Melhores Coisas Para Fazer em Girona

Se viajar para descobrir a região da Catalunha, Girona é um destino a não perder: com as suas muralhas medievais, as suas ruas estreladas e a sua bela arquitetura, é um destino que exala magia e encanto. Eis tudo o que não pode perder.

Katherine Betances

Katherine Betances

leitura de 9 minutos

Melhores Coisas Para Fazer em Girona

Girona en vista aerea | ©nucsam

No coração da Catalunha, a apenas 1 hora de carro da capital da região, encontra-se uma magnífica cidade que vale a pena explorar pela sua rica história, deliciosa comida e fantástica arquitetura antiga.

Muitos viajantes optam por visitar Girona a partir de Barcelona numa viagem de exploração de apenas alguns dias; como se trata de uma cidade bastante pequena, é possível esgotar todo o itinerário em apenas alguns dias de exploração.

Aqui estão os destaques para que possas criar o plano de viagem perfeito e descobrir uma joia espanhola que nem todos conseguem ver.

Diverte-te a explorar Girona!

1. Subir as escadas da Catedral de Girona

pessoas a subir as escadas para a catedral| ©Carlos J M Martinez
pessoas a subir as escadas para a catedral| ©Carlos J M Martinez

Dominando o horizonte da cidade de Girona está um dos pontos turísticos mais importantes que verá na sua visita à cidade: a Catedral de Santa Maria de Girona. Esta joia arquitetónica foi construída em 1038 numa combinação de estilos gótico e românico.

Reserve algum tempo para explorar esta joia da arquitetura medieval, na sua visita recomendo que preste atenção a alguns destaques.

A arquitetura interior...

No interior, encontrará uma estrutura de dimensões impressionantes. Com 23 metros de largura, a Catedral de Girona tem a nave gótica mais larga do mundo. Aqui também poderá apreciar o claustro de estilo românico e os belos capitéis esculpidos com um nível de pormenor impressionante.

A igreja alberga um museu e um tesouro com muitos artefactos importantes e históricos, bem como vários túmulos que datam do século XIV ao século XVII. O tesouro da catedral é constituído por objectos como a Tapeçaria da Criação, o Beato de Girona ou a Figura de São Carlos Magno.

A escadaria de entrada...

Tal como os seus interiores, a escadaria que conduz à Catedral de Girona é impressionante, um lugar que é uma paragem obrigatória para uma fotografia de recordação.

Os degraus da Catedral são também um ponto de encontro comum, pelo que encontrará sempre pessoas sentadas para conviver.

2. Descubra os Banys Àrabs, os banhos árabes tradicionais de Girona

Banhos árabes| ©Manuel Torres Garcia
Banhos árabes| ©Manuel Torres Garcia

Dirija-se aos Banys Àrabs, uma estrutura construída em 1194, que foi outrora o local de um dos antigos banhos árabes de Girona. É surpreendente a forma como os espaços estão bem preservados, permitindo aos visitantes compreender plenamente como funcionavam nos séculos passados.

Os antigos banhos estão a uma curta distância a pé da Catedral; em breve descobrirá que muitas das principais atracções de Girona estão próximas umas das outras, facilitando a exploração da cidade num curto espaço de tempo.

Alguns destaques da visita incluem o seguinte.

O Apodyterium

Para muitos viajantes, a parte favorita da visita é o apodyterium, o nome dado ao vestiário comum.

Aqui encontrará uma pequena piscina em forma de hexágono, sobre a qual se erguem 8 colunas lindamente esculpidas. Foi colocada uma cúpula sobre a estrutura de colunas que filtra a luz natural para o interior e ilumina toda a sala.

A mistura de estilos...

Esteticamente, o design dos banhos árabes em Girona pode ser diferente de qualquer outro espaço semelhante que alguma vez tenha visto. O espaço caracteriza-se por uma mistura de estilos que inclui os antigos banhos romanos, os banhos turcos e os mikvehs judaicos, tomando aspectos de cada um deles.

3. Caminhe ao longo das Muralhas Medievais de Girona e desfrute das melhores vistas

Muralhas da cidade de Girona| ©Jaume CP BCN
Muralhas da cidade de Girona| ©Jaume CP BCN

As icónicas Muralhas de Girona foram construídas ao mesmo tempo que a fundação da cidade, por volta de 79 a.C. Quando o Império Romano se estabeleceu nestas terras. Aqui construíram uma enorme fortaleza: a Força Vella, rodeada por enormes muralhas que se mantiveram quase intactas até ao ano 1000 d.C.

No entanto, a construção da muralha que hoje podemos percorrer remonta ao período carolíngio, no século IX d.C. As suas muralhas foram construídas segundo as linhas das muralhas romanas originais.

Visitar as antigas muralhas medievais é uma das razões pelas quais muitos visitantes vêm explorar a cidade e é, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Girona.

Ao passear pela cidade, pode ver como a impressionante construção das muralhas originais foi gradualmente integrada no tecido urbano e como restos notáveis permanecem de onde se pode obter vistas fabulosas de toda a Girona.

Reservar uma visita guiada aos monumentos de Girona

4. Vá até à Ponte Eiffel e tire umas belas fotografias

Ponte Eiffel| ©Piotr Gaborek
Ponte Eiffel| ©Piotr Gaborek

Girona é uma cidade atravessada por diferentes rios e ligada por diferentes pontes, uma das mais famosas é a Ponte Eiffel de Girona, localizada sobre o rio Oñar que atravessa parte da cidade na direção sul-norte.

Localmente, é conhecida como "Pont de les Peixateries Velles", que significa "Ponte dos velhos peixeiros". Encontrará uma bela estrutura vermelha, concebida e construída em 1877 por Gustave Eiffel, o famoso engenheiro que criou a icónica Torre Eiffel em Paris; erigida na Cidade Luz anos mais tarde, em 1889.

Se teve a sorte de visitar Paris e observar de perto a Torre Eiffel, notará a marca do seu autor no desenho semelhante da treliça e na utilização de materiais.

Para além do aspeto histórico e cultural, vale a pena visitar a Ponte Eiffel para ter uma vista fabulosa do horizonte de Girona e da sua interação com o rio Oñar. A partir deste ponto é possível ver os belos edifícios ao longo do rio, as casas da cidade velha e as torres da Catedral.

Outras pontes em Girona

Embora a Ponte Gustave Eiffel seja a mais famosa, a cidade de Girona tem 11 pontes que servem de ponto de ligação para todo o tecido urbano. Se tiver tempo, dedique uma parte do seu itinerário a descobrir as pontes mais destacadas, inspirando-se nesta pequena lista.

  • Pont de Pedra: Uma das pontes que dá acesso ao bairro antigo de Girona. Não é permitido aos peões atravessar esta ponte, uma vez que foi equipada para o uso exclusivo de bicicletas.

  • Pont de Sant Agustí: Uma das pontes mais movimentadas e importantes de Girona, que liga o Barri Vell (zona medieval de Girona) à Plaça de la Independència (zona neoclássica de Girona).

  • Pont d'en Gómez: Também chamada Ponte da Princesa, é uma das pontes mais bonitas de Girona. O design é de estilo rococó e no gradeamento de ferro forjado podem encontrar-se cadeados deixados pelos amantes.

5. Visitar o Museu do Cinema em Girona

Museu do Cinema, Girona| ©Museu del Cinema
Museu do Cinema, Girona| ©Museu del Cinema

O primeiro museu dedicado ao cinema em Espanha foi inaugurado na cidade de Girona em 1998. É uma visita que os cinéfilos ou os amantes do cinema em geral não podem perder.

Como verá durante a sua visita, grande parte da exposição centra-se na Coleção Tomás Mallol, adquirida pela Câmara Municipal de Girona em 1994. As peças expostas remontam aos primórdios da sétima arte, abrangendo um período de mais de 400 anos e incluindo a sua evolução desde o teatro de sombras até às novas tecnologias.

Fascinante!

Outros museus em Girona

Embora eu recomende o Museu do Cinema devido à sua importância histórica e popularidade, existem outros museus em Girona que valem a pena visitar e que são de grande interesse para compreender a história e a evolução de Girona.

Se tiver tempo para passar na cidade, considere acrescentar uma visita ao seu itinerário:

Reserve o seu bilhete para o Museu do Cinema de Girona.

6. Faça um tour pelos cenários de Game of Thrones em Girona

Pujada de Sant Domenech em Girona| ©Juan GC
Pujada de Sant Domenech em Girona| ©Juan GC

Por outro lado, os fãs da popular série Game of Thrones encontrarão em Girona um cenário fascinante onde vários episódios da série foram filmados entre as temporadas 6 e 7. A experiência é classificada pelos fãs como uma das melhores visitas guiadas de Girona.

Os locais de filmagem de Game of Thrones em Girona foram seleccionados pelo seu aspeto antigo e medieval, que corresponde ao cenário da série televisiva. Para esta experiência em particular, recomendo contratar uma excursão com um guia especializado, é a forma mais divertida! Como todos os participantes são fãs da série.

Se quiser fazer o passeio sozinho, preste atenção aos seguintes locais: os degraus da Catedral de Girona, a Plaça dels Jurats, a Pujada de Sant Domènec, a Ponte dos Galantes e a Calle Obispo Josep Cartañà.

Nalguns locais, foram utilizados cromas verdes para acrescentar paisagens que não coincidem a 100% com a realidade, por exemplo, a cena na Catedral de Girona, onde os edifícios circundantes foram substituídos por uma impressionante paisagem marítima.

Reservar a visita guiada de Game of Thrones em Girona

7. Relaxar na bela Plaça Independència

Praça da Independência| ©Teresa Grau Ros
Praça da Independência| ©Teresa Grau Ros

Nenhum passeio por Girona está completo sem uma visita à icónica Plaça de la Independència, um dos locais de encontro público mais populares e dinâmicos da cidade.

A Plaça Independència foi construída no século XIX num belo estilo neoclássico; os edifícios circundantes também têm um aspeto muito mais moderno do que o resto da arquitetura histórica de Girona.

É muito popular entre os visitantes e viajantes devido ao número de restaurantes localizados em redor do perímetro da grande praça. Consequentemente, é um dos melhores locais para provar comida tradicional de excelente qualidade.

O lugar oferece um contraste maravilhoso entre as velhas ruas de pedra de aspeto medieval e os amplos espaços abertos mais característicos da arquitetura dos últimos séculos. Recomendo caminhar a partir do Barri Vell de Girona (o bairro antigo) na direção sudeste para melhor apreciar as diferenças.

8. Descobrir o bairro judeu de Girona

Bairro judeu de Girona| ©Evgeniya Kuzmina
Bairro judeu de Girona| ©Evgeniya Kuzmina

No coração de Girona, junto à Carrer de la Força, encontra-se o Bairro Judeu de Girona. O bairro em si é uma peça de museu imersiva, uma vez que, de acordo com os registos históricos, é o bairro judeu mais antigo e mais bem preservado da Europa.

Composto inteiramente por ruas empedradas, passear pelo Bairro Judeu de Girona é um prazer para os sentidos; as ruelas sinuosas e estreitas e os edifícios estão praticamente inalterados em relação ao que eram há mais de 500 anos.

São organizadas visitas guiadas na cidade, onde se pode aprender mais sobre a história e a evolução do povo judeu de Girona, que era obrigado a pagar mais impostos do que os outros cidadãos e foi brutalmente expulso em 1492.

Se fores sozinho, podes aprender sobre a história visitando o Museu Judaico de Girona. Finalmente, as ruas a não perder na visita guiada são: Carrer Manuel Cundaro, Carrer de Sant Llorenç e Carrer del Doctor Oliva i Prat.

Reservar uma visita guiada à história judaica de Girona

9. Passear pelos Jardins Alemanys ou Jardins Alemães de Girona

Jardins de Alemanys| ©Jorge Franganillo
Jardins de Alemanys| ©Jorge Franganillo

Perto das emblemáticas muralhas da cidade existe uma zona ajardinada a não perder: os Jardins Alemães de Girona. O apelido vem dos quartéis alemães que foram instalados aqui no século XIX durante a Guerra da Independência contra o exército alemão.

À chegada, encontrará um pulmão verde cheio de árvores e plantas, no meio de ruínas antigas. As ruínas dos jardins vão desde os restos da muralha medieval construída pelos romanos até partes da antiga cidade romana que deu início ao enclave.

A forma como a natureza e as antigas construções de pedra interagem é verdadeiramente bela - não perca!

10. Explore a Costa Brava e as cidades medievais a partir de Girona

Costa Brava, Girona| ©rrnavero
Costa Brava, Girona| ©rrnavero

A partir da cidade é possível fazer uma viagem de um dia para explorar áreas como a Costa Brava ou as tradicionais Aldeias Medievais desta parte da Catalunha.

Uma das melhores partes de visitar Girona é o facto de a cidade estar bem ligada a outras atracções turísticas importantes e interessantes da região. Aos meus amigos viajantes que têm tempo para explorar para além de Girona, recomendo-a vivamente.

A região da Catalunha está repleta de aldeias medievais de uma beleza deslumbrante, muitas delas próximas umas das outras e muito pequenas, que podem ser visitadas num curto espaço de tempo.

Excursões organizadas a partir de Girona

Há muitas excursões a partir de Girona para diferentes pontos de interesse na região, e as visitas guiadas são uma excelente alternativa se não quiser fazer a viagem sozinho ou nos seus próprios termos.

Embora os pormenores da experiência possam variar ligeiramente em função da atividade que empreender, na maioria dos casos, encontrará uma viagem de 1 dia que parte da cidade nas primeiras horas da manhã para explorar áreas como a Costa Brava, Calella, o Castelo de Begur e a linha costeira.