Toledo em 3 Dias: um guia para aproveitar ao máximo sua visita

Toledo é um dos melhores destinos turísticos da região central de Espanha. Exatamente por isso, é bom conhecer as actividades que tem para ver e fazer durante uma escapadela de fim de semana ou numa das mais belas cidades medievais do país.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

Toledo em 3 Dias: um guia para aproveitar ao máximo sua visita

Vista de la ciudad de Toledo |©Desire Wu

Toledo tem uma localização muito favorável quando se trata de analisar a sua proximidade com outras grandes cidades. É muito fácil chegar de carro a partir de Madrid e, por isso, muitas das melhores coisas para ver e fazer em Toledo foram concebidas para viagens curtas. Isto é para aqueles que têm uma pequena pausa da cidade grande durante um fim de semana ou parte das suas férias de trabalho.

Com isto em mente, sugiro que continue a ler para ter uma melhor ideia do tipo de coisas que pode desfrutar durante 72 horas nesta pitoresca cidade. Na verdade, já tratei da logística para que possa ver o maior número possível de atracções da forma mais favorável possível.

Dia 1: Maravilhe-se com os grandes tesouros de Toledo

Alcázar de Toledo|©faustonadal
Alcázar de Toledo|©faustonadal

Toledo é conhecido em Espanha como um dos destinos turísticos que melhor conserva a sua essência medieval e, por isso, possui um grande número de atracções arquitectónicas que o tornam uma paragem imperdível num passeio por Castilla-La Mancha.

Por esta razão, planeei o primeiro dia da sua viagem para se concentrar em explorar os monumentos e edifícios mais importantes da cidade. Tenha em mente que, para isso, não precisará de um carro e não andará muito para voltar ao seu hotel. Isto desde que esteja alojado no centro histórico de Toledo.

Fazer um tour de 3 culturas

Uma óptima maneira de começar o seu primeiro dia em Toledo é participando num passeio conhecido como o Passeio das Três Culturas. Basicamente, esta é uma atividade guiada que normalmente dura cerca de duas horas em que um especialista na cidade leva um pequeno grupo de pessoas a 3 igrejas que representam o Judaísmo, o Islão e o Cristianismo. Estas foram as religiões que no seu tempo estabeleceram as regras culturais e sociais desta cidade.

A mesquita do Cristo de la Luz, a igreja de Santo Tomé e a sinagoga de Santa María la Blanca são normalmente os locais escolhidos para esta visita. Ao mesmo tempo, é preciso ter em conta que este passeio é considerado um dos melhores passeios em Toledo e pode perfeitamente ser algo que se faça antes ou depois do pequeno-almoço.

Desfrute de um passeio de 3 culturas

Continue o dia com uma visita guiada ao Alcazar de Toledo

Quando tiver terminado o passeio, ainda terá muitas outras atracções para explorar em Toledo e uma visita guiada ao Alcazar seria uma forma segura e apropriada de continuar a sua visita histórica à cidade. É, sem dúvida, a construção mais representativa de toda a cidade e é uma fortificação civil e militar situada numa das partes mais altas da cidade. Está situado numa pitoresca e bela colina.

Uma visita guiada ao Alcázar de Toledo dura normalmente uma hora e 30 minutos no máximo e é uma oportunidade ideal para compreender exatamente a importância deste local e não perder nenhum detalhe sobre o passado desta construção. Lembre-se de que este local também abriga o Museu Nacional do Exército, razão pela qual encontrará impressionantes colecções de armaduras e relíquias militares associadas à história espanhola.

  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias da semana, exceto às quartas-feiras, das 11h às 17h.
  • Preços: a visita guiada custa aproximadamente 16 euros por pessoa.
  • Localização: C. de la Union, s/n, 45001 Toledo, Espanha.

Não se esqueça de visitar a Catedral de Toledo

Depois de uma visita guiada ao Alcázar de Toledo , não deve perder a oportunidade de fazer também uma visita guiada à catedral. Ambos os locais estão muito próximos um do outro e vale a pena visitá-los com um especialista que lhe contará todos os factos que deseja saber sobre um dos edifícios católicos mais importantes de Espanha.

Este tipo de visita também costuma durar em média uma hora e uma das suas grandes vantagens é que se evitam as filas e se passa por cada um dos locais obrigatórios da Catedral de Toledo. Isto significa que verá todos os vitrais que adornam as naves, também o ostensório, o retábulo-mor, as salas da sacristia e também um pequeno museu com obras de alguns dos artistas italianos espanhóis que contribuíram para a coleção de arte desta famosa catedral.

Se está preocupado com a acumulação de preços para uma visita à Catedral de Toledo, deve saber que por cerca de 25 euros o custo desta visita guiada já inclui a taxa de entrada e os impostos para a entrada neste património histórico nacional.

  • Horário de funcionamento: aberto das 10:00 às 18:00 todos os dias da semana, exceto aos domingos em que abre às 14:00 horas.
  • Preços: a visita guiada custa cerca de 25 euros por pessoa.
  • Localização: Calle Cardenal Cisneros, 1, 45002 Toledo, Espanha.

Visita guiadaà catedral

Assistir ao pôr do sol nas margens do rio

Depois de ter visitado as atracções mais importantes da cidade, é importante que também tenha um momento de relaxamento e diversão com a sua família. Por esta razão, seria uma boa ideia ir até às margens do rio Tejo e lá esperar pelo pôr do sol enquanto os mais pequenos brincam, no caso de viajar com eles

Esta é, de facto, uma das melhores actividades para fazer em Toledo com crianças e é, sem dúvida, uma boa maneira de dizer adeus à noite do seu primeiro dia na cidade.

Jantar com vinhos de produção local

Muitas pessoas não sabem, mas Castilla-La Mancha é uma das regiões vinícolas mais importantes de Espanha. De facto, em termos de volume de produção, é uma das regiões mais rentáveis do mundo, razão pela qual é uma boa ideia desfrutar de um jantar acompanhado por vinhos produzidos localmente.

Tenha em mente que esta é uma das melhores coisas a fazer numa visita a Toledo no Natal, uma vez que lhe permitirá partilhar as festividades de uma forma tradicional. Aconselho-o a optar por qualquer um dos restaurantes do centro histórico que oferecem as melhores propostas gastronómicas e que são os que estamos habituados a atender às necessidades dos turistas.

Dia 2: Foco na história da cidade

Balão sob o céu cor de laranja|© Ali Abdul Rahman
Balão sob o céu cor de laranja|© Ali Abdul Rahman

Para o segundo dia da sua visita a Toledo, há ainda muitos outros sítios para ver. De facto, com os locais que viu no primeiro dia, não conseguirá ter uma verdadeira noção da importância histórica desta cidade, pois terá perdido muitas das suas atracções turísticas.

Por esta razão, agrupei outros locais que o manterão entretido durante o seu segundo dia na cidade e que não deve perder. Pelo menos se quiser regressar a casa com a sensação de ter visto uma boa parte de Toledo em todo o seu esplendor.

Começar o dia com um passeio de balão de ar quente

O balão de ar quente é uma experiência especial em todo o mundo e quando se tem a oportunidade de sobrevoar a cidade em que se está, tudo se torna ainda mais incrível. Por esta razão, um passeio de balão de ar quente sobre Toledo é a melhor maneira de começar o seu segundo dia, pelo menos se o seu orçamento e tempo o permitirem.

Tenha em mente que o passeio de balão de ar quente em Toledo é uma alternativa turística que não inclui o pequeno-almoço, apesar do seu elevado custo que normalmente excede os 100 euros por pessoa. Por esta razão, é uma boa ideia tomar o pequeno-almoço diretamente no seu alojamento, se estiver incluído, ou tomá-lo logo após a atividade. Isto dar-lhe-á a energia necessária para enfrentar o resto do itinerário.

Passeio de balão de ar quente sobre Toledo

Visitar as Termas Romanas e o Museu da Santa Inquisição

As Termas Romanas são ruínas subterrâneas que pode visitar assim que se interessar por este tipo de ambiente. Ao mesmo tempo, a um par de ruas deste local encontra-se o Museu da Santa Inquisição. Toledo desempenhou um papel fundamental neste período negro da história espanhola, razão pela qual esta instituição se dedica à análise histórica e cultural deste período medieval.

A Câmara Municipal de Toledo e o campus da Universidade de Toledo são outros locais que pode visitar quando percorrer esta área. Se estiver interessado em ter acesso gratuito ou barato a muitos destes locais, seria aconselhável comprar uma Pulseira de Toledo, que funciona como um passe turístico dentro da cidade.

O Museu Templário também está localizado nesta secção da cidade e uma visita guiada é um plano que posso recomendar para esta parte do seu dia, se não estiver interessado nestes outros locais de interesse turístico.

Passear pelo bairro judeu de Toledo e visitar o Museu Sefardita

No bairro judeu de Toledo encontrará várias relíquias históricas do período em que a sociedade sefardita teve a oportunidade de prosperar numa nação que era tradicionalmente hostil a outras religiões que não o catolicismo. O Arquillo del Judío, os restos arqueológicos da Sinagoga Sofer, a Sinagoga Tránsito e a Casa del Judío são apenas alguns dos locais que pode visitar nesta zona da cidade.

De facto, neste bairro situado no canto sudeste do centro histórico de Toledo, encontrará também um museu dedicado à história sefardita nas mesmas instalações da Sinagoga Tránsito. Não é o único do género em Espanha, mas é, sem dúvida, uma instituição a não perder quando se explora esta zona da cidade.

De facto, o Bairro Judeu é uma parte tão importante da história da cidade que é também uma paragem imperdível numa viagem de dois dias a Toledo.

Paragem no Museu El Greco

No final do seu segundo dia, provavelmente estará cansado de visitar monumentos e edifícios históricos importantes. No entanto, o Museu El Greco fica demasiado perto do bairro judeu para que perca a oportunidade de o visitar.

Embora o artista grego não seja originário de Toledo , viveu aqui durante muito tempo. É por isso que este sítio tem uma coleção significativamente grande das suas obras que marcam a essência da arte espanhola entre os séculos XVI e XVII.

Tenha em conta que esta é uma das melhores coisas para fazer em Toledo durante o verão, pois é uma fuga segura e divertida das altas temperaturas que definem Castela-La Mancha durante os meses mais quentes do ano.

  • Horário de funcionamento: aberto das 9h30 às 17h. Encerra às segundas-feiras e aos domingos abre às 10h00.
  • Preços: a entrada é gratuita aos sábados e domingos a partir das 14 horas e nos restantes dias a entrada geral custa 3 euros.
  • Localização: P.º del Tránsito, s/n, 45002 Toledo, Espanha.

Terminar o dia percorrendo as portas da cidade amuralhada

Finalmente, para a parte nocturna do seu segundo dia, também precisa de ter algo divertido para fazer. Por isso, sugiro-lhe que dê um passeio pelas famosas portas do que outrora foram as muralhas que davam acesso aos visitantes da cidade.

Esta é uma das melhores coisas para fazer em Toledo à noite, devido à bela iluminação que foi criada pela Câmara Municipal para estas estruturas históricas e, sem dúvida, a Puerta de Bisagra é a mais importante de todas. A Puerta de Alfonso VI, a Puerta del Sol e a Puerta del Cambrón são também outras que devem fazer parte do seu passeio, desde que seja algo que lhe interesse e se adapte à sua energia.

Dia 3: Despedir-se de Toledo em condições

Ponte de Alcántara|©Alvaro Moreno
Ponte de Alcántara|©Alvaro Moreno

Quando começar o terceiro dia da sua viagem a Toledo, já terá visto grande parte das atracções turísticas da cidade, pelo que poderá dedicar-se a desfrutar de outros locais que não costumam estar na lista de visitas obrigatórias de quem vem a esta bela cidade em busca de história medieval.

Começar o dia com um passeio pelo Caminho Ecológico de Toledo

O caminho ecológico de Toledo é o nome que a Câmara Municipal criou para toda a margem do rio Tejo , desde o extremo oriental até ao extremo ocidental do centro histórico. Por isso, um passeio por este local pode ser uma boa forma de aproveitar a manhã.

Recomendo que comece a sua caminhada na ponte de San Martín para que chegue diretamente à sua próxima paragem depois de ter percorrido toda a extensão do caminho.

Ir até à ponte de Alcántara e desfrutar do Paseo del Miradero

Quando chegar à Ponte de Alcántara, encontrará uma das construções mais antigas e representativas da cidade. Outro lugar que não deve perder é o Palácio de Congressos de Toledo, que também se encontra a poucos metros do Paseo del Miradero.

Este último espaço público permitir-lhe-á desfrutar de uma vista privilegiada e panorâmica da parte mais nova da cidade e, para muitos, é uma das imagens mais bonitas de Toledo.

Faça um passeio de autocarro se sentir que faltou algum lugar para ver

Se nesta altura da sua viagem sentir que perdeu alguns lugares para ver ou ver de longe, então é recomendado que participe nas excursões de autocarro Hop On Hop Off de Toledo.

Trata-se de veículos turísticos que o levam por toda a cidade, para que possa aproximar-se o mais possível de cada uma das atracções turísticas , enquanto um guia ou um audioguia lhe fala sobre aspectos históricos da comunidade. Note-se que esta é uma atividade que dura apenas cerca de 50 minutos.

Reserve a sua excursão de autocarro em Toledo

Ir a Aranjuez para um passeio de barco pelos seus famosos jardins

Quando tiver almoçado em Toledo e saído do autocarro, já não terá muitos lugares para ver ou estará um pouco cansado de andar por toda a cidade.

É por isso que recomendo que o seu último plano para esta cidade seja fazer uma pequena viagem até à comunidade vizinha de Aranjuez para participar num passeio de barco pelo famoso Jardim do Príncipe.

Tenha em conta que este lugar é tão importante que foi declarado paisagem protegida pela Unesco e, sem dúvida, é um plano que completaria perfeitamente a sua viagem a uma das zonas mais bonitas de Espanha.