As Melhores Praias em La Gomera

Um plano essencial a fazer durante uma escapadela a La Gomera é visitar as suas belas praias. Passamos em revista 6 das melhores praias de La Gomera para visitar nas férias.

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 6 minutos

As Melhores Praias em La Gomera

Gomera | ©Vasile Cotovanu

A natureza de La Gomera é surpreendente e as suas praias são um paraíso de águas azul-turquesa, areia preta e belos palmeirais. Isto, juntamente com o seu clima ameno e agradável durante todo o ano, torna-a um destino ideal para se deitar ao sol e desligar-se do mundo - o sonho de um viajante!

Se já exploraste o interior da ilha fazendo caminhadas em La Gomera, na costa encontrarás praias de todos os tipos (virgens, familiares, tranquilas...) e para todos os gostos, por isso pega no teu fato de banho e na tua toalha para visitares as melhores praias de La Gomera!

1. Playa del Inglés, um pôr do sol de sonho

Praia do Inglês| ©Guillaume Baviere
Praia do Inglês| ©Guillaume Baviere

Surpreendentemente, esta não é uma praia muito extensa, embora não haja dúvida de que é uma das mais bonitas devido ao contraste entre a areia vulcânica preta, o mar azul e as imponentes falésias que lhe dão um aspeto rústico e isolado.

O mar nesta praia é normalmente calmo, mas há alturas em que, devido às fortes ondas, é necessário tomar precauções extremas ao tomar banho para evitar sustos. Se o mar o permitir, é possível praticar um pouco de snorkeling.

A praia de El Inglés, situada no Valle Gran Rey, no sudoeste da ilha, é uma das praias mais famosas de La Gomera. O acesso de carro é fácil e a pé é apenas uma curta caminhada a partir do parque de estacionamento na costa.

O que fazer na praia

Recomendo-lhe que visite a praia de El Inglés à tarde e espere pelo pôr do sol, pois é uma das praias mais bonitas das Ilhas Canárias.

  • Como chegar: GM-2 e GM-1 desde San Sebastián de La Gomera (50,1 km).
  • Melhor altura para ir: À tarde, para ver o pôr do sol no caminho.
  • Serviços: É uma praia virgem, mas há apartamentos, instalações de lazer, restaurantes e outros serviços nas proximidades.

2. Playa de Ávalo, o palmeiral mais bonito da ilha

Praia de Ávalo| ©Simon English
Praia de Ávalo| ©Simon English

A norte de San Sebastián de La Gomera (em direção a Puntallana) encontra-se a praia de Ávalo, de areia negra e rodeada de falésias e palmeirais verdes (um dos mais bonitos de La Gomera). Uma paisagem única que fascina pela sua grande beleza!

As águas da praia de Ávalo são calmas e limpas. Não se esqueça de calçar umas botas porque há zonas de seixos e cascalho que podem ficar presas nos seus pés.

Esta praia tem autorização da Câmara Municipal para acampar. Como está isolada, não tem serviços, mas é perfeita se quiser passar um dia longe do mundo, deitar-se ao som das ondas e acordar com um belo nascer do sol. É mágico!

O que fazer na praia

Outra razão para visitar este lugar é que perto deste local existe uma pequena ermida que guarda a imagem da Virgem de Guadalupe, a padroeira da ilha.

  • Como chegar: Pela CV-2 desde San Sebastián de La Gomera (4,3 km).
  • Melhor altura para ir: De manhã cedo para ver o nascer do sol e a paisagem circundante.
  • Serviços: É uma praia virgem, pelo que não existem serviços disponíveis.

3. Praia de Alojera, numa paisagem única entre falésias

Praia de Alojera| ©plutogno
Praia de Alojera| ©plutogno

Situada no leste da ilha, na localidade de Vallehermoso, é uma das mais belas e extensas praias de areia vulcânica de La Gomera, pelo que é frequentada por um grande número de pessoas. Pode ser acedida a pé ou de carro.

A praia de Alojera está situada num ambiente rústico, um pouco isolado, rodeada de falésias que se estendem até ao Oceano Atlântico, dando origem a uma paisagem surpreendente. É um lugar muito agradável para passar um dia ao ar livre, mas as ondas aqui são moderadas, por isso, quando se trata de se refrescar no mar, é aconselhável tomar precauções.

O que fazer na praia

Se depois de um tempo você quiser dar um passeio pelos arredores, em poucos minutos você pode pegar o carro e ir até a Casa de la Miel de Palma, um lugar onde você pode aprender sobre o processo de fabricação do guarapo (um ingrediente muito típico da gastronomia gomerana e usado em muitos restaurantes da ilha) desde que é obtido da planta até ser engarrafado.

E para recuperar as energias, nada melhor do que comer um bom prato de escaldón de gofio no Bodegón Restaurante Agana, um dos melhores restaurantes para comer em La Gomera.

  • Como chegar: Via GM-2 e GM-1 a partir de San Sebastián de La Gomera (47,8 km).
  • Melhor altura para ir: De manhã para combinar um dia de praia com uma visita à Casa de la Miel de Palma.
  • Serviços: Duches, restaurantes e passeio marítimo.

4. Praia de La Caleta, ideal para relaxar com a família

Praia de La Caleta| ©Argelio.Díaz
Praia de La Caleta| ©Argelio.Díaz

No norte da ilha, a poucos minutos do Vale de Hermigua, encontra-se a praia de La Caleta. Uma bela e tranquila praia de areia preta com vista para a costa e para o vulcão Teide.

É o lugar perfeito para se desconectar da rotina, onde a única coisa que você vai ouvir é o som das ondas. Relaxamento total! A praia de La Caleta é um ótimo lugar para ir com crianças e desfrutar da natureza.

O que fazer na praia

Tem também um bar de praia onde se pode tomar uma bebida, o que é fantástico se for com a família, e tem outros serviços como estacionamento, casas de banho e duches.

  • Como chegar: Pela GM-1 a partir de San Sebastián de La Gomera (25 km).
  • Melhor altura para ir: De manhã para aproveitar ao máximo o dia.
  • Serviços: quiosque-bar, parque de estacionamento, casas de banho e duches.

5. Praia de Vueltas, para os que querem um pouco de ambiente

Praia de Vueltas| ©dronepicr
Praia de Vueltas| ©dronepicr

Se, depois de tantas praias isoladas e intactas, procura um pouco de ação na ilha, a praia de Vueltas é normalmente bastante movimentada e é uma praia semi-urbana.

Encontrá-la-á em Valle Gran Rey e irá adorar as suas águas calmas, a sua areia preta e o seu encanto marítimo. Os barcos de pescadores estacionados no areal dão um toque único e especial à paisagem. Leva a tua máquina fotográfica porque vais querer tirar muitas fotografias!

Como está protegida das correntes, as suas ondas são suaves, o que a torna ideal para nadar sem preocupações. Tem também vários serviços (duches, restaurantes, estacionamento) o que a torna uma praia muito fixe para desfrutar com os amigos ou com os miúdos durante todo o dia. Não vai querer ir embora.

O que fazer na praia

Na praia das Vueltas pode sentar-se na areia e desfrutar do ambiente, apanhar sol, dar um mergulho ou sair para tomar uma bebida num dos restaurantes próximos.

  • Como chegar: Via GM-2 e GM-1 desde San Sebastián de La Gomera (50 km).
  • Melhor altura para ir: Todo o dia.
  • Serviços: restaurantes, duches, parque de estacionamento, lojas, passeio marítimo.

6. A praia de La Negra, para quem procura privacidade

Praia de La Negra| ©Timor Kodal
Praia de La Negra| ©Timor Kodal

Se procura um lugar isolado em La Gomera onde possa escapar para desfrutar de um dia de praia como qualquer outro gomerano, recomendo-lhe que visite a praia de La Negra, na costa sul da ilha.

Trata-se de uma praia isolada e virgem, onde encontrará muita privacidade, uma vez que não costuma ser frequentada por muitas pessoas. Para lá chegar, é preciso ir pela praia de La Rajita ou a partir de Arguayoda por um caminho.

Não encontrará aqui nenhum serviço, pois trata-se de uma praia virgem. No entanto, na praia vizinha de La Rajita existe um bar de praia onde se pode refrescar nos dias de calor.

O que fazer na praia

Um bom lugar para desfrutar de um mergulho refrescante nas águas do oceano, fazer snorkeling e apanhar sol na areia preta até ao pôr do sol. O pôr do sol nesta praia é verdadeiramente fascinante.

  • Como chegar: Via GM-1 desde San Sebastián de La Gomera (39,3 km).
  • Melhor altura para ir: Todo o dia.
  • Serviços: Não existem, pois trata-se de uma praia virgem.

Qualquer uma destas praias é fascinante, mas se estiver mais virado para a natureza, pode sempre reservar uma caminhada por La Gomera:

Estou pronto para uma caminhada