10 Melhores Atividades em Gran Canária

Gran Canaria é um destino incrível, cheio de atracções. Aqui estão algumas das melhores actividades que não pode perder durante a sua visita

Nicolas Reffray

Nicolas Reffray

leitura de 10 minutos

10 Melhores Atividades em Gran Canária

Gran Canaria | ©Peter Visser

Se está a pensar visitar esta ilha paradisíaca, garanto-lhe que não ficará desiludido. A Gran Canaria tem tudo o que é necessário para umas férias inesquecíveis. Há muitas coisas para ver e fazer em Gran Canaria, e embora seja um dos destinos preferidos dos amantes da praia e do mar, no interior é possível desfrutar de uma série de outras actividades.

Podes fazer canyoning ou passear pelas suas ruas pitorescas, passar o dia num dos seus parques temáticos ou explorar as incríveis dunas de Maspalomas. Gran Canaria é a combinação certa de natureza e diversão, e neste artigo seleccionei as 10 actividades que não pode perder se visitar a ilha.

1. Desfrutar do sol na Playa del Inglés

Praia do Inglês| ©Ciro Méndez
Praia do Inglês| ©Ciro Méndez

Uma visita à Gran Canaria tem de incluir um dia de praia, e que melhor maneira de o passar do que na Playa del Inglés. Sem dúvida uma das preferidas da ilha, aqui é possível desfrutar tanto do relaxamento como das actividades aquáticas mais divertidas.

As suas águas transparentes são perfeitas para a prática de snorkeling, uma vez que se pode apreciar toda a beleza do mundo subaquático, peixes coloridos, recifes de coral e inúmeros outros tesouros. Ideal para visitar em família, pois o ambiente é animado e existem bares de praia e restaurantes onde se pode passar o dia ao sol, sem se preocupar com nada.

Gran Canaria é por excelência um destino para desfrutar do mar, da sua areia fina e branca e do vai e vem dos barcos. A Playa del Inglés é a maior praia da ilha, e tem literalmente tudo. Se estiver a viajar sozinho ou em casal, tem até uma zona de nudismo numa das extremidades. É um lugar ideal para sair e aproveitar o sol ao máximo. Situada na parte sul de Gran Canaria, a leste das dunas de Maspalomas, a Playa del Inglés estende-se desde Punta Maspalomas até ao início da Playa de San Agustín.

2. Visitar o farol e as dunas de Maspalomas

As dunas de Maspalomas| ©German Q
As dunas de Maspalomas| ©German Q

Se quiser descobrir uma das verdadeiras maravilhas naturais de Gran Canaria, dê um passeio por um dos lugares mais surpreendentes da ilha: as dunas vivas de Maspalomas. São assim chamadas porque estão em constante movimento. Estas enormes montanhas de areia parecem mágicas, quase como um conto de fadas das Noites Árabes. É possível viver a ilusão de estar num deserto e até dar um passeio de camelo! Sem dúvida, um dos sítios que não pode perder na sua visita a Gran Canaria.

Junto às dunas também se pode subir ao farol de Maspalomas e desfrutar das vistas panorâmicas desde o topo. Este é um espetáculo a não perder, a visão das dunas douradas em contraste com o mar azul-turquesa vai deixá-lo sem palavras. Nas proximidades, encontrará também uma floresta de palmeiras e um lago.

A área tem cerca de 400 hectares no total, e foi declarada uma reserva natural especial, por isso está protegida, e é por isso que poderá ver algumas belas espécies de aves. Prepare a sua máquina fotográfica ou o seu smartphone, porque aqui poderá tirar fotografias de sonho.

Reserva já o teu passeio de camelo nas dunas de Maspalomas em Gran Canaria!

3. Conhece a Catedral de Las Palmas de Gran Canaria

Catedral de Santa Ana| ©Maciej J
Catedral de Santa Ana| ©Maciej J

Situada no centro histórico da capital da ilha, a cidade de Las Palmas, a bela Catedral de Las Palmas de Gran Canaria é um dos edifícios mais importantes da ilha. Inaugurada no século XVI, a sua fachada e exterior são de estilo neoclássico, enquanto o seu interior é marcadamente gótico.

A Catedral está situada em frente à Praça de Santa Ana, de onde recebe o seu nome, dado que, embora seja conhecida como Catedral de las Palmas, o seu nome original é Catedral de Santa Ana de Gran Canaria. Está situada no bairro de Vegueta, a zona mais pitoresca da capital da ilha. Não pode perder a oportunidade de passear pelas suas ruas estreitas, que parecem ter sido congeladas no tempo.

No interior da Catedral de Santa Ana, poderá reconhecer molduras e trabalhos nos tectos e paredes que recordam a vegetação autóctone da ilha. Embora ainda não seja considerada acabada, a Catedral tem nada menos do que 500 anos de história, o que resulta na sua notória mistura de estilos arquitectónicos. Quando a visitarem, irão reparar que por dentro e por fora parecem dois templos completamente diferentes.

4. Fazer uma caminhada desde o Pico de las Nieves até Roque Nublo

Monumento Natural Roque Nublo| ©Roquenublogc
Monumento Natural Roque Nublo| ©Roquenublogc

Visite dois dos lugares mais emblemáticos de Gran Canaria. O Pico de las Nieves é o mais alto de toda a ilha, com nada menos que 1949 metros acima do nível do mar, é um lugar perfeito para os entusiastas de caminhadas.

A partir do cume do Pico de las Nieves, e de grande parte da subida até ele, é possível obter algumas das melhores vistas da ilha. Um cenário natural cheio de paz, tão majestoso quanto imponente. Não se esqueça de levar a sua máquina fotográfica ou o seu smartphone, pois as fotografias daqui são inigualáveis.

Em seguida, inicie a caminhada em direção ao maravilhoso Roque Nublo, uma formação rochosa monumental, fruto de séculos e mais séculos de erosão. Esta curiosidade geológica fica a apenas 30 minutos a pé do Pico de las Nieves. Os caminhos que ligam os dois sítios estão em perfeitas condições e são altamente recomendados. Não se esqueça de levar garrafas de água e algo para comer e recarregar as baterias.

Apreciar o pôr do sol junto a este gigante de pedra é um espetáculo. A um lado está outra formação mais pequena, em forma de rã, que parece estar a observar a maior. Sem dúvida, Roque Nublo é um desses lugares carregados de uma energia particular, alguns dizem que tem qualidades mágicas, não pode faltar!

Reserve já a sua excursão de dia inteiro ao Vulcão Bandama e Roque Nublo em Gran Canaria!

5. Desfruta de um dos parques temáticos de Gran Canaria

Parque dos Crocodilos| ©Jose M. Santana
Parque dos Crocodilos| ©Jose M. Santana

Passe um dia de pura diversão num dos melhores parques temáticos de Gran Canaria. Desde incríveis parques aquáticos, como o Aqualand Maspalomas, zoológicos, até um parque que imita uma cidade do Oeste Selvagem, com um espetáculo de cowboys a cavalo, tem muitas opções para se divertir. Se viaja com crianças, vai adorar os parques temáticos da Gran Canaria. Há opções para todos os gostos.

Desfrutar do Parque Cocodrilo

No Parque Cocodrilo, os mais pequenos podem alimentar os animais e interagir ativamente com eles. Um lugar surpreendente no meio da natureza, uma mistura de jardim zoológico e parque de diversões, ideal para ir com crianças, embora toda a família possa desfrutar. Aqui pode ver diferentes espécies de répteis, aves exóticas, suricatas e muito mais.

Visitar o fantástico Sioux City Park

Outra opção, talvez a mais original de todas, é o Sioux City Park. Este parque temático, que foi originalmente criado e utilizado como cenário de filmes de cowboys nos anos 70, oferece um espetáculo único. Experimente a fantasia de caminhar por uma autêntica cidade do Oeste Selvagem, pois tudo aqui é real. Pode tomar uma bebida no saloon, visitar o gabinete do xerife ou até assistir a um assalto a um banco, com direito a tiroteio!

Passar um dia de diversão no Aqualand Maspalomas Park

Mas se quiser apenas aproveitar o sol, a água e os jogos, recomendo o Aqualand Maspalomas. A melhor opção para passar um dia incrível. Aqui encontrará escorregas, piscinas com ondas artificiais, leões marinhos (com os quais pode nadar!) e os melhores jogos para adultos e crianças. Um dos parques temáticos mais divertidos de Gran Canaria.

Reserva já o teu bilhete para o Sioux City Park em Gran Canaria!

6. Experimenta o canyoning

Canyoning com cascata| ©David Domingo
Canyoning com cascata| ©David Domingo

Com tanta natureza ao seu alcance, não pode perder algumas das melhores experiências de canyoning em Gran Canaria. Descerá montanhas, passará por incríveis cascatas, nadará e terá a oportunidade de viver uma experiência de pura adrenalina, num belo ambiente natural.

Existem várias opções, como o canyoning em Cernícalos, na floresta Laurisilva, o Barranco de las Vacas em Agüimes ou o Barranco de la Manta. Cada um com um nível de complexidade diferente. Será acompanhado por um guia especializado e terá à sua disposição todo o equipamento necessário, desde arneses, descensores, fatos e até meias de neoprene.

Venha desfrutar desta aventura no meio da natureza. Não se preocupe se for inexperiente, a maioria destes passeios são concebidos para principiantes, por isso não há risco nem grande dificuldade.

Reservem já a vossa experiência de canyoning na Gran Canaria!

7. Faça um passeio pelas mais incríveis vinhas, adegas e caves de vinho da Gran Canaria

Adega Los Lirios| ©Vik D
Adega Los Lirios| ©Vik D

A zona de Gran Canaria tem um grande número de vinhas e adegas. Graças à proximidade do mar e ao tipo de solo, as variedades de vinho produzidas na ilha têm um sabor, intensidade e corpo extremamente interessantes.

Se é um amante do mundo do vinho e da enologia em geral, não pode perder uma visita guiada às melhores vinhas, adegas e caves de Gran Canaria. Além disso, estas excursões incluem uma prova de vinhos locais, bem como uma visita ao Museu do Vinho e uma deliciosa degustação de alguns dos queijos mais saborosos.

Algumas das adegas que abrem as suas portas para visitas são a Bodega San Juan e a Bodega Los Lirios. Também se pode visitar a destilaria de rum Arehucas. Uma experiência para desfrutar com os cinco sentidos. Este é, sem dúvida, um dos melhores passeios de Gran Canaria que pode fazer.

8. Desfrute de um cruzeiro ao longo da costa de Gran Canaria

Cruzeiro Afrikat| ©Rachael W
Cruzeiro Afrikat| ©Rachael W

Fazer um cruzeiro é sempre uma boa opção. Neste caso, poderá desfrutar do mar e das vistas das costas de Gran Canaria e da parte norte do continente africano, a bordo de um catamarã de luxo. Para além do belo e calmo passeio pelas águas translúcidas, este tipo de cruzeiro faz uma ou duas paragens para um mergulho refrescante, um pouco de snorkeling e uma dose de aventura, jet ski ou parasailing.

Aproveite esta experiência e almoce a bordo, enquanto ouve o som do mar e observa toda a beleza da costa de Gran Canaria. O almoço e uma seleção de bebidas estão normalmente incluídos no cruzeiro.

O capitão irá contar-lhe todos os detalhes que precisa de saber sobre as diferentes áreas da ilha, a sua fauna marinha, vegetação, áreas protegidas e, claro, a sua história. Este passeio de barco pela Gran Canaria é uma das melhores actividades que pode fazer na ilha, por isso não hesite e inscreva-se.

Reservem já o vosso cruzeiro matinal Afrikat em Gran Canaria!

9. Dêem o vosso primeiro mergulho na reserva marinha de Arinaga

Snorkelling em Gran Canaria| ©chripell
Snorkelling em Gran Canaria| ©chripell

Mergulhar num lugar como Gran Canaria é uma experiência que nunca se esquece. Com as suas águas quentes e transparentes e a sua grande riqueza marinha, o mergulho e o snorkeling são uma das actividades ideais para fazer na ilha. Se nunca o fizeste antes, deves inscrever-te num batismo de mergulho, onde aprenderás todas as noções básicas para poderes explorar as profundezas a teu gosto. E que melhor lugar para o fazer do que a reserva marinha de Arinaga?

Também conhecida como a reserva marinha de El Cabrón, aqui poderão ver um grande número de peixes e animais marinhos, plantas, rochas, cavalos-marinhos, estrelas-do-mar e muitos outros tesouros naturais.

Deixem-se surpreender pelo mundo subaquático de Gran Canaria. A realização de um batismo de mergulho permite aprender os rudimentos do mergulho com escafandro para depois se poder movimentar livremente no fundo do mar. Este tipo de atividade costuma ter uma parte teórica, onde se aprendem os diferentes sinais e formas de comunicar debaixo de água, e uma parte prática.

Reserva já a tua primeira experiência de mergulho em Gran Canaria!

10. Desfrute de uma pausa num dos muitos spas e centros de relaxamento

Dia de spa| ©Engin akyurt
Dia de spa| ©Engin akyurt

Em toda a extensão da ilha há um bom número de spas e centros de relaxamento onde se pode deixar levar pela mão para um mundo de relaxamento. Porque, se as praias e o ambiente em geral convidam a libertar-se de todo o stress acumulado durante o ano, desfrutar de um spa é divertir-se a outro nível e num ambiente pensado ao pormenor para o seu bem-estar.

A Associação de Spa, Bem-Estar e Saúde de Gran Canaria tem vindo a desenvolver e a melhorar este aspeto da ilha, tornando-o numa das suas atracções mais destacadas. Atualmente, existem opções para todos os orçamentos e gostos. Posso garantir-vos que, se optarem por elas, não se arrependerão.

A grande maioria deles está localizada dentro de alguns dos melhores hotéis da ilha, como o Seaside Palm Beach ou o Corallium Spa Costa Meloneras. Aqui poderá desfrutar de tratamentos de beleza, massagens relaxantes, duches e banhos de vapor, circuitos de água a diferentes temperaturas, tratamentos faciais e muito mais.

No total, há mais de 50 tratamentos diferentes à escolha. Os centros de talassoterapia e os centros termais são a desculpa perfeita para se desligar do mundo durante algumas horas.

Como pode ver, Gran Canaria tem muitas actividades para passar um bom bocado. Com opções para todos os gostos, esta ilha abre os braços para receber um bom número de visitantes todos os anos. E embora as suas praias sejam as mais aplaudidas, há todo o tipo de experiências a viver, por isso prepara a tua mala, porque a Gran Canaria está à tua espera.