Visita a Alcazar de Sevilha
O Alcázar de Sevilha é uma das suas grandes jóias: aproveite a sua viagem e conheça-o por dentro, comprando bilhetes ou reservando uma visita guiada.
Entrar no Alcázar de Sevilha é um deleite para os olhos: a sua beleza está mais do que à altura do resto dos monumentos e bairros de Sevilha e, embora o seu nome não ressoe tanto como a Giralda ou a Torre del Oro, o Alcázar é uma paragem obrigatória na sua viagem.
Bilhetes para o Alcázar de Sevilha
Acesso seguro a um dos monumentos mais importantes de Sevilha
Poupe tempo e dinheiro comprando os seus bilhetes com antecedência e divirta-se a explorar o Alcázar de Sevilha. Passeie por todas as salas e admire os diferentes estilos que tornam este complexo palaciano tão especial.
Um dos pontos turísticos obrigatórios da capital andaluza. O Real Alcázar de Sevilha é uma obra arquitetónica que recebe milhões de turistas todos os anos e que recomendo que visite se estiver de passagem pela cidade. Reserve os seus bilhetes com antecedência e evite filas e esperas desnecessárias.
Este palácio tem características de diferentes períodos históricos: islâmico, mudéjar, renascentista, gótico e barroco. Uma autêntica joia arquitetónica declarada Património da Humanidade pela UNESCO no final da década de 1980. É composto por três palácios e é atualmente o único recinto que ainda funciona como residência da realeza espanhola.
Recomendado se... vai visitar Sevilha e quer garantir o acesso a um dos emblemas da cidade sem ter de se preocupar com nada.
Que tipos de bilhetes estão disponíveis para visitar o Alcázar de Sevilha?
A visita ao Alcázar é obrigatória em Sevilha e é comum encontrar bilhetes combinados para o Alcázar e uma visita guiada ou outra atividade, como a visita à Catedral ou à Giralda.
Também pode comprar os bilhetes na bilheteira ou online. Aconselho a segunda opção, para não correr o risco de ter de ficar muito tempo na fila ou mesmo de ter de voltar noutro dia. Garanta o seu acesso a este maravilhoso monumento e explore a história da Andaluzia e de Espanha em cada uma das suas salas.
Entrada e visita guiada ao Alcázar de Sevilha
O Alcázar de Sevilha está localizado no centro histórico da cidade e visitá-lo é uma atividade essencial na sua visita à cidade de Sevilha. A opção de fazer uma visita guiada a este palácio e aos seus jardins é a mais conveniente se quiser conhecer em profundidade a história e os detalhes arquitectónicos escondidos em cada um dos seus recantos.
Em que consiste esta visita
Os pormenores são os seguintes: a duração da visita é de 1 a 2 horas e o preço ronda os 34 euros. Para garantir o seu lugar, deve reservar online e, uma vez escolhido o dia em que quer fazer esta visita guiada ao Alcázar de Sevilha, receberá um e-mail informando-o do horário, ponto de encontro e outras instruções.
Além disso, será acompanhado por um guia profissional durante toda a visita, que poderá responder a quaisquer perguntas que possa ter.
Lembre-se, com ou sem visita guiada, compre os seus bilhetes em linha. Esperar na fila da bilheteira ao sol é um sacrifício e não garante a entrada no dia.
Entrada e visita guiada ao Alcazar, à Catedral e à Giralda
A Catedral de Sevilha e a sua famosa torre, a Giralda, são atracções fundamentais para os visitantes da cidade. Se quiser vê-los todos, recomendo que faça uma visita guiada que combine o Alcázar, a Catedral e a Giralda, pois são uma referência em termos de arquitetura e riqueza cultural, não só na Andaluzia, mas em toda a Espanha.
Em que consiste este passeio
O preço é de 58 € e a duração total da visita guiada a estes dois monumentos é de cerca de três horas e meia. Evitará as filas de espera na entrada, entrando diretamente com o seu guia especializado e o resto do grupo.
Pode reservar o seu lugar online e escolher o dia e a hora que mais lhe convém para a sua visita. Recomendo que escolha de manhã cedo para fugir ao calor e evitar as multidões aos fins-de-semana. A visita inclui os bilhetes para o Alcazar, a Catedral e a subida à torre da Giralda.
Qualquer amante da arte e da história islâmica e cristã ficará fascinado com esta visita aos monumentos mais not áveis e visitados de Sevilha.
Visita guiada ao Alcázar de Sevilha para pequenos grupos
Se é fã de visitas guiadas ou está particularmente interessado na história da cidade de Sevilha e no seu legado mouro, esta visita guiada ao Alcazar para pequenos grupos vale bem a pena. O preço de 40 € é muito semelhante a uma visita guiada normal e a diferença é que estará num grupo de não mais de 20 viajantes; isto permitir-lhe-á sentir-se mais confiante com o seu guia e mais confortável ao percorrer o Alcazar.
Em que consiste esta visita
Para além dos serviços de um guia profissional, o preço inclui a entrada sem filas. Por outras palavras, não terá de esperar na longa fila da bilheteira, mas encontrará o seu guia no exterior e entrará diretamente. Depois de reservar online e de escolher o dia da visita, será informado do ponto de encontro e da hora.
Esta visita abrange a história deste enclave, mas também informações sobre a arquitetura do local (com influências árabes, renascentistas e barrocas) e sobre as salas que serviram de cenário à popular série Game of Thrones. Pode reservar este passeio em inglês ou espanhol e dura cerca de uma hora e meia.
O que é que eu vou ver no Alcázar de Sevilha?
Muitas pessoas comparam o Alcazar de Sevilha com a Alhambra em Granada, não em termos de importância ou tamanho, mas em termos de estilo. Certamente, depois de visitar ambos os locais, verá muitas semelhanças entre os dois, pois ambos estão entre os palácios mais antigos de Espanha e também têm em comum a decoração mourisca e andaluza.
Para tirar o máximo proveito do Alcázar de Sevilha, a minha primeira recomendação é que faça uma visita guiada ou faça uma pequena pesquisa sobre o que vai encontrar no interior e quem foram os reis que viveram neste palácio. Embora se perder no Alcázar de Sevilha seja uma delícia, não se esqueça de obter um mapa na entrada para poder reconhecer o que está a ver.
As paragens essenciais
- Osjardins: totalmente cativantes e repletos de maravilhas, como o lago de Mercúrio ou o pavilhão de Carlos V.
- O Palácio de D. Pedro: chamado a pequena Alhambra. Não é difícil perceber porquê; poderia citar várias das suas salas, mas não saberia dizer qual delas merece mais reconhecimento.
- A Casa de la Contratación: de altíssimo valor histórico por ser uma referência em termos de comércio com a América.
- O Palácio Gótico: onde viveram os reis cristãos após a reconquista.
- O Patio del Yeso: é o espaço que se encontra à entrada e, embora não impressione tanto como os outros, é um dos mais antigos conservados.
Conselhos para visitar o Alcázar de Sevilha
Se não é fã de visitas guiadas ou não está interessado em bilhetes combinados, também pode visitar o Alcazar por si próprio. Os bilhetes individuais também podem ser reservados com antecedência, escolhendo a data e a hora da sua visita no sítio Web oficial do Alcázar de Sevilha; desta forma, mesmo que não tenha uma visita guiada, evitará as filas na bilheteira. A diferença de preço será apenas na taxa de manuseamento, que normalmente é de um euro.
O preço do bilhete geral é de 11,50 euros, mais 4,50 euros para quem quiser visitar a zona do Cuarto Real Alto, situada na parte superior do Palácio de D. Pedro.
Atracções incluídas no bilhete de entrada no próprio Alcázar
- Antiquário
- Museu Bellver-Casa Fabiola
- Museu de Cerâmica de Triana
- Castelo de São Jorge
Grupos especiais
De notar também que a entrada no Alcazar é gratuita para pessoas com deficiência, crianças com menos de 16 anos e residentes em Sevilha. Os pensionistas e os estudantes também terão um desconto na taxa de entrada geral e, durante a última hora de acesso ao Alcazar (das 16 às 17 no inverno e das 18 às 19 no verão), a entrada é gratuita para todos os visitantes. Uma coisa muito importante: isto não significa que não se deva reservar com antecedência qualquer tipo de entrada gratuita para não perder a oportunidade.
Outras opções
Finalmente, também pode interessar-lhe saber que o Alcázar organiza ocasionalmente visitas dramatizadas à noite. Fique atento aos canais oficiais para saber quando são e reserve o seu lugar com antecedência.
Dica de viagem da Ana
Não visite o Alcázar com pressa. Reserve pelo menos duas horas da sua viagem para apreciar os jardins e a arquitetura.
Planeie a sua visita
Como chegar
O Alcázar de Sevilha está situado no centro histórico, muito perto da Catedral e do bairro de Santa Cruz. Uma vez chegado a esta zona, não terá problemas em encontrar os diferentes sinais que indicam a entrada, embora seja verdade que pode passar um pouco despercebido devido à beleza dos arredores. Vários autocarros urbanos deixam-no perto desta zona, assim como a linha de metro que percorre algumas zonas de Sevilha.
A paragem de metro e autocarro mais próxima é a Puerta de Jerez e a partir daí, se não quiser andar, pode apanhar um elétrico que o deixará à porta da Catedral, a poucos metros do Alcázar.
Horário de funcionamento
O Alcázar de Sevilha está aberto de segunda a domingo, a partir das 9h30, durante todo o ano. No inverno, encerra às 17h00 e no verão às 19h00, estando apenas encerrado (com algumas excepções) nos dias 1 e 6 de janeiro, Sexta-feira Santa e 25 de dezembro. Fora deste horário, o Alcázar pode ser aberto a grupos que participem em congressos, simpósios ou eventos semelhantes pelo preço exclusivo de uma visita nocturna.
Quando ir
Aqueles que não estão habituados às altas temperaturas de Sevilha podem ter dificuldade em visitar não só o Alcázar, mas também os diferentes monumentos da capital andaluza. Por isso, a primeira recomendação sobre quando ir ao Alcázar, especialmente quando se visita no verão, é evitar as horas centrais do dia, apesar de haver muita sombra nos jardins e palácios.
Como é um dos monumentos mais visitados de Sevilha, também recomendo evitar ao máximo os feriados e fins-de-semana para poder desfrutar da visita sem multidões.
Duração da visita
Quer se faça uma visita organizada ou uma visita individual, o Alcázar de Sevilha tem muito para ver e não vale a pena fazê-lo à pressa. A minha recomendação é reservar um mínimo de duas horas para percorrer o interior e apreciar as salas e os jardins.
Fotografias
O Alcázar é, sem dúvida, um dos lugares mais fotografáveis de Sevilha. A beleza tanto dos seus palácios como dos seus jardins convidá-lo-á constantemente a captar todos os pormenores. Uma vez que é permitido fotografar, salvo indicação em contrário em algumas salas, se for particularmente apreciador de fotografia, acrescente mais uma hora ao tempo que reservou para a sua visita.
Onde comer
Se quiser comer antes ou depois da sua visita, o meu principal conselho é que se mantenha o mais afastado possível da zona. É provável que encontre na rua várias pessoas de relações públicas a vender-lhe as iguarias típicas dos restaurantes locais. Independentemente da qualidade destes locais, o preço é bastante inflacionado e digamos que não são os mais autênticos da zona...
Em vez de sucumbir a estas ofertas, recomendo que passeie um pouco; os preços continuarão provavelmente a ser elevados, mas encontrará mais autenticidade.
A zona envolvente
O Alcázar está situado no centro histórico de Sevilha. Isto significa que, a poucos metros de distância, encontrará tesouros como a Catedral e o bairro de Santa Cruz, que merecem uma visita separada. Se seguir a rota do elétrico a partir da Puerta de Jerez, chegará à Plaza Nueva para um passeio agradável, embora quente. Um último conselho: passeie o mais que puder por esta zona, vale bem a pena.
Visitar o Alcázar com crianças
O Alcázar é um local ideal para visitar com crianças, não só porque os menores de 16 anos têm entrada gratuita, mas também porque os mais pequenos vão adorar explorar os seus pátios e labirintos. Se o Alcázar é como um cenário de conto de fadas para os adultos, é ainda mais mágico para as crianças.
Se estiver interessado em comprar bilhetes para o Alcázar, também pode estar interessado em
A poucos metros dos Reales Alcázares de Sevilha encontra-se a impressionante Catedral. A Catedral de Sevilha, de estilo gótico e coroada pela torre da Giralda, é uma das obras de arquitetura mais importantes do mundo e se contemplá-la do exterior já é um privilégio, aceder à mesma, visitar o seu interior e subir à torre é uma experiência única.
Os estilos arquitectónicos da Catedral de Sevilha e do Real Alcázar são muito diferentes, razão pela qual é tão fascinante para o viajante desfrutar de ambos na mesma visita. Existem visitas guiadas conjuntas a ambos os monumentos, mas recomendo que dê uma olhadela a este artigo sobre Visita à Catedral de Sevilha para absorver toda a informação necessária sobre uma visita imprescindível.