Visite o Parque Nacional de Garajonay em La Gomera

La Gomera é um paraíso natural no meio do Atlântico, em cujo famoso Parque Nacional de Garajonay o tempo parece ter parado há milhões de anos. Atreve-se a descobri-lo?

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 7 minutos

Visite o Parque Nacional de Garajonay em La Gomera

Parque Nacional de Garajonay | ©dronepicr

O Parque Nacional de Garajonay é um dos locais de visita obrigatória em La Gomera. Apenas comparável às florestas tropicais, Garajonay é a floresta tropical mais espantosa da Europa, com as suas antigas florestas de loureiros que remontam à era Terciária.

Há muito poucos lugares no mundo onde ainda se podem ver estas florestas, por isso, durante a sua viagem a La Gomera, tem de fazer caminhadas para entrar na natureza e contemplar paisagens que parecem um conto de fadas. É mágico!

1. A melhor maneira de visitar o Garajonay, uma excursão organizada

Excursão organizada| ©Franco Vannini
Excursão organizada| ©Franco Vannini

A forma mais rápida e cómoda de conhecer o Parque Nacional de Garajonay é através de uma excursão organizada, se for um daqueles viajantes que adoram fazer excursões durante as suas viagens, mas que estão um pouco apreensivos por se aventurarem sozinhos em terrenos desconhecidos, ou se preferir que um guia local lhe mostre a impressionante flora e fauna deste lugar, bem como as muitas curiosidades e lendas que o rodeiam.

Com este tipo de atividade poderá aproveitar ao máximo a sua visita a Garajonay, já que não terá de ser você a organizar a excursão e a sua logística (com o stress e as dúvidas que isso implica), mas tudo está pensado para que se possa concentrar em desfrutar desta fantástica experiência e deixar-se levar por um dos lugares mais bonitos de todo o arquipélago canário.

Se não é um grande fã de caminhadas, mas não quer perder a oportunidade de ver esta bela área natural, ou se prefere combinar a experiência com outras visitas, uma excursão organizada ao Parque Nacional de Garajonay irá garantir que vê os destaques em vez de apenas andar de um lado para o outro, poupando-lhe tempo para gastar noutras actividades em La Gomera.

Estou pronto para uma excursão a Garajonay

Excursão a La Gomera a partir de Tenerife com recolha no hotel

Com esta excursão organizada a La Gomera a partir de Tenerife, a partir de 70 €, irá descobrir as aldeias e locais mais fascinantes da ilha, como Las Rosas, Agulo, El Cercado ou Chipude, bem como o Parque Nacional de Garajonay (com as suas antigas florestas de loureiros das Canárias) e outros locais impressionantes, como o miradouro de Degollada de Peraza, de onde terá uma vista incrível das barragens de Chejelipes e da ravina de Laja.

  • Duração: 10 horas e 30 minutos
  • Preço: A partir de 70 euros.

De Tenerife: Jeep Safari de 1 dia para La Gomera

Outra opção para conhecer o Parque Nacional de Garajonay é fazer este safari de jipe de 1 dia em La Gomera a partir de 90 euros.

Partirá de Tenerife de ferry e quando chegar a San Sebastian de la Gomera apanhará um jipe que o levará numa emocionante aventura pelo interior da ilha. Durante o passeio, visitará também locais famosos como o Parque Nacional de Garajonay e o belo Vale de Hermigua.

Antes de regressar a Tenerife, terá tempo para parar para almoçar e recarregar as baterias depois de um dia tão intenso e para ver uma pequena exposição do silbo gomero, declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

  • Duração: De 8 a 9 horas
  • Preço: A partir de 90 euros.

2. Visitando Garajonay por conta própria, o que você precisa saber

A natureza na sua forma mais pura| ©Josevi11
A natureza na sua forma mais pura| ©Josevi11

Se quiser descobrir o Parque Nacional de Garajonay por conta própria para fazer caminhadas, tirar fotografias ou desfrutar das belas vistas da natureza em La Gomera, há algumas coisas que deve ter em conta:

  • Quanto custaa entrada: o acesso a Garajonay é gratuito, assim como a visita ao Centro de Visitantes de Garajonay, no município de Agulo.

  • Qual é o horário de funcionamento do Centro de Visitantes de Garajonay: Está aberto de segunda a domingo, das 9h30 às 16h30, incluindo feriados. Antes de entrar no Garajonay, recomendo que vá ao Centro de Visitantes, pois há várias exposições e projecções com informações muito interessantes que o ajudarão a contextualizar a sua visita se for sozinho.

  • Quando visitar Garajonay: Qualquer altura do ano é boa, graças ao clima ameno e temperado de La Gomera. Se procura paisagens floridas e coloridas no parque, a melhor altura para visitar é entre março e junho, quando as plantas estão em flor.

  • Como chegar a Garajonay: A partir de San Sebastián de la Gomera, apanhe a GM-1, que é a estrada principal que atravessa o parque. A própria estrada é mais uma atração turística, devido à beleza das paisagens que se encontram ao longo do caminho.

  • Quanto tempo deve reservar para ver Garajonay: A minha recomendação é passar pelo menos meio dia no parque, mas isso dependerá dos seus planos em La Gomera, e se gostar, pode sempre encontrar tempo na sua agenda para voltar.

  • É possível ir ao parque com crianças: Claro! Será uma experiência inesquecível, pois elas poderão brincar ao ar livre e ver paisagens naturais que parecem um conto de fadas, é claro! Se forem a Garajonay em família, escolham um percurso simples, como a Laguna Grande I ou a Cañada de Jorge, para que as crianças não fiquem exaustas.

  • Onde comer em Garajonay: Há várias áreas de piquenique no parque (Laguna Grande, Las Creces, El Cedro, Ermita de Lourdes...) e também um restaurante chamado La Laguna Grande (não se esqueça de dar uma olhada no post Onde comer em La Gomera!) Há também uma cafeteria no Centro de Visitantes, onde você pode experimentar os doces típicos da ilha.

  • O que levar: Se vai fazer caminhadas em Garajonay, recomendo que leve roupa e calçado confortáveis, um mackintosh, um ou dois bastões de trekking extensíveis, uma mochila ajustável com um kit de primeiros socorros, um boné, um mapa do parque, o seu telemóvel e uma bateria portátil.

3. Porque é que vale a pena visitar Garajonay

Os desfiladeiros de Garojonay| ©dronepicr
Os desfiladeiros de Garojonay| ©dronepicr

Um dos maiores prazeres de viajar é surpreender-se com as diferentes paisagens em cada canto do planeta, e o Parque Nacional Garajonay é um lugar que não deixa ninguém indiferente.

Diz-se que é um dos lugares mais fascinantes das Ilhas Canárias, e quando o vemos pessoalmente percebemos porquê. É um lugar com uma atmosfera mágica, envolto em nevoeiro, onde crescem enormes árvores frondosas cobertas de musgo e grandes trepadeiras.

Entre as poucas clareiras no chão podem ver-se grandes fetos e cogumelos que contribuem para o aspeto de conto de fadas e fantasmagórico que tanto encanta os viajantes.

Ao percorrer os seus caminhos e entrar no Garajonay, esquece-se verdadeiramente o mundo exterior e entra-se em contacto com a natureza, preso pela beleza das florestas de loureiros (uma das mais bem conservadas do planeta), do Fayal-brezal (nas zonas de menor humidade) ou das ravinas e falésias que pontuam os caminhos que circundam o parque.

Além disso, a partir dos seus miradouros, será possível contemplar vistas de sonho e testemunhar a grandeza da natureza em todo o seu esplendor. Nem que seja só para ver o Parque Nacional de Garajonay, uma visita à ilha de La Gomera vale a pena.

4. Planeie a sua visita, o que ver em Garajonay?

Laurisilva| ©Franco Vannini
Laurisilva| ©Franco Vannini

Com uma superfície de 4.000 hectares, o Parque Nacional de Garajonay tem muito para ver. Talvez já tenha uma ideia do que quer ver durante a sua viagem. No entanto, ao organizar a sua visita, sugiro que acrescente os seguintes sítios ao seu itinerário.

  • Alto de Garajonay: é a montanha mais alta de La Gomera, localizada no centro da ilha, de onde se tem uma vista magnífica não só de La Gomera, mas também das ilhas vizinhas (La Palma, El Hierro e Tenerife), que podem ser vistas em dias claros.

  • Los Roques: monumento vulcânico natural que se avista sobre o relevo do Garajonay e que constitui uma das suas paisagens mais espectaculares e chamativas. Entre eles destaca-se o Roque de Agando.

  • La Laguna Grande: é uma zona recreativa do Garajonay onde se encontra uma clareira circular rodeada de vegetação onde, segundo a lenda, se reuniam as bruxas para os seus covens. Existe uma zona de piquenique para os visitantes e um restaurante La Laguna Grande, um lugar cheio de mistério que tem de ver!

  • La Meseta de Vallehermoso: tem um dos bosques de tílias mais bonitos das Canárias.

  • Raso de la Bruma: é um lugar húmido, envolto em neblina e com uma atmosfera fantasmagórica muito fresca. Este enclave está cheio de fetos, fungos e musgo, que invadem tudo.

  • Los Chorros de Epina: perto do povoado de Epina encontra-se este belo lugar de onde emanam jactos de água, aos quais a tradição popular gomerana atribui propriedades mágicas relacionadas com o amor, a sorte e a saúde.

5. Outros parques naturais interessantes para visitar em La Gomera

Barranco do Valle del Gran Rey| ©Franco Vannini
Barranco do Valle del Gran Rey| ©Franco Vannini

Se, depois de visitar o Parque Nacional de Garajonay, tiveres vontade de conhecer outros espaços naturais da ilha, recomendo-te que aproveites a tua estadia em La Gomera para descobrir outros lugares como o Parque Natural Integral de Benchijigua, o Parque Natural de Majona ou o Parque Rural do Valle de Gran Rey, entre outros.

A natureza da ilha é surpreendente e ter a oportunidade de fazer excursões ao campo para a explorar é uma experiência que não esquecerás na tua viagem.

No entanto, se depois de fazer caminhadas em Garajonay preferir mudar de cenário e substituir o verde das plantas pela areia vulcânica negra, recomendo que vá a uma das belas praias de La Gomera, onde pode relaxar e apanhar sol completamente descontraído, ouvindo o som das ondas e observando o pôr do sol.