Melhores Passeios Noturnos em Sevilha

Passear pelo bairro antigo da capital andaluza é sempre uma boa ideia. Sobretudo se o fizer depois do pôr do sol.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 9 minutos

Melhores Passeios Noturnos em Sevilha

Sevilha, Torre de Oro | ©Avinash Bhat

Quando a noite cai, Sevilha transforma-se numa cidade de conto de fadas. Passear pelas suas ruelas é como fazer uma viagem no tempo. Sentir-se-á como se estivesse no Século de Ouro, quando Sevilha era o centro do comércio com a América. Depois do pôr do sol, os monumentos brilham no escuro e as águas do Guadalquivir reflectem a luz. Já imaginou que lhe contam histórias enquanto passeia pela capital andaluza à noite? Sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Sevilha à noite é uma visita guiada e estas são as melhores.

1. Visita nocturna de Sevilha com espetáculo de flamenco

Praça de Espanha| ©Guzmán Lozano
Praça de Espanha| ©Guzmán Lozano

Começamos com um percurso clássico que passa por alguns monumentos e pontos de interesse antes de terminar num tablao. Como é habitual, estes percursos centram-se nos arredores do Palácio de San Telmo e incluem as seguintes etapas:

  • Plaza de España, a joia de Aníbal González. Ocupa uma área de 50.000 metros quadrados e é dominada por um palácio de estilo regionalista. Na parte inferior, os azulejos representam as províncias espanholas e um canal navegável percorre todo o perímetro da praça. Este lugar maravilhoso tem sido utilizado como cenário para o grande e pequeno ecrã; filmes ("O Ditador", "Lawrence da Arábia", "Guerra das Estrelas: Ataque dos Clones", etc.) e séries ("Game of Thrones") foram filmados aqui.
  • Torre del Oro, uma torre de vigia construída no período almóada. Delimitava o acesso ao antigo porto de Sevilha.
  • Parque María Luisa. O jardim mais bonito da cidade está situado a dois passos da Praça de Espanha e é um verdadeiro oásis de paz. Contém lagos, fontes, monumentos e o Museu Arqueológico. Tem a assinatura do jardineiro francês Jean-Claude Nicolas Forestier, que também projectou o Monte Gurugú, uma réplica em miniatura da montanha com o mesmo nome em Melilla. É uma homenagem aos mortos da guerra do Rif. Do cimo do monte desfruta-se de uma das melhores vistas de Sevilha.
  • A Praça da América, um espaço elegante no interior do parque. Um lago com nenúfares enquadra um pavilhão da Exposição Ibero-Americana de 1929, que atualmente alberga o Museu de Artes e Costumes Populares.
  • Casino de la Exposición, um pequeno palácio construído pelo arquiteto valenciano Vicente Traver y Tomás em estilo neo-barroco. Atualmente acolhe exposições de arte e actividades culturais.

Como já deve ter percebido, estes passeios centram-se no legado da Exposição Ibero-Americana de 1929, um evento que mudou a face de Sevilha. Depois do passeio, o guia levá-lo-á a um tablao de flamenco onde poderá apreciar as actuações dos dançarinos. Estas visitas incluem geralmente uma bebida e uma ou mais tapas.

  • Duração: mais de 3 horas
  • Preço: a partir de 50 euros

Reserve o seu bilhete para um espetáculo de flamenco em Sevilha

2. Visita nocturna a Triana

À noite, junto à Capilla del Carmen em Triana| ©wally nelemans
À noite, junto à Capilla del Carmen em Triana| ©wally nelemans

Triana é o bairro mais famoso e pitoresco de Sevilha. Está situado nas margens do Guadalquivir e a sua história está ligada tanto ao rio como às explorações marítimas.

Foi sede de uma Escola de Marinheiros que formou as tripulações que navegaram para a América. Por exemplo, a famosa volta ao mundo de Magalhães e Elcano partiu daqui.

Triana é muitas coisas: berço do flamenco, sede da primeira indústria aeronáutica espanhola, centro da Inquisição e, sobretudo, um bairro com identidade própria.

Uma visita nocturna permite-lhe ver os seus monumentos iluminados pelos candeeiros de rua e, com um pouco de sorte, pela luminescência da lua cheia. Os itinerários costumam ter as seguintes etapas:

  • Capilla del Carmen, um ícone do bairro. Situa-se junto à ponte Isabel II e tem a alcunha de "el mechero" (o isqueiro) devido à sua semelhança com os antigos isqueiros. O projeto é da autoria de Aníbal González, o mesmo arquiteto que concebeu um dos monumentos imperdíveis de Sevilha, a Plaza España.
  • Castillo de San Jorge, um bastião defensivo que se tornou o centro da Inquisição de Sevilha. Atualmente, alberga um museu dedicado à repressão religiosa.
  • Patio de Monipodio, uma casa na esquina da Calle Troya com a Calle Betis. Miguel de Cervantes "utilizou-o" como cenário para o seu romance "Rinconete y Cortadillo".
  • Capilla de los Marineros (Capela dos Marinheiros), o templo que alberga a Virgen de la Esperanza de Triana. Para além da figura de Maria, a capela é conhecida pelo seu teto de pinho vermelho ricamente decorado.
  • Cava de los gitanos, atual Calle Pagés del Corro. Foi o lar de uma grande comunidade cigana e considera-se que o flamenco nasceu nesta zona da cidade.
  • Ponte Isabel II, a elegante ponte pedonal construída pelos engenheiros franceses Steinacher e Bernadet. Foi a primeira ponte a atravessar o Guadalquivir.

Triana é bela e, ao cair da noite, ganha um toque mágico. Aproveite a oportunidade para ouvir as explicações do guia e tirar fotografias sugestivas. Atenção: estas excursões não incluem normalmente comida e bebida. Se parar para tomar uma bebida, é por sua conta.

  • Duração: cerca de 2 horas
  • Preço: entre 10 € e 5 €.

Reservar uma visita guiada a Triana

3. Visita nocturna à Catedral

Catedral de Sevilha à noite| ©Gilberto Mendes
Catedral de Sevilha à noite| ©Gilberto Mendes

Sabias que a Catedral de Sevilha é a maior catedral gótica do mundo? Foi construída em várias fases e é um verdadeiro símbolo da cidade, juntamente com a Giralda, a torre sineira que lhe está anexa. Se o exterior já é uma joia por si só, no interior há muito mais para descobrir...

Para além dos túmulos de Cristóvão Colombo e de outros reis e aristocratas, verá inúmeros altares, capelas e esculturas moldadas pelos melhores artistas da época. As visitas nocturnas incluem frequentemente um passeio por baixo do convés. Terá uma vista panorâmica da Catedral e descobrirá as histórias das pessoas que a construíram.

Tenha em atenção que o templo é muito concorrido e as visitas guiadas esgotam rapidamente. Recomendo que reserve os seus bilhetes com antecedência. Para mais informações, recomendo a leitura do post como visitar a Catedral de Sevilha e a Giralda.

  • Duração: 1 hora e meia
  • Preço: cerca de 20 euros.

Reserve a sua visita à Catedral de Sevilha

4. Visitas nocturnas ao Real Alcázar de Sevilha

Praça do Triunfo e Real Alcázar de Sevilha| ©mbell1975
Praça do Triunfo e Real Alcázar de Sevilha| ©mbell1975

Muito antes da Reconquista, o califa de Córdova Abderrahman III ordenou a construção de uma fortaleza sobre os alicerces de um edifício romano: assim nasceu o Real Alcázar de Sevilha.

O edifício foi ampliado e modificado tanto pelos seus sucessores como pelos reis cristãos e, atualmente, apresenta cinco estilos diferentes: mudéjar, gótico, maneirista, renascentista e barroco.

O Real Alcázar de Sevilha é a residência real mais antiga em uso na Europa. Está situado no coração da cidade, a dois passos do Palácio de San Telmo e da Catedral de Santa María. A sua principal atração é o Palácio de Pedro I, um conjunto de salas, jardins e corredores para uso exclusivo do monarca. Outros destaques são a Casa de la Contratación, o Cuarto Real Alto (residência oficial dos Reis) e o Palácio Gótico, entre outros.

As visitas nocturnas são normalmente dramatizadas e giram em torno do pintor Bartolomé Esteban Murillo. Foi o mestre do claro-escuro e das técnicas tenebristas, que aprendeu com os artistas flamengos, Velázquez e o Renascimento italiano. Viveu a maior parte da sua vida em Sevilha, e o Real Alcázar alberga uma das suas pinturas: São Francisco Solano e o Touro.

A exposição começa com a representação de um jovem Murillo que chega ao Palácio do Rei D. Pedro depois de ter sido rejeitado de um navio com destino às Américas. A partir daí, toda a história se desenrola. As visitas nocturnas realizam-se ao fim de semana e destinam-se a grupos com um máximo de 45 pessoas.

  • Duração: 1 hora e meia
  • Preço: cerca de 15 euros.

Reserve o seu bilhete para o Real Alcázar de Sevilha

5. Passeio noturno em Santa Cruz

Interior da Igreja de Santa María la Blanca| ©Thomas The Baguette
Interior da Igreja de Santa María la Blanca| ©Thomas The Baguette

Antes do edito de Granada e da posterior expulsão dos sefarditas, o bairro de Santa Cruz era o bairro judeu de Sevilha. Nestas ruas, o tempo parece ter parado e, se as visitarmos depois do pôr do sol, desfrutaremos ainda mais do seu ambiente descontraído. Os percursos noturnos permitir-lhe-ão descobrir os recantos e monumentos mais importantes:

  • Igreja de Santa María la Blanca, uma das igrejas mais bonitas de Sevilha. Embora o exterior seja bastante simples, por detrás do limiar esconde-se um interior maravilhoso. A sua abóbada ricamente decorada é espetacular, tal como a figura de Nuestra Señora de las Nieves (Nossa Senhora das Neves).
  • Praça de Santa Cruz, o lugar que dá nome ao bairro. Neste mesmo local existia uma sinagoga.
  • Calle del Agua, uma rua que leva o nome de um antigo aqueduto.
  • Jardins de Murillo. Até 1862 faziam parte dos Alcázares Reais de Sevilha, e atualmente são um dos lugares mais atraentes da capital andaluza. Passeia-se sob laranjeiras, ficus e magnólias.
  • Calle Fabiola e os restos das antigas muralhas da cidade.
  • Praça da Alfalfa, o coração da Sevilha romana. Aqui encontrará alguns dos melhores bares de tapas da cidade.

Mais do que uma grande cidade, esta parte de Sevilha faz lembrar uma aldeia andaluza com as suas ruelas típicas ladeadas de laranjeiras.

O guia contar-lhe-á as histórias ligadas ao bairro e a lenda da Susona, uma mulher judia conhecida pela sua grande beleza. As visitas começam normalmente em frente à Casa de la Memoria, um centro cultural que acolhe espectáculos e exposições de flamenco (Calle Cuna 6).

  • Duração: aproximadamente 2 horas
  • Preço: cerca de 10 euros.

6. Visita nocturna à Sevilha paranormal

Passeio pelos antigos armazéns de Vilima| ©PaseoSevilla
Passeio pelos antigos armazéns de Vilima| ©PaseoSevilla

O centro da capital andaluza concentra os principais mistérios da cidade. Nestas ruas, os fantasmas e os mistérios são mais comuns do que se pensa e, graças a estes itinerários, descobrir-se-á um lado diferente de Sevilha. Os itinerários param em todas ou algumas das seguintes atracções:

  • Restaurante Fantasma, Triângulo das Bermudas de Sevilha. Os aparelhos electrónicos deixam de funcionar e alguns objectos mudam de lugar sem razão aparente. O guia irá contar-te todos os acontecimentos aterradores deste lugar.
  • Facultad de Bellas Artes, a antiga Casa Profesa de la Compañía de Jesús, no coração da cidade velha. Há alguns anos, alguns empregados de limpeza notaram que algo de estranho se passava aqui...
  • Hospital de las 5 llagas, sede do Parlamento da Andaluzia. Os deputados não são os únicos a percorrer os seus corredores...
  • Antigos armazéns Vilima, um ícone da cidade que nunca mais foi o mesmo depois de um incêndio devastador. Estão situados na Calle Lagar, a pouca distância das Setas de Sevilha. A propósito, do cimo do edifício desfruta-se de uma das melhores vistas da capital andaluza.
  • Cuna maldita, uma pequena cama onde não se deixaria o filho nem por um minuto.
  • Instituto Britânico, a academia no coração do bairro de Santa Cruz. Há alguns anos, durante as obras de renovação, foram encontrados os restos mortais de uma rapariga e um candelabro de bronze.
  • Casa de las Sirenas, uma mansão romântica na Alameda de Hércules. Uma alma perdida ainda desfruta dos seus elegantes quartos.
  • Plaza San Leandro, um recanto urbano tranquilo com uma fonte conhecida como Pila del Pato (Bacia do Pato)
  • Casa Fabiola, um palácio do século XVI que alberga o Museu de Bellver, uma coleção de mais de 500 obras de vários artistas. Quem trabalha aqui vê frequentemente fenómenos inexplicáveis?

Para além das explicações de um guia experiente, os percursos incluem frequentemente imagens e áudios gravados nesses mesmos locais. Desta forma, pode mergulhar nas histórias e desfrutar ainda mais da visita. As visitas começam normalmente num local central, como a Plaza de la Encarnación ou a Plaza del Triunfo.

  • Duração: entre 1,5 e 2 horas.
  • Preço: cerca de 15 euros

Por que vale a pena visitar Sevilha à noite?

Ruas de Sevilha à noite| ©Jaybee Bondoc
Ruas de Sevilha à noite| ©Jaybee Bondoc

Talvez sejam os reflexos no rio ou talvez seja a silhueta da Giralda iluminada em amarelo. Uma coisa é certa, Sevilha é ainda mais bonita à noite. Os seus monumentos brilham no escuro, criando um cenário romântico de rara beleza.

Além disso, pode ser uma opção ideal se visitar a cidade no verão. Durante o dia, as temperaturas atingem frequentemente os 40 graus Celsius e torna-se difícil caminhar.

Até que horas funcionam os transportes públicos em Sevilha?

Metro de Sevilha| ©Patrick1977Bln
Metro de Sevilha| ©Patrick1977Bln

Depende do dia e do meio de transporte. O Metro de Sevilha é uma opção fácil e económica. Não se pode errar: tem apenas uma linha. O preço de um bilhete simples depende das secções e varia entre 1,35 e 1,8 euros. Quanto ao horário, funciona da seguinte forma:

  • das 6:30 às 23:00 (de segunda a quinta-feira)
  • das6:30 às 2:00 (sextas-feiras e vésperas de feriados)
  • das7h30 às 2h00 (sábados)
  • das 7:30 às 23:00 (domingos e feriados)

Os autocarros de Sevilha são geridos pela empresa TUSSAM. Tem dezenas de linhas que operam em diferentes horários. Geralmente começam por volta das 5:00 e terminam à meia-noite, embora haja excepções.

Recomendo-te que dês uma vista de olhos no sítio Web oficial. Para mais informações, recomendo-te que leias o post sobre como te deslocares em Sevilha.