10 Coisas Para Fazer Em Toledo no Verão

Se for a Toledo no verão, recomendo-lhe que leia esta lista de planos para aproveitar ao máximo a cidade castelhana.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 Coisas Para Fazer Em Toledo no Verão

Vista de castillo en Toledo |© Alexander Awerin

Embora Toledo não tenha praias por ser uma cidade do interior, isso não significa que não valha a pena visitá-la nos meses de verão. Se vai à Cidade das Três Culturas nesta altura do ano e não sabe o que ver e fazer em Toledo, continue a ler.

Desde sessões de relaxamento em banhos árabes a passeios ao longo do rio Tejo, Toledo tem uma lista interminável de coisas para fazer nos meses de verão sem ter de sofrer com o calor.

1. Percorrer Toledo de autocarro

Autocarro vermelho na rua|©Alfredo Gutiérrez González
Autocarro vermelho na rua|©Alfredo Gutiérrez González

Toledo é uma bela cidade com uma riqueza de cultura, arte e história. Embora seja verdade que a melhor maneira de conhecer a cidade é a pé, no verão isso é um pouco difícil. Por isso, recomendo-lhe que faça as melhores excursões de autocarro turístico em Toledo.

Ao fazer uma excursão de autocarro com paragens gratuitas em Toledo, poderá entrar e sair em qualquer uma das paragens ao longo do percurso com total liberdade e independência.

O autocarro passa pelos principais pontos turísticos da cidade, como a Porta de Bisagra ou o Bairro Judeu. Do andar superior do veículo, é possível apreciar as vistas da cidade. Além disso, o percurso é completado com um audioguia através do qual poderá compreender cada um dos lugares e monumentos que vê.

Reservar uma excursão de autocarro por Toledo com paragens gratuitas

2. Visita aos banhos árabes de Toledo

Teto dos banhos árabes|©Enzo
Teto dos banhos árabes|©Enzo

Embora Toledo não tenha uma praia, isso não significa que não se possa dar um mergulho relaxante na cidade. Toledo conta com vários banhos árabes, que têm a sua origem na época da conquista árabe. Precisamente por esta razão, todos eles estão localizados na cidade velha.

Uma das mais famosas é a Medina Mudéjar Toledo. Com uma muralha islâmica do século XII, as suas cisternas e os azulejos que a decoram, uma visita a este Hammam transportá-lo-á para a Idade Média.

É o local perfeito para escapar ao calor do verão e, ao mesmo tempo, relaxar durante as suas férias. O estabelecimento dispõe de piscinas a diferentes temperaturas, bem como de um banho turco e de um pátio relaxante onde se pode tomar chá ou jogar uma partida de xadrez. Os Banhos Árabes Medina Mudéjar estão localizados na Plaza de Santa Eulalia 1, muito perto da Igreja Jesuíta e do Convento de Santo Domingo el Antiguo.

3. Percorrer a cidade com um passeio noturno

Vista nocturna de Toledo|©Juan Jose Revenga
Vista nocturna de Toledo|©Juan Jose Revenga

Se quiser passear pelas ruas de Toledo e não morrer com o calor, pode fazer este passeio noturno pela cidade. Trata-se de um passeio com um guia local, que lhe explicará as curiosidades dos diferentes locais que visitar.

Para além de se livrar do calor do verão, este passeio noturno permite-lhe ver a cidade de uma forma diferente, graças ao toque mágico das luzes da rua. Com esta excursão conhecerá as principais lendas da Cidade das Três Culturas, assim como histórias de magia e bruxaria, que irá adorar se for fã de fantasia.

Reservar uma visita nocturna a Toledo

4. Desfrutar de um passeio de barco

Barco no rio Savannah|©dirtsailor2003
Barco no rio Savannah|©dirtsailor2003

Que melhor altura do que o verão para desfrutar de um agradável passeio de barco. Esta atividade é ideal para os meses mais quentes e com ela poderá sair das fronteiras de Toledo e conhecer um dos municípios mais bonitos junto à cidade: Aranjuez. Os jardins de Aranjuez foram declarados Património da Humanidade pela UNESCO, pelo que se pode imaginar a grande beleza que os caracteriza.

O passeio de barco tem uma duração aproximada de 45 minutos. Durante a viagem, poderá ver os jardins da cidade e até desfrutar de uma bebida. O passeio inclui um guia turístico que explicará as curiosidades e a história deste lugar. Poderá também tirar uma fotografia com o capitão do barco e divertir-se com um jogo audiovisual de perguntas e respostas. Esta atividade é uma das melhores coisas para fazer com crianças em Toledo.

5. Visitar os parques de Toledo

Parque em Toledo|©Ana Villar
Parque em Toledo|©Ana Villar

Como o calor é muito forte na cidade de Toledo, uma das melhores coisas a fazer em Toledo no verão é apanhar ar à sombra das árvores e desfrutar da frescura da vegetação. Toledo tem muitos parques e a maioria deles tem terraços onde se pode tomar uma bebida.

Um dos parques mais importantes da cidade é o Parque de La Vega, que se encontra junto à Porta Bisagra e ao Hospital Tavera.

É uma das melhores coisas para fazer com crianças em Toledo, pois tem diferentes áreas de lazer e vários terraços.

O Parque de La Vega acolhe muitos dos eventos da cidade, tais como festivais de música, workshops, eventos desportivos e exposições temporárias. O parque alberga também a Casa del Corcho, uma casa do século XIX que é um claro exemplo de romantismo.

Outros parques de Toledo

  • O Parque das Três Culturas, assim chamado em honra da coexistência pacífica de judeus, cristãos e muçulmanos na cidade, é o maior parque de Toledo e tem todos os tipos de campos desportivos, desde paddle ténis a basquetebol e voleibol de praia. É o lugar onde as famílias passeiam e o lugar preferido dos toledanos para desfrutar do ar livre.
  • O Parque do Circo Romano é um lugar onde se pode respirar ar fresco e refugiar-se do calor enquanto se observam os imponentes restos arqueológicos do circo romano da cidade. Este circo foi construído durante o século I sob as ordens do imperador Octávio Augusto.
  • O Parque del Tránsito, situado no antigo bairro judeu da cidade, em frente à Sinagoga de Tránsito e ao Museu El Greco. A partir do parque é possível ver as vistas do rio Tejo, bem como a ermida da Virgen de la Cabeza.

6. Desfrute de um pôr do sol a partir de um dos melhores miradouros de Toledo

Pôr do sol a partir do miradouro|©Adrián Santos Martin
Pôr do sol a partir do miradouro|©Adrián Santos Martin

Quando o sol se põe, o calor diminui, o que faz com que seja o momento perfeito para desfrutar da grande beleza de Toledo. Por isso, recomendo que você visite alguns dos melhores mirantes da cidade. O mais famoso de todos é o Mirador del Valle, de onde se pode ver a muralha que rodeia a cidade.

O miradouro foi galardoado com o prémio para o Panorama Noturno Mais Bonito do Mundo e é um dos locais mais fotografados da cidade. No miradouro há um quiosque onde se pode comprar algo para beber enquanto se aprecia a vista.

Junto ao miradouro encontra-se a Ermida de Nuestra Señora del Valle, cuja peregrinação se celebra no dia 1 de maio. É possível chegar ao miradouro a pé ou de carro. No entanto, no verão é melhor evitar ir a pé, pois Toledo é uma cidade quente durante estes meses do ano.

Outros miradouros que vale a pena visitar em Toledo

Para além do Mirador del Valle, Toledo tem outros lugares impressionantes para apreciar as vistas da cidade. Um deles é o miradouro do hospital Virgen del Valle, menos conhecido que o anterior e que, por isso, proporciona maior tranquilidade.

Além disso, junto à zona de Cigarrales encontra-se o miradouro da ermida da Virgen de la Cabeza, de onde se pode ver a ponte de San Martín, a Catedral de Toledo e o Mosteiro de San Juan de los Reyes.

7. Fazer um percurso ao longo do rio Tejo

Rio Tejo, Toledo|©Laura Barrio
Rio Tejo, Toledo|©Laura Barrio

Se quiser fugir do calor, aproveite o rio Tejo para fazer caminhadas. Recomendo que faça este percurso logo pela manhã. O mais famoso é a Vuelta al Valle, um percurso de 6 km que se torna ainda mais bonito ao amanhecer.

Neste percurso, é possível desfrutar de vistas privilegiadas da cidade e dos seus principais monumentos, como a famosa ermida da Virgen del Valle. Começa-se na Ponte de Alcántara, que data do ano 866. A partir daqui, podemos ver o castelo de San Servando e os restos do Artificio de Juanelo.

Passaremos pela Ponte Nova, de onde se pode ver o Alcázar e os restos do convento de El Carmen. Continuamos o nosso percurso até à ponte sobre a ribeira de La Degollada e contornamos o Cerro del Bú, onde se encontra uma das jazidas arqueológicas mais importantes de Toledo.

Continuamos até à ermida da Virgen del Valle e desfrutamos das vistas privilegiadas do miradouro. A partir deste ponto, começa-se a descer até chegar à ponte de San Martín, onde se pode ver o Mosteiro de San Juan de los Reyes. Se atravessar a ponte, poderá terminar o percurso em grande, saltando da maior tirolesa urbana da Europa, que atravessa o Tejo de uma margem à outra.

8. Desfrutar de um concerto ao ar livre

Concerto ao ar livre à noite|©Mer_Olimpo
Concerto ao ar livre à noite|©Mer_Olimpo

No verão, Toledo acolhe uma variedade de concertos ao ar livre nos principais parques e praças da Cidade das Três Culturas. A maioria destes concertos faz parte da feira de Toledo, que se realiza nos meses de verão, por volta de agosto.

A inauguração do recinto da feira é o evento que dá início a esta festa e realiza-se na Plaza del Ayuntamiento (Praça da Câmara Municipal). A partir daqui, inicia-se um desfile de gigantes e cabeçudos acompanhado por bandas musicais. Também se pode desfrutar de uma prova de limonada gratuita e de diferentes concertos de artistas nacionais.

9. Aproveite ao máximo as Quintas-feiras do Património

O rio Tejo à noite|©Carlos Rubio
O rio Tejo à noite|©Carlos Rubio

De julho a setembro, Toledo celebra as Quintas do Património. São 10 quintas-feiras à noite, com acesso livre e guiado, onde se pode desfrutar dos diferentes espaços que compõem o centro histórico de Toledo.

Esta é, sem dúvida, uma óptima maneira de visitar locais sem ter de pagar entrada. Para além disso, também poderá ver monumentos que de outra forma não poderia visitar.

Entre os locais que fazem parte das Quintas do Património estão as Grutas de Hércules, um reservatório de água que foi construído durante a época romana para abastecer toda a cidade. Também poderá entrar nas Termas Romanas de Amador de los Ríos, que se encontram no subsolo da cidade e foram construídas em finais do século I.

Por outro lado, terá a oportunidade de visitar o Oratório de San Felipe Neri, o único espaço que resta atualmente do que foi a antiga igreja de San Juan Bautista, demolida no século XVIII.

10. Passeio noturno pelos barracões

Galpão em Toledo|©José María Andrés
Galpão em Toledo|©José María Andrés

Nesta ocasião, vou ao bairro dos Conventos de Toledo para propor um passeio noturno pelos seus barracões, uma das melhores coisas para fazer à noite em Toledo. Esta zona está localizada na parte norte da cidade velha e inclui todas as ruas e praças que outrora foram ocupadas por padres, freiras e diferentes membros da Igreja Católica.

Como se pode adivinhar, tem este nome devido ao grande número de conventos que alberga. Pode deixar o seu carro no Paseo del Recadero e atravessar a Puerta del Sol para entrar no bairro. A Puerta del Sol foi outrora a entrada para a medina e foi construída com objectivos defensivos.

Se há algo que caracteriza o bairro dos Conventos, são os seus barracões. Para chegar a eles, é preciso percorrer a rua Alfileritos, cujo nome deriva da tradição das jovens de Toledo de espetar alfinetes no corpo e na Virgem, na crença de que isso lhes proporcionaria um noivo adequado.

Muitos dos barracões do bairro conventual foram destruídos durante o reinado de Juana la Loca, que ordenou a demolição de todos os barracões que não fossem tão altos como um cavaleiro a cavalo. Pode ver-se o barracão do Convento de Santo Domingo el Real, bem como o da Calle Colegio de Doncellas.

Temperaturas de verão em Toledo

Parque aquático em Toledo|©Eduma Agrupación Deportiva
Parque aquático em Toledo|©Eduma Agrupación Deportiva

O clima de Toledo é mediterrânico, pelo que os verões são muito quentes. Em termos de temperaturas, tendem a ser semelhantes às de Madrid, embora um pouco mais elevadas. O mês mais quente do ano em Toledo é julho, quando a temperatura média ronda os 27°C. As temperaturas mais elevadas durante esta estação atingem os 41 graus ao meio-dia. No que diz respeito à precipitação, raramente chove na cidade durante o verão, embora possa ocorrer uma trovoada ocasional em junho.