK, recomendo que faça uma visita guiada privada. Estas experiências custam normalmente uma média de 80 euros e duram cerca de duas horas.

Entre os locais que pode visitar nesta excursão contam-se o John F. Kennedy Memorial Plaza, o Dealey Plaza, onde se encontra o edifício (atualmente um museu) a partir do qual foi alvejado. Também está incluído o Grassy Knoll, o local onde se encontrava o carro de Kennedy na altura da sua morte.

Poderá também visitar a casa de hóspedes de Lee Harvey Oswald, o alegado assassino neste caso. O passeio também inclui uma visita ao Museu do Sexto Andar. A maior vantagem é que será sempre acompanhado por um guia profissional que lhe explicará todos os pormenores que precisa de saber.

Reserve uma visita privada ao assassínio do Presidente John F. Kennedy

4. Almoço e visita ao miradouro GeO-Deck de Dallas

Almoço| ©Svenja H
Almoço| ©Svenja H

Quando terminar de explorar os museus e a praça, provavelmente é hora de almoçar. Perto do Sixth Floor Museum encontrará várias opções de restaurantes, como o Cafe Herrera on Lamar, o McDonalds, se quiser algo mais simples, ou o Cindi's NY Deli & Restaurant, o mais próximo da sua próxima paragem.

Depois do almoço, pode visitar o miradouro Dallas GeO-Deck. Daqui pode ver a cidade a cerca de 200 metros acima do solo. Com a compra do seu bilhete, receberá uma fotografia digital profissional gratuita.

Esta atração está localizada na Reunion Tower, a torre mais alta e o marco mais emblemático da cidade. Se viajar para Dallas no Natal, pode dar as boas-vindas ao Ano Novo no deck de observação. É um dos pontos altos da época festiva.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 25 euros.
  • Horário: Aberto do meio-dia às 20h00 ou às 21h00 aos fins-de-semana.
  • Localização: Reunion Tower, 300 Reunion Blvd E, Dallas, TX 75207, EUA.

Comprar bilhetes para o GeO-Deck Dallas Observation Deck

5. Um passeio para conhecer a história de Bonnie e Clyde

Lápide de Bonnie Parker| ©John H. Gámez
Lápide de Bonnie Parker| ©John H. Gámez

Já ouviu falar de Bonnie e Clyde? Pois bem, esta dupla de criminosos é uma das mais famosas da história e Dallas esconde os sítios mais marcantes da sua história. Sem dúvida que, quando vier a Dallas, deve fazer uma visita privada a Bonnie e Clyde em Dallas.

A minha recomendação é que, depois do almoço, faça uma visita privada com um guia profissional. Desta forma, terá um veículo privado e a visita será mais rápida e fácil. A excursão começa no centro de Dallas e segue para oeste da cidade. Aí, poderá passear pelos bairros onde ele cresceu. Em seguida, passará por uma das suas famosas rotas de fuga, o Devil's Backporch.

Outros destaques estão localizados em North Dallas, Uptown e East Dallas. Passará também pelo Crown Hill Memorial Park e pelo Western Heights Cemetery, onde se encontram os seus túmulos. A excursão pode durar cerca de três horas ou menos. O seu guia levá-lo-á ao ponto de encontro no final da visita.

6. Faça uma visita guiada aos cenários da série Dallas

Homem em pose junto ao memorial John F. Kennedy.| ©Carsten Schillings
Homem em pose junto ao memorial John F. Kennedy.| ©Carsten Schillings

Por volta das 17 horas, pode fazer outra visita guiada, mas desta vez para ver os cenários da série Dallas no Southfork Ranch. O ponto de partida para este tipo de excursão é normalmente o Memorial John Fitzgerald Kennedy. De lá, um veículo particular com um guia pode levá-lo ao rancho onde a aclamada série foi filmada.

Se não quiser um passeio que inclua transporte particular, há outras opções para chegar ao Rancho Southfork em menos de uma hora. Pode apanhar um comboio da linha vermelha do DART Rail a partir da Cedar Station. A viagem demora cerca de meia hora e tem de sair na estação de Parker Road. Para esta viagem, só tem de pagar cerca de 5 euros ou menos. A partir da estação, a única forma de chegar ao rancho é apanhar um táxi.

Ao chegar a Southfork Ranch, poderá ver muitos dos objectos utilizados durante as filmagens da série. Pode até fazer um passeio de comboio. Desta forma, é possível passar por todas as terras do rancho em menos tempo e de uma forma mais divertida.

Reserve uma excursão ao Rancho Southfork da série Dallas

Alternativas para passar a tarde em Dallas

Homem em frente ao George W. Bush| ©bk1bennett
Homem em frente ao George W. Bush| ©bk1bennett

Dallas é uma cidade repleta de muitas histórias emblemáticas e atracções que chamam a atenção. No entanto, nem todos os turistas têm os mesmos gostos, por isso vou dar-vos algumas outras recomendações, caso não queiram visitar o Southfork Ranch. Para ambos os planos, pode partir do centro de Dallas, logo após a excursão Bonnie and Clyde.

Visite o Dallas Arboretum and Botanical Garden: uma alternativa se não viu a série Dallas

Para além dos edifícios, arranha-céus e auto-estradas, Dallas esconde um belo espaço verde, o seu Arboretum e Jardim Botânico. Este local alberga cerca de 3.000 variedades de azáleas que florescem na primavera. Se viajar no outono, verá crisântemos por todo o lado.

Ao visitar o jardim, irá reparar que tem uma variedade de jardins e passeios. Recomendo que faça uma visita guiada para não perder todas as partes do jardim. Para lá chegar de transportes públicos, pode ir até à paragem de autocarro Commerce at Field - E - F e apanhar o autocarro 214.

Quando chegar à paragem de autocarro Garland at Whittier - N - NS, basta sair e caminhar dois minutos até ao jardim. Aconselho-o a comprar o seu bilhete com antecedência, pois por vezes pode ficar muito cheio, especialmente se houver uma celebração especial.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 15 euros.
  • Horário: Aberto diariamente das 9h às 17h.
  • Localização: 8525 Garland Rd, Dallas, TX 75218.

Reservar uma visita guiada ao Jardim Botânico de Dallas

Visite a Biblioteca Presidencial e o Museu George W. Bush

Outra atração turística popular é a Biblioteca e Museu Presidencial George W. Bush. Este sítio está localizado na Southern Methodist University. A partir do centro de Dallas, pode viajar até lá de autocarro.

A paragem mais próxima da universidade é a US 75 em Mockingbird - N - F5. Neste museu, pode desfrutar de diferentes experiências interactivas. Através delas, pode aprender sobre o antigo Presidente Bush e a sua família.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 15 euros.
  • Horário de funcionamento: aberto durante a semana das 9h às 17h. Nos fins-de-semana, está aberto a partir das 12 horas.
  • Localização: 2943 SMU Boulevard, Dallas, Texas 75205.

Reserve uma visita guiada privada à Biblioteca e Museu Presidencial George W. Bush

7. A noite está aqui! É a hora perfeita para um passeio pelos fantasmas e pubs de Dallas

Noite nublada no Ghost Tour| ©John Manard
Noite nublada no Ghost Tour| ©John Manard

Por volta das sete horas da noite, será hora do jantar. No entanto, isso não significa que o dia acabou. Uma boa maneira de continuar a desfrutar de Dallas é ir a um pub crawl onde se pode ouvir histórias de fantasmas. Desta forma, ficará a saber mais sobre as histórias assustadoras e aprenderá mais sobre esta cidade.

Nesta experiência, será guiado por um profissional que o levará num passeio a pé. Poderá entrar nos melhores pubs de Dallas, beber a sua bebida preferida e jantar. No total, há pelo menos quatro pubs que visitará. Este passeio pode demorar até três horas. Um desses pubs é o popular Green Door Public House.

Também passará pelo Main Street Garden, onde verá o globo ocular gigante onde ficava o primeiro arranha-céu de Dallas. Depois, passará pelo Majestic Theater, o hotel de luxo fundado por Karl Hoblitzelle. Diz-se que o seu fantasma assombra os terrenos do hotel.

Outra história assustadora é a da Lady White of Rock, que se diz ter morrido num lago e que agora assusta os condutores ao aparecer no meio das avenidas. Outras histórias que ouvirá incluem o sinal vermelho Pegasus, um símbolo icónico de Dallas. Finalmente, pode regressar ao seu hotel ou ao aeroporto. Note-se que o sistema de autocarros DART funciona até à meia-noite.

Reserve uma excursão fantasma e um pub crawl em Dallas.

O que levar na mala quando for a Dallas?

Fazer a mala| ©Craig Adderley
Fazer a mala| ©Craig Adderley

Para saber exatamente o que levar na mala quando se viaja para Dallas, é preciso ter em conta a época do ano. Por exemplo, de julho a setembro, as temperaturas são elevadas. Em média, rondam os 31°C, pelo que é melhor levar roupa leve que lhe permita divertir-se sem sentir demasiado calor.

É também importante usar protetor solar, especialmente durante estes meses. Se viajar em dezembro, janeiro ou fevereiro, é melhor levar roupa mais quente. Embora os Invernos em Dallas não sejam muito rigorosos, é melhor viajar com uma camisola quente e um guarda-chuva.

Como se pode deslocar utilizando os transportes públicos em Dallas?

Autocarros em movimento| ©Neuershausen
Autocarros em movimento| ©Neuershausen

Uma das vantagens de viajar para Dallas é que a cidade é servida pelo Dallas Area Rapid Transit. Este sistema de transporte tem linhas de autocarro, linhas de comboio e uma linha especial que liga o centro de Dallas a Fort Worth. Existe ainda um sistema de autocarros que transporta pessoas com deficiência em percursos curtos.

Para utilizar os autocarros, pode pagar um passe de ida de cerca de 2 euros. Se apanhar o comboio, pode pagar uma tarifa de ida e volta de cerca de 6 euros. Se quiser viajar até Forth, a tarifa será de cerca de 12 euros. As estações e paragens estão bem espalhadas pela cidade, pelo que pode facilmente encontrar o seu caminho procurando a sua rota no Google Maps.

Tem também a opção de descarregar a aplicação móvel GoPass para o seu telemóvel. Aí pode comprar os seus bilhetes e até poupar até 50%.