Melhores passeios turísticos para ver Golfinhos Gran Canária

Gosta de ver animais no seu habitat natural, gosta de golfinhos? Então Gran Canaria é o teu destino de férias ideal. Navegue pelo mar na zona sul e faça actividades aquáticas enquanto desfruta da companhia destes mamíferos.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Melhores passeios turísticos para ver Golfinhos Gran Canária

Golfinhos | ©Sebastian Scholl

Entre as melhores coisas para fazer em Gran Canaria estão as opções para ver golfinhos. Estes amados e simpáticos animais roubaram o coração de muitas pessoas e se fores uma delas, Gran Canaria é o destino ideal para os veres. Além disso, todas as opções que incluem a observação de golfinhos têm outra atividade interessante para que possa desfrutar das suas férias.

Pode nadar e passar um dia agradável na praia, fazer snorkel ou mergulho. Caso não seja adepto destes desportos, pode sempre escolher a opção mais relaxada que consiste apenas num passeio no mar e na observação de golfinhos. Estes passeios são normalmente efectuados em iates ou barcos muito confortáveis que podem ou não incluir almoço ou lanche. Gostou da ideia? De que está à espera para ir à Gran Canaria?

1. Cruzeiro com observação de golfinhos e baleias a partir de Puerto Rico de Gran Canaria

Golfinhos| ©Tom Swinnen
Golfinhos| ©Tom Swinnen

O mar, um cruzeiro e o avistamento de golfinhos e baleias jubarte é a combinação perfeita para uma manhã ou tarde em Gran Canaria. A partir da praia de Puerto Rico é possível fazer um passeio de barco à volta da ilha durante pelo menos duas horas para ver a vida selvagem marinha. Por um custo médio de 40 euros, passarás uma tarde agradável ao sol e ao cheiro do mar.

Neste tipo de cruzeiro de catamarã podes ficar acima ou abaixo do convés. Escolha um lugar confortável para si e para os seus companheiros. Pode também comprar um snack ou uma bebida não alcoólica à sua escolha, mas a maior parte das vezes nestes cruzeiros recebe uma bebida de cortesia.

Para além de ver os golfinhos e as baleias, poderá ver a fauna e a flora do mar graças à clareza da água. Para sua comodidade, estes cruzeiros incluem frequentemente um serviço de recolha e entrega no seu hotel. No entanto, isto depende da zona onde está hospedado, por isso é melhor confirmar esta informação antes de reservar.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 40 euros.

  • Duração: cerca de 2 horas.

  • Meio de transporte: catamarã.

  • Vantagens desta opção: esta atividade inclui apenas a observação de baleias no mar, pelo que pode reservar tempo para outras actividades, uma a uma.

  • Desvantagens desta opção: se estiver em Gran Canaria por pouco tempo, esta pode não ser a melhor opção, uma vez que pode obter excursões mistas que incluem mais actividades e mais diversão. Escolha a que melhor se adapta a si e ao seu tempo.

Reserve um cruzeiro de observação de golfinhos e baleias a partir de Puerto Rico de Gran Canaria

2. Observação de baleias e golfinhos a partir da Playa del Inglés num iate moderno com almoço incluído

Playa del Inglés| ©Ciro Méndez
Playa del Inglés| ©Ciro Méndez

Se gosta da ideia de ver animais cetáceos, como golfinhos e baleias, a partir do mar, mas também gosta de conforto, este é o plano perfeito para si. Suba a bordo de um iate de luxo muito confortável onde pode passar quatro horas a desfrutar do ambiente e da vista. O custo médio desta experiência é de 75 euros.

Normalmente, nestas viagens só embarcam um máximo de dez pessoas, pelo que se trata de uma experiência quase pessoal e privada. Algumas pessoas preferem mesmo alugar o iate para viajar de uma forma mais exclusiva. Estes iates também incluem um almoço típico das Canárias e bebidas para todos os passageiros.

Para além de todos estes serviços, durante a viagem haverá paragens em algumas das praias e falésias de Gran Canaria. Desta forma, a viagem de quatro horas será mais divertida e conhecerá mais sítios onde poderá relaxar na Playa del Inglés. Tal como noutras excursões semelhantes, as empresas podem ou não incluir o serviço de transporte de e para o hotel.

Detalhes interessantes

  • Preço: aproximadamente 75 euros.

  • Duração: cerca de 4 horas.

  • Meio de transporte: iate moderno.

  • Vantagens desta opção: poderá desfrutar de um iate de luxo com todas as comodidades e um almoço incluído. Assim, não terá de se preocupar com mais nada para além de desfrutar do seu dia no mar.

  • Desvantagens desta opção: a comida servida durante o almoço é geralmente peixe ou marisco. Se for alérgico, é melhor falar com os organizadores antes de embarcar para se certificar de que eles têm outras opções ou podem preparar um almoço para si.

3. Observação de golfinhos com paragem para snorkelling

Snorkelling na Gran Canaria| ©chripell
Snorkelling na Gran Canaria| ©chripell

Se quiser ver os golfinhos um pouco mais de perto e também desfrutar do mar, recomendo uma aventura que inclua uma paragem para fazer snorkelling. Para isso, irão num barco com um pequeno grupo até ao sul da ilha. Aí, o seu guia levá-lo-á a uma zona ideal para fazer snorkelling e , com sorte, verá golfinhos enquanto estiver na água. Esta experiência dura em média três horas e tem um custo médio de 40 euros.

Esta atividade é normalmente realizada durante o dia, uma vez que a luz solar é importante para ver os animais marinhos e desfrutar da atividade. Recomendo que marque a sua experiência depois do pequeno-almoço ou depois do almoço. Por favor, note que o preço da atividade não inclui comida, talvez apenas água e alguns snacks.

O que está incluído é todo o equipamento de snorkelling. O seu guia fornecer-lhe-á uma máscara semelhante às utilizadas pelos mergulhadores, juntamente com um snorkel e dar-lhe-á dicas sobre como fazer snorkel. Também deve usar barbatanas especiais para o ajudar a nadar melhor. Certifique-se de que todo o equipamento fica bem ajustado, nem demasiado apertado nem demasiado solto. Com tudo isto, estará pronto para desfrutar do fundo do mar.

Quando tiver terminado de explorar o mar, pode entrar no barco, secar-se e pôr-se à vontade. Nesta altura, pode sentar-se e observar os golfinhos que costumam aparecer e saltar para a água a várias horas do dia. Se tiver uma máquina fotográfica subaquática, recomendo que a leve sempre consigo, não perca a oportunidade de fotografar estes adoráveis animais!

Dica de viajante
Para esta aventura, recomenda-se que traga a sua própria toalha, uma muda de roupa e protetor solar. Isto ajudá-lo-á a estar mais confortável e a desfrutar ao máximo da sua viagem. Por outro lado, recomendo que sejam muito amigáveis com a vida marinha que encontrarem, tentem não perturbar o seu habitat e apenas apreciem a sua beleza.

Detalhes de interesse

  • Preço: cerca de 40 euros.

  • Duração: cerca de 3 horas.

  • Meio de transporte: iate moderno.

  • Vantagens desta opção: com esta opção poderá fazer snorkeling e conhecer muitas mais espécies e flora marinha, bem como ver os golfinhos que normalmente são vistos à superfície.

  • Desvantagens desta opção: se não souber nadar, não é aconselhável efetuar esta excursão.

4. Ver golfinhos e baleias e visitar o Mercadillo Puerto de Mogán

Golfinhos em Gran Canaria| ©Collecionista de instantes
Golfinhos em Gran Canaria| ©Collecionista de instantes

No caso de querer combinar duas atracções numa só experiência, vai certamente gostar deste plano. Pode ir num barco para ver os golfinhos e as baleias e depois visitar o mercado semanal de rua em Puerto de Mogán. Esta experiência tem uma duração média de seis horas e custa aproximadamente 40 euros.

A primeira parte desta excursão é o passeio de barco para ver os animais marinhos. Após cerca de três horas, é altura de regressar à costa. Passamos pela aldeia piscatória de Mogán, a pequena Veneza da Gran Canaria. Aí, podem ir à feira da ladra semanal e percorrer todas as bancas à procura de algo para guardar.

O tempo no mercado e nas ruas da aldeia demorará cerca de três horas. Após o passeio, é altura de regressar ao hotel. Este tipo de excursão inclui normalmente uma viagem de autocarro de regresso ao seu hotel. Se quiser continuar a explorar a Gran Canaria, recomendo que faça uma excursão de autocarro Hop on Hop off à volta da ilha, para que possa ver mais lugares e tirar o máximo partido das suas férias.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 40 euros.

  • Duração: aproximadamente 6 horas.

  • Meio de transporte: barco.

  • Vantagens desta opção: para além de observar os golfinhos no seu habitat natural, poderá ir a um peculiar mercado de rua e levar para casa algumas lembranças deste local. Pode até comprar um fato de banho, caso não tenha conseguido trazer o seu. Isto prepará-lo-á para um dia de praia.

  • Desvantagens desta opção: se não estiver interessado na visita ao mercado, pode escolher uma opção que inclua apenas a observação de golfinhos.

Reservar um passeio de autocarro turístico com paragens livres em Las Palmas de Gran Canaria

5. Excursão de observação de golfinhos e natação

Observação de golfinhos| ©Hendrik Greskamp
Observação de golfinhos| ©Hendrik Greskamp

Um dia no mar não está completo sem um mergulho numa praia de sonho na Gran Canaria. Há excursões de observação de golfinhos que incluem um mergulho na praia para que possas desfrutar de tudo o que a natureza tem para oferecer. Esta excursão em catamarã tem uma duração média de quatro horas e um custo aproximado de 50 euros.

Quando entrares no catamarã, deves pôr-te à vontade e esperar que os golfinhos e as baleias apareçam no mar. Embora a Gran Canaria seja uma zona onde é habitual ver estes animais marinhos, por vezes pode demorar algum tempo a aparecerem. O melhor é ter paciência e esperar que apareçam.

Passado algum tempo, o capitão leva-te com o resto dos viajantes até à costa para desfrutar da praia. Aí, poderás desfrutar do sol, da areia e do mar. Não te esqueças de levar o teu protetor solar (que deves usar mesmo no teu dia a dia), o teu fato de banho e todas as outras coisas que achares necessárias para um dia de praia.

Enquanto estiver na praia, pode desfrutar de um pequeno lanche incluído no preço que pagou por toda a experiência. Quando o tempo acabar, é hora de regressar ao seu hotel ou continuar as suas férias em Gran Canaria.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 50 euros.

  • Duração: cerca de 3 horas.

  • Meio de transporte: catamarã.

  • Vantagens desta opção: para além de ver os golfinhos enquanto está no catamarã, pode ir para uma praia exclusiva e desfrutar do sol e do mar.

  • Desvantagens desta opção: normalmente não inclui o transporte para o hotel, uma vez que a excursão começa e termina na costa.

6. Mergulho e observação de golfinhos em Gran Canaria

Porto de Mogán| ©Luis Suarez
Porto de Mogán| ©Luis Suarez

O mergulho é uma atividade apaixonante para muitos turistas, especialmente na Gran Canaria, um dos melhores locais para mergulhar em Espanha. Se juntarmos a isso a observação de golfinhos , é ainda melhor. Nesta atividade mista, é possível ir de barco até um local especial para mergulhar e depois ver estes mamíferos marinhos. A experiência costuma durar cerca de quatro horas e custa em média 90 euros.

Depois de embarcar num barco em Puerto de Mogán ou noutro ponto do sul da ilha, dirigir-se-á a um local especial para mergulhar. Recomendo que fale com os guias e explique o seu nível de experiência, pois há actividades para principiantes e para especialistas. Em qualquer caso, terão a oportunidade de mergulhar no mar de Gran Canaria.

Explorem o mais que puderem com a ajuda do vosso guia. Depois de terminada esta parte da atividade, pode subir, tirar o fato de mergulho fornecido e secar-se. A partir desse momento, já estará suficientemente confortável para observar os golfinhos a partir do barco durante mais algum tempo. Algumas pessoas conseguem vê-los enquanto mergulham e é uma experiência inesquecível, gostaria de a viver?

Quando todas as actividades tiverem terminado, é altura de regressar ao ponto de partida. Pergunte aos seus guias se incluem um serviço de transporte para o seu hotel. Em qualquer caso, pode sempre pedir um táxi para regressar. Se quiserem continuar a explorar e a desfrutar das vossas férias, recomendo-vos que façam uma excursão ou expedição a partir de Gran Canaria e continuem a explorar esta ilha.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 90 euros.

  • Duração: cerca de 3 horas.

  • Meio de transporte: barco pequeno.

  • Vantagens desta opção: poderá praticar um desporto diferente e conhecer o fundo do mar, bem como ver os golfinhos.

  • Desvantagensdesta opção: se tem medo do fundo do mar ou não sabe nadar, esta não é a atividade mais recomendável para si.

Aprender a mergulhar com um curso PADI

Conselhos para ver golfinhos em Gran Canaria

À procura de golfinhos| ©German Garcia
À procura de golfinhos| ©German Garcia

Uma das dicas mais importantes para ver os golfinhos em Gran Canaria é ter em conta a localização. Certifique-se de que a sua viagem é sempre em direção ao sul da ilha, pois esta é a área onde é mais provável vê-los. Se reparar bem, todas as excursões que mencionei partem de Puerto de Mogán, da praia de Puerto Rico e dos arredores.

Embora os golfinhos possam ser vistos todos os dias do ano, é melhor ir durante o inverno ou a primavera, por isso, se viajar para Gran Canaria em dezembro, esta é uma das actividades que pode incluir no seu itinerário. Estas estações representam o período migratório dos cetáceos, pelo que terá mais hipóteses de os ver no mar.

No entanto, tenha em conta que, por vezes, não tem sorte e pode não os ver. Isto não depende do guia, do barco ou do catamarã em que viaja. Algumas empresas deixam bem claro que, se não conseguir ver os golfinhos, reembolsam o seu dinheiro ou repetem a viagem. Antes de comprar uma viagem, não se esqueça de perguntar se esta opção é válida.

Por outro lado, nestas excursões é importante que se prepare como se fosse para a praia. Use roupa confortável e calçado que se possa molhar facilmente. Lembre-se também de levar o seu protetor solar, óculos de sol e, se possível, um chapéu. Todas as precauções para proteger a sua pele são importantes.

Porque é que é aconselhável ver golfinhos na Gran Canaria?

Bonitos golfinhos| ©Mikel Sanchez
Bonitos golfinhos| ©Mikel Sanchez

Gran Canaria é um lugar privilegiado para ver não só golfinhos, mas qualquer variedade de cetáceos. Sendo uma ilha, as suas praias e portos estão preparados para levar os turistas para o mar. Os guias profissionais conhecem as zonas onde é mais provável ver estes animais.

A flora e a fauna que se encontram nesta ilha são muito agradáveis de ver e constituem outro atrativo dos passeios de barco e da observação de golfinhos. Com actividades que incluem snorkelling e mergulho é mais fácil vê-los.

Por outro lado, Gran Canaria tem muitas áreas de lazer que permitem fazer outras actividades como ir à praia, passear pelas aldeias, entre outras. Como é um destino turístico popular, é fácil conseguir pacotes que incluem um dia inteiro, bebidas, lanches e até almoço.

Que tipo de golfinhos podem ser vistos na Gran Canaria?

Cachalote| ©Gari Bilbao
Cachalote| ©Gari Bilbao

Nas águas da Gran Canaria podem ser observadas várias espécies de golfinhos. Entre elas estão a baleia de Bryde, o cachalote, o golfinho comum, a baleia-piloto, o golfinho pintado e o roaz, entre outros. Estas espécies podem ser encontradas nesta zona, uma vez que encontram numerosos peixes pequenos, o alimento ideal para os golfinhos.

Se quiser ver todas as espécies, recomendo que faça uma excursão com um guia especializado, mas poderá ter de ir mais para leste, em direção a Lanzarote. Desta forma, quando as vires, o guia dir-te-á que espécies são e talvez te explique um pouco mais sobre a sua natureza. Se viajar com crianças, será uma experiência divertida e educativa para elas e para toda a família.